PDA

Ver Versão Completa : polindo cds/dvds "profissionalmente"?

04/02/2006, 10:53
Pessoal como eu faço "polir" cds e dvs arranhados? Tudo bem podem dizer passa pasta de dente, massa de carro extrai um "back-up". Mas não é isso que eu quero. Por exemplo, eu tenho um jogo de 3do "original" chamado "Mad Dog Mc Cree" mas tá arranhado e este jogo "pra mim" mereceria uma ajudinha profissional para ficar novo em folha. Bom, eu vi uma vez naquele programa note anote um cara ensinando num "esmeril" com uma "boina para polimento" mas peguei no final do quadro do programa... Conversei com um cara uma vez que "sabe" como faz mas não queria me explicar de jeito algum. Mas ele me disse algumas coisas interessantes ele disse faz assim.

Disse que usa o seguinte:

lixa d'água (não é lixa de parede se não aiiiii);
massa para polir "n. 1";
Boina para Polimento; "acho que é de algodão"

Usa lixa d'agua com detergente e água corrente;
Após, passa massa e dá polimento;
Repete e repete o procedimento até ficar bom.

Bom pessoal é isso! Eu não sei o modo de passar o cd na boina de polimento se é em circulos ou se eu fico segurando de maneira estática... Parece que quando não se tem prática corre-se o risco de "queimar" inutilizar a mídia!!! Portanto, é bom fazer testes com porcarias primeiro.

Aguém confirma tudo isso ou acrescenta?

04/02/2006, 11:46
Colocar fungicida não é mais fácil
:o :-( :-(

04/02/2006, 12:20
Lixa d'água e massa de polir, acho q não hein, massa de polir é abrasivo acho não funfa isso aí!!!!?

04/02/2006, 12:55
Lixa d'água e massa de polir, acho q não hein, massa de polir é abrasivo acho não funfa isso aí!!!!?

lixa dágua (lixa automotiva). Eu acredito que o procedimento seja parecido com restauração de carros, pinturas e tals. Chutão...

04/02/2006, 13:01
funcionar até funciona, mas vc só pode fazer isso umas duas vezes, depois acaba o plastico e vc mata a prata.

04/02/2006, 15:45
eu tenhu cds nesse estado tbm...

eu passo detergente ...aí aliso com o dedo bem , de forma q pegue td o cd...
melhora um poko.....

gostaria de uma solução tbm , q nem vc....

04/02/2006, 16:22

melhora um poko.....

olha tem umas maquinas que servem pra polir na internet mas são caras...

bom por causa da necessidade da minha empresa (mexer com dvds) agente crio uma maquina dessas hehe ainda ta em fase de testes.. hehe mas funciona legal.. heh o produto de cobrir riscos especifico pra cd e dvd ainda não axei pra comprar to em contato com a empresa mas eles ainda não responmderam..

mas por inquanto em testes estamos usando cera liquida polidora de prata mesmo, ta dando brilho e ta dando certo .. mas num sei se futuramente vai contnuar legal.. pois tem produto especifico pra cobrir os riscos do cd.

mas é uma dica .. na verdade essa polidora nada mais é do que uma base rotatoria.. que gira bem rapido .. assim pode se fazer um polimento mais rapidamente.. que fica com o dvd na mão e o algodão na outra hehe

sei lá tenta uns produtos ai .. axo que a ideia do cara é mais pra caros mesmo!

04/02/2006, 17:29
Eu passava alcool no cd, mas acho que num é o recomendado.
Aqui perto um cara tem uma maquina rotatória dessas, mas num passa nenhum produto no DVD e as vezes ficam umas manchas nele, porém funciona depois, alguém pode me dizer se isso é normal?

