PDA

Ver Versão Completa : monitores CRT ainda sao fabricados?

Jaspion666
09/07/2008, 23:18
To procurando um monitor CRT bom pra comprar a tempos.
Um amigo meu tem um Sansung 1100 mb(suporta resoluçoes altissimas, se nao me engano ate 2560 x 1920) e fico babando na imagem do monitor, muito bonita.
Meu MONITOR LCD LG 19 WIDE W1952T nao passa nem perto.

The Trooper
09/07/2008, 23:21
Eu usei monitores CRT por quase dez anos, mas semana passada comprei um LCD 17 polegadas widescreen. Eu nunca mais na minha vida volto a usar CRT, hehehe.

Quer dizer, só no trampo, pois não tenho escolha e tem que ser de CRT mesmo, hehe.

crazyrk
09/07/2008, 23:31
CRT mata LCD se você precisa de: Pixel Pitch, Refresh Rate alto, Cores próximas a da impressão

Shinobi4CS
09/07/2008, 23:34
Ah cara, eu desde que comprei um monitor LCD (em 2004) peguei nojo ( [kgay] ) de CRT.

Não sei, o pc pode ser o mais fudido de todos, se tiver monitor CRT, dá a impressão de ele ser um Celeron com 256mb de RAM :lol

Fatofi
09/07/2008, 23:36
Eu tinha um ]LCD de 15'' agora tenho um de 19'', semana passada joguei meia hora de battlefield no monitor bolota do meu amigo e fiquei com dor de cabeça pelo resto do dia :lol

Maladino
09/07/2008, 23:46
Tenho um monitor CRT de 17 aqui... Tá um lixo total...

Tá velho, embaçado, cores mais escuras do que deveriam ser... Fazer produção, pré-impressão e etc nele é um lixo... Mas isso pq ele tá um lixo, volte e meia aparece um moiré desgraçado aqui... :-D

Acho que nem devem mais produzir... Mas lembro de alguém ter comentado sobre monitores de tubo da LG... Talvez ainda produzam, não sei...

StrikerX3
09/07/2008, 23:49
Eu tinha um ]LCD de 15'' agora tenho um de 19'', semana passada joguei meia hora de battlefield no monitor bolota do meu amigo e fiquei com dor de cabeça pelo resto do dia :lol

Ainda existe monitor bolota?! Jesus Cristo! :kong_zonzo:

Eu ainda uso CRT por falta de recur$0$. :( Mas já estou planejando. Penso em comprar uma TV LCD, já que meu quarto ainda não tem uma. Dei uma explorada e encontrei uma TV de 22" da LG (22LG30R), que me parece muito boa e tem um preço decente.

Depois de jogar Crysis com gráficos no máximo e num PC bala com LCD de 22" e vários jogos do Xbox360 numa tela de 32" LCD, é muito difícil voltar a usar o "pequeno" monitor CRT de 19"...

CRT tem outra vantagem sobre o LCD: você não é obrigado a usar a resolução nativa (para obter qualidade máxima), porque o CRT não tem isso.

Davidorff
09/07/2008, 23:49
Sei lá, eu acho um bom monitor CRT ganha de qualquer LCD no que diz respeito a fidelidade das cores reproduzidas, o LCD ganha mesmo é na taxa de atualização e na resolução.

Kyocéra
09/07/2008, 23:52
Tenho um CRT 17 e um LCD 17... pra mim o LCD owna o CRT...

Zagaia
10/07/2008, 01:09
CRT mata LCD se você precisa de: Pixel Pitch, Refresh Rate alto, Cores próximas a da impressão

Hoje em dia ja nem tanto, realmente no inicio era assim, mas essa diferença foi sumindo com o tempo, hoje em dia praticamente nem existem.

A unica parte ruim dos LCDs é que a imagem só fica boa na resolução nativa.

Kyocéra
10/07/2008, 01:27
Hoje em dia ja nem tanto, realmente no inicio era assim, mas essa diferença foi sumindo com o tempo, hoje em dia praticamente nem existem.

Eu nunca soube o que era esses barato de "nativa e talz" , alguem está com paciêcia para me explicar ?

:D

Zagaia
10/07/2008, 02:40
Eu nunca soube o que era esses barato de "nativa e talz" , alguem está com paciêcia para me explicar ?

