PDA

Ver Versão Completa : Como foi a adoção do Windows XP no começo?

keni
12/09/2008, 13:21
Como foi a adoção do Windows XP no começo?

Publicado em 12/09/2008, na(s) categoria(s) Curiosidades (http://www.winajuda.ig.com.br/secao/curiosidades/), Windows Vista (http://www.winajuda.ig.com.br/secao/windows-vista/), Windows XP (http://www.winajuda.ig.com.br/secao/windows-xp/), por Rodrigo P. Ghedin.

Dia desses, estava folheando algumas revista INFO bem antigas, e uma delas me chamou a atenção. Essa edição, número 201, de dezembro de 2002, trazia o Prêmio INFO, tradicional premiação na época - que, pra ser sincero, nem sei se existe ainda.
http://www.winajuda.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/09/info-2002.jpg
Dentre os premiados, o Windows XP abocanhou o de melhor sistema para desktops. Nada errado, certo? Certo. A informação que chama a atenção é um dado estatístico na nota do prêmio. Esse dado é referente à quantidade de visitantes do site da INFO na época que usavam o não-tão novo Windows XP - que, só para efeitos de constagem, foi lançado 25 de outubro de 2001, portanto, um ano e três meses antes. Alguém arrisca um palpite? Não? Vejam:
http://www.winajuda.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/09/windows-xp.jpg

Isso aí: entre 0,15% e 0,50%. Pouco? Muito? A título comparativo, hoje, um ano e meio depois do lançamento do Vista, no WinAjuda os visitantes do site que usam esse sistema somam 19,6%.
Tendo isso em mente, pergunta-se: o Vista está tão mal assim em termos de adoção quanto a mídia, inclusive o WinAjuda (às vezes, admito), diz?

xupinhado do Win ajuda (http://www.winajuda.ig.com.br/2008/09/12/como-foi-a-adocao-do-windows-xp-no-comeco/)

Eu particularmente estou satisfeito com o Vista. Meu notebook tem o XP ainda e percebi que dou valor pra um visual mais agradável de se ver. Agora dá é raiva ver aquela interface antiga do XP hauahuahuhua. Quanto ao desempenho, minha máquina é boa o suficiente e não deve em relação ao XP no notebook.

thiago_rariz
12/09/2008, 13:33
o problema é q a adoção é influenciada pela critica. Vejam só, a adoção do XP era baixa, mas a critica era imensamente positiva (logico, depois do desastre do ME e da lerdeza do 2000, nada poderia ser pior)..

entao o xp conquistou os users, pelo "estomago" por assim dizer: um s.o. cheio de recursos, seguro e estavel (comparando com os anteriores)....

o vista, pelo contrario, nao teve criticas tao boas. Mta gente disse inclusive q seria "o sp3 do xp vendido pelo preco de um s.o. inteiro" o q nao é verdade, mas as inovações foram poucas, e ruins (construir a interface em cima do .net framework, pode ter sido um equivoco, pela má performance do framework).

do lado corporativo, nenhum recurso compensa a adoção do vista, levando em consideracao os upgrades de hardware necessarios, o custo x beneficio é mto ruim....

é logico q o vista será adotado massivamente, mesmo pq a m$ não vende + o xp para usuarios domesticos (apenas para os corporativos), entao ele irá acabar na maioria dos pcs, queiram os usuarios ou nao...

mas é um passo do windows a se apagar da historia da m$, nao tao catastrofico qto o ME, mas sem brilho algum....

Lamerda
12/09/2008, 13:53
olha o vista pra mim ficou usavel depois do service pack dele.

resolvi testar ele, numa virtual machine, então dei um hd de 10 gigas pra ele, e deixei com 512 de ram, e os outros 1 giga pro XP.

e minha surpresa que ele trabalhou muito bem, lógico que por ser em virtual machine, ele não tinha nenhuma frescura visual ativada.

mais é só terminar meu backup do micro, que provavelmente vou migrar pro Vista uma vez pra ver como ele fica na maquina com os recursos full.

mais mesmo assim, o vista continua pesado, mesmo pros padrões de hardware de hoje em dia.

mais eu ainda estou com a pulga atraz da orelha, pq tem aquela do windows inflar com o tempo.

mas acho que a microsoft viu a merda que fez, e creio que o proximo sistema dela vai vir um pouco melhor.

ou não

DenisLM
12/09/2008, 14:54
bom eu uso o vista no meu note (que é até meio velhinho) e rola sussa...
tinha XP antes e digo que não ficou pior não... mas logicamente não tenho o aero rodando, só o tema padrão do vista mesmo.

sei lá, não sei pq tanto terror em relação ao vista...