04/02/2006, 21:56

melhora um poko.....

olha tem umas maquinas que servem pra polir na internet mas são caras...

bom por causa da necessidade da minha empresa (mexer com dvds) agente crio uma maquina dessas hehe ainda ta em fase de testes.. hehe mas funciona legal.. heh o produto de cobrir riscos especifico pra cd e dvd ainda não axei pra comprar to em contato com a empresa mas eles ainda não responmderam..

mas por inquanto em testes estamos usando cera liquida polidora de prata mesmo, ta dando brilho e ta dando certo .. mas num sei se futuramente vai contnuar legal.. pois tem produto especifico pra cobrir os riscos do cd.

mas é uma dica .. na verdade essa polidora nada mais é do que uma base rotatoria.. que gira bem rapido .. assim pode se fazer um polimento mais rapidamente.. que fica com o dvd na mão e o algodão na outra hehe

sei lá tenta uns produtos ai .. axo que a ideia do cara é mais pra caros mesmo!

WoW cara, vai dizer q vc trabalha em tirar riscos de cd e dvd... :o

05/02/2006, 01:15
se tiver copiadora de dvd, copia

um jogo do meu amigo tinha dado pau pq tinha acapado de riscar~~ o cara copiou o dvd riscado para um novo e voltou a funcionar jhejeje

imagina jogo q esta funcinando~~ ai é 100% de chance

05/02/2006, 17:10
qdo o cd meu tá muito fudido eu passo pasta de dente com agua corrente funciona memo tentem issu....

esfreguen bem a pasta de dente no cd e depois tire a pasta com a agua....

05/02/2006, 17:23
meu deus Ôõ

06/02/2006, 00:01
bom maninho...
o lance da lixa d´agua... funciona... desde q seja

Lixa D´Agua 1200
qnto a massa de polir... pode ateh ser q funcione... mais acho ela meio grossa pra dar acabamento...

apos a lixa... tente passar um pouco... eu disse pouco... hein...
de massa de polir... com algodao...

feito isso...
retire toda a massa... com outro algodao... umidecido... com agua...

em seguida...
tente um polimento... sem forçar muito... a midia..
tente coloca-la em uma basse bem plana...
esse polimento pode ser com

Algodão umidecido com KAOL... acho q eh assim q escreve.. nao me lembro...
produto utilizado pra limpar prata, ouro... aluminio... etc..

pode ser encontrado na maioria dos mercados.....

OBS: maninho... esse eh um trampinho q necessita mta calma...
nada de fazer correndo... pois pode perder a midia...
faça na calma...
sem ninguem enchendo o saco.. pra tirar sua atenção... OK

forte abraço,
Melvin Aster

06/02/2006, 00:10
bom maninho...
o lance da lixa d´agua... funciona... desde q seja

Lixa D´Agua 1200
qnto a massa de polir... pode ateh ser q funcione... mais acho ela meio grossa pra dar acabamento...

apos a lixa... tente passar um pouco... eu disse pouco... hein...
de massa de polir... com algodao...

feito isso...
retire toda a massa... com outro algodao... umidecido... com agua...

em seguida...
tente um polimento... sem forçar muito... a midia..
tente coloca-la em uma basse bem plana...
esse polimento pode ser com

Algodão umidecido com KAOL... acho q eh assim q escreve.. nao me lembro...
produto utilizado pra limpar prata, ouro... aluminio... etc..

pode ser encontrado na maioria dos mercados.....

OBS: maninho... esse eh um trampinho q necessita mta calma...
nada de fazer correndo... pois pode perder a midia...
faça na calma...
sem ninguem enchendo o saco.. pra tirar sua atenção... OK

forte abraço,
Melvin Aster

Vc é o Cara. [:king]

07/02/2006, 08:17
jah tinham me falado do metodo da pasta de dente, + vou testar o d vcs, e depois eu volto pra falar os resultados.

