PDA

Ver Versão Completa : A maior proeza do Mega Drive: Virtua Racing + FOTOS!!!

23/02/2006, 19:00
Vejo pouca gente falando sobre essa que eu considero a maior proeza técnica da saudosa era 16bit, Virtua Racing para Mega Drive!

O Virtua Racing para os arcades em 1992, simulador de F1 totalmente poligonal foi uma revolução, uma quebra de paradigmas! Era com espanto que as pessoas encaravam as múltiplas visões, pontes e cenários, tudo fluindo com uma realidade nunca antes vista!
Eu joguei muito o Virtua Racing nos anos de 1992 e 1993 no Shopping Iguatemi aqui em Porto Alegre e pude presenciar essas situações, eu mesmo quando vi o jogo pela primeira vez fiquei de queixo caído!

Sempre fui muito fã do jogo nos arcades e também não perdia nenhuma corrida de F1 no domingo de manhã! Dá-lhe Senna!!!

Qual não foi a minha surpresa quando folheando uma revista já em 1994 me deparo com o anúncio da conversão do fantástico simulador poligonal de F1 para o meu querido Mega Drive!!! Eu quase não acreditei no que estava lendo naquele momento! Pelas fotos que apareciam nas revistas, a conversão parecia boa, mas bastante distante da qualidade do arcade, por motivos óbvios... A expectativa das revistas especializadas se focou em como ficaria no Mega Drive o momento mais fantástico do arcade, a troca de pneus nos boxes onde os mecânicos surgem e realmente trocam os pneus do carro!

A conversão seria possível com a utilização de um co-processador matemático para calcular os polígonos dos gráficos do jogo. O tal co-processador matemático foi batizado como Sega Virtua Processor (SVP) e lembro bem que as revistas traziam detalhes como capacidade para gerar 9000 polígonos por segundo rodando a 20 frames por segundo. O SVP tornava o cartucho muito caro, em torno de 100 dólares, que era o preço de um SNES ou Mega Drive novo!!!

Lembro que na época um rumor que surgiu foi que a Sega lançaria um adaptador contendo tão somente o SVP para aproveitar a sua utilização em outros jogos, essa idéia amadureceu e veio a se tornar o 32X, adaptador que era encaixado no Mega Drive e que prometia jogos de 32bit no console de 16bit! A idéia não deu muito certo... mas essa é outra história...

Talvez pela paridade do Real com dólar na época do início do Plano Real (quem aqui lembra da URV - Unidade Real de Valor???), consegui comprar o Virtua Racing japonês para Mega Drive logo no seu lançamento! O cartucho tinha um tamanho maior do que os cartuchos normais de Mega Drive por causa do SVP, o que chamava a atenção logo de cara. No dia que o cartucho chegou aqui em casa, quando rodei o jogo no meu Mega Drive aprendi que não devemos analisar um jogo somente por fotinhos... o Virtua Racing no meu Mega Drive estava incrível!!! A velocidade, a fluidez e a quantidade de detalhes que se via logo na apresentação do jogo me deixaram hipnotizado! E a cena da troca de pneus nos boxes estava lá, reproduzida com um número bastante reduzido de polígonos, mas não foi esquecida ou suprimida! O jogo é uma cópia fiel do arcade lançado 2 anos antes respeitando as limitações técnicas do hardware do Mega Drive + SVP.

Virtua Racing no Mega Drive era um jogo diferenciado, um jogo só esperado na próxima geração rodando no simples Mega Drive 16bit! Na comparação tecnológica direta com o SNES, que tinha o Star Fox e seu co-processador Super FX, o jogo da Sega dava de relho no console da Nintendo. A diversão era garantida no modo arcade e também no modo Versus com o duelo entre dois jogadores com a tela dividida!

Estive procurando informações sobre o VR do Mega Drive e encontrei detalhes bastante interessantes sobre o SVP e que respondem porque o cartucho era tão caro!
O SVP é um microprocessador da família SuperH fabricados pela Hitachi japonesa, seguem mais detalhes sobre a família de microprocessadores SuperH:

· SH-1 - 32-bit with maximum of 20MHz. (As used on Sega Saturn to control the CD-drive and to check the Copy Protection on the game's CD. Also used in the Sega Mega Drive version of Virtua Racing under the pseudonym Sega Virtua Processor (SVP))
· SH-2 - 32-bit with up to 28.7MHz. (As used in the Sega Saturn and Sega 32X.)
· SH-3 - 32-bit with up to 200MHz. This spring introduced a MMU to the SH Family. (As used in many Windows CE devices.)
· SH-4 - 32-bit dual-issue core with a 128-bit vector FPU. (As used in the Dreamcast and on some Sega Arcade Machines such as the Naomi and Naomi 2.)
· SH-5 - 64-bit core with a 128-bit vector FPU (64 32-bit registers) and an integer unit which includes the SIMD support and 63 64-bit registers. (The 64th register is hard-wired to zero.)

