PDA

Ver Versão Completa : Pra quem é da antiga...

28/12/2005, 12:23
quem é meio da antiga como eu, que já jogou quase todos os consoles antigos, deve ter passado por esta situação: Sempre que lançam um console novo, voce ve aqueles graficos e diz``caraca! tá muito perfeito!´´ :o
Foi praticamente assim em todas as mudanças de consoles, principalmente de uma geração pra outra.
Quando eu ainda não tinha nada, cheguei em casa e tinha um VG 3000 me esperando, aquele VG da CCE compativel com atari. Joguei muito Hero, River raid, enduro, homem aranha, sexta feira treze...até que na novela tieta apareceu a seguinte propaganda: ``É um jogo, mas poderia ser verdade...´´ Quem lembrar de quem se tratava esse slogan ganha uma bala. Eu via aqueles oculos 3D, Jogos de pistola, Doble dragon, shinobi...ficava maluquinho! :o Não tive um master sistem, e sim o Phantom, e me diveriti pra caraca...até ver um comercial de...tcham tcham!!: Mega Drive! :rox
Primeiro jogo a aparecer na tv: Altered Beast! Mostrava o jogo, e logo depois o momento de transformação e uma fera, lobisomem! Na caixa tinha uma foto de lobisomem, e embaixo vinha escrito: Foto do proprio jogo. Aquele era o PS3 da época, levou a Sega lá pro alto. Bons tempos.
Depois disso, levou um tempo até ver algo que mexesse comigo daquele jeito, não tinha nada muito incrivel sendo lançado por aqui...até eu ver a cara do Mario em 3D...poutz! 8O que isso?! Onde os jogos vão parar?!
Joguei Golden Eye no 64 dum amigo...muito maneiro! PSX veio e me mostrou mais coisas incriveis...Metal gear, Tekken... ``Meu deus! como podem?!´´
Veio então DC, PS2, Xbox, GC...Cada um deles me surpreendeu com uma imagem diferente, cada um a seu tempo...Shenmue, MGS2, Halo, RE remake, Todos sempre acompanhados de um :o Caraca!! :o

Confesso que o 360 não me empolgou ainda, embora alguns jogos prometidos pra proxima geração, como RE e Mg já tenham me arregalado um pouco os olhos.

Console vai, console vem...e tem certas coisas que nunca mudam!

28/12/2005, 12:52
Cara, é verdade. Tudo começou com o Atari 2600... Enduro, sempre tentei terminar, um tempo depois é que descobri que não tinha fim! :-D
Achava aquilo um absurdo de legal, jogava tanto que já quebrei altos controles do meu Atari, foi exatamente como você escreveu, uma geração impressiona sempre depois a outra e por aí vai, lembro quando eu vi Enemy Zero pro Saturn quase caí no chão de tão belo, tinha meu mega drive e até hoje me lembro de Splatterhouse 3 com aquelas imagens digitalizadas, fortes pra época, sempre um marco. Top Gear então, nada tão divertido.Parei na época do Dreamcast, quando comprei Shenmue e fiquei maravilhado com o gráfico e com o jogo em si, muito criativo. Aí vem o PS2 e faz GT4 que me impressionou( só pelo gráfico ),mas pra mim parou por aí. Antigamente não era tão difícil ganhar um console, fazia-se uma forcinha, pagava-se umas prestações e ali estava, ia até uma locadora e fazia a festa com salgadinhos no fim de semana, passava noites em claro. Hoje não vejo mais isso, só remakes e remakes de remakes, temos hoje Tekken 5, Virtua Fighter 5, Resident Evil 4, Final Fantasy um 50 ( essa foi a do dia!), nada mais me empolga como antigamente que os consoles por limitação de hardware faziam milagres de jogos. Eu que joguei Altered Beast e brincava com os amigos, vi a porca versão do PS2 que me deu ânsia de vômito. Pra mim, vejam bem eu coloquei pra mim, video game não é mais o mesmo, antigamente video game era pra jogar, daqui uns dez anos ele faz café e tudo mais. Tenho um pingo de esperança no Revolution por ser uma coisa criativa com seu controle, creio que dos next-gen será o console mais criativo porém dará um certo trabalho pra certos gêneros de jogos. O PS3 acredito que não será diferente de seu antecessor, os remakes já estão no forno, novos jogos também, porém pra mim será um PS2 muito melhor em termos de hardware e tal, mas em jogos não me divertirá tanto quanto meu Mega Drive, XBOX 360 nem preciso dizer, depois que vi um carro voando em PGR3, notei mais ainda que a pressa é inimiga da perfeição, tudo o que tinha pra ser bom, virou uma bosta, pelo menos por enquanto. Aonde estão os reis das softhouses que faziam maravilhas como Bare Knuckle ou Top Gear. Não sei mas estão fazendo uma falta danada...
Essa é minha opinião.

