Ver Versão Completa : coloco um cooler no dissipador da placa mãe??
melgaco200381
06/02/2008, 09:54
ai galera quero tentar baixar a temperatura da minha placa mãe, eu coloco um cooler no dissipado dela??acha que vai baixar??e coloco o cooler jogando o ar nela ou tirando o ar dela??como e melhor??e acha que vai adiantar??
promotor2004
06/02/2008, 10:44
ai galera quero tentar baixar a temperatura da minha placa mãe, eu coloco um cooler no dissipado dela??acha que vai baixar??e coloco o cooler jogando o ar nela ou tirando o ar dela??como e melhor??e acha que vai adiantar??
Coloque um cooler sobre o dissipador dela que a temperatura diminuirá consideravelmente. Isso pode ser feito com um cooler de gabinete mesmo, de 8cm, que você encontra facilmente em lojas de informática. Você pode fixá-lo no dissipador por meio de parafusos ou mesmo colando. Aqui eu utilizei um pingo de cola super bonder em cada ponta do cooler para não arranhar o dissipador da VGA com os parafusos. Com o cooler a minha placa de video não passa dos 50°, isso com um overclock de 30% na GPU e nas memórias.
Málocco Meeeermo
06/02/2008, 12:30
Dissipador de placa mãe, geralmente é pequeno e cooler pra ele na maioria das vezes tem que ser 4cm x 4cm(cooler antigos pra 486/586/pentium clássico ou até cooler pequeno pra vga). Sua placa mãe tem qual chipset? Qual a temperatura que tá acusando? As vezes nem é necessário. Seu gabinete tem fonte na horizontal ou vertical?
melgaco200381
06/02/2008, 12:59
Dissipador de placa mãe, geralmente é pequeno e cooler pra ele na maioria das vezes tem que ser 4cm x 4cm(cooler antigos pra 486/586/pentium clássico ou até cooler pequeno pra vga). Sua placa mãe tem qual chipset? Qual a temperatura que tá acusando? As vezes nem é necessário. Seu gabinete tem fonte na horizontal ou vertical?
a minha placa mãe é uma Gigabye GA-VM900M e ela esta chegando a 54 graus em full e eu nem estou com placa de video ainda, minha fonte e na vertical, meu gabinet e como a grande maioria, uso um core 2 duo o e4500 e quero colocar e um cooler 4x4 mesmo, sera que vai adiantar??e coloco ele soprando o ar para ele ou coloco suprando o ar dele para fora???
Knuckles
06/02/2008, 15:23
No meu PC foi só colocar 2 coolers de gabinete que a temperatura da placa mãe caiu pra mais de 10 graus. Ela sempre chegava a 42, 43 agora, em full não passa de 35...
melgaco200381
06/02/2008, 15:26
No meu PC foi só colocar 2 coolers de gabinete que a temperatura da placa mãe caiu pra mais de 10 graus. Ela sempre chegava a 42, 43 agora, em full não passa de 35...
mas e no dissipador coloco??adianta??no gabinete não vai adiantar muit não, por que coloquei a tampa aberta e colocoi um ventilador nele e so caiu para 51 de 54 então acho que nem compensa, agora direto no dicipador sera que vem dar uma evolução pelomenos para ele ir para uns 49 graus???
Knuckles
06/02/2008, 15:28
mas e no dissipador coloco??adianta??no gabinete não vai adiantar muit não, por que coloquei a tampa aberta e colocoi um ventilador nele e so caiu para 51 de 54 então acho que nem compensa, agora direto no dicipador sera que vem dar uma evolução pelomenos para ele ir para uns 49 graus???
No dissipador eu não coloquei nada...
A questão dos cooler no gabinete é para o ar fluir lá dentro e não para resfriar com vento direto...
E olha que meu gabinete é bem vagabundo, paguei menos de R$50,00 nele e não tem nenhuma frescura...
melgaco200381
06/02/2008, 16:42
No dissipador eu não coloquei nada...
A questão dos cooler no gabinete é para o ar fluir lá dentro e não para resfriar com vento direto...
E olha que meu gabinete é bem vagabundo, paguei menos de R$50,00 nele e não tem nenhuma frescura...
mas amigo se coloquei ele aberto e um ventilador em cima deveria esfriar muuuito mais que os coolers né??e so cai 3 graus então acho que não adianta no meu caso, ai gostaria de saber sobre o coler no dissipador se adianta bem, se alguem souber??e quero saber se jogo o ar para fora ou para dentro do dissipador, acho que jogar o ar para dentro dele, para ele esfriar e melhor né??veja ai galera me ajuda, e o cooler que vc colocou foi 1 na lateral e 1 na trazeira dele??e jogando o ar de dentro para fora foi???
