PDA

Ver Versão Completa : Haibane Rennmei (nao achei aquilo tudo não....)

Maiscredoo
16/11/2008, 15:43
.........Acabo de terminar a série, bastante lenta, porem interessante.........interessante a ponto de me fazer ter detonado os ultimos 4 epis seguidos alguns minutos atras =)........

mas a verdade é q nao achei o anime tudo o q dizem........nao achei mesmo.......

Entao, é tudo sobre o tal circulo do pecado, do qual Reki consegue quebrar ao compreender que na verdade é realmente boa??............de qualquer forma, isso nao foi o q eu esperava do final do anime.........fiquei curioso pra saber o q tem atrás da parede, fiquei curioso por um explicaçao clara do q são e de onde vem os haibannes.........entendí que, os "sin bound" eram pessoas q tentaram suicídio e agora teriam q limpar as almas, e entao, poder ter o seu dia de voo para entao, quem sabe, reencarnar???........e os haibanes normais, o q são??....almas normais?? nao pode ser, a populaçao de haibanes é pequena, nao pode ser, se nao haveria milhoes e milhoes de haibanes.....afinal, o q é aquele mundo onde eles vivem, e a cidade com pessoas nao-haibanes????? poxa, nada é claro nesse anime, desenrolar lento e confuso.......faltou explicaçao......lí em reviews q é um dos mais belos animes já feitos, q aquele comunicador de cara mascarada é o sabio mais convincente da historia dos animes.........ahh, caramba, eu nao ví nada de mais no anime para endeusar a obra tanto assim......

.........enfim, achei bunita a historia, mas nao ví nada de mais, nao me emocionou, e, infelizmente, é tudo bastante lerdo, cansativo......pessoalmente, de 1 a 10 eu dava um 7,6 e tá otimo.....

AtDeathDoor
16/11/2008, 15:53
Herege[:grr]
Merecer morrer e virar um Haibane com asas tortas[kzangado]

Brincadeira, mas você foi muito rápido em sua análise. Normalmente quando se discute esse anime é entre pessoas que passaram semanas pensando e depois de rever várias vezes.

Bem, tem que formular perguntas com calma para responder mas já adianto:
Explicações são legais, mas são necessárias? Se quiser saber de todos os detalhes de uma série procure entrevistas com os criadores horas. A graça e o charme e ver uma história ser desenvolvida em um universo coerente. O universo, por mais complexo, interessante e bem feito que seja é apenas um auxiliar para contar a história.

PS: por acaso você pegou a versão em PT-portugal no Haitou? Se foi, como está a qualidade e o formato do arquivo?

Ciao

AtDeathDoor
16/11/2008, 16:02
Trechos de comunidade no Orkut:

Num dos fóruns que eu frequento foi sugerido que talvez eles tivesse vivendo em um purgatório. Mas pra pra mim Haibane é algo que tem bastante influência das religiões orientais também, mesmo com a aparência de anjos que eles possuem. Como no budismo, por exemplo, a principal meta do budismo é vc encontrar a "paz" interior, o conhecimento pleno sobre si mesmo e o mundo; o que bate de certa maneira com o anime. Lembram como Kuu foi a primeira no anime a passar para o outro lado do muro? Ou a Rekki?

Não sei se estou errada, mas tive a impressão de que o Touga era um Haibane que não conseguiu passar para o outro lado da muralha como a Kuu e a Reki. Lembra-se que ele disse que os haibanes que não conseguissem "subir" no tempo certo, ficariam esquecidos para sempre? Será que isso tem alguma coisa a ver?

Sobre o purgatório, como não acredito nele, tenho um pouco de dificuldade para compreender assim. Acredito mesmo que ABe-sama colocou algo religioso na história (aliás, diria que isso é óbvio quando eles falam dos haibane que nascem com "pecados"), mas vejo de uma forma mais particular. Vejo que a partir do momento que elas se arrependaem dos seus "pecados", elas tornam-se livres. Mas não acho que devemos entrar em discussões religiosas aqui.

