PDA

Ver Versão Completa : [ANÁLISE WII] LOZ: Twilight Princess

Ellion
18/05/2008, 01:03
O jogo é antigo, mas só tive chance de jogar recentemente quando comprei o Wii. Gostei tanto do jogo que escrevi esse review para o site BrekGround.com e agora divido o texto com o pessoal do fórum da OS também.

Para conferir o review original com imagens e vídeo entre no endereço:
http://www.brekground.com/review008.htm

REVIEW DE THE LEGEND OF ZELDA: TWILIGHT PRINCESS

Twilight Princess foi o primeiro jogo da série Legend of Zelda que eu tive o prazer de jogar. Como o Wii é meu primeiro console da Nintendo eu nunca joguei os famosos jogos da série e agora após jogar The Legend of Zelda: Twilight Princess pode ter certeza que eu me arrependo e muito de não ter conhecido a série antes. Este é com certeza o melhor jogo de aventura que eu já joguei em toda minha vida como gamer.

No jogo Link vive pacificamente em um vilarejo até que este é atacado repentinamente por criaturas sombrias e Link se vê como o único que pode salvar a todos. Acredito que não é bom dar detalhes para não estragar as surpresas.

Minha única decepção é que o jogo é um port de GameCube com a jogabilidade modificada. Com isso os gráficos do jogo não demonstram o poder que o Wii tem e ficam abaixo do que eu esperava, pois quando comprei o jogo ainda não sabia deste detalhe. Ainda assim os gráficos são bonitos e imersivos, top de linha com certeza para o GameCube, mas espero ver o que realmente o Wii pode fazer em um jogo da série na próxima versão de Zelda que será exclusiva para Wii.

Apesar de ter me decepcionado com gráficos fracos, Twilight Princess com certeza me impressionou bastante com a jogabilidade, pois é simplesmente perfeita. No jogo são utilizados o Nunchuk e o Wii Remote, com o balançar do Wii Remote você tirará sua espada da bainha e se ela já tiver sido removida da bainha o movimento irá fazer com que Link ataque com um golpe simples de espada. Balançar o Wii Remote como se ele fosse uma espada é bem mais divertido do que simplesmente apertar botões. Balançando repetidamente serão feito combos e em combinação com o controle analógico poderá fazer diferentes tipos de golpes com a espada.

O botão B do Wii Remote servirá para utilização de itens, mas o destaque fica quando o item em questão tratar-se de um estilingue, boomerang ou arco e flecha. A razão disso é que quando estes itens são usados você deverá mirar com o Wii Remote, semelhante a como acontece em jogos de tiro em arcades. Dando uma precisão imensa ao tiro.

Enquanto isso o Nunchuk é utilizado para se movimentar através do análogico e para defender com o botão Z. O sensor de movimento no Nunchuk também é utilizado, com ele você poderá fazer um dos golpes especiais de Link. Basta balançar o Nunchuk para esquerda e para direita (ou vice-versa) e Link irá atacar com um golpe giratório com alcance de 360º.

A qualidade sonora do jogo é muito boa com sons realistas tanto na televisão quanto no Wii Remote, mas o grande pecado desta área é a falta de vozes nos personagens. As músicas são excelentes e dão o clima necessário em cada cenário do jogo.

Como Twilight Princess possui em média 50 horas de duração, será um jogo que lhe divertirá por semanas ou até mesmo mêses (que é o meu caso). O jogo possui uma história simples, mas o desenrolar do enterro é muito bom e o carisma das personagens é imenso. Juntando isso aos ótimos desafios de quebrar a cabeça além de muita ação, temos um jogo realmente impressionante e indispensável para qualquer jogador de Wii.

Espero que a Nintendo providencie logo mais jogos da série para o Wii, pois Twilight Princess ficou ótimo, mas um jogo focado mais na capacidade do Wii ao invés de um port de GameCube com certeza deverá ser muito melhor. E eu espero sinceramente ter chefes mais difíceis, pois é uma árdua tarefa chegar até eles, mas derrota-los (ao menos a maioria) não é muito desafiador.