RainbowSix
13/09/2008, 03:18
o problema é q a adoção é influenciada pela critica. Vejam só, a adoção do XP era baixa, mas a critica era imensamente positiva (logico, depois do desastre do ME e da lerdeza do 2000, nada poderia ser pior)..

O 2000 era ótimo, dava pra tweekar bastante pra melhorar a performance, além de ser muito estável. O meu iniciava comendo apenas 48mb de ram. Só troquei ele pelo 2003 quando fiz um bom upgrade no PC.

O ME foi apenas um quebra-galho enquanto a MS não terminava o XP. E o Vista, na minha opinião, é um quebra-galho pra enquanto não terminam o 7.

Ice_Breaker
13/09/2008, 11:30
Eu sempre achei o vista muito bom, desde a fase beta( lógico que no Beta o muito bom era no sentido de inovações lol ).
Eu só não uso o Vista por causa do meu maldito HD pequeno, e do meu "só" 1gb de memória. :(

BlackICE
13/09/2008, 12:00
Com certeza apesar das críticas, a adesão ao Windows Vista está muito mais rápida do que no Windows XP.

Eu mesmo, 8 meses depois do lançamento do Vista já tinha ele no meu PC (definitivamente, pois no mês do lançamento instalei uma versão pirata pra teste).

O Windows XP só instalei mesmo depois de uns 2 anos e meio do lançamento, antes estava bem satisfeito com o Windows 98 (não tive o "desprazer" de instalar o Me).

Att'

Lamerda
13/09/2008, 12:14
Com certeza apesar das críticas, a adesão ao Windows Vista está muito mais rápida do que no Windows XP.

Eu mesmo, 8 meses depois do lançamento do Vista já tinha ele no meu PC (definitivamente, pois no mês do lançamento instalei uma versão pirata pra teste).

O Windows XP só instalei mesmo depois de uns 2 anos e meio do lançamento, antes estava bem satisfeito com o Windows 98 (não tive o "desprazer" de instalar o Me).

Att'

eu tive o desprazer de aprender informática com o windows ME
mais não deu outra, logo que aprendi a formatar o PC, já coloquei o 98.

algum tempo dps fui pro XP, isso quando tinha meu k6 II 500

mais pretendo esse ano migrar pro vista, queria ir pro linux mais não vai ter como já que vou depender do windows pra minha faculdade de sistemas

IcE_WiNd
13/09/2008, 12:26
Usei o XP desde o começo, só tive o azar de quando fui instalar ele reconhecer todo o meu hardware menos o bendito modem. Não tinha como eu entrar na internet pra baixar o driver pro meu modem, irônico não?

BlackICE
13/09/2008, 12:37
Usei o XP desde o começo, só tive o azar de quando fui instalar ele reconhecer todo o meu hardware menos e bendito modem. Não tinha como eu entrar na internet pra baixar o driver pro meu modem, irônico não?

Huahauahau! Me lembrou as primeiras distros de Linux que usei (Conectiva Marumbi e Guarani), o MALDITO modem necessitava de um driver específico, e como baixá-lo?!
Outro dia estava procurando meu nome no Google a achei o tópico do LinuxAll onde eu pedia o maldito driver (que era uma gambiarra dos inferno pra instalar).

Att'

StrikerX3
13/09/2008, 13:25
Eu lembro bem da época em que o Windows XP foi lançado. Era todo mundo malhando o pau nele nos primeiros anos, mas depois que saiu o Service Pack 1 quase não se ouvia mais falar em Windows 2000.