Eu passei a maior parte do tempo de ontem (12 horas de aula! Uhu!) pensando sobre o assunto e cheguei a conclusão que eu devo assistir tudo de novo...

Eu também acho que os Tougas são os haibanes que não conseguiram para o outro lado do muro. *nods* Um fato que é bem parecido com o maravilhoso filme "Depois da Vida", onde aqueles que não conseguiram passar para o outro lado ficam para guiar os recém chegados. *nods* E a minha visão sobre Haibane é de fato consideravelmente semelhante com o que é apresentado nesse filme. Um Haibane seria um estágio entre as vidas, se é para ir para um paraíso ou voltar para a vida na Terra eu não sei, mas creio que seria uma ponte após a morte na Terra para poder, de certa forma, evoluir espiritualmente.

Os corvos eu não sei, eles são algo bem complexo para analisar. Uma coisa que eu achei é que, de fato, o(s) corvo(s) foram alguém de muita importância para a Rakka na vida anterior (Hinduísmo? Renascer em animais?). O corvo do sonho dela, por exemplo, que estava tentando ajudá-la. E a própria afirmação da Rakka no poço, que aquele corvo morto poderia ter sido alguém importante pra ela.
Eu não sei sobre a parte deles serem considerados mensageiros no Japão, mas no anime essa mensagem me parece bem clara, já que eles podem voar livremente para o outro lado do muro. Se tem alguma ligação com Lain, eu acho que não é intencional, porque o mestre Abe não teve participação no roteiro de Lain.

Os muros...os muros....e se vc me perguntar, eu realmente não tenho nenhuma teoria atualmente para cobrir os muros e a cidade de uma maneira geral, só depois que eu assistir o anime de novo. Muitos acreditam na cidade como sendo o purgatório, eu já não sei, eu não concordei muito na primeira vez e agora vou assistir de novo.
Eu lembro daquela cena onde a Rakka começou a ouvir coisas enquanto trabalhava dentro do muro, aliás, por que o muro é oco por dentro e possui um rio? Eu não sei realmente, posso voltar novamente nas influências do budismo. Após os haibanes "evoluirem" seus espíritos, eles passariam pelo muro e iriam para o outro mundo. Ou talvez os haibanes voltem a vida na Terra, o que talvez explique a risada da criança dentro do muro. Devo lembrar aqui que é tema comum em religiões orientais a não existência de um inferno, mas as pessoas estão presas num eterno ciclo de vida na Terra até conseguirem ser puros de espírito e irem para o "paraíso". E talvez os haibanes sejam o último passo para atingir o objetivo inerente a todos? Ou apenas mais um passo? Nhaca, eu realmente tenho que assistir de novo para ter idéias mais conclusivas sobre o assunto.

Concordo com o que falaram, de que a cidade ao redor da muralha é um meio-caminho entre a morte e o renascimento/paraíso... É um lugar para você se purificar, se livrar dos seus pecados. Acredito que depois da muralha, existem outras cidades e muralhas, formando pequenas "ilhas", todas com o mesmo propósito.
Agora, o porquê dos haibanes serem proibidos de se aproximar do muro, e porque eles ficam naquele estado se tocam o muro, eu não faço idéia. Talvez seja um metodo de previnir que eles fujam para o outro lado.

Agora sobre os corvos e os pecados...
Pelo que andei lendo num estudo sobre HR, ambas, Rakka e Reki foram pecadoras na sua outra vida, porque cometeram suicidio. Reassistindo o anime depois disso, pude notar que isso se aplica a Rakka. Existe uma parte em que ela fala que se lembra somente de estar muito sozinha e triste. Então acredito que ela tenha cometido suicidio por conta disso, na sua outra vida. Nos seus ultimos instantes, uma pessoa tentou lhe ajudar, mas ela negou a ajuda. O corvo simboliza essa pessoa. A Rakka só se livrou dos pecados depois que se desculpou pelos problemas que causou ao "corvo".

