PDA

Ver Versão Completa : Decodificando Donnie Darko

Brunofs
21/10/2007, 16:01
Ontem acabei de assistir ao filme Donnie Darko.
Pra quem não viu, recomendo. É um Efeito Borboleta +Cult -Pipoca, mas você queima uns neurônios pra processar todo o final com as poucas informações que possui. Recomendadíssimo pra quem gosta do estilo.

Mas umas dúvidas ficaram na minha cabeça sobre o final, sobre o que ele realmente tinha feito para resolver o problema.
Uma pesquisa na internet e descobri que não tinha compreendido nem um pouco o final.

Pensei que ele simplesmente teria voltado ao passado e morrido, assim os fatos que estavam relacionados com ele não teriam surgido, ao estilo efeito borboleta, mas pesquisando vi que o buraco é mais embaixo...

Recomendo uma passada no site oficial (http://www.donniedarkofilm.com/) do filme. É uma espécie de mini-game (infelizmente pequeno) onde você vai navegando e descobrindo mais da história. Pode ver o que aconteceu com os personagens após os acontecimentos do filme, e o mais legal, ler trechos do livro The Philosophy of Time Travel, que ajudam a entender a história. (aqui (http://everything2.com/index.pl?node_id=1483262) você pode ver a resposta das senhas do site, mas são bem fáceis)

Nessa imagem (http://img82.imageshack.us/img82/9015/donnie2ny0.jpg), tem tudo mastigado, apesar de mal escrito.
Aí sim você passa a compreender o filme como ele é, e apesar da explicação deixar Donnie um pouco mais 'poderoso', ainda sim faz com que o filme fique melhor do que já é.

Caramba, sem esses fatos 'externos' ao filme, eu achei muito difícil de compreender a história, o livro da Vovó Morte esclarece bastante coisa.

"Todas as religiões devem ser toleradas pois cada um de nós tem o direito de ir para o céu à sua maneira. " (Frederico, O Grande)

trashman
21/10/2007, 16:35
Viu a versao normal ou do diretor? A normal torna praticamente impossivel chegar as conclusoes corretas sozinho, eu tb achei q tinha entendido ate procurar e ver q tinha bem mais coisas envolvidas ehhehehe
Ainda preciso ver a versao do diretor um dia, dizem q ela explica melhor a historia.

Brunofs
21/10/2007, 16:37
Normal =(

Do DVD em promoção das lojas americanas :lol

Pois é, como eu falei, sem explicações externas fica impossível de entender...

"Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola... " (Armando Nogueira)

trashman
21/10/2007, 16:42
Normal =(

Do DVD em promoção das lojas americanas :lol

Pois é, como eu falei, sem explicações externas fica impossível de entender...

"Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola... " (Armando Nogueira)

Ah ta hehehehee
Esse dvd deveria vir com um extra explicando a historia ehhehehe
Mas mesmo assim tb considero um filmao, anos luz a frente de muito filme.
Se quiser queimar mais neuronios com um filme sobre viagens no tempo recomendo Primer. Esse eh muito foda tb:rox

Guastinha
21/10/2007, 16:56
Nem vou ler o texto q abre o topico, quero ver o filme denovo;
O que tenho aqui tb é o DVD das americanas.
e tenho tb uma versão que " comprei" nos terresmos, mas acho que não
é a versão do diretor.

Lembro q na epoca que vi, eu tinha entendido, mas LOST meio que embolou os meus neoronios, apagando algumas memorias sobre filmes de viagens no tempo.

TheBoss
23/10/2007, 23:33
eu li tudo e ainda não ficou muito bem esclarecido... :lol

caramba tem muito mais coisa do que eu havia imaginado...

nunca ia conseguir chegar a essas conclusões...

tb preciso ver a versão do diretor...

valeu pelo tópico... :kongpositivo:

theomedeiros
23/10/2007, 23:34
eu li tudo e ainda não ficou muito bem esclarecido... :lol

caramba tem muito mais coisa do que eu havia imaginado...

nunca ia conseguir chegar a essas conclusões...

tb preciso ver a versão do diretor...

valeu pelo tópico... :kongpositivo:

Idem aqui.

Talvez se ver o filme depois, com essas 'respostas' na cabeça eu consigo vê-las no filme.