O mais incrível é que o SVP, ou SH-1, é um microprocessador de 32bit!!! E que foi embutido em um único jogo de Mega Drive, que é um console de 16bit!!! Não foi à toa que o preço do cartucho era exorbitante, mesmo para a época!

O Virtua Racing no Mega Drive foi o marco zero na utilização dos microprocessadores da família SuperH pela Sega tanto em consoles (32X, Saturn e Dreamcast) quanto em arcades como as placas Naomi como pode ser visto na descrição acima.

Infelizmente pela complexidade do SVP e sua integração com o hardware do Mega Drive o jogo ainda não é emulado por nenhum emulador existente. Ironicamente a versão para 32X é bem suportada pelos emuladores atuais! Como visto acima, o 32X usa o microprocessador SH-2 de uma forma semelhante ao SVP para turbinar o Mega Drive.

Bom, a minha intenção não era fazer um review do VR para Mega Drive e sim destacar o avanço tecnológico, considerando a geração 16bit, e também demonstrar como foi dada a continuidade dessa mesma tecnologia até chegar ao coração dos Dreamcasts e Naomis...
O SVP catapultou o Mega Drive para a era dos 32bit! Na minha modesta opinião, VR para Mega Drive foi um jogo do nível de The Need for Speed para 3DO, Daytona USA para o Saturn e Ridge Racer para o Playstation, todos uma geração à frente do Mega Drive...

Quem tiver contribuições a fazer, compartilhem conosco aqui do fórum!

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Virtua_Racing
http://en.wikipedia.org/wiki/Sega_Virtua_Processor
http://www.answers.com/topic/superh

Resolvi incluir algumas imagens do VR para Mega Drive:

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP011.jpg

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP014.jpg

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP034.jpg

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP029.jpg

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP033.jpg

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP035.jpg

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP040.jpg

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP046.jpg

23/02/2006, 21:50
Cara, excelente matéria!
Acho que você foi muito feliz na comparação com Ridge Racer, Daytona USA e Need For Speed: embora graficamente fosse inferior, a jogabilidade era exatamente o que vimos nos títulos dos consoles 32bit, em nada lembrava um jogo de 16bit como Top Gear ou Out Run.
Joguei esse jogo em 1995 no meu Mega Drive, fiquei pasmo com a qualidade (e com a dificuldade também, hardcore).
Mato a saudade com o Virtua Racing do 32X.

23/02/2006, 23:02
A propósito, esse jogo depois foi lançado pra 32X não?

23/02/2006, 23:19
A propósito, esse jogo depois foi lançado pra 32X não?

Saiu sim (Pelo menos é o que a rom que tenho aqui no PC diz)

23/02/2006, 23:27
Jóia o tópico! VR foi um jogo que não conheci, mesmo agora na época de emuladores... Mas sempre tive uma noção do que era. Foi o "Star Fox" do Mega... ou seria o "Virtua Rancing" do SNES? rs

Irei experimenta-lo... algum dia desses...

24/02/2006, 09:25
Sem dúvida o melhor jogo do Mega Drive... joguei MUITO isso em tela dividida com um amigo meu valendo dinheiro.

O jogo foi revolucionário pq estava anos a frente do que os 16bit podiam fazer, mas ANOS mesmo, não tinha a menor comparação. Ainda lembro das músicas que tocavam a cada final de volta...

24/02/2006, 12:10
Nem acredito cara, me adiciona no msn ai: wylyanl@hotmail.com . Este é o melhor jogo da minha vida, você não sabe o que é ficar até de madrugada todos os dias tentando zerar a segunda e a terceira pista no hard, a adrenalina que dá, nenhum outro jogo de nenhum outro console me faz começar a tremer como ele, com por exemplo quando, na última pista, na ultima volta, ouço a frase "time bonus" seguida de uma música que despeja toda minha adrenalina no sangue e eu sei, com o segundo e o terceiro colocados colados na traseira do meu carro que ainda tenho uma curva pinça e um desfiladeiro rochoso pela frente para encarar até encontrar a bandeirada final. O mínimo erro e já era. Nussa é orgasmico!

VIRTUA RACING, PAIXÃO MAIOR DE TODA A MINHA VIDA!!!