Sobre o pássaro do poço, era alguém que a Rakka conhecia e que tentou impedir que ela se matasse. O resto é IMPOSSÍVEL ter certeza.
Ele pode ter percebido suas intenções e tentou animá-la o que não tendo sucesso o deixou triste (não se fere alguém apenas físicamente) mas com o temo ele a perdoou.
Ou ele realmente tentou salvá-la quando ela e jogou, mas não conseguiu segura-la. Ou até caiu junto.
Ou foi alguém que a Rakka atacou físicamente podendo ter até matado. Parece absurdo mas se repararem no episódio 8 quando ela cai no poço, antes do sonho começar tem uma parte escura onde aparece aquele reflexo de água e sons de uma porta abrindo e batendo, chuva e passos. Pode ser que ela tenha ferido essa pessoa(facadas?) e no desespero resolveu se matar de uma vez, saindo de casa no meio da noite, na chuva e indo se atirar de algum lugar, provavelmente uma ponte. No ep 11 ela diz que o cheiro do rio a faz lembrar de alguma coisa boa, pode ser que ela morasse perto de um rio mas o local exato de aonde ela se atirou não dá pra saber. Só acho tentadora a ideia de que ela tenha se atirado em um poço, isso explicaria o formato do reflexo da água, mas que pode também ser apenas a Lua.

As auréolas é fácil. Lembram da história da origem do mundo da Nemu e Rakka? E como o Sol sobre a cabeça de Deus. É simbólico, um lembrete de que "Deus está SEMPRE acima de você", EXATAMENTE igual aquele chapeuzinho dos Judeus.
O material de que ele é feito também é fácil. As folhas de Luz são a vibração positiva e as orações dos Haibanes que já passaram pelo muro e dos vivos. No festival de ano novo os muros enviam os pensamentos até o céu...

Sobre os Toga é que tenho mais dúvidas. Essa palavra e da nobreza francesa e rea usada para classificar um tipo de nobre que comprou sua possição(nasceu pobre).
Mas o provável é que sejam mesmo Haibanes que falharam em sua segunda chance. Perdem as asas, auréolas e passam a viver em Glie até envelhecerem e morrerem. Essa morte é simbólica. Por terem perdido a chance de evoluir, suas almas irão "morrer". Isso significa que tudo que eles aprenderam nessa vida será perdido e eles terão que começar tudo denovo do "zero".

Dos abitantes da cidade, talvez eles sejam como a grama, as árvores, pedras... são apenas necessários. Uma incógnita.

Dos corvos, passáros em geral tem uma simbologia muito vasta mas sua função foi bem explicada no anime. Além disso já deu pra que o Abe tem um carinho especial pelos corvos e ele sempre vai dar um jeito deles aparecerem em cena.

Maiscredoo
16/11/2008, 16:11
Lí tudo, tudo q vc postou Artdeath........

achei q eu tinha pego uma ideia muito vaga do anime, mas, essas conclusoes são exatamente o q eu tive........

q rakka e reki eram pecadoras, q tentaram cometer suicídio, o corvo certamente era alguem querido para a rakka q queria q ela nao se matasse, mas nao conseguio evitar, e, portanto, acabou salvando sua alma....saquei isso tudo q está alí logo q acabei o anime......tbm considerei aquilo ser um purgatorio.......

