PDA

Ver Versão Completa : [TUTORIAL] Rodando qualquer jogo em qualquer computador

NintendoGuy
17/06/2008, 21:23
Ae galerinha marota da OS, to fazendo um Tutorial pra transmitir algo que descobri pesquisando bastante, para rodar jogos no meu e nos computadores obsoletos de meus amigos.

Tem 2 métodos, vou enunciar ambos e ensinar como utilizar os mesmos.

O primeiro método é um programa meio conhecido chamado: 3D Analyze, ele é freeware e pode ser encontrado para download aqui (http://www.tommti-systems.de/main-Dateien/TOOLS/dontlinkthefile_3danalyzer-v236.exe)
A função do programa é bem simples, voce simplesmente pega a executavel do jogo, coloca nele e coloca o que voce quer 'simular', aqui está uma tela do programa:
http://bp3.blogger.com/_nhupnqfz6xI/R3CGlNDhc2I/AAAAAAAAAUQ/bfLvT2FgdKk/s320/3danalize.jpg (http://www.ldso.net/tronfaq/images/3danalyze.png)

Por exemplo, se o jogo que voce quer jogar necessita de PixelShader, ou então 'caps' ou qualquer outra coisa assim que a sua placa não possui, ele simplesmente "fala" pro jogo que na verdade o seu PC tem e assim acaba rodando, porém a grande maioria dos jogos ficam com cores zuadas, tela preta, não saem do menu entre outros por esse programa, afinal a sua placa não suporta o game referido :P

Agora o verdadeiro e 'poderoso' programa é o que enunciarei abaixo, o chamado: SwiftShader
Esse programa não só simula que voce tem todos os efeitos do DirectX à ser emulado (suportados por ele: 8 e 9, nomeados como d3d8.dll e d3d9.dll), como também emula efeitos (e não só diz ao jogo 'oi, eu tenho PixelShader'), ele realmente emula um PixelShader.
Tornando assim quase todos os jogos compativeis à todos PCs (claro, com limitações gráficas e de MemóriaRAM também.

Esse programa, por mais que eu procurei em diversas fontes, eu só encontrei o demo, portanto não peçam MP com o programa completo (mas se encontrarem um completo, podem me enviar MP :))

O demo está avaliavel nesse link (http://www.transgaming.com/products/swiftshader/signup/). (basta digitar seu nome, email e etc.. que voce receberá um Email com o link para download)
O método de utilização é bem simples, haverão 2 DLLs contidas no download, uma é para emular o DX8 a outra o DX9, cole uma das duas na pasta onde está o executavel do jogo e rode-o.
A versão demo possui todas as funcionalidades, mas adiciona um desagradavel 'logo' ao seu jogo, como na imagem (esse imagem é do Spore Creature Creator rodando num PC com 512 de RAM e placa onboard de 64MB)
http://img408.imageshack.us/img408/862/showmeds0.png

NintendoGuy
17/06/2008, 22:26
Pô, a galera da OS só tem PCs top de linha :p

Eriert
17/06/2008, 22:29
Se tu quiser eu posso instalar minha MX4000 aqui pra testar e postar umas fotos :B

sirguigui
17/06/2008, 22:31
Alguém joga crysis numa geforce 2 ai e posta as fotos pra eu acreditar.

lorenço
17/06/2008, 22:38
eu usava esse programa quando tinha uma voodoo 4...

esse programa é pra placas bem antigas mesmo, se tem uma geforce 5200 pra cima ou uma ati da série 9 pra cima ja nem precisa desse programa, até as onboard de hj ja nem precisam.

se ele tivese algo pra shader 3 talvez ainda ajudasse hj em dia, mas como não tem é bom pra placa antigona só

NintendoGuy
17/06/2008, 22:41
eu usava esse programa quando tinha uma voodoo 4...

esse programa é pra placas bem antigas mesmo, se tem uma geforce 5200 pra cima ou uma ati da série 9 pra cima ja nem precisa desse programa, até as onboard de hj ja nem precisam.

se ele tivese algo pra shader 3 talvez ainda ajudasse hj em dia, mas como não tem é bom pra placa antigona só
Mas o grande destaque é o programa de baixo, das DLLs, que emula todos os efeitos DirectX que a sua placa não tem!

Vou tentar rodar Cysis na minha Mx4000 e na minha OnBoard aqui :p

ÔmΣga Frøst
17/06/2008, 22:47
NintendoGuy sempre com posts de qualidade :kongpositivo:

Vou testar crysis na minha GeForce 5200 e amanha eu posto as fotos....
é serio... eu vou mesmo...

Cloudst69
17/06/2008, 22:51
Nguy, acho que achei uma versão full do swiftshader, vou testar aqui no pc lata velha de casa...
Se funcionar mando MP.

os_metroid
17/06/2008, 22:53
o SPORE que tu postou.. ficou a quantos fps?

