Ver Versão Completa : Upgrade no PC [+mão de vaca] [+noob pra caralho] [+atualizado!]
ace_face
16/04/2008, 11:49
ATUALIZADO!
Senhores, fomos a Sta. Ifigênia no fds anterior ao feriado, compramos as peças, ele pegou um HD de 750 com jumper, como dito no tópico, e pegou dois pentes de memória. Hoje, me mandou o seguinte email:
Levei o computador para fazer todos os serviços. Inicialmente, ele me disse que teria de orçar o valor, pelo número de operações a se fazer. Ok. Lá também descobri que na Sta. Ifigênia me deram um pente de memória DDR 2, que não roda no meu computador. Irei trocar sábado.
Ligo lá hoje, e ele me diz que minha placa mãe não tem suporte para um HD de 750 GB, aceita no máximo 80 (!). Isso tendo atualizado a bios (?). Ele tentaria novamente. Ou seja, se não for possível, terei de trocar a placa mãe, o processador, e talvez a placa de vídeo.
A parte da memória errada, é culpa dele mesmo. Fui só para fazer companhia, e havia pedido que ele anotasse exatamente as recomendações do god Thunder. Mas esse negócio da placa suportar apenas 80GB me pareceu "pegadinha do malandro". Digam-me, ele deve levar em outro técnico? (instalar ele mesmo as peças está fora de cogitação. Provavelmente vai acabar estragando algo se tentar ou/e levar um choque!!rs)
Valeu!
--------------------------------------
Boa tarde pessoal!! Venho por meio desta tirar umas dúvidas a respeito de upgrade no PC. Meu primo é mão de vaca e ainda mais noob que eu e tem o seguinte PC:
HD 40 GB 7200RPM - IDE
Placa de vídeo AGP 64MB Geforce 4 MX 440 c/ tv out
Pente de 512 MB Memória DIMM DDR 266
Placa mãe ASUS P4V800-X
Processador Pentim 4 2.80GHZ HT 800 MHZ Box
O que ele quer é:
- Colocar um gravador de DVD (o melhor custo benefício)
- O máximo de HD suportado (o mais rápido, mais comporte, o melhor)
- Memória RAM (o máximo suportado, o melhor, etc, etc).
- Quer saber se a placa mãe suporta um HD de 1TB e quanto custa uma dessas em média.
Para completar, ele ainda por cima quer gastar no máximo R$800,00.
Pergunto-lhes, meus caros, dentro do que ele quer e do que pretende gastar, quais são as melhores peças possíveis? Se puderem colocar uma noção de preço também, agradeço.
Desde já agradeço a atenção.
ps. Ele não se interessa por jogos, vai continuar usando um monitor 640x480 e nem mouse óptico irá pegar. Sim, é um herege mão de vaca.
:face
640x480 aí c tá apelando né, só pode ser brincadeira
god Thunder
16/04/2008, 14:44
Bom ela suporta 3Gb de Ram, isso em valores daria por volta de 500 reais na memoria corsair v. select ou 340 por 3Gb da marca Samsung, todas DDR400mhz.
Outra coisa o HD de 1000Gb sairia mais de 800 conto, já um de 750Mb, seria por volta de 450 bem mais em conta.
Gravador de DVD pega o LG, 90, 95 reais.
Agora sinceridade. Pra mim é desperdicio de grana, como tu disse, de um noob. Em vez de fazer isso, seria muito mais aconselhavel fazer um up nessa mobo, processador e memoria que já tão bem ultrapassados.
Outra coisa, qualquer mobo boa hoje em dia vem com uma placa grafica bem melhor que essa MX440, por essas e outras que pra mim não é vantagem fazer esse tipo de up.
Mas cada um sabe o que quer, foi só minha opinião.
Com certeza desperdício de grana, como o god disse acima. Com 800 dá pra pegar um pczinho que rode qualquer joguinho "poderoso".
Eu até recomendaria um DVD-RW da Pioneer por estar na mesma faixa de preços que o da LG (Mercado Livre), mas o gravador é sata e não sei se essa placa suporta.
ace_face
16/04/2008, 15:04
640x480 aí c tá apelando né, só pode ser brincadeira
Acredite, estou tão indignado quanto você.
Bom ela suporta 3Gb de Ram, isso em valores daria por volta de 500 reais na memoria corsair v. select ou 340 por 3Gb da marca Samsung, todas DDR400mhz.
Outra coisa o HD de 1000Gb sairia mais de 800 conto, já um de 750Mb, seria por volta de 450 bem mais em conta.
Gravador de DVD pega o LG, 90, 95 reais.
Agora sinceridade. Pra mim é desperdicio de grana, como tu disse, de um noob. Em vez de fazer isso, seria muito mais aconselhavel fazer um up nessa mobo, processador e memoria que já tão bem ultrapassados.