Tenho meu mega drive com este cartucho até hoje, nunca vou vender, vai ser enterrado comigo para me acompanhar pela eternidade! Que a AM2 seja louvada para sempre, amém. :rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox

24/02/2006, 13:17
Há uns 2 anos fiquei procurando esse cartucho e aqui no camelodromo do RJ achei um, mas o chip tinha estragado e não funcionava. Tentei mais uma vez e por $ 15 achei um com caixa e tudo. Era um jogo tecnicamente assombroso para mega. A primeira pista é legal de se jogar mas as outras duas são dificeis demais. Tenho a versão de Saturn e acho mais gostosa de se jogar, o problema é que essa tem load times horríveis.... não conheço a versão de 32X mas acabei de baixar ela na net e verei se é legal...... [kong]

24/02/2006, 13:31
É impressionante como a tecnologia evoluiu rapidamente nesses 14 anos!!!

Só para efeito de comparação:

http://users4.ev1.net/~sheath/VRacingcomp/VRSVP029.jpg

http://www.e3insider.com/photos/fullSize/F1_01(1).jpg

24/02/2006, 14:12
Salve - salve !

Virtua Racing é o bicho !

É um jogo de velocidade e gráficos estonteantes . Aquela sensação de um ambiente em 3D perfeito era novidade no tempo , coisa fina . Jogar o jogo em si é uma experiência daquelas . Você senta no cockpit , e já fica claro que o que vem pela frente vai ser pedreira . O desafio é daqueles , mesmo sendo um jogo bem simples de se jogar .

Eu admito que não gostei tanto assim da versão para Genesis . Sim , as proporções entre uma máquina e outra devem ser mantidas , mas a comparação é inevitável . Eu ainda prefiro Super Monaco GP . A jogabilidade continua fantástica , mas eu não gostei dos gráficos , os carros ficaram achatados . Mas a versão 32X é bacana . Mas , nem tudo é perfeito , pisaram no tomate na versão Saturn , não fazendo gráficos condizentes com a capacidade do aparelho . Mas tudo bem .

Eu acho um jogo com mais qualidade que Star Fox . Sim , o Star Fox pode até ser um pouco mais bonito graficamente , mas não dá a mesma sensação de velocidade , e os gráficos nem rotacionavam direito ! Fico com o da SEGA .

Fanlando sobre o cara comparando a evolução gráfica , vou ser bem franco , prefiro antigamente . Mesmo sendo algo bem mais simples , rudimentar , tinha um "quê" a mais , tinha muito carisma , além da tecnologia em si ser uma novidade na época .

24/02/2006, 14:38
Virtua Racing é o game de corrida da geração 16 bits!!

Tipo, eu pensei que o SVP fosse alguma versao da família 68K da motorola. Caramba, SH1, 32 bits...é muito devastador!

Eu tenho o cart, e acho muito bom. Mas fizeram tanto e deizaram a imagem em 16/9 sem mudar a resolução...É o único porem nesse jogo, na minha opinião.

Há muito o q se comentar sobre a supremacia desse game. Primeiro, a jogabilidade. A Sega-AM2 foi coerente nesse game, criou um estilo todo de jogos de corrida arcade em 2D (Outrun, Rad Mobile), e o confirmou em 3D com VR. A cada vez que pego o volante em Sega Rally, Scud Race e Daytona penso na evolução pela qual VR passou. E curvas em drift são atemporais.

E os gráficos? 3D pura! Velocidade? Impossível ser mais rápido.
Realmente, não há como pensar em corrida sem conhecer Virtua Racing.

24/02/2006, 14:42
Crude Dude:
Também mato a saudade com a versão do VR para 32X... mas ainda quero voltar a jogar a versão original para o Mega Drive!

Eduardo Furlan e Brunofs:
A versão para 32X se chama Virtua Racing Deluxe e foi lançada no final de 1994 acompanhando o lançamento do 32X. Essa versão acrescenta mais duas pistas e mais dois carros (protótipo e nascar). É um ótimo VR!

wylyanl e Rogeriops:
Um dos meus maiores erros foi ter vendido o meu Mega Drive... confesso que está batendo uma vontade de comprar outro MD para jogar VR e todos os outros clássicos daquela época!

A pista mais difícil, chamada Acropolis tem uma sequência final realmente alucinante! A curvas no meio das montanhas quase no final da volta precisam ser decoradas pelo jogador pois para vencer nessa pista tem que passar por esse trecho com pé embaixo!

andregarcia_1:
Realmente a tecnologia evoluiu muito nesse período, isso é fato! Como é fato também que a série Virtua quebrou os paradigmas mudando os rumos da indústria que passou a focar nos jogos poligonais, tendência dominante até os dias de hoje! E fico feliz em pensar que o Mega Drive participou disso tudo!