Vaynard
17/06/2008, 22:54
Belo tutorial Nguy, eu usei isso muito cheguei a rodar Devil May Cry 3 numa mx4000.
Foi o único milagre grande que fiz com esse programa.

NintendoGuy
17/06/2008, 23:00
Nguy, acho que achei uma versão full do swiftshader, vou testar aqui no pc lata velha de casa...
Se funcionar mando MP.
Beleza, se não aparecer a 'tarja' com o nome do programa no jogo, pode me enviar a MP :)

o SPORE que tu postou.. ficou a quantos fps?
Cara, não sei como vê, mas tá rodando fluentemente :p

Eriert
17/06/2008, 23:03
Belo tutorial Nguy, eu usei isso muito cheguei a rodar Devil May Cry 3 numa mx4000.
Foi o único milagre grande que fiz com esse programa.

e ficou bom? o_O

Bowser
17/06/2008, 23:05
mas se esses efeitos já são pesados com a aceleração do hardware, imagina com emulação :lol

mas vale apena só pra matar a curiosidade de ver o jogo ao vivo.... mesmo q seja em slides :p

Vaynard
17/06/2008, 23:06
e ficou bom? o_O

Não, tive que tirar os efeitos de Lightning e outros mas ficou jogavel.

sirguigui
17/06/2008, 23:08
Rápido ae, mate minha curiosidade

Babylon
17/06/2008, 23:12
[kfumando]Belo topico e programa... aceito MP da versão FULL!!!

Tb tinham postado, e eu ate queria para testar mais num sei onde, um programa que abaixava ainda mais a qualidade que o jogo rodava, ele fazia algo como um "very low", ou seja abaixava ainda mais as configurações minimas do jogo para tentar deixa-lo rodavel no seu PC, a galera na epoca do topico ate citou exemplo do Prince of Persia...

NintendoGuy
17/06/2008, 23:12
Rápido ae, mate minha curiosidade
Já tou baixando Crysis aqui :p

[kfumando] Belo topico e programa...
Tb tinham postado, e eu ate queria para testar mais num sei onde, um programa que abaixava ainda mais a qualidade que o jogo rodava, ele fazia algo como um "very low", ou seja abaixava ainda mais as configurações minimas do jogo para tentar deixa-lo rodavel no seu PC, a galera na epoca do topico ate citou exemplo do Prince of Persia...
Pelo que eu me lembre, que já foi postado é esse 3D Analize mesmo, se tiver outro também tenho interesse :p

espectral
17/06/2008, 23:18
Tipo, não sei se tem a ver, maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas:
segundo o site "CAN YOU RUN IT?" (algo assim), minha placa (Geforce 6600 256mb) não conseguia rodar o battlefield 2142.
Com esse programa, posso rodá-lo?

Eriert
17/06/2008, 23:20
segundo o site "CAN YOU RUN IT?" (algo assim), minha placa (Geforce 6600 256mb) não conseguia rodar o battlefield 2142.

6600 roda battlefield 2142 sem gambiarra nenhuma :lol

Vaynard
17/06/2008, 23:21

Tá maluco?
O 6600 mal roda o 2 ...

NintendoGuy
17/06/2008, 23:24
Sim, conseguiria :p

espectral
17/06/2008, 23:25
É que eu lembro que nos requerimentos do jogo, aparecia algo assim: required video card: Above FX5200 (except 6600)
algo assim, saca?

Babylon
17/06/2008, 23:26
Tá maluco?
O 6600 mal roda o 2 ...

Batlefield 2142 é uma merda, nem perca seu tempo rodando isto, a não ser que vc tente joga-lo Online...

No mais NintendoGuy, pode ser que seje este mesmo, mais é que neste programa, se vc tivesse um jogo que msm no Low não roda-se, ele passava a tentar roda-lo (com este programa) mais com os graficos e filtros um pouco pior, teve na epoca ate gente zuando falando que assim que estes jogos iriam rodar como jogos de Nintendo 64 tamanha as reduções para rodar que o programa fazia...

NintendoGuy
17/06/2008, 23:28
Batlefield 2142 é uma merda, nem perca seu tempo rodando isto, a não ser que vc tente joga-lo Online...

No mais NintendoGuy, pode ser que seje este mesmo, mais é que neste programa, se vc tivesse um jogo que msm no Low não roda-se, ele passava a tentar roda-lo (com este programa) mais com os graficos e filtros um pouco pior, teve na epoca ate gente zuando falando que assim que estes jogos iriam rodar como jogos de Nintendo 64 tamanha as reduções para rodar que o programa fazia...
Se não for esse, estou curioso pra saber qual programa que é, e dependendo adiciono ao tópico :p

O objetivo desses programas é justamente dimuir os efeitos gráficos para que eles rodem em placas mais antigas.

