Ver Versão Completa : SLi Alternativa ou preju?
[BF2]PuNiShEr
11/11/2008, 12:42
Galera tava pensando aqui, tah valendo será fazer SLi/CrossFire de placas não TOP-END? Por exemplo: Com R$ 750,00 Você Faz um SLi de XFX 9600GT XXX Edition. Com esse mesmo valor você não consegue compra uma Single 9800GTX/4870, agora fica a pergunta, Um SLi de 9600GT XXX Edition x2 fica melhor que uma Sinlge 9800GTX/4870?
Hoje em dia SLi de VGA´S como 8800GTS/9800GT não é recomendavel? qual seria a melhor Pedida em CustoXBeneficio pra SLi/CroosFire HOJE?
Lembrando, que pra isso temos que gastar um Pouco mais com FONTE+PlacaMãe Compativel, alem do medo de "gargalo"
Eu jah li exemplos de galera que se deu mto mal com essa Tecnologia, exemplo do pessoal que compro suas VGA´S no inicio do ano passado e fez SLi DE 8600GT, que não chega nm ao desempenho de 1 9600GT =(
Eu particularmente não vejo vantagem em SLI. Com uma 8800 gt estou rodando todos os jogos que saem com tudo no máximo ou quase tudo no máximo. Então qual seria a vantagem de SLI se uma placa só está dando conta do recado? Único jogo que precisei deixar no médio sem AA é crysis, e mesmo assim posso colocar a resolução no máximo. Lembrando que uma única 8800 custa em média R$ 640, e como vc mesmo disse, SLI precisa de uma placa mãe mais cara, uma fonte mais cara, enfim, o custo de tudo aumenta muito para poucos ganhos na prática.
Cloudst69
11/11/2008, 13:37
Eu acho que uma 4870 > SLI 9600GT.
Além do fato de vc gastar mais com o SLI (obrigatório mobo e Fonte parrudas), o SLI não dá 100% a mais de desempenho... é coisa de no máximo 70~80%, o que é BEM raro por sinal. Eu chuto que um sli/crossfire equivale a 1,5*potencia da placa, em média... e não 2 como deveria ser em teoria.
MetalRufflez
11/11/2008, 15:01
Preju. Dobro de custo, 30% de performance.
Nvidia GTX200 Series. :rox
billpower
11/11/2008, 16:07
Depende do computador, depende do software e outras coisas.
Um fato do mercado é que Crossfire>Sli normalmente por larga margem. O único SLI em que se tem um ganho muito grande de desempenho é justamente com 9600 GT que se iguala e alguns casos até supera uma 8800 GTX. Como a 9800 GTX é uma 8800GTX requentada daria para dizer o mesmo, mas a questão é que com um pouco de over você já conseguiria deixar a briga mais díficil para a 9600.
Agora, não é que não haja SLI vantajoso hoje em dia. Ex: eu recomendava SLI de 9600 na época que essa placa foi lançada, pois ela dava pau na 8800 GT com folga e conseguia igualar e até ganhar da 8800 GTX, mas hoje em dia já não é mais vantagem, pois existem soluções single que superam esse SLI.
Hoje em dia só existe crossfire vantajoso seja de 4850 (que se iguala com a GTX 280) e de 4870 que ganha da GTX 280 custando um pouco menos. No lado da Nvidia não existe SLI bom em termos de custo benefício.
A GTX 280 em SLI mal consegue bater a 4870x2 a GTX260 SLI mal consegue bater a 4850x2 e custam bem mais do que as soluções da ATI, então fica a dúvida. Vale a pena ou não?
Se for montar um PC top sim. Não como o Solid quer fazer ( SLI de 280, mas se ele fizer um crossfire de 4870x2 ou até de 4850x2 valerá sim a pena). Agora tem que ponderar outros fatores como processador e fonte. Crossfire requer muito mais fonte e processamento, nada adianta fazer isso e não colocar um overclock no processador, pois nenhum processador stock hoje (nem os extreme) são capazes de extrair tudo de um Crossfire. Além disso, há a questão dos softwares, apesar de estarem bem mais otimizados para dual GPU hoje em dia, ainda existem jogos problemáticos com essa função. Então ,às vezes, você poderá ter um desempenho ruim em termos de performance e terá que lidar com isso. Coisa que nem todo mundo consegue.