Creio que os chefes fáceis, falta de vozes e os gráficos (que é normal por ser um port) são os únicos defeitos do jogo, que no fim das contas é uma verdadeira obra-prima. Me arrependo de não ter jogado os outros “Zeldas” se esse for o padrão de qualidade da série, mas com certeza agora não vou parar de jogar e é bem fácil utilizar a retrocompatibilidade do Wii para curtir outras aventuras de Link que foram lançadas para o Nintendo GameCube. Quem tem Wii e não jogar The Legend of Zelda: Twilight Princess está cometendo o maior pecado do mundo contra si mesmo, privar-se de um dos melhores jogos para Wii e provavelmente o melhor da série.

[kcool]

xogum
18/05/2008, 02:29
Esse jogo é monstruoso. Uma obra-prima no que tange a jogabilidade e ao level design. Uma pena que muito da mídia especializada ficou pegando no pé dos gráficos e da falta de trilha sonora orquestrada ou voice acting e esqueceu do jogo em si.

As dungeons do jogo são tão bem projetadas, tão grandes e tantas e eu fico imaginando o quanto os caras que as projetaram não quebraram a cabeça pra realizá-las.

Como os caras da Gametrailers disseram: dava pra dividir esse jogo em dois.

maverick_hunter
18/05/2008, 15:49
é um jogão sim, mas é inevitável a sensação de que foi um jogo lançado as pressas e que precisava de mais polimento antes de ser lançado. Aquele mundo enorme sem NADA pra fazer e a sensação de isolamento que se tem é muito pouco zelda. Pra mim foi um bom jogo sim, mas MUITO longe de superar o Ocarina Of Time.

dieguitobueno
29/05/2008, 17:21
as vezes tenho vontade de comprar um Wii soh pra jogar esses Zeldas q foram lançados..

pqp

leandroAugusto182
29/05/2008, 18:00
Melhor jogo que eu já joguei!
Só empata com o Ocarina of time!
E olha que já joguei muitos jogos, pois já tive, e tenho,muitos consoles.Zelda sempre foi, e É, meu preferido!(Já joguei e zerei quase todos os jogos da série, incluindo os portáteis)
Ps:Toda vez que escuto a música do hyrule field ou a Ordon's Village theme, eu sinto vontade de Rejogar esse jogão!
Se alguém aqui não tiver esse jogo, tah perdendo uma oportunidade de presenciar uma obra de arte!
Ps²:No meu Wii message board, eu vi que o jogo que eu mais joguei no Wii foi o Zelda Tp!Joguei 14hrs em um dia(Ferias)!
Em segundo tah o Smash com 6hrs...
Mas na maioria das vezes eu só jogo nos finais de semana, no máximo 2hrs por dia...
ps³:Acho que falei DEMAIS!

Epson Gomes
30/05/2008, 19:26
Concordo. Realmente um jogo fenomenal, notei logo no inicio.

VagnerMg
15/06/2008, 00:28
Meu único contra é que é fácil demais. Os personagens te falam aonde você deve ir , perdeu a exploração e consequentemente a dificuldade!

Iagoblaster
22/06/2008, 23:22
Meu único contra é que é fácil demais. Os personagens te falam aonde você deve ir , perdeu a exploração e consequentemente a dificuldade!

Concordo não,bicho,acho que ficou até melhor....é interessante instruir o jogado a saber o que fazer no jogo, se nao perde sentido. Em qualquer é RPG é assim.
Entendo que tu prefere apanhar muito pra descobrir as coisas, mas acho que não compromete também o quesito exploração não...até porque,por exemplo, a gente só é instruído basicamente sobre como achar as coisas principais.
Os heart pieces por exemplo,só se virando mesmo,fuçando aquele mundo estúpido de grande!

Iagoblaster
22/06/2008, 23:25
é um jogão sim, mas é inevitável a sensação de que foi um jogo lançado as pressas e que precisava de mais polimento antes de ser lançado. Aquele mundo enorme sem NADA pra fazer e a sensação de isolamento que se tem é muito pouco zelda. Pra mim foi um bom jogo sim, mas MUITO longe de superar o Ocarina Of Time.

Também discordando....considero esse novo Zelda um Ocarina of Time ultra bombado,só perdendo mesmo na parte musical.
Parece que pegaram o Ocarina,melhoraram tudo, e lançaram esse novo jogo.