Eu lembro que quando foi postado o 3D Analize, disseram que dava pra rodar Crysis numa Onboard com graficos de Atari :-D

Mas esse DLL do DirecX é milhões de vezes melhor que o 3D Analyze :p

Cloudst69
17/06/2008, 23:33
Saco, agora meu pai ta usando o pc lata velha, daqui a pouco eu testo.

Se esse prog rodar o War3 naquele pc com vga onboard vou gostar muito da sua dica Nguy.

Amigo Bolha
17/06/2008, 23:36
Ae NGUY, põe no titulo do topico ae [Não faz milagre news]
esses programas "permitem" com que o computador rode os jogos, mas isso não significa que irá rodar o jogo com uma performance rodavel.

Esse jogo do spore até que vai por que ele não precisa de ação nem nada, agora pra jogos que precisam de performance esses programas ai não fazem milagres

biguins
17/06/2008, 23:38
esse eu nao conhecia, vou fazer alguma experiencia com o minha mx4000 aki e depois e posto, quero saber do crysis hehe

Enzo
18/06/2008, 00:21
Nem precisa ser qualquer jogo.
C eu conseguisse fazer o Flight Simulator 2004 ganhar uns fps's a mais, ja ficaria feliz.

ÔmΣga Frøst
18/06/2008, 06:52
Bom, não deu pra rodar crysis aqui, quando eu abro o bixo ele detecta meu DX10 e nem olha pro DLL do programa, eu poderia tentar alterar a configuração mas meu PC trava...:-(

Tem como mudar a config sem entrar no jogo?

ianhz
18/06/2008, 09:25
Alguém joga crysis numa geforce 2 ai e posta as fotos pra eu acreditar.

2!

maior mentira isso dai, no MAXIMO ele adapta os dll de versoes antigas do DX e ai vc acaba exigindo mais da ram/cpu

Jenks
18/06/2008, 11:12
Não é bem como o título sugere.

O que esse programa faz é a emulação de Pixel Shader e Vertex Shader, enganando jogos que exigem esse suporte e permitindo que o mesmo rode em placas que não suportem este recurso. EX: Série Geforce MX, TNT2 e etc...

Mas nem sempre funciona como deveria e muitas vezes surgem anomalias gráficas nos jogos.

Além de botar o trabalho pesado na CPU, o que invariávelmente vai trazer queda de desempenho nas mais fracas.

Resumindo, quebra o galho em alguns jogos mas está longe de fazer qualquer jogo rodar em qualquer computador.

KillUiu
18/06/2008, 12:07
Vou testar. Meu notebook eh bom, mas tenho uma maldita 3100 da nvidia, que nao roda o Team Fortress 2...

Numa dessas...hehe

Cloudst69
18/06/2008, 12:45
Po, não sei oq acontece com o outro PC aqui, mas ele não instala o Directx. Tá com XP SP3, eu mando instalar o DX9, ele dá como se tivesse instalado já. Só que não tá. Nem uma versão mais antiga do DX ele instala.
Aí nem deixa abrir o jogo, pois fala que falta um arquivo do dx. Se alguem quiser conferir se esta é a versão full, me da um toque que eu mando MP com o arquivo.

Descobri que tem uma versao nova do DX que eu nao tinha baixado... End Run Time nao sei das quanta. Jajá digo se achei versão full ou não desse Swiftshader.

KillUiu
18/06/2008, 15:19
Como q usa esse SwiftShader?
Eu baixei, descompactei e....e ??
O que eu faço!hehe

NintendoGuy
18/06/2008, 16:28
Como q usa esse SwiftShader?
Eu baixei, descompactei e....e ??
O que eu faço!hehe
Pega as 2 DLLs que vem e coloca na pasta do jogo referido

KillUiu
18/06/2008, 16:43
Mas tem q substituir pelas dlls antigas?

Pq quero testar para o team fortress 2...

[BF2]PuNiShEr
18/06/2008, 16:43
Bom, acho que o titulo tah meio FAKE, mais a idéia e boa. esse programa ai eu jah conhecia. mais é impossivel games como, Gears Of War CRYSIS etc, rodar nas FX5200 da vida.

RenatoHenrique
18/06/2008, 22:45
Alguem ae ensina como instala esse programinha no Team Fortress 2 original (steam)?

Eu gostaria de saber se tem como rodar jogos que pedem minimo GeForce 6600 numa GeForce6200 (eu já consegui rodar jogos como NWN2, Starship Troopers, só com alguns bugs minimos de texturas sem o programa)

akimisian
24/09/2009, 20:30
eu naum to conseguindo receber o email eu coloco tudo só que tem um la que se chama company e eu naum entendi alguem por favor me ajuda?