PDA

Ver Versão Completa : Actraiser 2 Review [+ He`s Back!!]

carrasc0
16/11/2007, 07:08
E ai galera retro...

Essa eh minha homenagem à continuação de um titulo que marcou época...

Actraiser foi um divisor de águas no mundo dos games, no que diz respeito a toda estrutura de jogo, dos graficos revolucionários, do jogabilidade, das músicas etc...

Aqui faremos um review desta continuação, que por mais criticada e intrigante que foi, teve a ardua tarefa de suceder uma obra prima, espero a ajudar na discussão que esse jogo gera até hoje, e que aqui venhamos chegar à alguma conclusão.

Dava pra suceder Actraiser? Conseguiu suceder? Falhou?

Actraiser 2: Chinmoku heno Seisen ( Japan )
Released: October 29, 1993

Actraiser 2 ( EUA )
Released: November, 1993

Actraiser 2 ( EU )
Released: ??? 1994

http://www.peaso.com/files/caratulas/actraiser2jap.jpg

Capa Japonesa

http://slackers.com/pics/games/covers/18/604318.jpg

Capa Americana

Actraiser 2 e EU

Inicialmente gostaria de dizer como foi a primeira aparição de Actraiser 2 na minha vida. Muitos anos ja tinham se passado desde que tinha zerado Actraiser, a vontade de uma continuação era grande, como seria? ficava pensando, Yuzo Koshiro de novo fazendo a música? muitas dúvidas ficavam na minha cabeça, na verdade não sabia se Actraiser tinha feito sucesso suficiente para ter uma continuação, não tinhamos os veículos de comunicação como hoje, para mim e para meus amigos aquele jogo tinha sido demais!...

Um dia meu irmão chega de viagem, vindo do Paraguay, com alguns jogos de Snes, Sunsetraiders era um deles que me lembro agora... ele me disse que tinha visto Actraiser 2, aquilo foi uma surpresa... perguntei pq ele nao tinha trago, disse que tava muito caro, era lançamento! me explicou que ele tinha asas dessa vez, que os combates estavam mais legais e os gráficos muito bem feitos..fiquei doido pra ver a obra prima.

Pouco tempo depois estava nas locadoras para alugar e foi ai que peguei o Jogo!

HISTÓRIA

http://snesmusic.org/v2/images/screenshots/actr2.png

A história do jogo se assemelha muito com a do anjo Lucífer...

The Master (Você) eh, basicamente, DEUS do céu, com uma legião de servos, um acaba se rebelando contra você, o seu nome eh TANZRA, por essa insurgencia The Master acaba banindo Tanzra dos céus.

Tanzra acaba indo parar no submundo ou inferno, repleto de odio e vingança quer se vingar a qualquer custo, ele, juntamente com seus 7 pecados capitais (os chefes) e sua legião de monstros, atacam o mundo para causar a destruição total e dessa forma ver a vingança contra The Master se tornar realidade.

Eh ai onde voce entra no jogo, na pele de The Master, assassinando a legião de monstros e demônios de Tanzra, buscando por um fim na matança provocada por ele no mundo protegido por você.

Cada chefe do jogo Corresponde a um pecado Capital, depois de destruir os 6 pecados, a torre de Babel surge e voce vai para batalha final contra o último pecado, a Vaidade (Tanzra).

JOGABILIDADE

Diferente do primeiro Actraiser, agora você tem asas, isso possibilita mais liberdade no cenário, mais possibilidades de ataque e com certeza tem como objetivo principal dar mais profundidade para a jogabilidade, nao deixando ela tão linear.

O personagem agora eh mais lento que o primeiro, tem um escudo que pode ser usado e eh muito útil, para usá-lo basta não apertar nenhum botão, se mexer no direcional a defesa corresponde a direção.

Os especiais continuam, são em maior número agora, cada especial corresponde a um movimento de ataque seu, segurando o botão de ataque seu personagem começa a ficar vermelho, quando mesmo começar a piscar basta soltar o botão e o especial eh executado... como dito, cada movimento corresponde a um especial diferente, exemplo: se você colocar na diagonal ele solta bolas de energia, se der dois pulos e descer voando ele da um pássaro de fogo.

