PDA

Ver Versão Completa : Roteador - Ajuda

guitarman
17/02/2008, 23:55
Galerinha, seguinte, não tenho muita experiência em redes, então venho aqui pederi ajuda a vocês.
Tenho um roteador D-Link Dir-300 e um modem D-Link DSL 500B. Instalei os dois e consegui fazer direitinho a rede entre dois computadores aqui em casa, sendo que um deles está usando a conexão wireless. Em breve serão 3 PCs conectados e queria também já deixar algo meio pronto para talvez um notebook.
Pois bem, vamos às questões:

- Teria como eu pré-reservar um espaço para um note na minha rede, sendo que seria preciso apenas eu configurá-lo e assim que ele estivesse dentro da "área de cobertura" da minha antena eu pudesse conectá-lo rapidamente? (Talvez essa pergunta tenha ficado meio confusa, então, se precisarem de esclarecimentos, é só falar que detalho melhor)

- Teria como eu configurar alguma divisão de banda? Por exemplo: eu tenho uma conexão de 800k (se tudo der certo, 2 mega, em breve) e, quando estiver só com um PC ligado, esses 800k são dele, mas quando eu ligar mais um 400k fica pra ele e 400k para o outro.

dan.bourne
18/02/2008, 00:14
Não entendi bem, reservar um espaço na rede ? Geralmente vc vai ter um intervalo de endereços para usar, exceção aos utilizados pelo sistema do roteador, tipo 192.168.0.1 e similares.

Quanto a gerenciar a banda de rede, procura por um programa chamado CFospeed , ele calibra as conexões de rede além de ser possível configurar a largura de banda para cada máquina.

dan.bourne
18/02/2008, 00:15
Ahhh se vc configurar o roteador como Servidor DHCP ele vai fornecer os endereços para os computadores automaticamente é mais fácil e melhor pra administrar.

guitarman
18/02/2008, 01:13
Não entendi bem, reservar um espaço na rede ? Geralmente vc vai ter um intervalo de endereços para usar, exceção aos utilizados pelo sistema do roteador, tipo 192.168.0.1 e similares.

Quanto a gerenciar a banda de rede, procura por um programa chamado CFospeed , ele calibra as conexões de rede além de ser possível configurar a largura de banda para cada máquina.

Mas utilizando um programa o computador sempre teria que estar ligado para fazer isso, não? Ou teria como colocar esse programa em todos os PCs que compartilhem a conexão e fazer nele a mesma configuração pra todos sem conflitos? Não teria como fazer isso no próprio roteador?

Ahhh se vc configurar o roteador como Servidor DHCP ele vai fornecer os endereços para os computadores automaticamente é mais fácil e melhor pra administrar.

Eu estou usando o DHCP, que eu não sei nem o que é, se puder me explicar agradeço.
Sabe me dizer o que é o "DHCP Lease Time"? Seria o tempo que um PC pode ficar conectado ao roteador até que seja desconectado? Se for isso tem como colocar o tempo infinito?

Na parte "DHCP Reservation" eu pus os dois PCs, que no momento estavam ligados e apareciam no menu drop-down, então eu simplesmente passava eles para as reservas. Um deles recebeu o IP 192.168.0.100 e o outro 192.168.0.101. O problema é que ali também é necessário o MAC Address, que eu só fiquei sabendo por que eu fiz ele passar automaticamente. Acredito que seja nessa parte que eu poderia fazer a reserva para o note, mas não sei se tem como sem antes já ter o note conectado à rede.

Bom, no fim me parece que ficou confuso denovo. Vai ver é por que estou com sono. Amanhã eu escrevo melhor...