Ver Versão Completa : Como faço clock?
cheralhoo
05/08/2008, 22:09
Como faço clock da placa de video e do processador?
tem outro hardware q tenha esse negocio de clock?
o cooler que vem com o waudcore 6600 aguenta numa boa a mudança do processador?
até quanto? sendo o inicial o 2.66ghz (se não me engano)
e o coolerzinho q vem com a placa de video HD4850 aguenta ate quanto de clock?
esse nao lembro do valor mhz... e nem sei ate quanto aumentar :lol
preciso colocar algum outro tipo de cooler q não seja especifico como a do suporte q fica no processador por exemplo?
Ero_Seenin
05/08/2008, 22:14
qual processador?
cheralhoo
05/08/2008, 22:29
Q6600]]e placa de video HD4850
vou pegar sabado e ja to pensando em meter clock nele :p
Amigo Bolha
05/08/2008, 22:33
O termo é overclock cara,
clock é a 'velocidade' dos chips ai,
overclock é aumentar o clock padrão,
e esse seu pc ai não precisa de overclock, eu pessoalmente acho besteira fazer overclock em um pc que roda tudo,
eu só faria no meu quando ele começasse a engasgar com os jogos
cheralhoo
05/08/2008, 22:36
mas pelo menos ensina :lol
grato pelo comentario ^^
to com medo do vistar ficar dando lag
me falam horrores (no mal sentido :p) desse negocio
só to usando por causa de algumas coisas como DX10 :p
Kresnik-02
05/08/2008, 22:42
Quer uma dica boa? Não sabe o que é não faz, as chances de fazer merda são grandes.
N to falando por mal, é por experiencia.
Davidorff
05/08/2008, 22:43
Não faça overclock se não souber exatamente o que está fazendo, caso contrário o máximo que vai conseguir é vários travamentos e uma maquina esquentando mais do que o normal, mas se quiser experimentar mesmo assim, recomendo que pesquise um pouco sobre multiplicador, FSB, latências, Buses PCI-X e PCI, é muito importante saber o impacto de cada um deles no funcionamento do sistema para conseguir um overclock equilibrado.
SCHYNEYDER_XT
05/08/2008, 22:44
To com o Vista aqui e ta perfeito ... nenhum problema .. nada de lag .. nada de bug ...
+ 4 GB de memoria pra ele ficar bonitinho ;D
e overclock é arriscado e vc deve procurar tutoriais na net, ler com calma e tirar suas proprias conclusoes, pra saber se vale ou nao a pena fazer.
Ero_Seenin
05/08/2008, 22:57
para 3 ghz, que é um over basicão para esse processador:
vai na bios
- procure na aba se selecionar frequencia, mude de auto para manual
- coloque o FSB em 333 mhz
- coloque o PCI - express em 100 mhz
- coloque o PCI em 33 mhz, se existir essa opção
- memorias em 800 mhz, se for memoria de 800.
- Vcore do processador em 1.25 V, mas é provavel que nem precisa mexer nisso, pois é Vcore default dele
- latencias das memorias (timing), coloque os valores default manualmente. A propria bios, irá mostrar um lista de numeros com os timings default.
- se tiver uma opção chamada "spread spectrum", deixe desabilitada (disabled)
cheralhoo
05/08/2008, 23:11
vo mudar só do processador exatamente nisso ai entao
mas e o cooler
trocou?
esquentou mto?
algum problema?
mas e o cooler
trocou?
esquentou mto?
algum problema?
vc sabe o que vai fazer? tem noções do hardware, sabe o que é o clock FSB como isso tudo funciona?
se a resposta disso for negativa, não mecha, com 1% a mais do over vc pode ferrar o processador sem volta, e assim q isso for mechido, sua garantia já era.
mais se tiver noção intermediária nisso, faça por sua conta em risco.
eu prefiro muito mais pegar placa de video já com over de fabrica e um processador potente do que ficar mechendo nisso
Ero_Seenin
05/08/2008, 23:40
mas e o cooler
trocou?
esquentou mto?
algum problema?
não. Trocar de cooler só se for pra mandar o processador no limite dele, que é de 3.6 ghz pra cima.