Outra coisa, qualquer mobo boa hoje em dia vem com uma placa grafica bem melhor que essa MX440, por essas e outras que pra mim não é vantagem fazer esse tipo de up.
Mas cada um sabe o que quer, foi só minha opinião.
Valeu pelas informações!! E cara, eu sou noob pra caralho, mas falei pra ele que esse tipo de upgrade é bobagem. Mas ele me respondeu que não tem interesse algum em jogos, quer o pc só para usar a internet, gravar dvd e baixar músicas e etc. Por isso quer bastante memória (para que o pc fique rápido, imagino) e bastante HD, para poder armazenar bastante.
Eu particularmente tentei convencê-lo a pegar um monitor de lcd e um mouse óptico, quase apanhei. Em todo caso, é aquilo que tu falou, cada um sabe o que quer. Mas que está sendo meio burro, não tenho dúvidas.
Com certeza desperdício de grana, como o god disse acima. Com 800 dá pra pegar um pczinho que rode qualquer joguinho "poderoso".
Eu até recomendaria um DVD-RW da Pioneer por estar na mesma faixa de preços que o da LG (Mercado Livre), mas o gravador é sata e não sei se essa placa suporta.
O Pioneer é melhor que o da LG?
:face
maior disperdício investir 800 reais num pc desse, primeiro de tudo seria melhor trocar o monitor, nem que seja um tubão antigo, mas que tenha mais resolução, imagina a barra de rolagem na internet com 640x480:o
god Thunder
16/04/2008, 15:23
Bom, veja bem, eu acho desperdicio, por que, por exemplo, se ele comprar 3Gb de memorias DDR1 ele vai gastar nas Samsung mais baratas 340 e não vai poder usar em um futuro PC, ou seja o dia que ele quiser se desfazer desse, vai ter que mandar com tudo. Se ele fizer um up na mobo e processador ele pega esses mesmo 3Gb por volta de 200 reais, ou seja 140 de diferença.
Mas vamos fazer como ele quer.
Meu conselho é o seguinte diz pra ele pegar mais 1Gb só de memoria, mesmo a velha dele sendo 266, acredite a diferença não é tão grande pra uma 400, ainda mais que ele não vai rodar jogos. Sendo assim ficaria com 1,5Gb de memória o que é mais que suficiente pro que ele quer.
Em relação ao HD, eu tenho 240Gb e cabe, muita, mas muita coisa, eu aconselharia um HD SataII de 500Gb, só que esse HD tem que ter o jumper pra selecionar entre SataI e II, visto que a mobo dele não suporta SataII, somente SataI, hoje me dia qualquer HD sata tem esse jumper, mas não custa perguntar antes de comprar, assim ele teria um Hd que poderia ser usado num futuro PC.
Com isso ele gastaria 115 na memoria Samsung, não pega a corsair, por que nesse caso pro que ele quer é dinheiro posto fora, e mais uns 280 num HD de 500Gb.
Vai dar e sobrar pro que ele quer.
PS: o Drive da Pionner é melhor que o LG, por que tem uma vida util maior, li não lembro onde que é por volta de 70% a mais que o LG.
O Pioneer é melhor que o da LG?
Ah, em alguns casos a velocidade dele supera os da LG por 2x (gravação). Mas agora que vi no ML, os gravadores da LG estão 70 reais. Pega um LG mesmo. :p
ace_face
16/04/2008, 16:03
...
...p
Novamente agradeço a atenção pessoal! :rox[:king]
god Thunder, passei seu post inteiro para ele via email, quem sabe ele não se anima a fazer um upgrade mais "decente". Ou ao menos fazer exatamente da maneira que você recomendou e pegar um monitor lcd com a diferença de grana!!
Mais detalhes dessa novela em breve!! :D
god Thunder
16/04/2008, 16:25
Nããããoooo Ace, tu passou o troço pro cara. Pô véio eu chamei ele de noob. :D
Beleza, depois posta aí o que ele decidiu.
ace_face
09/05/2008, 12:27
Informações atualizadas no primeiro post! Ajudem-me, meus queridos!
god Thunder
09/05/2008, 13:29
Bom Ace, seguinte, o negocio de suportar só 80Gb é história, das 2 uma.
1º ou ele ta querendo ve se tira um a mais em cima, trocando peças que não tem necessidade, ou
2º ele não ta sabendo fazer a placa mãe reconhecer o HD sata e ta chutando alto botando a culpa no que não existe.
O que acontece é que essa placa é não reconhece o HD sata automaticamente, tem que instalar drives antes de fazer a instalação do SO pro PC. No CD de instalação da placa mãe, deveria vir esses drives, caso não tenha lá o que duvido, existe no site do fabricante pra baixar.
