PDA

Ver Versão Completa : Dreamcast Resetando

fabiolimaptu001
16/07/2008, 12:34
Pessoal

Preciso de ajuda quanto a um Dreamcast que comprei rescentemente.
Ele reseta de vez em quando, mais precisamente quando está carregando jogos mais pesados.
Geralmente fica cerca de 15 minutos ligados e reseta.
Depois de uma 8 tentativas, ele estabilizou e foi resetar 1 hora depois. Não tentei denovo porque sei que isso agrava mais o problema.
Pelo que sei e nas experiências passadas com DC, pode ser BA da unidade ótica, a apropria unidade ótica, a fonte, a saída de cídeo ou, na pior das hipóteses, a placa mãe.
Geralmente é calsado por queima do BA ou solda fria nos circuitos dos componentes que citei acima.

Relatem se já tiveram rpoblema parecido e como foi resolvido.

Agradeço desde já.

Jack Jones
16/07/2008, 12:42
Nossa, tenho DC e isso sempre acontecia! Me dava uma raiva danada!!!

Li na época q era super aquecimento. Aí tinha q abrir, fazer umas paradas lá dentro... Aí desisti. Peguei um PS2. Mas ainda to com o DC lá e queria resolver esse problema! Jogar Cannon Spike!!!!

fredmila
16/07/2008, 13:18
ja tive um Dc desse jeito !!!!!!!!!!!!!!

me confirma ai ele é LOGO AZUL OU VERMELHO

O MEU ERA LOGO AZUL, OS MAIS PROBLEMATICOS

isso dái é que o canhao de leitura está deslinhado!!!

tem que levar num tecnico pra alinha-lo novamente

vai ti cobrar uns 100,00 paus

o meu dava esse problema e foi resolvido dessa maneira, agora tem que ver esse seu se for só isso sussu

que saudades do dream , canon, jet set, soldier of fortune 1, quake arena, ferrari, sonic 1 e 2 ,shemue etc etc etc

GAMEMANIAC
16/07/2008, 15:18
O meu era "logo laranga" (jap), e apresentava esse problema por causa de superaquecimento...
Solução: arrumei um ventilador só para o DC... (sério!) resolveu no meu caso... de poucas horas de jogatina passei para o dia inteiro sem problemas...
Lembrando que o ventilador resfriava de baixo para cima nas placas "frias" do console

Jack Jones
16/07/2008, 16:31
O meu tbm resolvia com vontilador, mas é mó saco ficar fazendo isso....

VagnerMg
16/07/2008, 17:49
Cara, tira o plug da fonte e passa bombril nele , para tirar oxidação!!

Guy 39° master ninja
16/07/2008, 17:50
HAHAHAHAHA isso logo aconteceu quando mal comprei o DC na época ( Era o de espiral azul ) , mandei de volta pra barraca que me vendeu e funciona bem até hoje :kongpositivo:

¬¬
16/07/2008, 17:59
Esse problema não tem nada a ver com o leitor. É um problema muito frequente que os dreamcast apresentam na placa da fonte. Não lembro como faz para arrumar, mas é uma coisa bem simples, dá até pra fazer você mesmo. Vou ver se dou uma procurada pra ver se acho.

Tony Stark...
16/07/2008, 20:50
Procure a solução nas comunidades do orkut que geralmente eles tem um tutorial ensinando como sanar o problema!

Iagoblaster
16/07/2008, 21:05
Cara, tira o plug da fonte e passa bombril nele , para tirar oxidação!!

Exatamente,o problema é na fonte mesmo. O cara provavelmente vai soldar direito ela, e pronto!

JUGULADOR
16/07/2008, 21:05
Ele reseta quando o jogo trava (nem sempre que trava reseta)... acho que é uma maneira que a SEGA criou de preservar o hardware dele contra curto ou algo assim.

Se vc tiver jogando com jogos piratas mal gravados ou se seu canhão já tiver muito rodado essas coisas começam a ficar mais comuns.

FALOW
U
I

carrasc0
16/07/2008, 21:18
tive um dreamcast e NUNCA tive nenhum tipo de problema, nao sabia que ele era problematico.