É a "resolução padrão" dos monitores LCD.
Nos 17 e 19 4:3 é de 1280x1024.
Nos 17 e 19 16:10 é 1440x900
21 4:3 é 1600x1200
22 16:10 é 1680x1050 (não estou certo disso)
24 16:10 é de 1920x1200

Se vc tirar dessa resolução a imagem fica distorcida. Nos CRT isso não acontece.

Maiscredoo
10/07/2008, 14:07
Unica vantagem do crt é o refresh rate mais rapido....q realmetne faz diferença, o pc parece ter mais ram até....ahsoah....e a possiblidade de botar qualquer resoluçao sem ter problemas tbm é legal....

mas, crt, acho q ja era....

Raccoonus
10/07/2008, 14:15

Telas de LCD são como uma malha fixa, uma matriz. Imagina uma resolução de 100x100 nativa da LCD, é como se fossem 100x100 lâmpadas fixas. Para conseguir resolução menor do que 100x100 é fazendo um jogo com essas lâmpadas simulando a resolução já que não saem de suas posições fixas. Por isso que fora da nativa ficam "feias".

BigJ
10/07/2008, 17:10
Para trabalhos profissionais envolvendo imagem, os monitores CRT ainda são melhores, devido aos fatores que o pessoal já citou.

Computador Publico
10/07/2008, 17:16
CRT's ainda são melhores na fidelidade de cores, mas isso tende a sumir.]

Você praticamente não encontra mais CRT, agora só é LCD.. é incrivel heheh desapareceu completamente.

Eu estou esperando o meu de 22" cair de preço pra pegar um hehe.. qndo chegar nos 700-800 eu to pegando

Matt
10/07/2008, 17:39
A ViewSonic ainda fabrica CRTs tem até 21"

http://www.viewsonic.com/products/desktopdisplays/crtmonitors/graphicseries/g225fb/

Luigi666
10/07/2008, 18:04
CRT é pior pras vistas né? Ou é o contrário?

Eu tenho miopia por parte de pai, então é inevitável que eu use óculos daqui um tempo, mas ser nerd e ficar muito no PC vai ferrando a visão de qualquer um [kong]

Computador Publico
10/07/2008, 18:13
CRT é pior pras vistas né? Ou é o contrário?

Eu tenho miopia por parte de pai, então é inevitável que eu use óculos daqui um tempo, mas ser nerd e ficar muito no PC vai ferrando a visão de qualquer um [kong]

Exatamente, CRT ferra com as vistas e LCD não

lorenço
10/07/2008, 18:22
CRT hj em dia é mais pro usuário que deseja trabalhar com fotos e vídeos profissionalmente e não tem grana pra investir muito num monitor, pq os lcds pra edição de imagem são mais caros.

agora pro user caseiro não tem muito o porque de pega um CRT hj em dia, os lcds populares estão dando a conta do recado, sem contar que cansa menos a vista e é visualmente muito mais agradável e ocupa menos espaço f[isico

Computador Publico
10/07/2008, 18:38
CRT hj em dia é mais pro usuário que deseja trabalhar com fotos e vídeos profissionalmente e não tem grana pra investir muito num monitor, pq os lcds pra edição de imagem são mais caros.

agora pro user caseiro não tem muito o porque de pega um CRT hj em dia, os lcds populares estão dando a conta do recado, sem contar que cansa menos a vista e é visualmente muito mais agradável e ocupa menos espaço f[isico

Monitores LCD de edição de imagens? Vc saberia citar um lorenço? ^^ fiquei curioso heheh para ver a bagatela do preço

X.Phoenix Eagle

lorenço
10/07/2008, 18:46
Monitores LCD de edição de imagens? Vc saberia citar um lorenço? ^^ fiquei curioso heheh para ver a bagatela do preço

X.Phoenix Eagle

falam muito dos monitores duma tal de EIZO, só que é bem raro no brasil, e tem uns monitores da dell tb, atraves de calibragem da pra trabalhar com fotos de boa, porém custam bem mais caro que os lcds de supermercado

Computador Publico
10/07/2008, 18:52
falam muito dos monitores duma tal de EIZO, só que é bem raro no brasil, e tem uns monitores da dell tb, atraves de calibragem da pra trabalhar com fotos de boa, porém custam bem mais caro que os lcds de supermercado