Por fim, esse lance de que Crossfire e até SLI só há ganho pequeno de performance é lenda e já foi derrubado há algum tempo. Hoje existem situações que se consegue sim 100% de ganho e na média fica em torno dos 70% o que é um ganho bastante considerável. É a mesma coisa da lenda de que a ATI faz drivers ruins. Tem gente que ainda diz isso por aí.
Sabendo entender essas variáveis você pode ter sim um belo PC com SLI ou Crossfire.
MetalRufflez
11/11/2008, 16:18
A GTX 280 em SLI mal consegue bater a 4870x2 a GTX260 SLI mal consegue bater a 4850x2 e custam bem mais do que as soluções da ATI, então fica a dúvida. Vale a pena ou não?
Mas elas em Standalone batem as concorrentes, mole.
E também depende do jogo.
[BF2]PuNiShEr
11/11/2008, 16:51
Realmente jah imagina que A HD4850 é a melhor pedida pra Cross. Si bem que a boatos que pelo menos nos "mobile" jah saio a HD4850x2 ... agora resta espera
TanebadoX
11/11/2008, 17:23
SLI de 9600GT fica bem rapido.. procura uns benchs que fizeram ae
Mas é pouco aumento de performance.. CrossFire fica mais rapido que SLi
CrossFire se não me engano fica 50% mais rapido enquanto SLi uns 30%..
Só vou fazer aqui quando minha 9600GT pedir arrego.. dai pra nao jogar fora aproveito um SLi
Mas vcs tbm tem que pensar no CxB, por exemplo, duas 4850 em cross, fica pau a pau com uma gtx280, sendo que duas 4850 custão uns 40% menos que uma gtx280.
Ja em questão de fonte sei dizer pq naum sei quanto a gtx280 consome, mas com essa diferença de preço uma fonte melhor ainda da menos preju comprar duas 4850.
Hoje se alguem vier perguntar se é legal fazer SLI, eu falo não, é legal fazer Crossfire
Mas elas em Standalone batem as concorrentes, mole.
E também depende do jogo.
E tbm custam mais que o dobro, de que adianta ele ser 20~30% melhor se custa tudo isso?
billrivas
11/11/2008, 18:11
Um fato do mercado é que Crossfire>Sli normalmente por larga margem. O único SLI em que se tem um ganho muito grande de desempenho é justamente com 9600 GT que se iguala e alguns casos até supera uma 8800 GTX. Como a 9800 GTX é uma 8800GTX requentada daria para dizer o mesmo, mas a questão é que com um pouco de over você já conseguiria deixar a briga mais díficil para a 9600.
Agora, não é que não haja SLI vantajoso hoje em dia. Ex: eu recomendava SLI de 9600 na época que essa placa foi lançada, pois ela dava pau na 8800 GT com folga e conseguia igualar e até ganhar da 8800 GTX, mas hoje em dia já não é mais vantagem, pois existem soluções single que superam esse SLI.
Hoje em dia só existe crossfire vantajoso seja de 4850 (que se iguala com a GTX 280) e de 4870 que ganha da GTX 280 custando um pouco menos. No lado da Nvidia não existe SLI bom em termos de custo benefício.
Se for montar um PC top sim. Não como o Solid quer fazer ( SLI de 280, mas se ele fizer um crossfire de 4870x2 ou até de 4850x2 valerá sim a pena). Agora tem que ponderar outros fatores como processador e fonte. Crossfire requer muito mais fonte e processamento, nada adianta fazer isso e não colocar um overclock no processador, pois nenhum processador stock hoje (nem os extreme) são capazes de extrair tudo de um Crossfire. Além disso, há a questão dos softwares, apesar de estarem bem mais otimizados para dual GPU hoje em dia, ainda existem jogos problemáticos com essa função. Então ,às vezes, você poderá ter um desempenho ruim em termos de performance e terá que lidar com isso. Coisa que nem todo mundo consegue.
