Ver Versão Completa : Placas Model 1 e AM2
Alguém pode me dar uma força ?
Estou afim de tentar o Virtua Racing , Virtua Fighter e Daytona USA por aqui .
Mas aí está o problema , o MAME não colabora . Sempre surge uma "parede invisível" depois de uns segundos de jogo .
Então , alguém conhece um emulador decente que rode estes jogos ?
Se não puder responder aqui , me mandem Mensagem Privada .
Eu também gostaria de saber, já que baixei dia desses o ROM de Indy 500, mas não encontrei emulador capaz de rodá-lo.
Tem um tal de Nebula que roda até Model2. A muito tempo atras eu dei uma testada com os seguintes jogos.
Gunblade: Rodou muito bem, fps bom, bem jogável e com som. Unico ruim eh jogar esse jogo no teclado XD
The House of Dead: Rodou bem, não lembro se tinha som e também jogar isso no teclado é completamente tosco
Indy 500: Rodou com fps bom, sem som, e com erros gráficos (o carro ficava sem aerofólio, o chão piscava as vezes)
Testei outros também mas não me lembro direito.
No MAME eu rodei o Sega GT (Scud Race) com muitos erros gráficos mas a velocidade tava show.
Eu também gostaria de saber, já que baixei dia desses o ROM de Indy 500, mas não encontrei emulador capaz de rodá-lo.
http://www.planetemu.net/php/emulateurs/?action=download&id=1030
tenta nesse emu ai...
Acabei de testar Last Bronx nesse emu que postei acima... rodou fps perfeito, som perfeito, grafico dos personagens perfeito... só tem alguns bugs em alguns cenários.
No site Zone Sega tem esse emulador Modeler, que promete rodar
games da Model 2, Model 1 e System 32. Dêem uma olhada lá:
http://www.zonesega.com/emu-Arcade.html
A gente até consegue jogar, mas não é nenhuma maravilha.
O Sega GT 24H, por exemplo, roda mas com alguns bugs.
Ainda tem muito a melhorar, como também os emuladores do Saturn. :-(
Baixei o emulador, mas não consigo fazer o jogo iniciar. Aonde é que eu jogo o ROM de Indy 500? Tentei a pasta NVDATA e não deu em nada...
Você pode pôr na pasta que lhe convier ou criar uma,
mesmo que seja um diretório em outro drive. Mas é preciso
especificar o caminho no arquivo ".ini" do emulador,
digitando lá, com o Bloco de Notas.
Ele aceita, no máximo, 10 diretórios.
=================================
Por exemplo, como está no meu arquivo ini:
[RomDirs]
Dir1=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms
Dir2=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms\schamp
Dir3=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms\sgt24h
Dir4=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms\vstriker
Valeu pelas dicas , pessoal ! Vou testar assim que possível .
Quanto ao Scud Race , tentei no MAME . Aqui ficou lerdo e sem som , mas , o jogo estava íntegro , um show .
--------------------------------
Editando .
Testei os emuladores receitados . O irônico é que nenhum aceitou as ROMs que eu tinha , ou rodava com defeitos . O Modeller rodou o Virtua Racing em 20 FPS e sem os gráficos , e não rodou Indy 500 . Alguma solução pra isso ?
Você pode pôr na pasta que lhe convier ou criar uma,
mesmo que seja um diretório em outro drive. Mas é preciso
especificar o caminho no arquivo ".ini" do emulador,
digitando lá, com o Bloco de Notas.
Ele aceita, no máximo, 10 diretórios.
=================================
Por exemplo, como está no meu arquivo ini:
[RomDirs]
Dir1=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms
Dir2=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms\schamp
Dir3=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms\sgt24h
Dir4=c:\emuladores\SEGA\roms\model2\roms\vstriker
Aí, cara, valeu! Rolam alguns glicthes, como a pista que volta e meia desaparece e o som fica inconstante. Mas o negócio funciona.
(...) e não rodou Indy 500 . Alguma solução pra isso ?
Rapaz, não sei o que te dizer. O Indy 500 roda meia boca, mas roda.
Sua ROM tá legal? Talvez esteja corrompida.
Aí, cara, valeu! Rolam alguns glicthes, como a pista que volta e meia desaparece e o som fica inconstante. Mas o negócio funciona.
Pois, é. Ainda vai demorar um pouco para ficar perfeito,
mas já dá pra brincar um pouco.