promotor2004
06/02/2008, 19:18
Respondi rápido anteriormente e nem percebi que você estava se referindo ao dissipador da placa mãe, eu tinha entendido vga. Pois bem, se você deseja melhorar a refrigeração dentro do gabinete, eu sugiro que coloque coolers de gabinete na parte traseira superior retirando o ar quente de dentro do gabinete. Ainda, a maioria dos gabinetes possuem uma furação na parte dianteira inferior (fica atrás do HD, dentro do gabiente) onde se pode também colocar um cooler soprando diretamente sobre o HD. Feito isso, as temperaturas tendem a diminuir. No que se refere especificamente à placa mãe, existem coolers específicos para ela, são os chamados coolers para chipset e são a melhor opção para refrigerá-la. Segue um link com um cooler: http://www.waz.com.br/cooler/thermaltake_a1178.php?codprod=89827
Knuckles
06/02/2008, 21:18
mas amigo se coloquei ele aberto e um ventilador em cima deveria esfriar muuuito mais que os coolers né??e so cai 3 graus então acho que não adianta no meu caso, ai gostaria de saber sobre o coler no dissipador se adianta bem, se alguem souber??e quero saber se jogo o ar para fora ou para dentro do dissipador, acho que jogar o ar para dentro dele, para ele esfriar e melhor né??veja ai galera me ajuda, e o cooler que vc colocou foi 1 na lateral e 1 na trazeira dele??e jogando o ar de dentro para fora foi???
Ambos estão no lado do gabinete...
Na verdade a ventilação direta não é tão eficaz quando a circulação de ar dentro do gabinete...
O bom é sempre dar uma limpada nos furos do gabinete, tirando a poeira e deixar o ar quente sair e o ar frio entrar...
Se nada disso der certo, ae sim compre um cooler para a placa mãe...
Aqui pelo menos isso dá certo, em idle meu processador e a placa mãe não passam de 33o. No ar condicionado cai para 20 e poucos...
melgaco200381
06/02/2008, 21:50
Respondi rápido anteriormente e nem percebi que você estava se referindo ao dissipador da placa mãe, eu tinha entendido vga. Pois bem, se você deseja melhorar a refrigeração dentro do gabinete, eu sugiro que coloque coolers de gabinete na parte traseira superior retirando o ar quente de dentro do gabinete. Ainda, a maioria dos gabinetes possuem uma furação na parte dianteira inferior (fica atrás do HD, dentro do gabiente) onde se pode também colocar um cooler soprando diretamente sobre o HD. Feito isso, as temperaturas tendem a diminuir. No que se refere especificamente à placa mãe, existem coolers específicos para ela, são os chamados coolers para chipset e são a melhor opção para refrigerá-la. Segue um link com um cooler: http://www.waz.com.br/cooler/thermaltake_a1178.php?codprod=89827
e amigo esse cooler para o chipset ele joga o ar nela ou tira o ar dela???
promotor2004
06/02/2008, 22:46
e amigo esse cooler para o chipset ele joga o ar nela ou tira o ar dela???
Você retira o dissipador da placa mãe e instala esse cooler diretamente sobre o chipset, e o cooler soprará sobre o chipset.
Aproiveitando o tópico, minha mobo está a 46º em uso médio (Windows/MSN/Internet). Tenho um cooler de 90mm do lado, e um outro atrás, de 120mm... Qual a disposição que devo usar? Qual de cooler e qual de exaustor? Será que compro outro de 90mm?
Obrigado!
hulkesmaga
07/02/2008, 09:53
Você tem de deixar um puxando e um empurrando ar. Eu normalmente deixo o de trás retirando o ar do gabinete, pois nós temos a fonte já fazendo isso, então cria um fluxo mais homogêneo.
melgaco200381
07/02/2008, 14:14
Você retira o dissipador da placa mãe e instala esse cooler diretamente sobre o chipset, e o cooler soprará sobre o chipset.
mas amigo queria colocar um cooler para esfriar mais o dissipador e melhorar a temperatura e não tirar o dissipador e colocar o cooler se não ai fica e pior né.
promotor2004
07/02/2008, 18:36
mas amigo queria colocar um cooler para esfriar mais o dissipador e melhorar a temperatura e não tirar o dissipador e colocar o cooler se não ai fica e pior né.
Caro melgaço, a função do dissipador é absorver através do contato o calor gerado pelo chipset da placa mãe. Todavia, esse resfriamento também pode ser feito por meio de cooler específico para chipset, que na maioria das vezes é mais eficiente que o dissipador passivo. Ainda, também é possível instalar um cooler sobre o dissipador, para que ambos trabalhem juntos (acho que é isso que você deseja). A opção fica por conta de quem vai instalar, mas às vezes algumas placas mãe possuem o chipset muito próximo a algum slot (como o slot da placa de video, por exemplo) o que impede a instalação de cooler ou mesmo dissipador maior. Assim sendo, verifique a posição do chipset da sua placa mãe e escolha a melhor opção. Caso seja possível a instalação de cooler sobre o dissipador, essa medida reduzirá a temperatura do chipset, mas não se esqueça que o resfriamento interno do gabinete depende de uma boa circulação de ar que pode ser obtida com a correta instalação de coolers de gabinete.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.