Dei uma pesquisada rapida e NOSSA.. absurda a diferença de preço.. 652.99 de 22" enquanto que um "normal" sai por 250-300 um bom

Lamerda
10/07/2008, 19:02
por incrivel que pareça, eu até acho bacana os LCDs, quero pegar um logo, de preferencia um de22 com sintonizador de TV, como os da LG.

mas eu tenho um apego pelo meu CRT, por mais grandão que ele possa ser, com uma tela que risca facil e tal, mais acho as cores dele incrivel, já os LCDs nas lojas, eu achei meio apagados, pode ser pq duvido que eles saibam calibrar um monitor, mais fazer o que.

quem sabe ano que vem, pq anos que vem é véspera de copa do mundo, ai os preços começam a desabar. ai provavelmente vou pegar o meu

Computador Publico
10/07/2008, 19:09
quem sabe ano que vem, pq anos que vem é véspera de copa do mundo, ai os preços começam a desabar. ai provavelmente vou pegar o meu

alem disso.. o mercado todo de LCD está despencando o preço.. é só olhar qto custava ano passado e ver agora.. a queda é absurda para algumas tvs..

Olha abaixo a queda de preço da TV Scarlet 42"

http://img.nextag.com/image/LG-42LG60-42-LCD/6/000/006/111/207/611120736.gif

E isso foi em mês huahuahu

Zagaia
11/07/2008, 02:36
Ese tópico ta perfeito. deveria ser fixado como tópico guia.

Um unico problema dos LCDs é que são muito frageis.
No CRT eu matava o inseto que pousava sobre a tela, depois passava baba pra tirar a gosma que ele solta e pra finalizar passava a camiseta pra tirar a baba, tudo perfeito.
Agora tenta fazer isso num LCD...

Raddy
11/07/2008, 02:39
Ese tópico ta perfeito. deveria ser fixado como tópico guia.

Um unico problema dos LCDs é que são muito frageis.
No CRT eu matava o inseto que pousava sobre a tela, depois passava baba pra tirar a gosma que ele solta e pra finalizar passava a camiseta pra tirar a baba, tudo perfeito.
Agora tenta fazer isso num LCD...

Pra falar a verdade, meu tênis já voou no meu LCD uma vez. :lol :lol

Só deu uma manchada, nada demais, graças a deus. :D

gezuz
11/07/2008, 03:10
22 16:10 é 1680x1050 (não estou certo disso)

está certo, e mais:

puta resolução ruim do caralho....

não consigo jogar nada com essa resolução nativa: sem suporte de jogos antigos e sem vga pra jogos recentes :-(

fica vomitável em resoluções mais baixas...

alias, em 16:10 não existe resolução mais baixa que essa, pelo visto :lol

Goa321
11/07/2008, 03:26
monitor CRT aguenta rodar jogos (ps3 ou x360) em 720p ou 1080p, por VGA?

Zagaia
11/07/2008, 03:27
está certo, e mais:

puta resolução ruim do caralho....

não consigo jogar nada com essa resolução nativa: sem suporte de jogos antigos e sem vga pra jogos recentes :-(

fica vomitável em resoluções mais baixas...

alias, em 16:10 não existe resolução mais baixa que essa, pelo visto :lol

Num força tb né. Vai, quis comprar um monitor grande e agora num tem VGA pra jogar na nativa:-D:-D.

Essa do suporte a jogos antigos é foda mesmo, vou continuar com meu 19 4:3 por um bom tempo.

Zagaia
11/07/2008, 03:32
monitor CRT aguenta rodar jogos (ps3 ou x360) em 720p ou 1080p, por VGA?

Deve ter CRT que chega nessas resoluções, até ultrapassam, mas eu nunca vi monitor CRT 16:9 nem 16:10, mas sei que existem.

Goa321
11/07/2008, 03:36
Deve ter CRT que chega nessas resoluções, até ultrapassam, mas eu nunca vi monitor CRT 16:9 nem 16:10, mas sei que existem.

não entendo muito sobre isso...16:9 etc..

meu monitor crt via VGA no x360 aparece essas resoluções: 1920x1080 e 1360X768...faz no mínimo 720p né? e qual seria a melhor configuração..?

obrigado pela atenção..