3 ou talvez 3.2 ghz, não requer aumento na voltagem, e o que faz o processador esquentar é a voltagem, nem tanto a frequencia. O meu tá bem frio, os nucleos ficam em 53 mais ou menos quando to jogando algo.
cheralhoo
06/08/2008, 00:40
ta falando q é um perigo
mas se eu deixar exatamente como vc deixou não tem como dar merda.. ou tem?
antes de tudo vc precisa saber o modelo de sua placa mãe, modelo da fonte e das memórias.
pq placas mãe diferentes tem potencial de overclock diferente assim como fontes e memórias, uma configuração de overclock não vale pra todas as placas mães, memórias e fontes existentes. tem que ver certinho pq se der cagada e for diagnosticado overclock mal sucedido as loja se recusam em trocar a peça.
overclock em placa de vídeo acho ainda mais perigoso pq pode zicar a imagem com uma cagadinha de nada, isso quando não vai pro beleleu... mas se for fazer é necessário ver a marca e modelo tb pra verifica o potencial de overclock
verifique todos os componentes marcas e modelos e leia bastante a respeito antes de fazer qualquer coisa:kongpositivo:
cheralhoo
06/08/2008, 01:25
isso tranquilo
eu peguei a mesma placa mãe e o mesmo processador q o erosennin
a diferença é q vou ter mais memoria e melhor placa de video
a placa de video já desencanei do clock
vou fazer apenas do processador.. e vou seguir a config dele já q temos a mesma placa mãe
P5k SE
Ero_Seenin
06/08/2008, 09:47
ta falando q é um perigo
mas se eu deixar exatamente como vc deixou não tem como dar merda.. ou tem?
é o que falei, 3 GHZ nesse processador é arroz com feijão. Tem gente no forum usando processador de 1.8 ghz em 3 ghz, pra vocÊ ter uma idéia de como os Core 2 são animais em over.
Estragar, só se você fizer uma cagada aí, como subir a voltagem demais.
eric canto
06/08/2008, 09:48
Cara... vc viu os bench que eu postei aqui no forum do meu PC né!
Meu PC tbm tem HD4850 e um Q6600 (o meu é Rev. GO)... eu uso ele num over basico de de 2,4 para 3,0 e com o cooler stock... mas desancoselho... pois j´´a vi que se o cooler stok não dá conta de mantelo frio por mais que uma hora.... ele acaba atingindo os 57º o que eu não gosto... e já te aviso... com todos o games de ponta de hj os 2,4 dos Q6600 dão conta numa boa. Alguns v percebe um ganho minimo de performace... mas é muito pouco e nem vale a pena arriscar com o cooler stok. Mas assim se por um coooler bom ai vale a pena fazer um over para uns 3,2 até... eu sei que ele aguenta ate uns 3,6 com uma optimo cooler e um gabinete bem ventilado.
Sobre a HD 4850, a minha é Asus, ela tem o catalyst que tem o proprio propgraminha de over que é o OverDrive ele tem o autotuning que é bim. Mas ele sempre puxa de mais da conta. Bom.. na minha com o cooler que vem com ela... que não é ruim, mas é muito barulhento. Eu em alguns game suso ela num over de core 625 para 650 e a memoria de 1986 para 2160 e ela funciona muito bem com esses valores... mas se puxar mais que isso ela tbm aguenta.. mas talvez vc começe a ver algumas coisas estranahas na tela e tals. EU recomento no maximo, com cooler stock dela, usar a 660 e 2200.
Tica sobre o programa smardoctor.. que vc deve instalar para proteger a 4850 de sobreaquecer e relular a fan e tals... quando for jogar programe a fan para ficar a 65% isso deve te dar temps entre 58 e 70º durante a jogatina... mais se tiver com um overzinho, poe a fan para 75%. NUNCA USE O AUTO FAN CONSTROL... ele não funciona e quando vc vai ver sua placa tá a 80º facil facil. A fu~mção smarte funciona bacana... é ideal para usas no windos ou quando se vai dexar o pc ligado e tals. E poe a proteção de temperatura para uns 80º que tá de boa de mais.
Sobre como fazer over no processador... acho melhor vc esperar tá com ele em mãos e a galera vai te ajudando aqui enquanto vão surgindo as tuas duvidas. Mas cara... acredite... enm vale a pena nos games de hj... palavra de que tem.
Abraço
Ero_Seenin
06/08/2008, 09:58
aqui chega em uns 53. E é um boa temperatura, praticamente a mesma coisa que a temperatura em stock. 57 também não é tão ruim.
mas se faz diferença entre 2.4 ou 3 ghz, nos jogos, isso eu não chegueia testar. Mas imagino que nos jogos que usem muita CPU, como o Dirt e Company of heroes faça sim.
eric canto
06/08/2008, 12:07
aqui chega em uns 53. E é um boa temperatura, praticamente a mesma coisa que a temperatura em stock. 57 também não é tão ruim.
mas se faz diferença entre 2.4 ou 3 ghz, nos jogos, isso eu não chegueia testar. Mas imagino que nos jogos que usem muita CPU, como o Dirt e Company of heroes faça sim.
Sim... faz... mas é minima. Tipo em Lost Planet com ele a 3,0 eu ganhei uns ~2 FPS só. Quer dizer... quando vc está rodando um game a ~20 FPS e passa a rodar a ~22 é bom. Mas quando vc ta rodando a ~34 e passa a rodar a ~36 não vejo muita vantagem. MAS se tiver um bom cooler e não um stok é bom manter a 3,0 ou 3,2 que aí não tem problema. MAS com o stok não vale a pena arriscar sacou?