" Tá ruim mas tá bão..." :D
Observando o INI. notei o seguinte:
SoftwareVertexProcessing=0
Leave set to 1 if you have an ATI card, setting to 0 causes
;broken geometry in ATI cards (still with 0 there are some glitches with
these cards, HOTD pre-game intro)
Colocando essa opção em "0", o piso parou de piscar no Indy 500. Mas a placa que estou usando é um FX 5200. Quem usa placas da ATI devem deixar em "1".
Bem observado, camarada.
Essa é uma dica importante.
Já mexi bastante nesse .ini também.
Liguei e desliguei filtros só pra ver o que acontecia.
Às vezes o gráfico até melhora, mas aqui em casa
não teve jeito do aerofólio aparecer!!!
(...) e não rodou Indy 500 . Alguma solução pra isso ?
Rapaz, não sei o que te dizer. O Indy 500 roda meia boca, mas roda.
Sua ROM tá legal? Talvez esteja corrompida.
Já me ocorreu até de desagrupar os arquivos para contá - los . A ROM está inteirinha , o emulador só avisa que não é possível iniciar a engine gráfica .
O Virtua Racing persiste , e até o som ficou uma lerdeza . Fiquei sem pista , carro , e geometria nenhuma .
Acho que agora entendi o que está acontecendo, e a culpa é minha.
Estamos falando de dois emuladores diferentes, fiz confusão ao
responder e escrevi besteira. Me desculpe.
Foi mal. O Modeler não roda o Indy 500.
O model_2_emulator_V0.1alpha_win recomendado pelo dedezinn sim.
E nenhum dos dois roda o Virtua Racing!
Não sei se serve para quebrar o galho, enquanto os emuladores de
Model1 se desenvolvem, mas o emulador de Mega "Gens" roda bem a
boa versão de Virtua Racing para 32X.
Fuçando o emulador, descobri uma coisa curiosa:
http://www.bigj.blogger.com.br/Indy_500_02.jpg
Digitando F2, você acessa as "Options" do arcade. Entre outras coisas, você pode configurar a região (EUR, JAP, USA) ou até mesmo deixar o jogo mais fácil.
http://www.bigj.blogger.com.br/Indy_500_01.jpg
Uma scan de Indy 500. O aerofólio aparece, mas o nome "Indy 500" volta e meia desaparece.
Só uma observação: AM2 é (ou era) um estúdio da Sega responsável pelos jogos de arcade. As placas eram chamadas Model 1, 2 e 3 até a chegada da Naomi, baseada no Dreamcast.
Baixei alguns games compatíveis com a Model 2. Em comum a todos, problemas envolvendo a parte sonora (leia-se: as músicas vivem falhando). Mas em geral rodam bem:
Sega Touring Car Championship: O jogo roda suave com quatro carros na pista (vide abertura), mas em situação de jogo (contra sete oponentes), o frame rate cai. Além disso, as ótimas músicas techno foram ripadas...
Sonic - The Fighters: este eu avaliei bem pouco. Jogos de luta “cute” não fazem o meu estilo... Mas também roda decente.
House of The Dead: O mouse simula a pistola, portanto isso deixa o arcade de tiro bem fácil (além do mais, os continues não obrigam o jogador voltar ao ínicio). Mas a mira não é precisa: o ponto de impacto ocorre um pouco abaixo à direita de onde a mira aponta.
Dead Or Alive: basicamente, apenas algumas partes do cenário somem e reaparecem.
Last Bronx: problema similar ao de DoA.
Super GT 24H: Durante a noite, as cores e detalhes da pista somem.
É isso, mesmo sendo uma versão em desenvolvimento, o emulador já consegue rodar os arcades de forma satisfatória. Espero que a próxima atualização inclua Daytona USA, Sega Rally e Manx TT Super Bike na lista de games emuláveis.
Acredita que eu ainda não consegui fazer rodar coisa nrnhuma , mesmo adequando as configurações às capacidades do meu equipamento ( Que também não é grande coisa ) ?
Indy 500 até recuperou um pouquinho as minhas esperanças umas vezes , e até roda legal , mas , têm horas que o emulador simplesmente para .
Zwart Kruis, qual é o emulador que você está usando? Estou rodando os games com a model_2_emulator_V0.1alpha_win, que pode ser baixado no www.planetemu.net
É esse o emulador que eu usei para rodar o Indianapolis 500 .