enfim, eu creio q "entendí" boa parte da filosofia.........o q nao me conforma é a falta de explicaçao.......as coisas, pelo menos pra mim, nao estão em entre-linhas......há coisas q foram deixadas sem explicar mesmo.........ok, é profundo, adoro historias profundas, evangelion ainda é o melhro anime q ja ví.....mas eva explica tudo.........haibanne rennmei deixa buracos mesmo.....deixa curiosidade......(eva foi o primeiro exemplo de outra serie profunda q me veio á mente, nada com o intuito de comparar com haibane)

por mais q eu tente refletir, nao consigo ver nada de explicaçao "oculta" sobre certas coisas..........pq simplesmente nao há nada q as explique.......pra mim, é sim essencial q tudo seja explicado, oras......sobre os toga, só podemos deduzir mesmo........sobre o rio dentro da muralha, tbm, só resta "chutar" explicaçoes.....sobre os habitantes da cidade, estarem alí pq simplesmente sao nescessarios??....oras, nao faz sentido.......se fosse assim, eles deveriam ser haibanes tbm...pq eles devem ser normais??.....nao há nada q explique a falta de asas e aureolas neles.....

certo, posso estar sendo equivocado, e vou sim ter a calma de rever a serie........

AtDeathDoor
16/11/2008, 16:20
É, eu também gostaria de explicações para ter certeza.
Mas era difícil, parecia que nem os Togas sabiam de tudo ou pelo menos só o que eles precisavam saber. Mas o mistério faz parte, não se espera que as Haibane cresçam se elas souberem muito sobre a natureza da cidade, entra o fator fé no meio...

Realmente, Eva deve ser a história mais complexa melhor explicada internamente. Outro complexo é Eureka 7 mas que não explica bem e fica um pouco exasperante você ter idéia mas não a certeza.

Ciao

Maiscredoo
16/11/2008, 16:28
É, eu também gostaria de explicações para ter certeza.
Mas era difícil, parecia que nem os Togas sabiam de tudo ou pelo menos só o que eles precisavam saber. Mas o mistério faz parte, não se espera que as Haibane cresçam se elas souberem muito sobre a natureza da cidade, entra o fator fé no meio...

Realmente, Eva deve ser a história mais complexa melhor explicada internamente. Outro complexo é Eureka 7 mas que não explica bem e fica um pouco exasperante você ter idéia mas não a certeza.

Ciao

.......

Aí, vc chegou no ponto certo =)..........Eva é INTERNAMENTE explicado.......vc pode rever eva 10 vezes, mas vai achar explicaçao pra tudo.......ja haibanne, espero q tbm seja assim, pq, aparentemente, nem revendo 20 vezes eu vou achar explicaçao para o q eu disse antes......misterio fazer parte tudo bem, mas misterio é diferente de um buraco.....=0

AtDeathDoor
16/11/2008, 16:35
Nesse caso não considero que seja um buraco é que ficou como mistério mesmo.
Penso que Haibane é muito baseado em filosofias orientais das quais Budismo que é muito parecido com o Espiritismo. Caso você tenha conhecimento dessas doutrinas muita coisas que parece sem sentido fica natural. É como a história do como que lembra a história do gato que tenta realizar o sonho do falecido dono.

Isso me fez me lembrar de Casshern, no o anime, mas o filme de 2004. Não fiz uma resenha dele, talvez eu faça.
Nesse filme, no início tem uma cena que o protagonista morte vai visitar a família, em casa ele encontra a noiva e a mãe cega. Só a mãe sente ele, porquê?
Depois ele é atraído para onde o seu corpo está e passa muito mal, porquê?
Aparentemente são dois detalhes sem muito sentido, mas tendo conhecimento do Espiritismo (aqui é mais fácil ter familiaridade com Espiritismo que Budismo) é fácil entender. A mãe naturalmente tem uma sensibilidade mais apurada ainda mais aguçada pelo seu problema de visão, e o corpo funciona como um prisão para a alma que impede que ela fique livre. Estando ele recém descarnado o corpo ainda conservava alguma energia que tinha influência para seu espírito o que provou o mal estar.
Se você não tiver esse conhecimento prévio poderia passar por algo sem explicação.

Tenho aqui Lain, vai ser bom o ruim?