Zagaia
11/07/2008, 03:44
não entendo muito sobre isso...16:9 etc..

meu monitor crt via VGA no x360 aparece essas resoluções: 1920x1080 e 1360X768...faz no mínimo 720p né? e qual seria a melhor configuração..?

obrigado pela atenção..

Qual o tamanho do teu monitor? 16:9 é conhecido como wide, são aqueles monitores mais largos.
Agora, eu não manjo de 360 pra te responder isso.

Goa321
11/07/2008, 03:48
Qual o tamanho do teu monitor? 16:9 é conhecido como wide, são aqueles monitores mais largos.
Agora, eu não manjo de 360 pra te responder isso.

meu monitor é de 17", num é wide não

Zagaia
11/07/2008, 03:53
meu monitor é de 17", num é wide não

um monitor desse faz 1280 por 1024, logo, vc deve colcar em 720p e ficara com barras pretas.

Acho que é isso, como disse, não manjo de 360.

Goa321
11/07/2008, 03:58
um monitor desse faz 1280 por 1024, logo, vc deve colcar em 720p e ficara com barras pretas.

Acho que é isso, como disse, não manjo de 360.

entendi, obrigado mesmo! :kongpositivo:

rpacciulli
11/07/2008, 23:48
Dúvida altamente noob. CRT é o grossão, de tela curva ou tela plana?

Jaspion666
12/07/2008, 00:30
Existe Crt tanto de tela plana como de tela "bola"
Crt eh uma sigla q significa Catodic Rain Tube no ingles ou Tubo de Raios catodicos em portugues.

[BF2]PuNiShEr
12/07/2008, 18:56
Tenho aqui um Velho guerreiro LG 17º FLATRON E701S. Nunca me deu problema, gosto até dele, mais depois de jogar e um LCD 19º é até covardia compara!

The Watcher
12/07/2008, 19:50
Tenho um Flatron ez T910B e meu irmão tem um LG 19' LCD Wide.

Vou comparar os dois:

Flatron ez T910B:

Prós:

>imagens vivas em qualquer resolução
>refresh rate ótimo - agora estou usando em 1280x1024 32 bits e 85hz RR
>suporta até 2048x1536 pixels
>comprei usado e até agora nunca deu nenhum problema
>resistente e robusto

Contras:

>especial deste modelo, a tela interna não é 100% plana (pra baratear [kzangado]) então existe uma leve ondulação nas bordas da imagem
>é um baita trambolho

LG 19' W1942S:

Prós:

>ocupa pouco espaço
>leve
>bonito
>Wide é legal

Contras:

>resolução máxima baixa
>refresh rate decepciona
>tempo de resposta consideravelmente maior do que o CRT (em FPS faz diferença).

Analisando isso, eu ainda prefiro CRT. Eu gostaria de encontrar um CRT de 19' ou até 21' no mercado por um preço bom para substituir este aqui, principalmente por causa da ondulação da tela interna.

Um LCD que compense pra quem joga FPS e percebe tênues diferenças ainda é caro = tempo de resposta 2 ms ou menor e resolução alta = 1280 x 1024 nativa.

Abraços

PS: aqui um monitor maravilhoso (queria ter comprado esse):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76570198-monitor-samsung-crt-19-tela-plana-_JM

Exatamente, CRT ferra com as vistas e LCD não

Não é bem assim. Os CRTs de tela 100% plana não causam cansaço visual e emitem bem menos radiação do que os CRTs antigos. Pra se ter noção, um 19' tela plana emite menos radiação do que um 15' daqueles "bola".

Thomas turbando jr
12/07/2008, 20:35
refresh rate em monitor LCD não é importante... ao contrário do CRT onde o pixel apaga depois de um tempo, no LCD ele continua aceso por tempo indeterminado

Não é bem assim. Os CRTs de tela 100% plana não causam cansaço visual e emitem bem menos radiação do que os CRTs antigos. Pra se ter noção, um 19' tela plana emite menos radiação do que um 15' daqueles "bola".
Qualquer monitor de tubo emite radiação, já o qto emite vai depender até da marca

Flashgunner
12/07/2008, 20:38
Tipos de painéis de LCD:

S-IPS (In Plane Switching) - o melhor e mais caro, muitos poucos são produzidos.
VA (Vertical Alignment) - cores e contraste melhores que o TN, mas tempo de resposta maior.
TN (Twisted Nematic) - o mais usado e mais barato

Mas o futuro são os monitores de oled.