28/12/2005, 13:49
:-D :-( :-D :-(

eh nessas horas q eu vejo o quão velho eu já tou !!

mas a qualidade grafica melhorou 100%
mas o enredo dos jogos (principalmente os sequenciais) ñ teve assim graaaande alteração....

mesmo assim, ponto pras produtoras!!

e vamos ao futuro dos games!!

28/12/2005, 15:19
quem é meio da antiga como eu, que já jogou quase todos os consoles antigos, deve ter passado por esta situação: Sempre que lançam um console novo, voce ve aqueles graficos e diz``caraca! tá muito perfeito!´´ :o

Isso já aconteceu comigo em duas ocasiões:
- a primeira vez foi em 1989,quando vi pela primeira vez na casa de um amigo o jogo Choplifter, para Master System. Fiquei uma hora babando em cima daquilo... :D memorizei a musiquinha da primeira fase por dias na minha cabeça...

http://www.mobygames.com/images/shots/thumbnail/1058389296-00.jpg

- a segunda vez foi há uns quatro anos atrás, quando vi um vídeo de Gran Turismo 3 aqui na Outerspace. Foi outra babadeira... :-D
Se não fosse por Gran Turismo 3 eu não teria comprado um PS2.

Foi praticamente assim em todas as mudanças de consoles, principalmente de uma geração pra outra.
Quando eu ainda não tinha nada, cheguei em casa e tinha um VG 3000 me esperando, aquele VG da CCE compativel com atari. Joguei muito Hero, River raid, enduro, homem aranha, sexta feira treze...até que na novela tieta apareceu a seguinte propaganda: ``É um jogo, mas poderia ser verdade...´´ Quem lembrar de quem se tratava esse slogan ganha uma bala. Eu via aqueles oculos 3D, Jogos de pistola, Doble dragon, shinobi...ficava maluquinho! :o Não tive um master sistem, e sim o Phantom, e me diveriti pra caraca...até ver um comercial de...tcham tcham!!: Mega Drive! :rox
Primeiro jogo a aparecer na tv: Altered Beast! Mostrava o jogo, e logo depois o momento de transformação e uma fera, lobisomem! Na caixa tinha uma foto de lobisomem, e embaixo vinha escrito: Foto do proprio jogo. Aquele era o PS3 da época, levou a Sega lá pro alto. Bons tempos.
Comigo foi exatamente da mesma forma! :o Também era loco pelo Master System, mas no final o meu pai nos presenteou com o Phantom, que vinha com o jogo Ghostbusters...

http://www.games4nintendo.com/nes/thumbs/ghostbusters.jpg

Eu fiquei decepcionado de início porque não sabia que o Phantom era compatível com NES. Mas com Ghostbusters dava pra quebrar um galho, por alguns dias. Depois que aluguei Punch Out! (foto abaixo) por falta de opções, minha opinião mudou drasticamente! Punch Out! era super divertido!!! :rox

http://www.juegomania.org/Punch-Out!!/fotos/nes/0/644/Foto+Punch-Out!!.jpg

Isso foi por volta de 1990-91.

