PDA

Ver Versão Completa : [ATI rise news]XFX e eVGA com placas Powered by ATI?

Fatofi
23/07/2008, 10:31
Está circulando um rumor(by The Inquirer) de que dois dos maiores parceiros da Nvidia podem estar deixando a exclusividade na parceria, logo estariam para lançar produtos baseados nos chips da ATI, seriam elas XFX e eVGA. Como aconteceu a pouco tempo com a Gainward essas marcas não estariam mais "suportando" brigar de forma competitiva sendo exclusivas Nvidia, principalmente após a política de preços baixos imposta pela AMD com as últimas gerações de placas da ATI, especialmente com a série Radeon HD 4xxx que vem fazendo muito sucesso. A qualquer momento esse rumor será esclarecido, seja pelas próprias empresas ou através de produtos que podem aparecer repentinamente no mercado como aconteceu com a Gainward.

----

ATI renasceu das cinzas com essa série, ta excelente, desde a série 9xxx que a ATI não emplacava

SoUL_Of_DEviL
23/07/2008, 10:41
Sei lá desse sucesso.

Faz muito tempo que não vejo alguém comprar uma ATI. Isso falando dos meus conhecidos.

Ero_Seenin
23/07/2008, 11:03
A eVGA é uma excelente fabricante, nunca tive nem ouvi falar de ninguém com problemas em placas eVGA, espero que isso aconteça mesmo. É a fabricante que mais confio.

Pistolero sem-dedo
23/07/2008, 11:55
aaa cara... pela comparação que ví no Tom's Hardware compensa mais esperar um pouco pra pegar a série 10 da Geforce...

Pozza007
23/07/2008, 12:03
Sei lá desse sucesso.

Faz muito tempo que não vejo alguém comprar uma ATI. Isso falando dos meus conhecidos.

Exatamente o contrário aqui. Faz tempo que eu não vejo ninguém comprando GeForce. Os preços das ATi tão muito mais em conta, e com um desempenho muito bom (ninguém que eu conheço tem a necessidade absurda de rodar Crysys no máximo).

Ero_Seenin
23/07/2008, 12:06
o bom nessa melhora da ATI, é que a AMD sobe junto.

billpower
23/07/2008, 12:09
Sei lá desse sucesso.

Até tu Soul? EHEH medindo o sucesso da marca por isso? Bom, a marca andava perdendo da Nvidia nas 2 últimas gerações, mas sempre por diferenças muito pequenas e ainda sim apresentava um cxb sempre superior à marca verde. Dessa vez apenas aconteceu que a Ati uniu tudo numa única geração. Preço e performance, mas a marca em si está bem se compararmos que a ATI não tem tanta força para comprar apoio de produtoras de jogos como a Nvidia faz. Na verdade o que vem mantendo a AMD hoje é a ATI. Já que a parte de processadores da marca, esta sim, anda levando de lavada da Intel.

SoUL_Of_DEviL
23/07/2008, 12:10
Exatamente o contrário aqui. Faz tempo que eu não vejo ninguém comprando GeForce. Os preços das ATi tão muito mais em conta, e com um desempenho muito bom (ninguém que eu conheço tem a necessidade absurda de rodar Crysys no máximo).

Bom, como falei, fui pelos meus conhecidos.

Eu mesmo não compraria uma ATI. Nunca gostei dos drivers dela. Apesar dos da nVidia até um tempo atrás serem horríveis e não consertarem muitos bugs que eram realmente causados por placas nVidia, hoje em dia a coisa está boa.

A minha maior crica com a ATI é que demoram muito pra lançar uma placa. Entro em vários sites especializados e volta e meia a ATI/AMD anuncia uma placa nova. Mas pra ela sair do forno e cair numa prateleira é uma eternidade.

Só que uma coisa acho que você se engana. Pelo menos em relação à custo x performance, nVidia está batendo a ATI ultimamente.

SoUL_Of_DEviL
23/07/2008, 12:15
Até tu Soul? EHEH medindo o sucesso da marca por isso? Bom, a marca andava perdendo da Nvidia nas 2 últimas gerações, mas sempre por diferenças muito pequenas e ainda sim apresentava um cxb sempre superior à marca verde. Dessa vez apenas aconteceu que a Ati uniu tudo numa única geração. Preço e performance, mas a marca em si está bem se compararmos que a ATI não tem tanta força para comprar apoio de produtoras de jogos como a Nvidia faz. Na verdade o que vem mantendo a AMD hoje é a ATI. Já que a parte de processadores da marca, esta sim, anda levando de lavada da Intel.

Então, como falei pro Pozza, to indo pelos meus conhecidos. Não conheço um que foi pra ATI.

Mas, se você for ler à respeito da AMD/ATI, ela não anda bem das pernas. A úlima notícia envolveu a AMD numa discussão sobre se ela iria ou não entrar pro mercado de ultra-portáteis e a posição dela, em um mercado que está a mil maravilhas, foi "estamos estudando".

