PDA

Ver Versão Completa : IBM+AMD constrói célula de memória SRAM duas gerações à frente

Phoenix Eagle
19/08/2008, 10:20
A IBM + AMD anunciou a construção da menor célula de memória de acesso randômico estática (SRAM) já feita, utilizando os padrões da indústria e dando a primeira demonstração prática da construção de componentes eletrônicos com tecnologia de 22 nanômetros.
Célula de memória SRAM

A célula SRAM utiliza o projeto tradicional baseado em seis transistores e ocupa uma área de 0,1 micrômetro quadrado. O feito foi alcançado com a participação de vários parceiros de desenvolvimento, entre eles a AMD, Freescale, STMicroelectronics e Toshiba, além de laboratórios universitários.

Os chips SRAM são os precursores de circuitos mais complexos, como os microprocessadores. Como o objetivo é viabilizar a produção industrial em futuro próximo, a demonstração da nova célula SRAM foi feita utilizando pastilhas de silício de 300 milímetros, com as atualmente utilizadas pela indústria.

Gerações de miniaturização

"Nós estamos trabalhando no limite do possível - progredindo rumo a tecnologias de semicondutores mais avançadas, de próxima geração. Este novo desenvolvimento é um passo crítico na busca da miniaturização contínua na microeletrônica," disse T. C. Chen, da IBM, em comunicado da empresa.

A escala de 22 nanômetros representa duas gerações à frente na miniaturização da eletrônica, que ainda deverá passar pela faixa dos 32 nanômetros. Atualmente, o estado da arte é considerado como sendo a escala de 45 nanômetros, embora poucas fábricas já estejam fabricando seus chips nessa escala.

Phoenix Eagle comenta: Apesar de que isso não vai chegar pra gente antes de 2011, é muito bom saber que eles já chegaram neste caminho e que agora é apenas questão de tempo até termos está tecnologia em nossos processadores, SSD's, etc. Agora, eu quero realmente ver como vai ser daqui em diante ( < 22nm), pois tecnologia teóricamente nós temos para avançar (eu já postei aqui sobre ela), mas será que será na mesma velocidade?

Tesla
19/08/2008, 10:29
Eu não tô lembrando agora exatamente, mas o limite inferior de miniaturização estaria na faixa dos 7-15 nm, não?

Depois disso, existem limites físicos que impedem esse tipo de tecnologia de funcionar.

Phoenix Eagle
19/08/2008, 12:00
Eu não tô lembrando agora exatamente, mas o limite inferior de miniaturização estaria na faixa dos 7-15 nm, não?

Depois disso, existem limites físicos que impedem esse tipo de tecnologia de funcionar.

Se eu não estiver enganado era por ai mesmo Tesla, com 22nm se eu não me engano já chegamos a 200 atomos de espessura.. heheh com 7-15 estamos muito próximos de um (~2020 seria a previsão pela Lei de Moore).

*Lionheart*
19/08/2008, 14:42
Se eu não estiver enganado era por ai mesmo Tesla, com 22nm se eu não me engano já chegamos a 200 atomos de espessura.. heheh com 7-15 estamos muito próximos de um (~2020 seria a previsão pela Lei de Moore).Pô, quer dizer que agora eu vou precisar de microscópio eletrônico pra espetar a memória na minha placa mãe??? :D

Computador Publico
19/08/2008, 14:48
Pô, quer dizer que agora eu vou precisar de microscópio eletrônico pra espetar a memória na minha placa mãe??? :D

Heheheh, não.. isso nem vai chegar para nós consumidores!;D

Sempre que eles vão reduzir o tamanho eles primeiro testam a tecnologia com chips SRAM e se tudo ir certinho, eles dão o próximo passo!

Tesla
19/08/2008, 16:24
Se eu não estiver enganado era por ai mesmo Tesla, com 22nm se eu não me engano já chegamos a 200 atomos de espessura.. heheh com 7-15 estamos muito próximos de um (~2020 seria a previsão pela Lei de Moore).

Pois é. Depois disso é mudar a tecnologia mesmo.

Transistors e CI não vão servir de mais nada. :lol

Matt
19/08/2008, 16:58
Pois é. Depois disso é mudar a tecnologia mesmo.

Transistors e CI não vão servir de mais nada. :lol
A solução ja está sendo aplicada agora: clusterizar o máximo possível. Enquanto a computação quantica não vem teremos nas próximas décadas computadores com centenas de nucleos.

Tesla
19/08/2008, 17:10
A solução ja está sendo aplicada agora: clusterizar o máximo possível. Enquanto a computação quantica não vem teremos nas próximas décadas computadores com centenas de nucleos.

É uma solução tapa-buraco. :p

Quero dizer, o obejetivo é miniaturizar e tornar a coisa mais eficiente. Mas se for pra começar a juntar um monte de núcleo um em cima do outro, vamos acabar com outro Eniac, negando o efeito da miniaturização. :lol

Mas é o que você disse mesmo. Enquanto não surgir tecnologia melhor, o jeito é se virar com o que temos. :D

Computador Publico
19/08/2008, 18:24
É uma solução tapa-buraco. :p

Quero dizer, o obejetivo é miniaturizar e tornar a coisa mais eficiente. Mas se for pra começar a juntar um monte de núcleo um em cima do outro, vamos acabar com outro Eniac, negando o efeito da miniaturização. :lol

Mas é o que você disse mesmo. Enquanto não surgir tecnologia melhor, o jeito é se virar com o que temos. :D

A questao é: Já temos várias tecnologias no forno para substituir a que temos hoje, basta uma delas despontar como a de melhor custo beneficio e pronto.

Eu dúvido que teremos essa questão de ir aumentando, aumentando, pois pelo tanto de pesquisa na área isso está totalmente fora de cogitação.

Não se esqueçam que essa solução "tapa buraco" foi por culpa do super-aquecimento que estavam tendo e não por que haviamos chegado no limite da miniaturização, mas hoje se quisessemos voltar a chips single core já teríamos capacidade para estar nos 20Ghz (isso é um dado, não estou chutando), pois hoje temos a tecnologia para isso e eles optaram na época por continuar evoluindo no lugar de aguardar uma forma de reduzir o aquecimento da maneira eficaz e com isso evoluíram enfiando mais cores e miniaturizando ainda mais e duvido muito que voltem atrás.

vangelismm
21/08/2008, 17:56
20 Ghz? tem alguma fonte ai?
fiquei curioso.

Dukoff
21/08/2008, 18:23
fiquei curioso.

Uma fonte nao, teria que ter várias fontes, e coolers também, a energia que seria convertida em calor ia ser um absurdo :-D :-D

Computador Publico
21/08/2008, 18:59
fiquei curioso.

Se eu não me engano eu havia visto sobre isso em um programa da Discovery Channel e também se não me engano eu li algo a respeito na American Scientific.

Uma fonte nao, teria que ter várias fontes, e coolers também, a energia que seria convertida em calor ia ser um absurdo :-D :-D

Ai é que você se engana, a tecnologia existe mas simplesmente não vai ser usada (agora) pelo rumo que tomamos (multiplos cores).;D

Caso eu encontre uma fonte aqui na Net eu crio um tópico a respeito para matar a curiosidade =)

Uma pequena curiosidade a +: Em laboratório existe processadores na casa dos 400-500Ghz, claro que dai os bichinhos estão praticamente congelados para conseguir chegar a isso. Se eu não me engano é a IBM que alcançou esse patamar e denovo se eu não estiver enganado os 20Ghz era ela também que havia conseguido em temperatura ambiente.