Ciao

Maiscredoo
16/11/2008, 16:57
Entendo, conhecimento previo sobre, talves, budismo, fassa entender o q eu chamei de "buraco" no haibane rennmei........daí faz sentido.......

quanto a esse filme q vc citou, Casshern, nao ví, nem nunca ouvi falar, mas, certas coisas são obvias, como somente a mae perceber o cara morto.......logico, ela é cega, ela tem mais percepçao sensorial do q a noiva.....quanto ao encontro com o corpo, realmente, só conhecendo sobre espiritísmo mesmo.......

Até mesmo eva tem uns pontos (nao tao grandes) q só são exclarecidos quando vc sabe alguma coisa sobre khabala......

...realmente, refletindo um pouco, agora tenho pra mim haibanne renmei com nota 8,3 =) ahohsaoo

AtDeathDoor
16/11/2008, 17:28
Que legal.

Fica a recomendação para assistir Casshern, ele é de 2004, talvez você achei em locadora, mas se não achar da para baixar ainda.
Vou ver se arrumo um tempinho de madrugada para fazer uma resenha detalhada dele, também estou devendo mais duas no cinemas. Esse Casshern é muito porra louca, meio retro.

Ciao

Maiscredoo
16/11/2008, 21:14
Que legal.

Fica a recomendação para assistir Casshern, ele é de 2004, talvez você achei em locadora, mas se não achar da para baixar ainda.
Vou ver se arrumo um tempinho de madrugada para fazer uma resenha detalhada dele, também estou devendo mais duas no cinemas. Esse Casshern é muito porra louca, meio retro.

Ciao

Tah, mas afinal é movie de anime ou é filme com gente mesmo??

....

ps: so nos 2 q vimos haibanne aqui?? ahsohao

AtDeathDoor
17/11/2008, 13:04
É filme mesmo acom gente. Ele foi um dos primeiros a ser feito em green-screen (sem cenários reais).

Realmente, todo mundo ou fala ou conhece Haibane mas não lembro de ter visto qualquer discussão sobre ele por aqui.

Bem, ontem na hora de dormir eu pensei em alguma coisas.
Eu assistir Haibane direto, não ficava uma semana se assistir. O DVD está gasto.
Apesar de gostar tanto era deprimente para mim em vários sentidos. Tem uma coisa que não foi citada que eu percebi que é sobre as obrigações das Haibanes.
Elas são obrigadas a trabalhas mesmo crianças. Acho que isso se deve ao fato delas terem morrido cedo e não ter tido tempo de viver. Viver seria crescer, aprender, trabalhar, se relacionar, ter filhos... Dando responsabilidades a elas obriga elas a crescerem socialmente, a sociedade de dentro do muro não vê as Haibanes como crianças, mas sim como pessoas responsáveis.
Se elas tiveram algum problema enquanto vivas, com o trabalho elas podem enfrentar isso de alguma forma, e se não elas ainda vão aprender coisas novas e ter um crescimento. Parece que depois de adaptadas e realizadas profissionalmente que elas ficam prontas sair.

AtDeathDoor
18/11/2008, 12:48
..sobre os habitantes da cidade, estarem alí pq simplesmente sao nescessarios??....oras, nao faz sentido.......se fosse assim, eles deveriam ser haibanes tbm...pq eles devem ser normais??.....nao há nada q explique a falta de asas e aureolas neles.....

Ciao

Só um adendo.

Se for pensar em um motivo real para os habitantes normais da cidade eles podem ser almas mais evoluídas.
Algo que percebi é que apesar de estarem "presos" na cidade, só os Haibane se incomodam com isso. Vai ver os habitantes sendo mesmo mais evoluídos não são mais tão apegados ao mundo terreno e se dão por satisfeitos com o que tem. E convenhamos que o lugar é bem agradável.

Zefiris
18/11/2008, 15:02
Os Haibanes, baseado no que vemos no anime, são pessoas que morreram e, por alguma razão, não estavam prontos para tal. Eles ainda devem 'viver' mais um pouco, terminar o que tinham começado em sua jornada de evolução pessoal - tudo isto perfeitamente adequado dentro da filosofia de reincarnações.