Por fim, esse lance de que Crossfire e até SLI só há ganho pequeno de performance é lenda e já foi derrubado há algum tempo. Hoje existem situações que se consegue sim 100% de ganho e na média fica em torno dos 70% o que é um ganho bastante considerável. É a mesma coisa da lenda de que a ATI faz drivers ruins. Tem gente que ainda diz isso por aí.
Sabendo entender essas variáveis você pode ter sim um belo PC com SLI ou Crossfire.
Ae Bill, queria te elogiar, acho que é mal de nome...:D parabéns aí pelas suas aulas de hardware!!
Eu sempre aprendo algo nos seus posts!
Mandou bem pra variar!:rox
Valeu!:kongpositivo:
@
Minha placa mãe já comprei pensando em fazer CF da 4870... mas ainda nao vi jogo que precisasse disso... quem sabe mais pro ano que vem com jogos mais pesados.
Ai devo comprar outra 4870 pra faze o CF dela.
f0rg0tten
11/11/2008, 20:48
Mas vcs tbm tem que pensar no CxB, por exemplo, duas 4850 em cross, fica pau a pau com uma gtx280, sendo que duas 4850 custão uns 40% menos que uma gtx280.
Ja em questão de fonte sei dizer pq naum sei quanto a gtx280 consome, mas com essa diferença de preço uma fonte melhor ainda da menos preju comprar duas 4850.
Hoje se alguem vier perguntar se é legal fazer SLI, eu falo não, é legal fazer Crossfire
E tbm custam mais que o dobro, de que adianta ele ser 20~30% melhor se custa tudo isso?
São 236w só pra ela...
JUGULADOR
11/11/2008, 20:52
Pra mim SLi e Crossfire servem só pra quando vc quer atualizar um micro antigo e sai barato colocar duas placas antigas para ter ganho de performance. As VGAs mais novas rodam de boa qualquer jogo. Acho que só vale a pena se o cara for jogar Crysis no talo em full-HD... mesmo assim acho muito dinheiro jogado no lixo.
PS: O ganho de duas placas juntas raramente passa de 60%, ou seja, 40% de uma delas (quase a metade) é dinheiro jogado no lixo.
FALOW
U
I
Pensa isso aki ó...
O que vale pena msm é 4850/4870....
mais que isso só leve em consideração se vc planeja pegar um monitor de 30'
pq as resolução que as placas como estas em crossfire ou até msm as x2, competem só em resoluções que só um monitor de 30' mostra.
Claro em resoluções menores se vc monta um crossfire vc vai ter mais FPS, mas sera trocar 50fps por 85fps, e pra mim, 50fps ta ótimo para qualquer jogo.
billpower
12/11/2008, 02:25
Ae Bill, queria te elogiar, acho que é mal de nome...:D parabéns aí pelas suas aulas de hardware!!
Eu sempre aprendo algo nos seus posts!
Mandou bem pra variar!:rox
Valeu!:kongpositivo:
@
Minha placa mãe já comprei pensando em fazer CF da 4870... mas ainda nao vi jogo que precisasse disso... quem sabe mais pro ano que vem com jogos mais pesados.
Ai devo comprar outra 4870 pra faze o CF dela.
Valeu mesmo pelo elogio Billrivas, com certeza é mau de nome mesmo! AHAHA. Eu sempre tento dar uma opinada até porque costumo estar sempre lendo estas coisas e vendo os reviews destes equipamentos, além de tentar entender um pouco o que cada resultado significa. Não adianta somente os números lá tem que entender o que cada coisa representa. Daí venho aqui e dou uns pitacos. Eu fazia isso no forumpcs, mas aqui tem menos pessoas que se interessam pelo assunto, daí acho que ajudo mais aqui. Abraços!
elbandido
12/11/2008, 09:47
Parabéns pelo excelente post!
Você saberia informar quais os sites de benchs mais confiáveis(imparciais)? Conheço o anandtech, tomshardware, clubedohardware,... Gostaria de ter algumas boas referências na hora de analisar algum hardware.
Abraços
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.