07/02/2006, 08:23
depois de usar pasta de dente, meus dvds nunca mais tiveram cáries ;D

e ainda combate a placa bacteriana ;D

[:king]

07/02/2006, 08:53
Velho isso di lixa d`água e massa pra polir........ velho é foda esse é o mesmo processo pra revitalização de carros...... e na revitalização uma camade de verniz é quase q arrancada do carro (na verdade ela fica mais fina) e se vc fizer isso no CD/DVD ele deve ficar mais fino e prejudicar a midia

07/02/2006, 10:16
Velho isso di lixa d`água e massa pra polir........ velho é foda esse é o mesmo processo pra revitalização de carros...... e na revitalização uma camade de verniz é quase q arrancada do carro (na verdade ela fica mais fina) e se vc fizer isso no CD/DVD ele deve ficar mais fino e prejudicar a midia

Cara isso é um procedimento extremo para midias em estado terminal (aquele cd de locadora que vc olha e diz nem a pau que eu coloco isso no meu video game!!!). Ou vc faz isso ou joga no lixo. Se for pirata é fácil joga no lixo mas original e raro é complicado. Se não basta só polir entendeu?

07/02/2006, 10:44
Caraeu ouvi falar q existe um procedimento, mais é muito caro $ e tb nao sei se tem aqui no brasil , é o esquema de troca de base, todo cd tem a camada prata por cima q é o q grava, se for so a parte da base de plastico q esta riscada, existe um processo q eles retiram a camada gravada com uma maquina a vacuo, e colocam em outra base novinha, mais como disse nao sei se tem aqui e tb nao sei o $.

08/02/2006, 15:33
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-38847277-tira-mofo-vhs-tire-arranhoes-de-cd-dvd-maquina-_JM

tem essa makina aqui!!mas 300 conto e brinkadeira!!!1

08/02/2006, 15:44
Recuperando CD`s Arranhados

Todo usuário alguma vez na vida já se deparou com o problema de ter um CD arranhado. No caso de CDs de dados (CD-ROM), o CD não é lido corretamente pela unidade, dando erro de leitura. Já no caso de CDs de áudio, o CD "pula" quando colocamos para tocar.

A primeira providência ao encontrar um CD dando erro de leitura é limpá-lo, para ver se não é uma sujeira que está em sua superfície que está impedindo a sua leitura. Você pode inclusive lavar o CD suavemente com um pouco de detergente, usando os dedos da mão para limpar o CD (não use esponja, pois a esponja pode arranhar o CD). Se continuar dando erro, experimente ler ou tocar o CD em outra unidade. Se em outra unidade (ou em outro aparelho de som, no caso do CD de áudio) o CD estiver apresentando o mesmo sintoma (dando erro de leitura ou pulando, no caso de CDs de áudio), então significa que ele está arranhado.

Olhando contra a luz a superfície de gravação (o lado oposto ao do rótulo) de um CD dando esse tipo de problema, você conseguirá facilmente identificar um ou mais arranhões existentes. Os dados de um CD estão gravados em uma camada metálica dentro dele, camada essa que é prateada nos CDs comerciais e normalmente dourada nos CDs-R. Essa camada metálica é envolvida por uma camada plástica transparente (policarbonato), que tem justamente a função de proteger a camada metálica do CD e permitir que um rótulo seja impresso no lado que não é usado para a leitura.

A unidade de CD-ROM ou o CD player utilizam um feixe laser para ler a camada metálica. Esse feixe laser atravessa a camada plástica transparente e efetua a leitura. Se a camada plástica estiver arranhada, o feixe não consegue ultrapassá-la, dando erro de leitura ou "pulando" a música. Ou seja, os dados a serem lidos ainda estão dentro do CD, o problema é em sua camada plástica.

Como o conteúdo do CD está preservado, é possível recuperar um CD arranhado fazendo um polimento da sua superfície plástica. Se após os procedimentos de limpeza que sugerimos acima o CD continuar dando erro de leitura, basta você polir a superfície do CD com pasta de dentes. Isso mesmo, pasta de dentes. Funciona que é uma beleza e você não irá gastar uma fortuna comprando kits de limpeza profissionais. O polimento deverá ser feito usando um chumaço de algodão sobre os arranhões. Esfregue suavemente o chumaço de algodão com a pasta de dentes até os arranhões sumirem ou então você perceber que eles já saíram ao máximo. Pode ser que a pasta de dente crie novos arranhões, mas esses serão superficiais que sairão facilmente depois. Após ter removido os arranhões, limpe o CD na água.