Zwart Kruis:
Super Monaco GP e Streets os Rage 2 são os meus jogos favoritos de Mega Drive! Mas VR além de ser um ótimo jogo, é uma proeza técnica! A improvável conversão de uma das máquinas arcade mais poderosa que existia na época para o Mega Drive traria perdas óbvias... ainda assim o jogo ficou magnífico e é muito melhor visto ao vivo, em movimento do que pelas fotos. Quando tu olha tudo aquilo na tela dividida entre dois jogadores e pensa depois vê que é apenas um simples Mega Drive... wow!!! Não tem o quê falar...

A versão para Saturn é muito boa graficamente mas como não foi feita pela equipe AM2, o jogo ficou muito distante do original para arcade... Nunca cheguei a jogar mas também não tenho vontade...

Parece que foi lançado somente no Japão uma versão para PS2 que é cópia fiel do original para os fliperamas, ainda não tive a oportunidade de jogar essa versão mas deve ter ficado interessante!

Sobre Star Fox, é outro jogo fantástico! Joguei muito também! Mas tecnologicamente é muito inferior ao VR original do Mega Drive.

Agradeço a contribuição de todos!

24/02/2006, 14:45
Virtua Racing, ao lado de Super Mônaco GP, são os 2 melhores jogos de automobilismo para o Mega Drive na minha opinião. Eu nunca tive este cartucho, mas aluguei na época e joguei bastante. Gostava muito da primeira pista. As outras duas eu achava difíceis também. É uma pena que ainda não conseguiram emular o SVP, mas tem o "Virtua Racing De Luxe" do 32X que é emulado.

24/02/2006, 16:22
Há uns 2 anos fiquei procurando esse cartucho e aqui no camelodromo do RJ achei um, mas o chip tinha estragado e não funcionava. Tentei mais uma vez e por $ 15 achei um com caixa e tudo. Era um jogo tecnicamente assombroso para mega. A primeira pista é legal de se jogar mas as outras duas são dificeis demais. Tenho a versão de Saturn e acho mais gostosa de se jogar, o problema é que essa tem load times horríveis.... não conheço a versão de 32X mas acabei de baixar ela na net e verei se é legal...... [kong]

Putz, a versão para Saturn é uma bomba de ruim. Não foi feito pela am2 da sega e ficou um lixo na minha opnião. Anos luz da versão com jogabilidade perfeita do mega. Eita vacilo da minha mãe sega. [kzangado] :O

25/02/2006, 00:53
virtua racing foi uma evolução não só nos gráficos, mas na jogabilidade.
Nos dava um gostinho do que estava por vir no mundo do videogame.
Jogão.

25/02/2006, 10:34
Acho que foi um dos primeiros jogos, senão o primeiro, em que você era OBRIGADO a tangenciar as curvas. Claro que isso até existia em jogos de 16bit, mas de uma maneira bem mais simplista. Virtua Racing levou a pilotagem a níveis desconhecidos até então.
Hoje você pega pra jogar é bem mais fácil, porque todos os jogos que vieram depois usaram o mesmo princípio que ele (breque nas curvas, tangencie e troque de marchas).
Ná época isso foi novidade total, então, todo mundo tinha aquela mentalidade de jogo de corrida 16bit (dê uma reduzida, entre na curva do jeito que der e acelere na saída, ou em certos casos até menos que isso). Realmente um divisor de águas.

26/02/2006, 11:40
Lembro que um amigo nosso nos havia emprestado o Genesis dele para a gente jogar em casa por alguns dias, e junto com o aparelho tinha o ótimo Virtua Racing. Uma pena que eu nunca mais tenha podido emular no PC, pois, por causa do gráfico diferenciado, o jogo não pegava em nenhum emulador. Nem a pau! :D

Nos arcades, eu só pude conhecer e jogar Virtua Racing dois anos depois de ter conhecido o excelente Daytona USA, que foi o meu arcade de corrida preferido por muitos anos. Por isso quando eu comecei a jogá- lo no fliperama, eu não me surpreendi tanto assim, embora tenha podido jogar bastante. Inesquecível era aquela foto da apresentação do início do jogo, que não tem na versão para Genesis.

04/03/2006, 17:23
Tive esse jogo, meu véio me deu a 11 anos atrás, cartucho original, era legal até, mas também não era tudo isso, me lembro q sótinha 3 pistas, e quando virava as 3 no médio jogava as pistas de forma inversa....., bater os recordes de tempo também era bala, mas o fato de ter só 3 pistas enjoava um pouco, depois saiu a versão para 32x, com 6 pistas, era exatamente igual a versão de Mega Drive, só com mais 3 pistas, se alguem quiser jogar esse jogo é so ter paciencia para achar o emulador de 32x e a Rum e sites estrangeiros, já tive os dois a tempo atrás, mas joga isso se pode se jogar os atuais NFS e GTA, é coisa de loco, e tb comparar o VR hoje em dia com os atuais jogos do mercado é sacanagem, valeu a matéria para relembrar do VR.