JUGULADOR
16/07/2008, 22:02
tive um dreamcast e NUNCA tive nenhum tipo de problema, nao sabia que ele era problematico.
Ele não é problematico... isso é bem raro de acontecer... se contece tanto com ele é pq o usuario ta insistindo em jogar direto alguma midia problematica... ou é encosto:lol

FALOW
U
I

effects
17/07/2008, 10:24
Não sabia que o XBOX 360 e o Playstation 3 tem precursor :)

fabiolimaptu001
17/07/2008, 13:23
Pessoal, obrigado pela orientações. vou procurar na net como sanar esse incoveniente.
Ele é logo vervelho, fabricado em 99. Deve ser velhice mesmo, mas acredito que as soldas da fonte ou da placa controladora do canhão tem algo a ver com isso.
Não deve ter muito haver com a unidade ótica em si, pois ela simplesmente trava o jogo quando está ruim. Quando está desalinhada, começa a arranhar os cd na borda.
A ventilação é importante, mas com o frio que tá fazendo, muito pouco provável de ser, mesmo porque ele reseta com 10 minutos de jogo, ou seja, enquanto ainda está frio. Depois de mais ou menos 1 hora ele estabiliza e reseta pouco, ou seja, quando já está quente.
Quando conseguir sanar divulgo pra você como foi feito.
Mais uma vez obrigado e por favor, podem continuar postando suas experiências, pois quanto mais informações melhor, pra não cair na lábia do técnico picareta.

Sonic McCloud
17/07/2008, 15:48
Olha, eu já vi isso acontecer por causa do plug da placa da fonte que tem dentro dele!Sabe aqueles pininhos? Então, só dar uma polida neles!

Igor Isaias Banlian
20/07/2008, 09:25
Olha, eu já vi isso acontecer por causa do plug da placa da fonte que tem dentro dele!Sabe aqueles pininhos? Então, só dar uma polida neles!
Você foi o único que acertou, hehehe!

É o seguinte: O defeito do Dreamcast Resetar é um tanto quanto comum nas Assistências Técnicas. Ele acontece porque os 6 pinos que ligam a placa da fonte à placa principal se dilatam com o calor e se contraem com o frio. Isso, depois de alguns anos, causa folga em alguma(s) linha(s) de voltagem (são 3.3V - 5V - 12V e 3 pinos Neutro com 0V) da fonte para a placa principal. Notem que nada tem á ver com a unidade ótica, nem com o BA, nem com defeito na placa principal.

Esse defeito pode ser resolvido de 2 formas: Abre-se o Dreamcast, retira-se a fonte da placa principal e simplesmente "entorta-se" em direção a parte de trás do console (com a mão mesmo) os pinos do conector da placa principal que se conectam com a fonte. Dai monta tudo de novo, é claro, hehehe.
A segunda forma é soldar os 6 pinos da fonte direto na placa principal, porém isso tem uma séria contra-indicação: Se precisar trocar a placa da fonte, ou a placa principal, vai ter que dessoldar tudo de novo, e isso dá MUITO trabalho.

Meu site tem um Tutorial para vocês resolverem o problema do Dreamcast Resetanto, um passo-a-passo, sendo mostrado a primeira forma de se resolver isso (a que se entorta os pinos ao invés de soldar):

http://dreamcast.orgfree.com/dreamcast_resetando.html

As fotos:

http://dreamcast.orgfree.com/dreamcast_resetando_arquivos/image002.jpg

http://dreamcast.orgfree.com/dreamcast_resetando_arquivos/image004.jpg

Bom qualquer outra dúvida técnica sobre o DC, podem perguntar à vontade que eu esclareço tudo!

Falow!

JUGULADOR
20/07/2008, 15:10
Ficaremos satisfeitos quando o AUTOR DO TÓPICO achar o problema do DC dele;D

FALOW
U
I

fabiolimaptu001
24/07/2008, 12:09
Pessoal, muitíssimo obrigado,
Estive viajando e não pude acessar de lá.
Igor, genial, já fiz o procedimento e realemente funciona mesmo. Em duas horas de jogo ele não resetou.
Nesse final de semana vou castigar ele e depois posto os resultados.

Igor Isaias Banlian
24/07/2008, 19:34
Ficaremos satisfeitos quando o AUTOR DO TÓPICO achar o problema do DC dele;D

Pessoal, muitíssimo obrigado,
Estive viajando e não pude acessar de lá.
Igor, genial, já fiz o procedimento e realmente funciona mesmo. Em duas horas de jogo ele não resetou.
Nesse final de semana vou castigar ele e depois posto os resultados.

E então "JUGULADOR", agora pode considerar que eu e o "Sonic McCloud" acertamos??? Hehehe... :-D

Eu sei que eu passei um aspecto de "senhor da verdade" no meu post anterior, mais foi sem querer, pois eu trabalho com eletrônica específica do Dreamcast à muito tempo, então já estou super convicto das minhas respostas, por isso às vezes acabo falando como sendo uma resposta definitiva, mais isso não foi minha intenção.

Por causa da minha "especialização" em Dreamcast e do meu site e Fórum de suporte técnico específico para o Dreamcast ( http://dreamcast.orgfree.com/ ), eu tenho me dedicado nos últimos anos a estudar o Hardware passo-a-passo do Dreamcast, bem como seu sistema de arquivos, seus "Kits de Desenvolvimento", o GD-Rom, sua estrutura e seus respectivos leitores já lançados um dia no mercado (incluindo informações raras, como por exemplo, a existência de um leitor de GD-Rom SCSI para PCs, que foi vendido no mercado e ninguém sabia/sabe que existia...). Fora isso, eu ainda me dedico a entender as falhas de projeto e fabricação do Dreamcast e como resolver os defeitos de forma mais eficaz, correta, e com mais simplicidade possível.