O ganho em performaçe só é perceptivel em games pesados mesmo. Ninguém gozando de pleno estado mental faz over com um cooler stock (eu fiz heheeh). Aqui deu conta mas acho arriscado, ainda mais no caso do cheraolho :-D que parece ser noob, sacou!
Ero_Seenin
06/08/2008, 12:23
meu cooler é stock mesmo, e a temperatura subi apenas uns 3 ou 4 graus com o over.
eric canto
06/08/2008, 13:08
meu cooler é stock mesmo, e a temperatura subi apenas uns 3 ou 4 graus com o over.
É o meu tbm sobe por aí. Mas eu já tirei de over... pois na minha maquina o ganho de performace não compensa o risco num cooler desses. Mas no fim do mês devo pegar um Noctua ou um Thermaltake e aí faço um over brurtal [kdiabo]:konglove:
Aproveitando o tópico, queria saber se dá para fazer overclock para 3.2 no x2 6000+ tranquilo com o cooler de fábrica.
Ero_Seenin
06/08/2008, 13:37
Aproveitando o tópico, queria saber se dá para fazer overclock para 3.2 no x2 6000+ tranquilo com o cooler de fábrica.
dá, isso não é nem 10% de over.
dá, isso não é nem 10% de over.
E 3.4 também funciona nesse(olha eu já aumentando:D), é dificíl tem que mudar voltagem ou algo assim, estraga ou sei lá.
Acho 3.0 ghz bem fraquinho.:-(
edit: vc sabe qual é o máximo dele?
Desde já agradeço.
Kresnik-02
06/08/2008, 14:08
É o meu tbm sobe por aí. Mas eu já tirei de over... pois na minha maquina o ganho de performace não compensa o risco num cooler desses. Mas no fim do mês devo pegar um Noctua ou um Thermaltake e aí faço um over brurtal [kdiabo]:konglove:
Vai de noctua!
Qual a marca da sua placa?, normalmente se for GFORCE ou ATI esse site disponibiliza os drives de video com clock modificada, vc vê ai no site qual é o drive Ideal e bota para frita a placa:rox
http://www.guru3d.com/
eric canto
06/08/2008, 15:25
Vai de noctua!
To na duvida entre esses...
http://www.globaldata.pt/index.aspx?searchToken=thermalright+ultra+120+&p=SearchPage#?p=ProdDetail&ProdId=2228
http://www.globaldata.pt/index.aspx?searchToken=thermalright+ultra+120+&p=SearchPage#?p=ProdDetail&ProdId=1574
http://www.chiptec.net/incs/verproduto.php?id=5890&session=ad3b8f87352d2e7a1db5853fc1ad671f
Pelos reviews que li a galera gosta muito do TUNIQ TOWER 120 pq é bom e um pouco mais barato que o NOCTUA NH-U12F, a galera detona os ZALMAN aqui em Portugal... mas não sei pq, eu sempre curti.
Kresnik-02
06/08/2008, 15:41
To na duvida entre esses...
http://www.globaldata.pt/index.aspx?searchToken=thermalright+ultra+120+&p=SearchPage#?p=ProdDetail&ProdId=2228
http://www.globaldata.pt/index.aspx?searchToken=thermalright+ultra+120+&p=SearchPage#?p=ProdDetail&ProdId=1574
http://www.chiptec.net/incs/verproduto.php?id=5890&session=ad3b8f87352d2e7a1db5853fc1ad671f
Pelos reviews que li a galera gosta muito do TUNIQ TOWER 120 pq é bom e um pouco mais barato que o NOCTUA NH-U12F, a galera detona os ZALMAN aqui em Portugal... mas não sei pq, eu sempre curti.
Eu uso um noctua aqui, gosto dele pq a relação ruido e desempenho é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boa.
Não faz nenhum barulho, nadinha mesmo e é melhor que o kit de water cooler toscão q eu tinha.
eric canto
06/08/2008, 16:11
Eu uso um noctua aqui, gosto dele pq a relação ruido e desempenho é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boa.
Não faz nenhum barulho, nadinha mesmo e é melhor que o kit de water cooler toscão q eu tinha.
Serio não faz barulho?! Cara então eu acho vou nesse pq sei que em desempenho ele é foda mas não sabia que era silencioso. Valeu!
Ero_Seenin
07/08/2008, 08:55
E 3.4 também funciona nesse(olha eu já aumentando:D), é dificíl tem que mudar voltagem ou algo assim, estraga ou sei lá.
Acho 3.0 ghz bem fraquinho.:-(
edit: vc sabe qual é o máximo dele?
Desde já agradeço.
não sei, mas o 6000 não sobe muito não. 3.4 já deve estar perto do limite dele.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.