Mas, mesmo sem entender o filme, continua um filmaço.

dark___fear
24/10/2007, 11:57
É ótimo. Recomendo. Destaque para a trilha sonora :D

Ah ta hehehehee
Esse dvd deveria vir com um extra explicando a historia ehhehehe
Mas mesmo assim tb considero um filmao, anos luz a frente de muito filme.
Se quiser queimar mais neuronios com um filme sobre viagens no tempo recomendo Primer. Esse eh muito foda tb:rox

Com certeza, e o filme teve o orçamento de apenas 4 milhões [:king]

Obrigado por falar desse Primer aí, vou ver. Filmes sobre viagens no tempo :rox

Sephrothmon
24/10/2007, 12:02
esse filme eh fodaximoooooooooo
lembro que quando saiu, ficava no orkut discutindo teorias =)

dark___fear
24/10/2007, 12:08
esse filme eh fodaximoooooooooo
lembro que quando saiu, ficava no orkut discutindo teorias =)

Eu passei um bom tempo lendo as teorias que postavam no orkut. Devo ter visto seu post :lol

AllGulf
10/08/2009, 16:52
http://jornaldointerior.files.wordpress.com/2008/11/desfibrilador.jpg

ANTIGOS ESPÍRITOS DO MAU..TRANSFORME ESTE TÓPICO DECADENTE EM UMA COVEIRAGEM MÓR!

desculpa a coveirada galera, mas o tópico é bom e é o assunto que preciso.

Assisti ontem DD.. fiquei confuso como todos e fui atras de respostas. Achei o tópico e li tudo que o Bruno postou.. porém fiquei com 1 dúvida:

Qual a explicação para a turbina de avião no universodo Donnie Darko.. em que ele morre no caso?
A turbina vai continuar existindo e sem explicação alguma nesse universo.. é isso mesmo?

po, entao esse fim é falho certo? u,u

no mais, que FILMAÇO hein?

Semente da Discórdia
10/08/2009, 17:02
http://jornaldointerior.files.wordpress.com/2008/11/desfibrilador.jpg

ANTIGOS ESPÍRITOS DO MAU..TRANSFORME ESTE TÓPICO DECADENTE EM UMA COVEIRAGEM MÓR!

desculpa a coveirada galera, mas o tópico é bom e é o assunto que preciso.

Assisti ontem DD.. fiquei confuso como todos e fui atras de respostas. Achei o tópico e li tudo que o Bruno postou.. porém fiquei com 1 dúvida:

Qual a explicação para a turbina de avião no universodo Donnie Darko.. em que ele morre no caso?
A turbina vai continuar existindo e sem explicação alguma nesse universo.. é isso mesmo?

po, entao esse fim é falho certo? u,u

no mais, que FILMAÇO hein?
Você está se referindo a primeira turbina?
A primeira turbina não tem explicação, ela é um erro de calculo do universo, o que gera o universo tangente e se auto destrói depois de um tempo, o papel do Darko é fazer um esquema para que essa turbina tenha uma explicação, ai o filme transcorre através disso com pequenas ações que numa cadeia de acontecimentos faz a existência da turbina possível, então quando ela tem uma razão pra existir a ordem do universo volta ao normal, o universo tangente acaba e volta para como era antigamente e sim, Darko teve que morrer porque ele só escapa da primeira turbina porque ele estava já em contato com Tommy.

AllGulf
10/08/2009, 17:07
Você está se referindo a primeira turbina?
A primeira turbina não tem explicação, ela é um erro de calculo do universo, o que gera o universo tangente e se auto destrói depois de um tempo, o papel do Darko é fazer um esquema para que essa turbina tenha uma explicação, ai o filme transcorre através disso com pequenas ações que numa cadeia de acontecimentos faz a existência da turbina possível, então quando ela tem uma razão pra existir a ordem do universo volta ao normal, o universo tangente acaba e volta para como era antigamente e sim, Darko teve que morrer porque ele só escapa da primeira turbina porque ele estava já em contato com Tommy.

hum.. certo
me refiro a segunda tubina mesmo, a que mata o Donnie..
cumé que ela foi para em cima da casa dele.. tipo.. o avião tava passando por la isso?
não consegui ver isso no filme.. me parecia um deserto tipo.. (tava com sono ja)

Semente da Discórdia
10/08/2009, 17:46
Exato, durante o filme ele faz com que um avião passe pela região, que é o avião que a mãe dele está voltando de viagem com as meninas lá do campeonato.
Ai quando isso acontece ele é bem sucedido e o universo volta ao normal.
Então a segunda turbina é real e tem um motivo para cair, mas em circunstancias diferentes (a mãe dele não tá no avião e talz) e ele é obrigado a morrer para que as coisas sigam seu curso natural.