De qualquer modo, recomendo, devido a um pouco mais de dificuldade e a não experiencia dele com hardware, trocar de "tecnico", por que esse já provou que não sabe bulhufas.
Sly Cooper
09/05/2008, 13:42
A limitação do HD é balela. Se existe é em 8Gb e foi resolvido a muito tempo atrás com atualizações de bios, a placa que a pessoa tem não precisa disso.
Mas vamos supor que tal limitação exista, mesmo assim se a placa só identificasse esse número, vc poderia contornar instalando o seu sistema em 80Gb e depois do Windows funcional criar as partições restantes pois o Windows contorna esse tipo de limitação de Bios.
Ele vai gastar mais pra trocar a memória. DDR atualmente é mais cara do que DDR2, bem mais cara diga-se de passagem.
ace_face
09/05/2008, 13:51
Bom Ace, seguinte, o negocio de suportar só 80Gb é história, das 2 uma.
1º ou ele ta querendo ve se tira um a mais em cima, trocando peças que não tem necessidade, ou
2º ele não ta sabendo fazer a placa mãe reconhecer o HD sata e ta chutando alto botando a culpa no que não existe.
O que acontece é que essa placa é não reconhece o HD sata automaticamente, tem que instalar drives antes de fazer a instalação do SO pro PC. No CD de instalação da placa mãe, deveria vir esses drives, caso não tenha lá o que duvido, existe no site do fabricante pra baixar.
De qualquer modo, recomendo, devido a um pouco mais de dificuldade e a não experiencia dele com hardware, trocar de "tecnico", por que esse já provou que não sabe bulhufas.
A limitação do HD é balela. Se existe é em 8Gb e foi resolvido a muito tempo atrás com atualizações de bios, a placa que a pessoa tem não precisa disso.
Mas vamos supor que tal limitação exista, mesmo assim se a placa só identificasse esse número, vc poderia contornar instalando o seu sistema em 80Gb e depois do Windows funcional criar as partições restantes pois o Windows contorna esse tipo de limitação de Bios.
Ele vai gastar mais pra trocar a memória. DDR atualmente é mais cara do que DDR2, bem mais cara diga-se de passagem.
Meus amigos, obrigado pelas recomendações. Já repassei para o meu primo. Assim que essa situação for resolvida, quem for de sp está convidado a tomar uma cerveja por minha conta. Aí quem sabe vocês me ajudam a convencer o rapaz a comprar um Monitor LCD + mouse óptico! :-D
Davidorff
09/05/2008, 17:48
Esse negócio do limite de 80 gb é uma mentira absurda, o chipset VIA8237 (o mesmo da minha placa mãe) suporta até 4 drives sata, e pelo que eu sei, sem limite de tamanho, mas aconselho seu primo, se ele quiser mesmo 1Tb de Hd, a pegar 2 Hds de 500 ao invés de um só gigante.
madruguinha
10/05/2008, 14:07
Acho que o "tecnico" tá tentando instalar um HD sata 2, e essa board não suporta Sata 2, tem que jampear o HD pra funcionar como Sata, e instalar o driver na hora da instalação do windows.
Mas acho que vale mais apena ele vender essa maquina e montar um Sempron LE ou um celeron D, já coloca DDR2 e HD sata2. vai gastar menos e talvez sobre um troco pra comprar um mouse optico.
realmente, como muitos falaram, é um total disperdicio de dinheiro, acredite, eu com um HD de 80gb, nunca consegui encher ele, não passa nunca de 60 GBs, ainda mais se ele colocar um gravador de DVD, baixa as coisas, de 4 gigas, passa pra DVD, não perde informação tão facil, é mais prático e não pesa o micro, que convenhamos não é nada topo.
um HD de 250 já é uma coisa de louco pra mim, mesmo baixando cerca de 50Gbs por mes de informação.
acho que com 800 reais você pega um micro rasoavel, ainda mais que não quer um micro pra jogos, não sei por que tanta memoria, se pra usar internet e tal, com o XP, 1giga ou 1.5gb tá de bom tamanho. eu tenho 1.5gb no meu micro pra jogos e não tenho problemas quanto a abrir vários programas juntos.
mas é opinião minha, hoje em dia a coisa tá mudando tanto e tão rápido, que se você gasta cerca de 800 reais nun UP no micro, mes que vem não vai gastar 600.
HD de 1 tera é pra fica se achando de monte, ai da um pau, lá se foi HD e 1 tera de musica e tal, concerteza ele irá dar um tipo ná propria cabeça.
se ele quer velocidade com os HDs ele pode utilizar 2 de baixa capacidade e colocar em RAID, se a placa suportar.
HD de 1 tera o minino que se vai encontrar é cerca de 900 a 1000 reais, ou seja, creio que ainda é um desperdicio enorme de grana
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.