28/12/2005, 17:18
Quem não lembra do "É um jogo mas poderia ser verdade??" Só quem não era nascido ou então muito pequeno na época.

Coisa que eu me lembro bem foi um Dia das Crianças, acho que foi o de 89 ou 90, logo depois do lançamento do Master System por aqui. Eu tinha pedido ao meu pai algumas daquelas fitas 4 em 1 de Atari de dia das crianças, e ele negou, falando que videogame era ruim e não sei o que mais. Qual não foi a minha surpresa na manhã do dia das crianças quando eu achei o Master System escondido num canto da casa!!! Até hoje eu me lembro da expressão espantada de um amigo que foi lá em casa nessa manhã e viu o Master!! :-D

É verdade que a criatividade dos desenvolvedores está meio em baixa, mas também é complicado, porque tudo que foge um pouco da regra não é lá muito bem recebido pelos jogadores.

28/12/2005, 19:22
Meu...é um tempo que dá muita saudade! Moro no RJ, e naquela época a Casa&Video vendia jogos de Nes piratas, vinha com manual e caixinha, mas era pirata. Lembro que juntava uma merreca pra de vez em quando comprar algum jogo lá. Ia eu e uns amigos pra lá e pedia pro cara testar alguns.
Lembro de um dia um vendedor dizer: ``Oque é bom sempre tem continuação.´´ Ele referia-se ao jogo Mega Man 3, que ele tava testando prum muleke...Hehe! Ele não imaginava o quão profeticas eram aquelas palavras...MM chegou a mais de trinta jogos, se não me engano.

E http://outerspace.terra.com.br/retrospace/materias/consoles/imagens/parte15/megaman5.gif

E Castlevania? Só joguei o primeiro, nunca tive oportunidade de jogar os outros. Mas, cara...! que jogão! Jogava pra caralho aquele troço, suei pra chegar até o dracula...lutei pra caraca a noite toda, quando finalmente derrotei o maldito...ele ressuscita ainda mais forte.! Poutz!!! Maldito!!! Dei uns berros, mas não teve jeito...tinha que começar a fase de novo! Como o jogo não era meu, tive que devolve-lo sem terminar. Até hoje sonho com esta parada.
http://outerspace.terra.com.br/retrospace/materias/consoles/imagens/parte15/castlevania.gif

Outro jogo que me derrotou foi Isolated Warrior...alguem conhece?
Era um jogo com scroll diagonal, dava uma cara 3D pra ele. Muito bom, um jogo que merecia uma continuação, não sei se teve. Era tipo Contra, controlava um cara que ia recolhendo ups de arma pelo caminho, a cada up sua arma adquiria um tracinho de lazer. Se não me falha a memoria, o maximo era 4 pra frente e alguns pros lados e para trás. Atirava em todas a direçoes. aluguei todos os fins de semana durante meses, meu irmao ficava fulo, mas eu tava determinado a salvar a terra...Mas infelizmente meu controle incrivelmente conseguiu dar pau justamente quando cheguei no ultimo chefe. Maldito! lutei muito, mas o botao de pulo bichou...fui derrotado.

http://outerspace.terra.com.br/retrospace/materias/consoles/imagens/parte15/contra.gif

Tenho muitas boas lembranças destes tempos, e realmente quem viveu naquela época sente muita falta dos jogos antigos. Acho que a sofisticação de hoje em dia está sendo inimiga da diversão. Hoje toma-se muito tempo para fazer verdadeiras obras de arte no quesito grafico, e isso acaba atrapalhando a jogabilidade e diversão. Acho que nenhum jogo dos meus ultimos video games, PSX e Dreamcast me divertiram tanto quanto na época do Phantom. São ótimos consoles, tem excelentes jogos, mas jogar Contra, Super Contra, Mega Man, Castlevania, Bart vs the space mutants, Batletoads, Double DragonI, II, III...acho que me divertiu muito mais.

http://outerspace.terra.com.br/retrospace/materias/consoles/imagens/parte17/phantomsystem.jpg
Ó o meu filhote aqui!