Se ainda existirem arranhões que a pasta de dentes não removeu, use um polidor de metais (Brasso), da mesma maneira descrita. Por fim, passe vaselina na superfície do CD, bem suavemente (não use força), no sentido de dentro para fora.

O passo final é testar o CD. Se ele passar a funcionar, maravilha. Caso contrário, repita o procedimento descrito em nossa coluna de hoje, tentando localizar visualmente o arranhão que está causando o erro e concentrando seu polimento nesse arranhão.

SE O PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO, LEIA O TEXTO A SEGUIR E APRENDA COMO TRANSFORMAR SEU PROBLEMA EM UMA FONTE DE RENDA.

GANHE DINHEIRO RECUPERANDO CD´S ARRANHADOS

Com pouco investimento você além de resolver seu problema com o CD arranhado, vai ganhar dinheiro recuperando CD´s arranhados em sua cidade, aumentado a sua renda.Quem nunca pensou em abrir seu próprio negócio? Mesmo que seja algo para melhorar a renda familiar? Com a Máquina de Recuperar CD´s você não precisar de grandes investimentos.Para o desenvolvimento do seu negócio, O Grupo POLIDISC disponibiliza toda sua experiência de mercado em seu favor. Dicas de comercialização, divulgação,tendência de mercado inclusive a matéria prima,que pode ser adquirida na sua própria Cidade.Imagine quantos CD´s arranhados tem em sua cidade e que as pessoas quebram ,por que não toca normal,fica pulando a música que mais gosta ou simplesmente trava no som.Com pequeno investimento e dedicação, você terá retorno imediato e lucro certo.Ao adquirir o POLIDISC.

Exemplo: Recuperação de um CD: R$ 2,00
Se você limpar 5 CD´s por dia durante 26 dias sem contar aos Domingos,terá o saldo bruto de R$ 260,00 / mês, durante 2 meses de operação, tem um ganho aproximadamente de R$ 520,00 Com pouco tempo terá o retorno do seu investimento.

esse texto vem dessa pagina!::

http://www.inventar.com.br/paginas/poli.htm

08/02/2006, 15:56
Sei lá este esquema de lixa dágua.
Eu ja usei a 1500 e mesmo assim riscou meu CD inteiro. Já vi umas máquinas dessas recuperar CDs mas elas parecem que comem o CD de alguma forma e depois joga uma resina que restaura a camada do CD.
Bom, eu tentei com lixa dágua 1500 e com pasta de dente e perdi o CD [kzangado]

08/02/2006, 16:00
Eu ja usei a 1500 e mesmo assim riscou meu CD inteiro. Já vi umas máquinas dessas recuperar CDs mas elas parecem que comem o CD de alguma forma e depois joga uma resina que restaura a camada do CD.

Eu não tentei ainda mas tem que pegar a mais fina possível. É só em casos extremos e parece tem que ter prática... Ou seja, estragar vários cds primeiro... Relamente é um risco difícil de assumir.

08/02/2006, 16:02

tu tentou as duas coisas ao mesmo tempo??

08/02/2006, 21:16
É lixa d'água com agua corrente e detergente!!!