Você pegou mesmo as manhas desse emulador, BigJ.
Me dá uma ajuda, se puder.
Eu não consigo jogar com o aerofólio nem que a vaca tussa!
Quando passo o jogo para tela cheia — que é o modo em que jogo — o
danado desaparece. É esquisito, não faz sentido, mas acontece isso.
Olha uma print-screen que fiz mostrando esse fato bizarro:
http://edi-nei.sites.uol.com.br/indy500.jpg
Será que só aconteceu comigo? Talvez o problema seja meu driver de vídeo.
À parte esse probleminha de jogar sem aerofólio (o carro fica meio feio)
o jogo roda razoavelmente bem. O som falha bastante, mas em todos
os jogos isso acontece nesse emulador.
Já o Sonic Championship aqui roda lento, e as sombras às vezes ficam
estranhas. Mas ainda assim, os gráficos estão muito bons.
Outro jogo que testei foi o Virtua Striker. Rodou bem. Achei as texturas
do gramado feias, mas não sei se é defeito do emulador ou se eram
assim mesmo.
No GT 24h acontece tudo igual você falou. Esse é o mais crítico. Às vezes
até trava o emulador, depois de alguns minutos.
Acho que eu esqueci de dizer, quando coloco em tela-cheia o aerófolio também some (note que a foto que postei estava com o jogo em "windowmed").
O jeito é esperar por novas atualizações.
Dei uma mudada na configuração do Emulador . Mexi no arquivo da configuração , já que não tenho acesso aos menus ( É assim mesmo ? ) .
O máximo que consegui foi isso , usando o Indianapolis 500 .
http://img418.imageshack.us/img418/8628/model21dy.jpg
quando coloco em tela-cheia o aerófolio também some
Beleza. O jeito é esperar mesmo as futuras versões, mas está satisfatório assim mesmo. :rox
Já o Zwart Kruis não tá com sorte. Queria poder ajudar. É uma mensagem de erro estranha.
Bom, o menu options não funciona aqui também. Tem que ser digitando 0 ou 1 lá no ini.
Mas se mexeu em tudo, em seus testes, em algum momento as configurações deveriam
ter funcionado. Talvez o problema esteja em outro lugar.
O emulador pede DirectX 9.
Seu DirectX tá legal, com certeza?
Talvez você já conheça, mas vai a dica:
Se quiser testar o DirectX, vá em executar e digite C:\WINDOWS\system32\dxdiag.exe
(o C: pode variar, tem que ser a letra da unidade onde o Windows foi instalado).
Esse programa dá um diagnóstico completo, e permite testar os recursos do 7, 8 e 9.
Problemas no driver de vídeo ou em funções do DirectX costumam ser detectáveis ali.
Se todos os testes forem bem sucedidos, e não forem encontrados erros,
quer dizer que precisamos procurar o problema em outro lugar.
Uma dica para melhorar a perfomance: digite F7 durante o jogo. Esta tecla desativa a "camada" onde ficam os dados sobre o game (velocidade, medidor de energia, pontuação, etc.). Desativando essa camada, a perfomance ingame melhora.
Por exemplo, o frame rate incostante (e que também afetava a trilha sonora) em Indy 500 simplesmente sumiu. Claro que não serve para todos os games (já que você precisa ver os dados dependendo do jogo), mas nos de corrida cai como uma luva.
Valeu pela dica! Quase dá pra dizer que agora roda macio! :D :D :D
Quem diria que uma camadinha de figuras de baixa resolução atrapalhariam tanto a performance??? :o
O DirectX daqui é o DX 9.0c .
Já fiz esse teste antes , a sua dica me impulsionou a fazer de novo , e não tem problema nenhum aqui .
E também fiquei vendo as teclas de função igual idiota , e fui de novo mexer nas configurações , mas não adiantou nada .
Instala (ou deszipa) o programa de novo. E não esquece de instalar corretamente as ROMs (veja página anterior). Se não funcionar, provavelmente existe alguma incompatiblidade entre o emulador e o seu PC.
Dica para o jogo House of the Dead:
Digitem F2 para acessar as options do game e, com a tecla "1", acessem a opção que ajsuta a mira do jogador um. Basta clicar nas cruzes que estão nos cantos da tela para acertar a posição da mira (antes, pelo menos comigo, o ponto de impacto não estava alinhado com a mira do mouse).
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.