29/12/2005, 09:49
É realmente era da hora aquele tempo :D

Alguem se lembra a long time in distant galaxy... :-D :-D

Um programa de televisão que passava na Globo todas as tardes que era só de videogames da Tectoy ou melhor só da Sega?

Aí tinha um Sorteio, que o ganhador ganhava tipo um quarto ou uma estante sei lá...que vinha o videogame com televisão e tudo. :-D :-D

Cara foi um dos meus primeiros sonhos de consumo :P :P :P

Realmente diversão em videogame está deixando a desejar...é como o cara escreveu...vai fazer de tudo até café.... ;) ;) diversão que é bom nada...

Quer coisa mais divertida...aquele boxe de atari [kjoinha] era só soco pra todo lado!!!!
F...todos os meus controles!!!!

29/12/2005, 10:29
Vcs têm razão. Tb comecei com o Tele Jogo e vivi todas as outras gerações. Considero o ápice em diversão, enredo e jogabilidade a era 16 bits. Meus amigos, meu Mega Drive e meu SNes não tinham descanso.

A molecada que acha que video game começou com o PSX considera somente gráficos, em sua maioria. Ok, gráficos impressionam, mas não é meu critério mais importante. Os jogos atuais exigem horas de dedicação para serem aprendidos e zerados. Caramba, na era 16 bits, vc colocava um jogo no console e começava a se divertir. Não tinha muita frescura. Jogabilidades simples como as do Sonic, Splatterhouse, Star Fox, Streets of Rage, Final Fight, aliadas ao bom enredo e gráficos soberbos (na época), eram sempre sucesso. Não tenho mais tempo e disposição para gastar horas da minha vida virando um mestre em determinado jogo só para terminá-lo! Mas há gratas surpresas, como o Shadow of the Colossus, simples e maravilhoso.

Antes que a molecada venha encher o saco dizendo que eu não consigo jogar jogos complexos, já aviso que é uma simples questão de tempo. Quem dera eu ainda só estudasse e tivesse um final de semana que começasse ao meio-dia de sexta-feira.

E é por essas e outras que comprei um DS. Retrô, com jogos rápidos, divertidos e inovadores. Até deixei meu PS2 de lado por esses dias.

[]'s

02/01/2006, 12:46
Estes dias lembrei que tinha um emulador de mega drive pra jogar no DC. Tem jogo até demais, uma lista enorme, e muitas roms dão tilt, principalmente os melhores jogos. Mas muitos dá pra jogar, e resolvi testar muitos. Um que me chamou a atenção foi este:
http://www.guardiana.net/games/screens/0/307_3.png
Gun star Heroes
Joguinho muito maneiro, estilo contra, com graficos muito bons, atuais até para os dias de hoje em jogos 2d, guardadas as proporções, fiquei bem admirado. Jogo muito bem feito, frenético, muitos tiros e personagens ao mesmo tempo, lembra muito Metal Slug. Cheguei até a segunda fase, os chefes são um show. Recomendo.
http://www.guardiana.net/games/screens/0/307_4.png
http://www.guardiana.net/games/screens/0/307_1.png

http://www.guardiana.net/games/covers/0/3/397.jpg

Outro muito bom é este:
http://www.guardiana.net/games/covers/0/1/1.jpg
Castlevania.
Dispensa comentários, todos já conhecem. Recomendo, tem ótima jogabilidade, graficos, som. Claro, joguei no emulador, e apresenta alguns problemas nos graficos e som, mas deu pra ver que são bons. Jogue, vale a pena.
http://www.guardiana.net/games/screens/0/1_3.png

Este aqui é uma coletânea de tres jogos do Mega Man, O 1, o 2 e o 3.
http://www.guardiana.net/games/covers/0/1/293.jpg
Tambem dispensa comentários, são tres ótimos jogos, Quem nunca jogou deveria faze-lo. Com tantos jogos poligonais hoje em dia, este tipo mais simples de diversão está extinto, a não ser para os emuladores. O engraçado é que quando liguei o emulador pra jogar, escolhi o MM3, que era o meu preferido, e escolhi a fase do Snake Man, Por incrivel que pareça, derrotei ele com a arma normal, oque indica que ele tem que ser o primeiro mesmo. Sorte ou meu cerebro lembrou?