Particularmente acho que tirar a exclusividade foi uma estratégia da ATI para melhorar suas vendas e sua distribuição, onde nesse último caso anda péssimo. Só que não acho que isso vá ajudar em muita coisa. Pra ATI começar a dar longos e certos passos, a AMD deveria levantar do chão. Só que do ponto onde ela está, vai demorar.

billpower
23/07/2008, 12:20
Bom, não é isso que os sites de análise tem pregado. Se você está se baseando nisso por causa do anúncio de baixa de preço da Nvidia ele ainda não se expandiu completamente e a ATI ainda não anunciou sua baixa de preço também para competir com os atuais preços da Nvidia.

Pode esperar que assim que a 4870x2 sair a ATI abaixará os preços de suas placas. Você deve bem saber que a GTX 280 custava exorbitantes 650 dólares e graças à concorrência forte da ATI a Nvidia teve que amargar ter um prejuizo para poder competir. No entanto, a Nvidia está no limite dela pois o processo de fabricação da Nvidia é mais ultrapassado que o da ATI e por isso suas plcas saem mais caras no final, ou seja, tem menor margem de corte de preço. Ela inclusive está bancando do próprio bolso esse preço, enquanto a ATI tem gordura para queimar ainda no quesito preço sem ter prejuízo com seus componentes. Então, foi até por isso que a Nvidia apelou mesmo e reduziu 200 dólares o preço da GTX 280, mas a ATI pode sim lançar a 4870x2 por 400 dólares ou mesmo 450 (já que há rumores que a 4870x2 supera até o SLI de GTX 280 em certos casos).

SoUL_Of_DEviL
23/07/2008, 12:25
Bom, não é isso que os sites de análise tem pregado. Se você está se baseando nisso por causa do anúncio de baixa de preço da Nvidia ele ainda não se expandiu completamente e a ATI ainda não anunciou sua baixa de preço também para competir com os atuais preços da Nvidia.

Pode esperar que assim que a 4870x2 sair a ATI abaixará os preços de suas placas. Você deve bem saber que a GTX 280 custava exorbitantes 650 dólares e graças à concorrência forte da ATI a Nvidia teve que amargar ter um prejuizo para poder competir. No entanto, a Nvidia está no limite dela pois o processo de fabricação da Nvidia é mais ultrapassado que o da ATI e por isso suas plcas saem mais caras no final, ou seja, tem menor margem de corte de preço. Ela inclusive está bancando do próprio bolso esse preço, enquanto a ATI tem gordura para queimar ainda no quesito preço sem ter prejuízo com seus componentes. Então, foi até por isso que a Nvidia apelou mesmo e reduziu 200 dólares o preço da GTX 280, mas a ATI pode sim lançar a 4870x2 por 400 dólares ou mesmo 450 (já que há rumores que a 4870x2 supera até o SLI de GTX 280 em certos casos).

O ponto negativo vão pros rumores em cima da ATI.

Quantas vezes já não foi falado que tal placa ATI bateria tal placa da nVidia. Povo cria tanto hype querendo voltar à bela época da Radeon 9800 contra modelos FX5xxx que acabam detonando as placas em certas análises.

Pozza007
23/07/2008, 12:52
Bom, como falei, fui pelos meus conhecidos.

Eu mesmo não compraria uma ATI. Nunca gostei dos drivers dela. Apesar dos da nVidia até um tempo atrás serem horríveis e não consertarem muitos bugs que eram realmente causados por placas nVidia, hoje em dia a coisa está boa.

A minha maior crica com a ATI é que demoram muito pra lançar uma placa. Entro em vários sites especializados e volta e meia a ATI/AMD anuncia uma placa nova. Mas pra ela sair do forno e cair numa prateleira é uma eternidade.

Só que uma coisa acho que você se engana. Pelo menos em relação à custo x performance, nVidia está batendo a ATI ultimamente.

Sim, eu também falei pelos meus conhecidos. :p

Sobre a relação custo x benefício, eu não duvido que a nVidia realmente bata a ATi... mas isso em se tratando de "números" (aqueles testes imensos, cheios de dados, etc etc etc). Falando de "prática" (jogo), vejo as ATi com preços menores pra rodar qualquer coisa que eu queira com tranquilidade.

Mas eu também posso estar enganado. :p

mig29gsxr
23/07/2008, 13:45
Os novos gamers não tem conhecimento do passado, levam em conta apenas os acontecimentos recentes.
A ATI deu coro na Nvidia em várias gerações e perdeu em outras. Nada garante supremacia total das geforce em nenhuma geração de placas de video. E essa concorrência força a queda de preços e beneficia o consumidor...
Putz já não basta os istas que já temos, Nvidistas e ATistas é de tudo q o fórum não precisa.

Ero_Seenin
23/07/2008, 14:10
na geração 9000 vx FX, a ATI estava bem melhor que a Nvidia, depois a coisa começou a se inverter.

O pior momento da ATI na minha opnião foi com a geração HD 2000, placas caras (400 dolares pela 2900 XT), demoraram demais para serem lançadas, e com desempenho que perdia/empatava até para a 8800 GTS 320.

Agora ela está em uma posição bem melhor que antes.