Ao nascerem em Guri, os Haibanes irão conviver com diversas pessoas, e eventualmente enfrentar seus medos e problemas. Problemas estas que eventualmente podem ser leves, tão leves que sua presença em Guri seja breve, ou apenas para conviver um pouco mais com outras pessoas.

Por outro lado, as vezes a vida das pessoas não só termina abruptamente, como propositalmente - os suicidas, maiores pecadores dentro da maioria das filosofias com reincarnação, igualmente nascem pecadores como Haibanes ... suas asas são pretas, e além de terem que superar seus problemas originais, eles devem ser perdoados por seu pecado.

E assim são Reki e Rakka. Ambas se mataram eu suas vidas como humanas, e ambas eventualmente mostraram os sintomas de Haibanes 'amaldiçoados' em suas asas pretas. Além de terem que superar o trauma que as fêz se matar (e que elas não sabem qual é, mas faz parte de suas personalidades), elas terão que ser perdoadas ... por quem? os 'pássaros', os corvos.
Os corvos, que levam as almas ao mundo 'dos mortos' .. Guri .. também levam e trazem memórias passadas. São eles que eventualmente aceitaram que a memória de sua morte, e seu crime, foram redimidos.

No caso de Rakka, que se suicidou por pensar que ninguem se importava com ela e ninguem sentiria sua falta, um pássaro - a memória de alguem em sua vida real - a perdoou por isto. Talvez ela realmente fosse injustiçada, talvez ela tenha tido uma vida complicada. Apesar disto não redimir seu crime em se matar, o fato de alguem ter perdoado seu ato e ter tentado impedí-lo, fizeram com que Rakka descobrisse muito mais rápido seu erro - achar que ninguém se importa com ela - e portanto resolvê-lo. O corvo pode representar as preces de uma pessoa ao perdoá-la ou desejar paz a seu espírito, podem representar o ato efetivo de perdão de alguem, ou até, pode representar uma pessoa que realmente tentou salvá-la. Não importa, tudo da no mesmo - este sentimento, pessoa ou prece ajudou Rakka em sua busca por paz e compreenção que ela não esta sozinha.

Reki, por outro lado, nunca confiou em ninguem, e sempre se fechou a todos - ela em vida não teve a mesma sorte de Rakka, e ninguem tentou a impedir. Com o tempo, e sua personalidade medrosa cada vez mais medrosa, Reki fechou-se e isolou-se cada vez mais, no 'ciclo do pecado' como é dito pelo Touga. Sem um guia, e em um ciclo, Reki não teria mais salvação.

Seguindo o Touga, os Haibanes possuem certo tempo para encontrar sua salvação - aparentemente algo em torno de 7 anos - e se não encontrarem, eles 'voltam a ser humanos, envelhecem e eventualmente morrem'. Provavelmente este simbologismo indica que esta pessoa perdeu a chance de resolver e evoluir nesta encarnação, e portanto terá que recomeçar tudo de novo - quando envelhecer e morrer, terá que voltar a estaca zero, nascendo e tentando novamente.

Portanto, Haibanes são na verdade aqueles que receberam uma segunda chance - quer seja porque seu tempo foi curto demais enquanto vivos, quer seja porque eles próprios diminuiram sua vida. No entanto, as segundas chances também tem um limite de tempo - se ele terminar, você perdeu a chance e terá que recomeçar tudo de novo.

Reki eventualmente, no último instante, confia em Rakka - confia a ponto de pedir ajuda. Sua confiança não é traída, Rakka a salva - Reki portanto encontra salvação, ao finalmente aprender que ela pode confiar nas pessoas, mesmo que as vezes elas faltem com você, isto não implica que todos irão a deixar. O tempo de Reki já havia acabado, Reki imediatamente deixa o mundo dos Haibanes.