Tá acontecendo a mesma coisa com o Vista... mas tá mais difícil de engrenar, porque a primeira versão dele foi ruim (ainda estou tentando entender o que tinha de tão ruim).

lorenço
13/09/2008, 13:42
lembro quando saiu fiquei doido pra por na minha maquina, todo mundo malhava dizendo que era tudo coloridinho e que por isso era mais pesado. Realmente o professional não consegui usa no meu k62 com 64 de ram pq ficou muito pesado, mas o home edition rodou de boa, logo depois peguei um pentium 3 866mhz com 256 de ram e rodou lisinho o professional

Lamerda
13/09/2008, 14:28
Tá acontecendo a mesma coisa com o Vista... mas tá mais difícil de engrenar, porque a primeira versão dele foi ruim (ainda estou tentando entender o que tinha de tão ruim).

tudo nele era ruim, ele era lento pra abrir os programas, pastas, jogos nen se fala, desligar ele as vezes era uma tortura, a taxa de transferencia na hora de passar arquivos pro HD ou outra coisa era muito lenta

dps do sp1 mudou da agua pro vinho, ai sim ele ficou usavel.

Maiscredoo
13/09/2008, 17:08
Desconheço um vista funcionando sem sp1, quando instalei o meu nesse naquina ja tive sp1 instalado logo em seguida.......estou satisfeito com o sistema, nada mais, nada menos do q o win xp sp3, do qual eu já gostava bastante......

eu pulei do win 95 direto pro xp, e do xp pro vista, win 2000 era tao tragico assim? =0

HeLLfield
14/09/2008, 07:11
sem duvidas a critica maior emcima do vista é pq muita gente não tem pc decente para rodar , principalmente aqui no brasil, então a critica sendo de usuarios brasileiros não conta muito
(ja que baixa,queima num dvd, instala o pc não aguenta,a entao o vista é uma bosta mesmo)

deraol
14/09/2008, 11:54
Parece o Vista...
Mas o Vista, no caso, o pessoal não adota pois querem continuar com o PC arcaíco, mas enfim...

O problema maior nem é trocar o PC ou fazer upgrade, e sim:

"O que eu ganho instalando esse sistema mais pesado?"

Eu por exemplo tenho um pc rasoavel já usei por um tempo o Vista mais alem de ser mais bonito que o XP eu não vi nada nele de realmente novo
Se pelo menos gosta se de jogar em PC mas nem isso

StrikerX3
14/09/2008, 12:47
tudo nele era ruim, ele era lento pra abrir os programas, pastas, jogos nen se fala, desligar ele as vezes era uma tortura, a taxa de transferencia na hora de passar arquivos pro HD ou outra coisa era muito lenta

dps do sp1 mudou da agua pro vinho, ai sim ele ficou usavel.

Não foi o que aconteceu aqui. Possivelmente o que aconteceu com a maioria das pessoas é o quote abaixo, o que definitivamente não foi/é o meu caso.

sem duvidas a critica maior emcima do vista é pq muita gente não tem pc decente para rodar , principalmente aqui no brasil, então a critica sendo de usuarios brasileiros não conta muito
(ja que baixa,queima num dvd, instala o pc não aguenta,a entao o vista é uma bosta mesmo)

BTW, eu joguei Crysis no Vista 64 sem Service Pack com tudo no máximo. Em média, 30-40 fps (em 1280x960 sem AA). Só teve um momento que eu tive que abaixar os gráficos: logo depois que você sai da montanha, em que tudo está congelado. A única coisa que deixou os loads lentos foi um memory leak no sistema de áudio do Windows - quando parei de jogar, percebi que o sistema estava fazendo swap demais e fui olhar no gerenciador de tarefas: 3 GB usados em dois processos!

Que o Service Pack 1 ajudou bastante, ajudou, como pode-se ver pelos benchmarks. A performance do Vista está praticamente igual à do XP em jogos, aplicações, qualquer coisa.

PS. Se 30 fps não é jogável, experimente jogar UT2004 em um P3 500 (leia-se: 10-20 fps com os gráficos no mínimo possível) por dois anos e dominar os outros jogadores. Sim, eu fiz isso, e muito. E não mudou muito quando passei a jogar num P4 2.8.