09/02/2006, 07:56
Tentei com pasta de dente e naum deu certo, o cd naum ficou pior + tb continuou naum lendo porcaria nenhuma, agora o jeito eh tentar esses produtos aih, menos essa lixa d´agua 8O isso eh pra testar por ultimo hehe :-D

09/02/2006, 09:22
Bom pessoal eu ttenho um vizinho q tem uma video locadora de DVDs e ele tínha sérios problemas com DVD riscado mas ai ele inventou uma parada q deu muito certo. A parada é a seguinte: Uma base de liquidificador e uma adaptação no eixo do mesmo, ele comocou uma flanela ou feutro na base onde o DVD vai com uma chapa de aço por baixo pra ficar rigido, isso é onde vai encostado o rotulo do disco, dai no eixo ele mandou fazer uma rosca com uma porca larga pra prender o disco nessa base tipo quando ele fica preso rodando na leitura. Feito o aparelho pra auxiliar no polimento é só lambusar bem o DVD com massa de polir carro mesmo e imediatamente coloca-lo na base e retirar toda a massa com um algodão com movimento de dentro pra fora em linha reta. Mas atenção esse processo deve ser rapido somente em cassos extremos pode - se deixar a massa mais um tempinho mas em quanto mais tempo deixar a massa mais aumenta o risco de danificar o disco.

Resultado retira todos os arranhões superficiais e até alguns mais profundos e não tem perigo de chegar na prata porque tem muito policarbonato até poder chegar perto da midia de verdade o cd ou dvd é +/- 99% policarbonato ou seja, quase toda a espessura do disco é o policarbonato.

Vou até dar um exemplo meu mesmo eu tehno um jogo o Midnith Club 3 uma vez eu deixei ele de bobeira quando fui ver ele andava pelo chão ficou totalmente arranhado mas meu vizinho aqui me deu uma mão o disco não da pra acreditar foi só umas rapidas passadinhas e saiu tudo e ta rodando beleza.

09/02/2006, 13:36
Bom pessoal eu ttenho um vizinho q tem uma video locadora de DVDs e ele tínha sérios problemas com DVD riscado mas ai ele inventou uma parada q deu muito certo. A parada é a seguinte: Uma base de liquidificador e uma adaptação no eixo do mesmo, ele comocou uma flanela ou feutro na base onde o DVD vai com uma chapa de aço por baixo pra ficar rigido, isso é onde vai encostado o rotulo do disco, dai no eixo ele mandou fazer uma rosca com uma porca larga pra prender o disco nessa base tipo quando ele fica preso rodando na leitura. Feito o aparelho pra auxiliar no polimento é só lambusar bem o DVD com massa de polir carro mesmo e imediatamente coloca-lo na base e retirar toda a massa com um algodão com movimento de dentro pra fora em linha reta. Mas atenção esse processo deve ser rapido somente em cassos extremos pode - se deixar a massa mais um tempinho mas em quanto mais tempo deixar a massa mais aumenta o risco de danificar o disco.

Resultado retira todos os arranhões superficiais e até alguns mais profundos e não tem perigo de chegar na prata porque tem muito policarbonato até poder chegar perto da midia de verdade o cd ou dvd é +/- 99% policarbonato ou seja, quase toda a espessura do disco é o policarbonato.

Vou até dar um exemplo meu mesmo eu tehno um jogo o Midnith Club 3 uma vez eu deixei ele de bobeira quando fui ver ele andava pelo chão ficou totalmente arranhado mas meu vizinho aqui me deu uma mão o disco não da pra acreditar foi só umas rapidas passadinhas e saiu tudo e ta rodando beleza.

Massa hein!!! Este tópico tá ficando bom.

09/02/2006, 22:09
consegui boms resultados com a pasta de dent mas sera q se colokar d+ estraga??

10/02/2006, 10:42

dae maninho...
pelo q percebi.. se colocar pouca...
num eh mto bom nao...
pq dependendo do geito q vc passa...
o algodão deixa umas marcas... na midia...

se colocar bastante... creio q seja melhor...
pois o algodão nao tera mto contato com a midia...

10/02/2006, 17:55

dae maninho...
num eh mto bom nao...

uam flanelinha num seria mlr naum???

11/02/2006, 05:04

dae maninho...
num eh mto bom nao...

num eh melhor tira soh com agua a pasta de dente ?

11/02/2006, 22:28

dae maninho...
num eh mto bom nao...

nao tem q esfregar o algodao!!