AllGulf
10/08/2009, 17:55
ahhhhuummm saquei =D
agora sim ta 100% hehheheh

vlw velho, tudo esclarecido.

rsibin
10/08/2009, 18:47
Sua spoiler tag foi FAIL Bruno...estarei te denunciando ok ???

rsssssss brinkssssss

SmithPG
20/07/2010, 21:48
Exato, durante o filme ele faz com que um avião passe pela região, que é o avião que a mãe dele está voltando de viagem com as meninas lá do campeonato.
Ai quando isso acontece ele é bem sucedido e o universo volta ao normal.
Então a segunda turbina é real e tem um motivo para cair, mas em circunstancias diferentes (a mãe dele não tá no avião e talz) e ele é obrigado a morrer para que as coisas sigam seu curso natural.

Desculpem a coveiragem, mais vi o filme ontem e isso continua não fazendo sentido, se ele manda a qualquer coisa pro passado aquilo vai existir sem lógica nenhuma, o final é realmente falho.

Pra mim faria sentido se o objetivo dele fosse não enviar a turbina pelo buraco de minhoca, pois aí o universo paralelo nunca teria começado.

Brunofs
20/07/2010, 22:19
Sua spoiler tag foi FAIL Bruno...estarei te denunciando ok ???

rsssssss brinkssssss

Aquilo eu fiz ANTES de existir a tag spoiler seu manjador :p

@rafinhabastos e @marcelotas, no A liga ñ vão falar de Floripa vão? A situação é crítica,merece um proteste já! + sobre http://bit.ly/cnhWnI (@Brunofs ('http://twitter.com/brunofs'))
/

:twitter

vajranoid
21/07/2010, 09:17
Idem aqui.

Talvez se ver o filme depois, com essas 'respostas' na cabeça eu consigo vê-las no filme.

Mas, mesmo sem entender o filme, continua um filmaço.

rapaz... eu tenho essa versão do diretor.... só não gostei pq trocarasm as músicas todas do filme original... deviam ter mantido... ( as músicas do filme original) davam mais aquele clima de mistério...

aquela hora do pai dele sentado no sofá e sai aquela wormhole do pai dele... aquela musica é muito massa...

Sephrothmon
21/07/2010, 09:48
Alguem já viu a sequencia? S. Darko?

H!vltag3
21/07/2010, 09:49
Ainda não assisti. Pegarei essa semana na locadora.

vajranoid
21/07/2010, 20:07
Ainda não assisti. Pegarei essa semana na locadora.

não gaste o seu dinheiro... não compensa.... tentaram imitar o primeiro .... se deram mal...

assista outros no mesmo sistema...

southland tales
the box

esses são bons com certeza..!:kongpositivo:

Ytsejam
21/07/2010, 20:56
não gaste o seu dinheiro... não compensa.... tentaram imitar o primeiro .... se deram mal...

assista outros no mesmo sistema...

southland tales
the box

esses são bons com certeza..!:kongpositivo:

No mesmo sistema vc quer dizer do msm diretor? Porque eh soh o que esses 2 filmes tem em comum com D.Darko.

Acho os 2 uma bosta, mas nao chega perto da merda que eh esse S.Darko.

Oflamer
21/07/2010, 23:28
Va, esse S.Darko não merece nem mesmo ficar numa mesma lista de filme que Donnie Darko.

Totalmente continuação caça niquels. Alias, nem isso da para falar, porque Donnie Darko definitivamente não deve ter feito dinheiro suficiente para alguem esperar lançar uma continuação 8 anos depois com diretor, roteirista e elenco diferente.

E o filme é ruim demais.

cait_sith
04/08/2010, 08:17
Ontem acabei de assistir ao filme Donnie Darko.
Pra quem não viu, recomendo. É um Efeito Borboleta +Cult -Pipoca, mas você queima uns neurônios pra processar todo o final com as poucas informações que possui. Recomendadíssimo pra quem gosta do estilo.

Mas umas dúvidas ficaram na minha cabeça sobre o final, sobre o que ele realmente tinha feito para resolver o problema.
Uma pesquisa na internet e descobri que não tinha compreendido nem um pouco o final.

Pensei que ele simplesmente teria voltado ao passado e morrido, assim os fatos que estavam relacionados com ele não teriam surgido, ao estilo efeito borboleta, mas pesquisando vi que o buraco é mais embaixo...