Fatofi
23/07/2008, 15:28
aaa cara... pela comparação que ví no Tom's Hardware compensa mais esperar um pouco pra pegar a série 10 da Geforce...
Mas as ATI são inferiores, mas muito mais baratas, por performance, vale a pena uma nvidia, mas as ATI HD 4xxx tem um custo beneficio excelente...

lorenço
23/07/2008, 15:42
o problema da ati atualmente, pelo menos pra mim, é que as mid-end estão muito caras em comparação às placas da nvidia, e acho que isso acaba prejudicando ela

no mais sempre gostei mais do ajuste de cores dos drivers da ati, fica muito mais confortável de ver

billpower
23/07/2008, 16:53
O ponto negativo vão pros rumores em cima da ATI.

Quantas vezes já não foi falado que tal placa ATI bateria tal placa da nVidia. Povo cria tanto hype querendo voltar à bela época da Radeon 9800 contra modelos FX5xxx que acabam detonando as placas em certas análises.

Esse rumor é quase uma verdade, pois se não fosse isso a Nvidia não iria reduzir antecipadamente sua GTX 280 para 450 dólares, pois imagina que a 4870x2 vá ser lançada por 499.

SoUL_Of_DEviL
23/07/2008, 18:53
Esse rumor é quase uma verdade, pois se não fosse isso a Nvidia não iria reduzir antecipadamente sua GTX 280 para 450 dólares, pois imagina que a 4870x2 vá ser lançada por 499.

Nem sempre a baixa de preço da concorrente significa que a placa será boa, Bill.

Que será, será. Pelo menos em comparação com o que tenho hoje, é um sonho de placa. Só que a baixa de preço da nVidia agora não significa que o rumor é verdadeiro. Muitas vezes é pra ver quem é que vai tomar o maior prejuízo.

[BF2]PuNiShEr
24/07/2008, 03:44
na geração 9000 vx FX, a ATI estava bem melhor que a Nvidia, depois a coisa começou a se inverter.

O pior momento da ATI na minha opnião foi com a geração HD 2000, placas caras (400 dolares pela 2900 XT), demoraram demais para serem lançadas, e com desempenho que perdia/empatava até para a 8800 GTS 320.

Agora ela está em uma posição bem melhor que antes.

Falo Td, Me lembro até das propagandas nas EGM-PCs antigas:

X800XT : A Placa de video mais forte de Slot Unico!

9800Pro: Placa pra quem Joga Serio!

9600Pro: Desempenho e qualidade Extrema!

9250Pro: Melhor Upgrade pra se Video Onboard!

Hoje em Dia EGM so baba o ovo da nvidia. A serie 9xxx da ATI principalmente as do fabricante "Saphire" ou mesmo "PowerColor" deram um show! as FX5200/5500/5600/5800/5900/ Não importava o modelo era um lixo! perto das ati, e quase não se via gamer usando uma!(a não ser a FX5200)

porem a serie 8xxx da ATi foi mto poco conhecida, so se falava em MX440 ou MX4000 na epoca, e tbm tinha varios jogos que eram optmizados pra VGas da Nvidia, (Exemplo BF2) que a sombra Bugava em td serie da ATi (9500/9600/9800/XT-PRO) e mais em mtos games da EA acontecia isso.

Mais seria mto legal a ideia das XFX e eVGA fabricaram ATis, comcertesa ia sair coisa boa.

Zeifer
24/07/2008, 07:32
O custoxbeneficio das ATI esta ótimo naum sei pq alguem ainda prefere Nvidia
claro que a série 7xxx e 8xxx da nvidia são ótimas até hoje mas estamos vendo uma virada no mercado, a ATI finalmente (depois de mtu tempo) lanço uma série que supera a Nvidia
o que deve ser colocado em enfase é o que esta sendo lançado agora para se comparar quais das duas marcas esta melhor.... e pra mim a superior é a ATI, por naum lançar uma série com cxb melhor que da nvidia mas por empregar uma tecnologia mais recente...
desde a série 7xxx até hoje a nvidia só uma memória tipo GDDR3 e a ATI começou a usar GDDR4 na série hd 2xxx e agora ta usando GDDR5 nas HD 4870 e espero que tb na HD 4870x2

Pesquisa de preço rápida....

Nvidia GTX 280 : média de 450 doletas
Nvidia GTX 260 : média de 250 doletas
Nvidia 9800GTX : média de 200 doletas

ATI HD 4870 : média de 280 doletas (melhor que a gtx 260, e chega perto de uma gtx 280)
ATI HD 4850: média de 180 doletas (praticamente msm desempenho que a 9800GTX)

Mas quando alguem quer comprar uma placa de video aki, quer saber o preço delas aki entaum.... preços pesquisados no ML pq a diferença para outros meios até mais baratos é pequena...

Nvidia GTX 280 : de R$1.600,00 pra cima
Nvidia GTX 260 : de R$1.100 pra cima
Nvidia 9800GTX : de R$800 pra cima

ATI HD 4870 : de R$1.000 pra cima
ATI HD 4850 : de R$600 pra cima

PARA MIM o custo benefio da HD 4850 ta melhor que o da 9600GT