The Watcher
13/07/2008, 13:54
refresh rate em monitor LCD não é importante... ao contrário do CRT onde o pixel apaga depois de um tempo, no LCD ele continua aceso por tempo indeterminado

Qualquer monitor de tubo emite radiação, já o qto emite vai depender até da marca

Obrigado pela informação do refresh rate, não sabia dessa. ;D

A respeito do nível de radiação, existem regras que limitam o quanto um monitor pode emitir de radiação. Apesar de ainda emitirem, tal nível é muito menor do que há 5 anos atrás, por exemplo.

Por falar nisso, os monitores de LCD não emitem nada de radiação?

Abraços

Thomas turbando jr
13/07/2008, 14:12
com certeza diminuiu

não emite pq os pixels são acesos de maneira eletrônica. A radiação dos CRTs vem do tubo que fica disparando os elétrons, eles apesar de atingirem a tela acabam passando uns 15 cm depois dela

Zagaia
13/07/2008, 14:58
The Watcher, seu monitor CRT é de 17pol?

Eu tenho um LG L1918S, não tive esse problema: "tempo de resposta consideravelmente maior do que o CRT (em FPS faz diferença)."

The Watcher
14/07/2008, 00:52
The Watcher, seu monitor CRT é de 17pol?

Eu tenho um LG L1918S, não tive esse problema: "tempo de resposta consideravelmente maior do que o CRT (em FPS faz diferença)."

meu CRT é 19. Como eu disse, a diferença pode não ser visivel, mas existe ;D

Um CRT normal tem algo em torno de 2ms de tempo de resposta, o que apenas um LCD top consegue acompanhar.

Zagaia
14/07/2008, 01:22
meu CRT é 19. Como eu disse, a diferença pode não ser visivel, mas existe ;D

Um CRT normal tem algo em torno de 2ms de tempo de resposta, o que apenas um LCD top consegue acompanhar.

O meu tem 5ms e num tem ghost nenhum, acho que de 8 pra baixo ja não tem problema.

Não tem o que ver, hoje em dia LCD ja é mais CxB que CRT.
Quando os LCD foram lançados, e por um bom tempo, não eram. Mas a diferença foi sumindo com o tempo e hoje o LCD passou*.

*Estou usando como parametro nós, usuarios padrão.

Sadako Man
14/07/2008, 11:01

Ao contrário meu amigo, esse problemas das cores dos LCD sempre irá existir.

O problema é que os paineis dos LCDS são 6-bit. isso dá menos que 256 cores. Como eles mostram todas as cores então? Através de color dithering. Um tecnica que usa pixels adjacentes para dar ilusão de mais cores. Esses painéis de 6-bit são os chamados TN, que são 100% os LCDs vendidos aqui no Brasil. Existem paineis de 8-bit, mas são raros e muito mais caros. não era de se estranhar o preço baixo dos LCDS atualmente..

Além do problema das cores, tem também o pobre angulo de visão, o efeito ghost, e pra mim o pior de todos, o color shifting. quando uma cor é mais clara ou escura no topo do que na parte inferior da tela ou vice- versa.[kbravo]

Como sou muito exigente (chato mesmo) Com monitores, fiquei extremamente decepcionado com o LCD de 22 que comprei. Ainda estou em busca de um LCD que seja no mínimo, aceitável em cores e angulos de visão.
Se existisse um CRT de 22" widescreen e formato slim, não teria dúvidas nenhuma.:p

Ou vou esperar os OLED mesmo.

Kenshimx
14/07/2008, 12:24
Poxa, to com um Lg W1952TQ, acho ele muito foda, 2ms, contraste 10000:1..

"Todo" LCD dah uma diferença de cores mesmo dependendo do angulo e visão. esse meu novo dah muito poco e vc soh percebe se ficar procurando...

Monitor FODA mesmo são os do MAC, neles n tem nenhum dos problemas encontrados em monitores LCD comuns(são monitores pros).. mas eh carroooo, 2400,00 um acho q de 20" que eu olhei uns 3 meses atrás..