A luta contra os chefes sao fenomenais, os locais que você os enfrenta, as táticas que você deve bolar, eh tudo desafiador e faz bom uso da nova mecânica de jogo.

http://content.answers.com/main/content/wp/en/6/61/Actraiser_2_Final_Boss.png

O jogo nao eh tão dificil no Normal, mas no Hard se torna um desafio e tanto, feito na medida para aqueles que gostam de se consagrar com jogos dificeis.

A famosa fase do anjo em Actraiser foi tirada dessa versão, relegando o jogo a ação, o que actraiser poderia ter em elementos de rpg/adventure, revolucionário pra epoca, foi extinto aqui, alguns gamers adoraram outros odiaram, eu sou indiferente.

SOM

A trilha sonora continua sendo feita pelo mestre Yuzo Koshiro, o som esta mais clássico, melodico e melancolico, as batidas fortes de ação do primeiro passaram a ser orquestras medievais nesse, de muito bom gosto por sinal, pena que as músicas sao muito repetidas durante o jogo todo.

Trilha Sonora:
Track: Title: Length:
01 Title 02:08
02 Overworld 01:37
03 Descent 00:11
04 Industen 01:15
05 Tower of Souls 02:09
06 Death Field 01:07
07 Mini Boss 00:49
08 Stage Clear 00:06
09 Altheria 04:03
10 Ice Palace 01:24
11 Ant's Cave 01:54
12 Stormrook 01:04
13 Tanzra 01:10
14 Banishing of Tanzra 01:10
15 Ending 01:36

pode ser baixada aqui: http://snesmusic.org/v2/profile.php?profile=set&selected=27

GRÁFICOS

Os gráficos do jogo não são tão revolucionários nem a frente do seu tempo quanto do primeiro Actraiser, mas evoluiram, faz uso dos efeitos do supernes como MODE 7 por exemplo, além de ser super caprichado, os inimigos são bem feitos, as fases são na maioria sombrias e sujas, conseguiram fazer um bom trabalho aqui.

CURIOSIDADES

- Foi baseado nas obras literárias religiosas: O paraíso Perdido e a Divina Comédia.

- A comunidade gamer enxerga esse jogo como sendo uma prequel de Actraiser, pois no fim do jogo existe uma frase, "The Master will live forever" ( O mestre viverá eternamente), dando a ideia de que o mundo iria prosperar com a segurança conquistada, e isso se reflete em alguns dialogos do primeiro Actraiser onde os servos dizem que um dia o mundo foi bem próspero um dia.

- Diferente do que muitos gamers pensam, foi feito pela mesma equipe do primeiro Actraiser:
Lead Director:
Masaya Hashimoto

Scenario Director:
Tomoyoshi Miyazaki

- Jogue a fase demo:

Coloque o seguinte password na versão japonesa: !!!!DEMO!!!!
Ajuste a dificuldade para HARD e coloque o seguinte password na versão americana: BJQX TRKC DLSZ

-Jogue contra o último chefe de Actraiser:
passwaord: Xxxx Yyyy Zxxx

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O jogo não foi bem aceito pela critica, na minha opinião fez muito bem aquilo que se propôs a fazer, superar um cult nunca foi a intenção dessa continuação, que por mais que se limite a um jogo de ação, teve seu mérito e marcou época.

http://everygame.files.wordpress.com/2007/05/007-actraiser2.jpg

O que voce achou dele? comente.

Meu primeiro Review aqui, espero que gostem!

Dedico a todos os usuarios aqui da Retrospace, que demonstram dia a dia serem verdadeiros gamers, nao só do presente ou futuro, mas sim do passado, pois o que mais emociona eh saber que o tempo nao volta mais!

Valeu!

hellraditz
16/11/2007, 11:54
Cara, você está confundindo.

A trilha sonora de Actraiser e Actraiser 2 é do Yuzo Koshiro, que é o cara responsável também pelas trilhas de clássicos do Mega Drive como Streets Of Rage.

Yu Suzuki, não teve nada a ver com este jogo.