Recomendo uma passada no site oficial (http://www.donniedarkofilm.com/) do filme. É uma espécie de mini-game (infelizmente pequeno) onde você vai navegando e descobrindo mais da história. Pode ver o que aconteceu com os personagens após os acontecimentos do filme, e o mais legal, ler trechos do livro The Philosophy of Time Travel, que ajudam a entender a história. (aqui (http://everything2.com/index.pl?node_id=1483262) você pode ver a resposta das senhas do site, mas são bem fáceis)

Nessa imagem (http://img82.imageshack.us/img82/9015/donnie2ny0.jpg), tem tudo mastigado, apesar de mal escrito.
Aí sim você passa a compreender o filme como ele é, e apesar da explicação deixar Donnie um pouco mais 'poderoso', ainda sim faz com que o filme fique melhor do que já é.

Caramba, sem esses fatos 'externos' ao filme, eu achei muito difícil de compreender a história, o livro da Vovó Morte esclarece bastante coisa.

"Todas as religiões devem ser toleradas pois cada um de nós tem o direito de ir para o céu à sua maneira. " (Frederico, O Grande)

Acabei de ver a versao do diretor em 720p.

Pra mim a galera viaja demais. Aquilo td foi so um sonho-pensamento dele enquanto lia o livro e a imersao sobre a historia criou todo o desenrolar. [kcool]

Pelo menos qndo leio livros imagino td, o ambiente, como seriam os rostos das pessoas, etc. :-D

Edit: Agora q fui ver, ele eh o escritor do The Box. Gostei pacas desse filme, ele viaja bastante mesmo nas ideias. Vo atras do southland tales agora. :D

Silent_Bob
04/08/2010, 17:26
Acabei de ver a versao do diretor em 720p.

Pra mim a galera viaja demais. Aquilo td foi so um sonho-pensamento dele enquanto lia o livro e a imersao sobre a historia criou todo o desenrolar. [kcool]

Pelo menos qndo leio livros imagino td, o ambiente, como seriam os rostos das pessoas, etc. :-D

Edit: Agora q fui ver, ele eh o escritor do The Box. Gostei pacas desse filme, ele viaja bastante mesmo nas ideias. Vo atras do southland tales agora. :D

Velho Southland Tales é tão sinistro quanto DD, vá por mim. O incrível mesmo do filme é a atuação de The Rock e Sean William Scott, botaram pra FU*** no filme.

Frank Williams
04/08/2010, 19:27
Quando eu estava vendo LOST, tinha esperança que aquela putaria bizarra de "realidade paralela", "purgatorio" ou o diabo a 4 fosse algo no estilo DD.. :lol

DD é muito doido realmente... a primeira coisa que fiz quando terminei de ver o filme foi buscar algumas explicações na internet... eh um filme pra se ver duas vezes (ou mais) realmente.

doutordoom
19/04/2011, 14:07
http://lh4.ggpht.com/_LBm8P_h87II/TCpFetqHO0I/AAAAAAAAA28/dNPs-z-7GF8/rise_from_your_grave.png

Sabia que encontraria um tópico sobre Donnie Darko aqui na OS.

Spoilers cabulosos abaixo:

Finalmente vi o filme inteiro ontem (comprei o DVD nas americanas, antes só havia assistido algumas partes na Band) e achei excelente. Entretanto, quando o filme terminou, fiquei com a idéia fixa que ele se sacrificou apenas para salvar a Gretchen.

Só fui entender tudo o que aconteceu com essa imagem aqui:

http://img82.imageshack.us/img82/9015/donnie2ny0.jpg

Mas ainda parece faltar algo.... O pobre Donnie encontrou um sentido para sua morte, mas e para sua vida? Ele perdeu praticamente tudo no universo tangente. Ou seja, o universo conspirou para as coisas darem errado para ele enviar a turbina de volta ao passado e criar um sentido para a turbina existir. Ele fez coisas boas (desmascarar o guru e arrumar um amor), mas no fim era pra dar tudo errado por capricho do universo? Ele passa a acreditar em Deus?

Tenho que pensar mais sobre o filme...

Ah sim, o diálogo sobre os Smurfs é hilário he he he

maxwellreis
19/04/2011, 14:32
Alguem já viu a sequencia? S. Darko?

S. Darko >>>>> esse aqui?? http://www.imdb.com/title/tt1231277/ :o

Sephrothmon
19/04/2011, 14:37
Sim

e a versão do diretor chegou em bluray no brasil, 30 conto :D

Dark_Schneider_
19/04/2011, 14:51
eu assisti S. Darko e, sinceramente, nao é ruim nao.
Poderia ter ficado beeem melhor, mas é assistivel.