Flashgunner
14/07/2008, 12:33
Poxa, to com um Lg W1952TQ, acho ele muito foda, 2ms, contraste 10000:1..

"Todo" LCD dah uma diferença de cores mesmo dependendo do angulo e visão. esse meu novo dah muito poco e vc soh percebe se ficar procurando...

Monitor FODA mesmo são os do MAC, neles n tem nenhum dos problemas encontrados em monitores LCD comuns(são monitores pros).. mas eh carroooo, 2400,00 um acho q de 20" que eu olhei uns 3 meses atrás..

Quando vendem anunciando 2ms, na verdade é somente para tons de cinza.

Computador Publico
14/07/2008, 17:01
Ao contrário meu amigo, esse problemas das cores dos LCD sempre irá existir.

O problema é que os paineis dos LCDS são 6-bit. isso dá menos que 256 cores. Como eles mostram todas as cores então? Através de color dithering. Um tecnica que usa pixels adjacentes para dar ilusão de mais cores. Esses painéis de 6-bit são os chamados TN, que são 100% os LCDs vendidos aqui no Brasil. Existem paineis de 8-bit, mas são raros e muito mais caros. não era de se estranhar o preço baixo dos LCDS atualmente..

Além do problema das cores, tem também o pobre angulo de visão, o efeito ghost, e pra mim o pior de todos, o color shifting. quando uma cor é mais clara ou escura no topo do que na parte inferior da tela ou vice- versa.[kbravo]

Como sou muito exigente (chato mesmo) Com monitores, fiquei extremamente decepcionado com o LCD de 22 que comprei. Ainda estou em busca de um LCD que seja no mínimo, aceitável em cores e angulos de visão.
Se existisse um CRT de 22" widescreen e formato slim, não teria dúvidas nenhuma.:p

Ou vou esperar os OLED mesmo.

O 2232BW da Samsung não seria 8Bits Sadako?

How to Tell if an LCD is 8-Bit or 6-Bit ?

This is the biggest problem for individuals who are looking at purchasing an LCD monitor. Most manufacturers do not list the color depth of their display. Even fewer will list the actual per-color depth. If the manufacturer lists the color as 16.7 million colors, it should be assumed that the display is 8-bit per-color. If the colors are listed as being 16.2 million or 16 million, consumers should assume that it uses a 6-bit per-color depth. If no color depths is listed, it should be assumed that monitors of 12ms or faster will be 6-bit and the 20ms and slower panels are 8-bit.

Fonte: http://compreviews.about.com/od/multimedia/a/LCDColor.htm

Monitor 2232BW

Cores disponíveis 16,7 milhões

Fonte:http://www.samsung.com/br/consumer/detail/spec.do?group=itproducts&type=monitors&subtype=lcdwidescreen&model_cd=LS22PEBSFVLXAZ&fullspec=F

X.Phoenix Eagle

Sadako Man
14/07/2008, 17:53
O 2232BW da Samsung não seria 8Bits Sadako?

Monitor 2232BW

Cores disponíveis 16,7 milhões

Fonte:http://www.samsung.com/br/consumer/detail/spec.do?group=itproducts&type=monitors&subtype=lcdwidescreen&model_cd=LS22PEBSFVLXAZ&fullspec=F

X.Phoenix Eagle

provavelmente é 16,7 M por causa do color dithering. Nesse mesmo site diz que se um painel tem tempo de resposta baixo, (tipo 2ms) provavelmente é 6-bit, pois reduzem o n° de bits para cada cor. Os únicos painéis LCD True 8-bit são os S-IPS, que eu saiba. Que aqui no brasil nem a Dell fabrica mais, pra baratear os custos da produção....[kbravo]

Esses monitores que supostamente exibem 16.7M de cores são chamados de TN 6+2-Bit. Me perdoe se eu estiver enganado, mas desconheço monitores LCD com painel TN de True 8-bit aqui no Brasil.

nessa pagína desse fórum tem uma discussão boa sobre o 2232bw ser ou não ser 8-bit:
http://forum.clubedohardware.com.br/novo-samsung-22/463732?p=2564856

Tem os intermediários entre painel TN e S-IPS, os S-PVA ,como esse:

http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&CatId=11111&ProdId=1734426&ST=BV11111&OperId=0&CellType=2#javascript;

Mas veja o preço da criança para um monitor de 19" . E tem a desvantagem de ter o pior tempo de resposta entre as três tecnologias.