O simbologismo de atravessar o muro pode ser tanto interpretado como a reincarnação em si, como apenas voltar (ir) para o mundo dos espíritos - se preparar para sua próxima encarnação ... que cada um acredite no que quizer, o anime não está ai para lhe pagear sobre isto, esta apenas para contar uma história, quase que de fantasia, sobre seres que tiveram uma segunda chance, e como poderia ser esta segunda chance.

As demais simbologias do anime, como o que são os Touga, onde fica Guri e porque existem os seres humanos na cidade ficam para cada um interpretar - eles são acessórios para se chegar ao enredo, e realmente compreendê-los não é o ponto do anime - mas uma coisa fica um tanto clara: O material de que é feito o Halo dos Haibanes é feito da vibração positiva - do 'Ki', de outras pessoas que já evoluiram e encontraram um pouco mais de paz - É como um lembrete, um guia, e um aviso, para não desistir e continuar tentando. Quando você chegar lá, não irá mais precisar de um Halo ... Rakka encontra apenas o Halo de Kuu no altar. Kuu não precisa mais daquele Halo, ela ja atingiu o que o Halo a guiava a atingir.

Maiscredoo
18/11/2008, 16:06
Falou o semi-deus zeferis, o bot que assistiu todos os animes do universo e ainda lembra para esclarecer cada um deles depois :lol

..............

Sobre o q tu escreveu, foi mais ou menos o q eu pensei sobre ambas terem se matado, e o corvo eu pensei q fosse alguem q tentou segurar a Raka quando ela possivelmente se jogou de um prédio ao algo do tipo (saquei logo q acabou a serie)

nossa, nem tinha pensando sobre a aureola, interessante isso.....

haibanees sao almas q receberam uma segunda chance.........legal, muito bom ter me caído a ficha sobre isso...........haibanne rennmei é bom mesmo, me precipetei ao praticamente chinga-lo no post inicial :-D

..........seria legal um OVA mostrando a vida da reki e da raka, mostrando o q as levou a se matarem........apenas por curiosidade mesmo, pois, talves isso tire um pouco o ar filosofico da serie.......afinal, os motivos, a vida deles, o q as levou a se matarem, deve ser algo para a gente imaginar, ou quem sabe, isso nem importa.....

AtDeathDoor
18/11/2008, 19:08
Falou o semi-deus zeferis, o bot que assistiu todos os animes do universo e ainda lembra para esclarecer cada um deles depois :lol

..............

..........seria legal um OVA mostrando a vida da reki e da raka, mostrando o q as levou a se matarem........apenas por curiosidade mesmo, pois, talves isso tire um pouco o ar filosofico da serie.......afinal, os motivos, a vida deles, o q as levou a se matarem, deve ser algo para a gente imaginar, ou quem sabe, isso nem importa.....

Semi-Deus? É Deus todo poderoso mesmo, e onipresente pois consegue escrever aqui enquanto assiste sua imensa biblioteca. [:king]

Sobre o OVA acho que não precisa não. É só ver os motivos dos milhares de adolescentes japoneses que se matam todos os anos (tanto que tem morrido mais gente do que nasce).
Só uma curiosidade: Haibane Renmei era um doujin criado pelo Yoshitoshi Abe. Ele mesmo ficou surpreso ao ver a o anime surgir depois dele ter feito somente dois capítulos. Depois ele lançou um capítulo extra e uma coletânea de artworks que ele tinha feito no planejamento.

Biscoito Ambulante
19/11/2008, 00:19
Calma pesoal...calma..."to enrolando tuudo"
O maiscredo só disse q nao achou tudo isso...eu tb achei legal mas nada de supremo...
Dava pra ser mt mais explorada a idéia e mt melhor explicada...

AtDeathDoor
19/11/2008, 00:30
Acho que o objetivo não era explicar e baseado no material de origem não tinha mesmo muito a explicar.
Mas acho que deu para entender. Até que esse diverte com essas discussões.