Outro que na epoca não joguei que pude conhecer so pelas revista e que me enchia os olhos foi Truxton. Cara, que jogo porreta! ótimos graficos, uma porrada de inimigos na tela sem slow down. Minha surpresa foi maior quando reparei no ano: 1989! Época de lançamento do Mega Drive, o garoto ainda tava novinho e já tinha um jogo fantastico daqueles. Olha, essa mulecada de hoje que fecha a cara pro mega drive não sabe oque tá perdendo. Pena que tudo hoje é 3D, Poligonal. Os bons e velhos jogos 2D, pelo menos pra mim, divertem e muito. Tirei o dia pra relembrar os velhos tempos, fiquei jogando sonic, truxton, gunstar heroes, streets of rage...

04/01/2006, 16:31
Só tenho uma coisa a dizer:

"Muitas saudades, muitas mesmo !!!

04/01/2006, 17:54
Essa época foi muito diferente da atual. Nesses tempos agente se informava sobre as novidades em revistas especializadas, e olha que demorou muito até lançarem as primeiras. Hoje com a internet vemos previews dos jogos instantaneamente, de certa forma, perdeu muito a graça de ser surpreendido. Não acontece mais com a mesma frequencia de antes.

05/01/2006, 12:22
Cada fase teve um jogo q me deixou fascinado logo de primeira.
Na época dos 8 bits, fiquei pasmo com o primeiro Super Mario. Alguns meses depois qdo vi Super Mario 3 (o melhor jogo de todos os tempos) fiquei maravilhado. Quando vi a aberturar de Ninja Gaiden 2, fico arrepiado até hj.

Ja na época de 16 bits, o primeiro jogo foi Sonic, o primeiro jogo de Mega q tinha visto. Parecia q estava vendo um desenho animado. Um tempo depois fiquei encantado com Super Mario World e Final Fight. Quanto vi TMNT4 eu fiquei louco tb com o jogo e com a música.
Lógico, o primeiro RPG a gente nunca esquece. Foi Final Fantasy Mistic Quest, considerado o pior da série, mas ainda assim eu adoro ele até hj.

O primeiro jogo de PS1 não causou tanto impacto, mas ainda sim fiquei maravilhado com Ridge Race 1, tanto q depois de alguns anos depois consegui em uma super negociata o próprio jogo. Mas novamenta qdo vi Final Fantasy, apareceu aquela sensação de paixão pelos jogos sentida as outras vezes.
No N64 foi imediato tb. O primeiro jogo, Mario 64, fiquei pasmo. Alias a maioria dos jogos iniciais do N64 eu ficava babando. Mas foi com Zelda Ocarina of Time q quase tiver vertigem, para mim o jogo era perfeito.

Mais recentemente (nem tanto assim) quando vi o video de Sonic Adventures de DC pela primeira vez fique assustado com os gráficos e velocidade do jogo. Qdo comprei meu DC com Resident Evil Code Verônica, me sentir no topo do mundo.

Ja no PS2 e GC e Xbox vi jogos lindos, mas q não causaram o mesmo impacto destes jogos q comentei. Tem muito jogos maravilhosos tb q ja vi, mas estes foram os mais notáveis.

Nossa, relembrar é viver. Eu adoro este Retrospace!!!!!

06/01/2006, 01:42
caraca véi, eu tinha ganhado na época um Turbo-Game da cce com o controle parecido com o do mega-drive só q de cabeça p baixo

http://www.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=38425465_6996.jpg&v=P