Em uma comparação simples, ficaria assim:

Qualidade de cores:

S-IPS >>S-PVA>>>>TN

Angulo de visão

S-IPS>>S-PVA>>>>>>>>>TN

Tempo de resposta

TN>S-IPS>>>S-PVA

Aqui explica bem:

http://www.pchardwarehelp.com/guides/lcd-panel-types.php

Eu acho que depende um pouco de cada um em perceber as características de cada um. Por exemplo, para a maiorias das pessoas usuárias não Hardcore de PC, essas diferenças nem existem. E se vc fala que CRT tem melhor qualidade de imagem que um LCD só fatam rir da sua cara...leigos, coitados.
No meu caso, o angulo de visão nao faz tanta diferença. Prefiro cores perfeitas à tempo de resposta ou maiores angulos de visão.
Depende muito pra que finalidade vc vai usar o monitor também. Para jogos,quanto menor o tempo de resposta, melhor.
Por exemplo, experimente trabalhar com edição de fotos em um painel TN, onde a cor na parte superior é levemente mais escura ou clara em relação à parte inferior da tela...é de enlouquecer, pois vc arruma em cima, desrregula embaixo...rsrsrsr eu sei bem como é, senti na pele isso.

No final é questão de gosto e necessidade. Mas em termos técnicos, os paineis s-ips são superiores à todos os outros.

Zagaia
15/07/2008, 03:55
Isso que o Sadako disse é tudo verdade. A questão é: LCD é mais CxB pra 95% das pessoas que usam PC.

Fora que pouco falaram é que CRT esuqentam mais e consomem mais energia. Em "tempos ecologicos" isso é importante.

tonyr2d2
15/07/2008, 09:40
To trabalhando com 2 monitores Sansung 2232BW de 22 pol... É um espetáculo!!!

Computador Publico
15/07/2008, 15:07
...

Pois é, foi isso que pensei tirando do site que citei, só achei estranho o 2232BW apontar 12,7 e não 12,4 ou algo assim.

Pow.. eu não sabia disso, é um absurdo a diferença de preço.

Isso parece até aquele lance de reduzirem a embalagem e manterem o preço [kzangado]

De qualquer forma a coisa é como vocês disseram, vai da necessidade das pessoas.

Por acaso é por isso que os preços de LCD's despencaram no BRasil???

Pois eu lembro que antigamente monitor LCD era de 2000,00 - 19" pra cima e o preço simplesmente despencou nos ultimos anos, seria por isso?

PS.: Desse jeito da vontade de esperar pelos OLED's mesmo como você disse.

Aaa mais uma pergunta, as TV's FUll HD LCD são 8 ou 6Bits, você sabe?

Sadako Man
15/07/2008, 18:47
Pois é, foi isso que pensei tirando do site que citei, só achei estranho o 2232BW apontar 12,7 e não 12,4 ou algo assim.

Pow.. eu não sabia disso, é um absurdo a diferença de preço.

Isso parece até aquele lance de reduzirem a embalagem e manterem o preço [kzangado]

De qualquer forma a coisa é como vocês disseram, vai da necessidade das pessoas.

Por acaso é por isso que os preços de LCD's despencaram no BRasil???

Pois eu lembro que antigamente monitor LCD era de 2000,00 - 19" pra cima e o preço simplesmente despencou nos ultimos anos, seria por isso?

PS.: Desse jeito da vontade de esperar pelos OLED's mesmo como você disse.

Aaa mais uma pergunta, as TV's FUll HD LCD são 8 ou 6Bits, você sabe?

Pois é cara. Eu já acho um grande sacanagem não informar todas as especificações dos monitores...

Quando comprei o meu LCD de 22", comprei por causa do magnífico contraste de 10.000 :1, contra 3.000: 1 dos concorrentes. Pensei, "nossa!"

O problema é que isso é contraste DFC (dinâmico), que dá uns 800: 1 de contraste real (estático)...

Outra coisa é o tempo de resposta: Todas as fabricantes informam o tempo de resposta gray-to-gray (cinza para cinza), o que garante tempos mais baixos que black-to-black (preto para preto).