Também estou aqui para desvendar TODOS os mitos por trás dos defeitos dos Dreamcast e também dar uma palavra técnica as dúvidas de vocês, para acabar de vez com achismos!

Falow!

JUGULADOR
25/07/2008, 02:00
E então "JUGULADOR", agora pode considerar que eu e o "Sonic McCloud" acertamos??? Hehehe... :-D

Eu sei que eu passei um aspecto de "senhor da verdade" no meu post anterior, mais foi sem querer, pois eu trabalho com eletrônica específica do Dreamcast à muito tempo, então já estou super convicto das minhas respostas, por isso às vezes acabo falando como sendo uma resposta definitiva, mais isso não foi minha intenção.

Por causa da minha "especialização" em Dreamcast e do meu site e Fórum de suporte técnico específico para o Dreamcast ( http://dreamcast.orgfree.com/ ), eu tenho me dedicado nos últimos anos a estudar o Hardware passo-a-passo do Dreamcast, bem como seu sistema de arquivos, seus "Kits de Desenvolvimento", o GD-Rom, sua estrutura e seus respectivos leitores já lançados um dia no mercado (incluindo informações raras, como por exemplo, a existência de um leitor de GD-Rom SCSI para PCs, que foi vendido no mercado e ninguém sabia/sabe que existia...). Fora isso, eu ainda me dedico a entender as falhas de projeto e fabricação do Dreamcast e como resolver os defeitos de forma mais eficaz, correta, e com mais simplicidade possível.

Também estou aqui para desvendar TODOS os mitos por trás dos defeitos dos Dreamcast e também dar uma palavra técnica as dúvidas de vocês, para acabar de vez com achismos!

Falow!
Ok... te perdoo... pouparei suas pregas[kcool] (ou não[kdiabo]:D)

FALOW
U
I

Arthur-Otaku
31/07/2008, 23:37
Console resetando é problema no leitor, infelizmente não tem outra solução além de trocar o leitor ou comprar outro console. Agora se vc tá usando jogo pirata aí os problemas podem ser os mais variados possíveis

NBT master
03/08/2008, 01:30

É o seguinte: O defeito do Dreamcast Resetar é um tanto quanto comum nas Assistências Técnicas. Ele acontece porque os 6 pinos que ligam a placa da fonte à placa principal se dilatam com o calor e se contraem com o frio. Isso, depois de alguns anos, causa folga em alguma(s) linha(s) de voltagem (são 3.3V - 5V - 12V e 3 pinos Neutro com 0V) da fonte para a placa principal. Notem que nada tem á ver com a unidade ótica, nem com o BA, nem com defeito na placa principal.

Esse defeito pode ser resolvido de 2 formas: Abre-se o Dreamcast, retira-se a fonte da placa principal e simplesmente "entorta-se" em direção a parte de trás do console (com a mão mesmo) os pinos do conector da placa principal que se conectam com a fonte. Dai monta tudo de novo, é claro, hehehe.
A segunda forma é soldar os 6 pinos da fonte direto na placa principal, porém isso tem uma séria contra-indicação: Se precisar trocar a placa da fonte, ou a placa principal, vai ter que dessoldar tudo de novo, e isso dá MUITO trabalho.

Meu site tem um Tutorial para vocês resolverem o problema do Dreamcast Resetanto, um passo-a-passo, sendo mostrado a primeira forma de se resolver isso (a que se entorta os pinos ao invés de soldar):

http://dreamcast.orgfree.com/dreamcast_resetando.html

As fotos:

http://dreamcast.orgfree.com/dreamcast_resetando_arquivos/image002.jpg

http://dreamcast.orgfree.com/dreamcast_resetando_arquivos/image004.jpg

Bom qualquer outra dúvida técnica sobre o DC, podem perguntar à vontade que eu esclareço tudo!

Falow!

Cara...o DC de um amigo teve antes o problema do BA,,,,então pensei q poderia ser isso..

até uma fonte foi trocada uma vez..

mas esse esquema da fonte foi o que trouxe ele de volta, depois de ler aqui.

Valeu pela dica!

Pensei que já tinha tentando todos os procedimentos mais simples pra tentar reanimá-lo, mas faltou esse.

^^

moblexs
17/08/2008, 00:47
Poxa cara peguei um dreamcast com este problema baratinho, e repeti este procedimento e me dei bem, valeu cara.... Obs Peguei meu dreamcast por 50 reais... hehehehe