Por sinal, acho Actraiser 2 bastante fraco se comparado ao primeiro, bastante fraco mesmo.

carrasc0
16/11/2007, 17:57
Cara, você está confundindo.

A trilha sonora de Actraiser e Actraiser 2 é do Yuzo Koshiro, que é o cara responsável também pelas trilhas de clássicos do Mega Drive como Streets Of Rage.

Yu Suzuki, não teve nada a ver com este jogo.

Por sinal, acho Actraiser 2 bastante fraco se comparado ao primeiro, bastante fraco mesmo.

voce tem razão Yu Suzuki eh da sega, acho que era o sono, fiz essa parada de madrugada, VALEU!

marcojansen
16/11/2007, 22:57
Yuzo Koshiro é o mestre, eu o acho o melhor compositor de games. Pena que não tem feito mais jogos pelo que eu saiba. Acho que o ultimo foi Shenmue.

A trilha de Revenge of Shinobi não sai da minha cabeça(e eu nunca tive esse jogo).

YukotheClown
16/11/2007, 23:02
ACTRAISER 1

ActRaiser 1 foi um jogo que desde a primeira jogada me chamou atenção.
O ritmo de jogo criado pela alternância entre simulação e ação criava uma atmosfera gostosa, realmente imersiva.
Cada vez que a câmera se aproximava de um local de monstros, rotacionando em um mode 7 louco, dava aquele friozinho na espinha do tipo "acabou a calmaria, vamos entrar nesse lugar mortal e chutar a bunda desses demônios fdp". Minhas mãos suavam, eu apertava o controle com força e sentava curvado mais pra perto da tv.
As fases de ação eram ágeis e bem balanceadas. A jogabilidade era durinha, simples e e precisa. As partes de simulação, apesar de meio bobinhas, eram inovadoras para a época.
Com certeza um dos melhores jogos do super nes.

ACTRAISER 2

Ao ligar o jogo fiquei impressionado com a abertura, gráficos muito lindos, e novamente aquela música emocionante. Achei que iria encontrar uma evolução natural dos dois estilos de jogo. Infelizmente não foi isso que aconteceu.
A jogabilidade, apesar de mais complexa, era dura demais. As fases eram muito desbalanceadas, com muita coisa acontecendo na tela. Parecia que cada inimigo era colocado na fase para provocar irritação e frustração.
As partes de simulação, que eram o "descanso" entre fases, foram cortadas. OH MERDA agora era só entrar nas fases e enfrentar monstros. Senti que o jogo estava CAPADO.

Na hora, me senti órfão do estilo "plataforma 2d fantasia com algo a mais" (até conhecer o ÓTIMO Demon's Crest, mas essa foi outra história.

carrasc0
17/11/2007, 01:29
Yuzo Koshiro é o mestre, eu o acho o melhor compositor de games. Pena que não tem feito mais jogos pelo que eu saiba. Acho que o ultimo foi Shenmue.

A trilha de Revenge of Shinobi não sai da minha cabeça(e eu nunca tive esse jogo).

ele fez o som do castlevania do DS, o mais recente

Wein
17/11/2007, 09:35
ActRaiser é um ótimo jogo, o 2 não cheguei a jogar, mas o 1 é ótimo.
Legal sua análise :kongpositivo:

Jack T
17/11/2007, 13:32
Ótima análise, fiz a retro-análise do Actraiser 1 e logo depois tentei jogar esse, achei lento demais e muito mais difícil, mesmo nas primeiras fases.
Acho que vou dar outra chance pra ele.

edineilopes
17/11/2007, 15:04
Muito bacana o tópico, parabéns. Ficou interessante e fácil de ler, organizado em tópicos.

Sobre o "Actraiser 2" não posso comentar. Nunca joguei.

Furlan
30/07/2010, 11:10
Po, Actraiser 2 tinha gráficos primorosos, mas era difícil demais, puta que pariu.

Blakkheim
30/07/2010, 11:15
tem que mudar o status pra moderador coveiro. :lol

Furlan
02/08/2010, 18:32
Ah, eu fico fuçando no Retroindex, nem vejo a data dos tópicos. :lol