Comparando, um monitor de 2ms GTG seria comparável há um 6ms BTB ou até mesmo um de 8ms...

E além disso, em nehum site informam o tipo de painel. Eu era um completo leigo , nem sabia de tipos de painel, ms, contraste DFC até comprar esse LCD e não me acostumar com a imagem dele. Aprendi na marra,mas foi válido.

Sobre as tvs, acredito que a grande maioria seja P-MVA, uma derivação do S-PVA... é muita sigla....:kong_zonzo:

;D

Computador Publico
15/07/2008, 19:09
Pois é cara. Eu já acho um grande sacanagem não informar todas as especificações dos monitores...

Quando comprei o meu LCD de 22", comprei por causa do magnífico contraste de 10.000 :1, contra 3.000: 1 dos concorrentes. Pensei, "nossa!"

O problema é que isso é contraste DFC (dinâmico), que dá uns 800: 1 de contraste real (estático)...

Outra coisa é o tempo de resposta: Todas as fabricantes informam o tempo de resposta gray-to-gray (cinza para cinza), o que garante tempos mais baixos que black-to-black (preto para preto).

Comparando, um monitor de 2ms GTG seria comparável há um 6ms BTB ou até mesmo um de 8ms...

E além disso, em nehum site informam o tipo de painel. Eu era um completo leigo , nem sabia de tipos de painel, ms, contraste DFC até comprar esse LCD e não me acostumar com a imagem dele. Aprendi na marra,mas foi válido.

Sobre as tvs, acredito que a grande maioria seja P-MVA, uma derivação do S-PVA... é muita sigla....:kong_zonzo:

;D

Pois é, estou caindo na real agora :-( poutz...

Errr. pelo que pesquisei aqui googlando, P-MVA seria 8 Bits, confere?

Do mais, eu já vi o 2232BW de perto e achei legal, mas como vou utilizar pra jogos e filmes eu acho que vou pegar ainda, mas já não vou olhar pra ele com os mesmos olhos huahuauh depois de saber tudo isso.:(

Se a minha questão acima está correta, beleza.. já vi painel de 8Bits... caso contrário, gostaria de ver só pra perceber a diferença absurda que deve ter.

lorenço
15/07/2008, 20:19
Pois é, estou caindo na real agora :-( poutz...

Errr. pelo que pesquisei aqui googlando, P-MVA seria 8 Bits, confere?

Do mais, eu já vi o 2232BW de perto e achei legal, mas como vou utilizar pra jogos e filmes eu acho que vou pegar ainda, mas já não vou olhar pra ele com os mesmos olhos huahuauh depois de saber tudo isso.:(

Se a minha questão acima está correta, beleza.. já vi painel de 8Bits... caso contrário, gostaria de ver só pra perceber a diferença absurda que deve ter.

eu não estranhei "tanto" quando migrei do CRT pro LCD, a única coisa meio foda no começo foi o esquema do angulo de visão, tipo eu gosto de dexa um vídeo rolando e assistir da cama, no mais... quanto a brilho, contraste e tempo de resposta achei mais agradável que ficar queimando o zóio na frente do meu CRT antigão hahahahah inclusive

quanto a tempo de resposta nunca notei ghost nenhum, meu monitor é um lg l196wq 2ms nele nunca notei isso inclusive gosto mais da fluidez das imagens nele que no meu antigo tubão

acho que pro usuário caseiro esses lcds novos e baratos ja suprem as necessidades numa boa e ainda geram imagens agradáveis aos olhos, as diferenças ficam só na teoria mesmo (para esse tipo de usuário) já que as imagens geradas são bonitas (olhando as especificações da a impressão de que vc vai olhar uma imagem toda podre e com poucas cores, mas na realidade é algo muito agradável e bonito).

Isso pro usuário caseiro né, pq quem é profissional realmente tem que investir em algo que vá satisfazer suas necessidades profissionais mesmo, se for o caso usar CRT ou desembolsar uma grana maior pra compra um lcd proffisional. pq o resultado tem que ser preciso e não depende apenas duma imagem bonita ou agradável aos olhos na hora de sentar na frente do pc

The Watcher
19/07/2008, 21:23
O tópico está ficando cada vez melhor.

Obrigado Sadako por trazer em termos técnicos aquilo que eu tentei passar sem tal conhecimento, rs.