Snake-Eyes
25/06/2008, 00:20
Eu joguei a Verção do GAMECUBE e adorei e pra mim o melhor Zelda de todos os graficos estão lindos a historia e a melhor da serie e o controle no GC e exelente , mas imajino que no wii seja ainda melhor.
A um otimo jogo pra começar com seu Wii rapaz pega se puder o Wind Waker do Gamecube tb que e outra obra prima dos games que por causa de seu estilo artistico vai demorar muito pta envelhecer graficamente, e ainda hoje bate de frente com as superproduções do PS3 ou 360.

Vinicam
26/06/2008, 03:54
Zelda nunca foi um problema pelos chefes... O normal da série é penar pra chegar neles mesmo.

Acho que os únicos difíceis mesmo eram os do A Link To The Past... E provavelmente devido as limitações gráficas da época. :p

Morro de vontade de jogar esse, até pensei em comprar original só pra por do lado do meu Wind Waker, mas não sei se vale a pena comprar o do Cube, seria mais pelo valor de te-lo guardado.

Infelizmente fui burro quando mais novo e vendi meu Ocarina e meu Link to the Past originais que tive... :(

NBT master
29/06/2008, 12:46
Esse jogo é quase perfeito!

Mas sim, foi lançado às pressas...tem muitos bugs e alguns problemas...

mas nada que o comprometa...

cheralhoo
29/06/2008, 15:29
o mundo mudou tanto nesse game
pq é tão diferente de ocarina of time se é uma continuação direta?

sei la tava mto acostumado com o mundo de ocarina e esse caiu como uma bomba uaheuaheuae~~

lugares q eu conhecia pelo nome mesmo.. nem pelo lugar
zora's damoain, kakariko village totalmente alterados :|

mas achei o jogo bem foda

toxic
29/06/2008, 23:51
Não tenho tanta certeza de que Twilight Princess seja continuação do Ocarina. Acho que não há ligações entre eles. Por isso os lugares são diferentes apesar de terem o mesmo nome. Eu achei os cenários do jogo lindos, não sei do que reclamam quanto aos gráficos (considerando que foi feito pro Game Cube). O que eu acho que falta pra série melhorar ainda mais é ter dublagens nos diálogos (nos mais importantes pelo menos) e uma história que realmente empolgue e isso é uma coisa que TP não tem, na minha opinião. Agora, desde Ocarina of Time que a jogabilidade de Zelda é algo a ser superado. E neste último título está ainda mais refinada. Você jamais precisa brigar com os controles ou com a câmera, como acontece em Shadow of the Colossus, por exemplo (alguém mais lembrou de Zelda quando jogou esse?), tudo funciona maravilhosamente bem. Os puzzles das das imensas dungeons são de rachar a cuca mesmo, como reza a tradição. Essa é uma das melhores séries dos games e tem que ser jogada por qualquer gamer que se preze.

xogum
13/07/2008, 14:41
Não tenho tanta certeza de que Twilight Princess seja continuação do Ocarina. Acho que não há ligações entre eles. Por isso os lugares são diferentes apesar de terem o mesmo nome. Eu achei os cenários do jogo lindos, não sei do que reclamam quanto aos gráficos (considerando que foi feito pro Game Cube). O que eu acho que falta pra série melhorar ainda mais é ter dublagens nos diálogos (nos mais importantes pelo menos) e uma história que realmente empolgue e isso é uma coisa que TP não tem, na minha opinião. Agora, desde Ocarina of Time que a jogabilidade de Zelda é algo a ser superado. E neste último título está ainda mais refinada. Você jamais precisa brigar com os controles ou com a câmera, como acontece em Shadow of the Colossus, por exemplo (alguém mais lembrou de Zelda quando jogou esse?), tudo funciona maravilhosamente bem. Os puzzles das das imensas dungeons são de rachar a cuca mesmo, como reza a tradição. Essa é uma das melhores séries dos games e tem que ser jogada por qualquer gamer que se preze.

Twilight é um "sucessor espiritual" de Ocarina, mas não é uma sequência direta em termos de linha do tempo. Ninguém sabe direito onde TP se encaixa na série.