11/02/2006, 22:47
haey escreveu:
Citação:

dae maninho...
num eh mto bom nao...

intaum axu q foi por issu q passei pasta de dente e naum saiu nada...vo passa o algodão amanhã

11/02/2006, 22:50
haey escreveu:
Citação:

dae maninho...
num eh mto bom nao...

intaum axu q foi por issu q passei pasta de dente e naum saiu nada...vo passa o algodão amanhã

faz isso msm kara!! :rox tenta com uma flanelinha!!

11/02/2006, 23:33
+ e depois q passou a flanelinha , dexo seca e depois ja coloco no ps2 ou depois da flannelinha , passo um poko d' agua ?

13/02/2006, 17:46
+ e depois q passou a flanelinha , dexo seca e depois ja coloco no ps2 ou depois da flannelinha , passo um poko d' agua ?

dexa sekar!!1

14/02/2006, 00:25
Putz q estranhu...
catei o cd , passei pasta de dente e espalhei no cd , dexei secando e depois de um tempo o cd ainda tava td branco ... aí molhei ele ....
Tem q dexa ± uma hora q ele volta ao normal ?

14/02/2006, 16:28
Putz q estranhu...
catei o cd , passei pasta de dente e espalhei no cd , dexei secando e depois de um tempo o cd ainda tava td branco ... aí molhei ele ....
Tem q dexa ± uma hora q ele volta ao normal ?

ow desculpa errei molha tira a pasta e passa uma outra flanelinha enxuta!!

14/02/2006, 16:34
Este método da pasta de dente é rudimentar mas vez ou outra eu lanço mão dele. Bom eu coloco um pouco de creme dental em cima depois molho um pouquinho e espalho com o dedão. Em seguida, abro a torneira e tiro toda pasta de dente. Após ligo o secador de cabelo e seco o cd (se deixar secar sózinho o cd fica com a quelas bolinhas de mancha manjam? flw.

14/02/2006, 18:07
Este método da pasta de dente é rudimentar mas vez ou outra eu lanço mão dele. Bom eu coloco um pouco de creme dental em cima depois molho um pouquinho e espalho com o dedão. Em seguida, abro a torneira e tiro toda pasta de dente. Após ligo o secador de cabelo e seco o cd (se deixar secar sózinho o cd fica com a quelas bolinhas de mancha manjam? flw.

da certu cum sekador?seka legalw??

16/02/2006, 00:27

Eu axu q dá certo sim... Hj fiz esse metodo da pasta d edente dexei secar sozinho e ficou umas marcas aí lavei eles e passei papel higienico , mais deu uma melhoradinha , se o cd continua na bosta eu faço o metodo da pasta de dente e passo o ventilador

16/02/2006, 00:39

Sim. Esperimente.

17/02/2006, 20:43
bom vamos la!!

21/07/2006, 21:35
passa um pouco de pasta e limpa rotatoriamente o dvd
ou passa um pouco e limpa risco por risco

26/07/2006, 10:53
Pra cds e dvds q tem só arranhões superficiais eu só faço copiar novamente q funciona, já aqueles com arranhões profundos eu mando tirar perto daki de ksa, nao sei como o cara faz, mas eh 1 real e fica muito bom, não sei o q ele passa, mas eh como se ele "raspasse" a camada do cd até eliminar o risco.

26/07/2006, 11:02
CARÁRELO ... que coveirágem !!! :o

marcio_police
04/05/2009, 08:44
Tem uma máquina que vi no Merc. Livre (sem querer fazer propaganda) mas custa 199,00 compensa se for usar bastante, que usa um bastão de cera próprio pra esse serviço, n recomento uso de lixas ou produtos abrasivos com risco de perder a mídia. Quem quiser conhecer veja o vídeo no ML . Procure como: Recuperador Polidor Cd Dvd Midias Tira Risco Profissional. Obs. Não sei se funciona realmente, mas pelos comentários dos compradores... N custa nada ver. Abraço