PDA

Ver Versão Completa : < Benchs > Q6600 2.4 ghz vs Q6600 3.0 ghz

Ero_Seenin
22/11/2008, 18:30
olá povo. Alguém perguntou em outro tópico se o over que fiz deu uma boa diferença nos jogos aqui, mas como nunca fiz testes mais rigorosos pra saber isso, não soube responder.

Então pensei em testar alguns games aqui, com o processador em stock (2.4 ghz), e com 25% de over (3 ghz), que é a frequencia que sempre usei.

Escolhi jogos pesados, que demandam muita CPU para o teste. Poderia testar também games mais leves, como Bioshock, ou Devil 4; porém não fiz isso, pois tenho certeza que nesses jogos não haveria ganho algum. Quando havia trocado o X2 4400 pelo Q6600, esses jogos continuaram com o mesmo resultado, e se a troca do processador não afetou o desempenho, certamente o over que não iria afetar.

Escolhi então para o teste:

- Crysis
- Company of heroes
- Assasins Creed
- GRID
- DIRT

em breve testarei tambén o Lost Planet e Far Cry 2.

Todos os jogos estão em 1440 x 900, AA 2x, settings no máximo. Crysis eu deixei sem AA, e com dois itens no high, o resto no Very High. Enfim, deixei do jeito que sempre costumo usar.

Resultados:

CRYSIS CPU BENCH

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/crysis_cpu.jpg

STOCK: 38.8 FPS

Over:

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/crysisover.jpg

OVER: 39.17 FPS

AUMENTO: 1% :-D

COMPANY OF HEROES BENCH

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/coh.jpg

STOCK:

MÍNIMO: 57 FPS
MÉDIO: 100 FPS

Over:

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/cohover.jpg

OVER:

MÍNIMO: 64 FPS
MÉDIO: 106 FPS

AUMENTO: 12% no mínimo e 6% no médio.

ASSASIN´S CREED - CENA DE REFÊRENCIA

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/AssassinsCreed_Dx92008-11-2214-28-0.jpg

STOCK:

MÍNIMO: 28 FPS
MÉDIO: ??? FPS

Over:

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/AssassinsCreed_Dx92008-11-2216-24-4.jpg

OVER:

MÍNIMO: 35 FPS
MÉDIO: ??? FPS

AUMENTO: 25% no mínimo :o

No caso do Assasins Creed, este não possui bench interno para fazer um teste com frame mínimo e médio. Então, o que pude fazer foi escolher uma cena especialmente pesada, que fosse usada como referência de frame mínimo.

Esse jogo tem um frame rate extrememamente variável, varia de 35 (com over) para até mais de 100 frames, dependendo da cena que está mostrando. Calcular o frame médio fica impossivel sem ter um bench interno, mas notei que o over ajuda mais em cenas pesadas, com o frame mínimo e não tanto em cenas leves.

Portanto, chuto que aumento do frame médio com over, não passaria de 15%, enquanto que o frame mínimo subiu assombrosos 25%, exatamente o valor que setei de overclock.

GRID - CORRIDA EM MILAN, 1 VOLTA - BENCH PELO FRAPS

esse jogo também não tem bench interno. Então usei o fraps para medir o frame mínimo e médio durante uma corrida em Milão, largando em ultimo (para deixar o jogo mais pesado, os carros ficam na minha frente), e mantendo a última posição intencionalmente durante uam volta, e sem causar acidentes.

Não dá para fazer um comparação 100% precisa, pois cada corrida fica um pouco diferente da outra, mas dá para medir bem.

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/GRID2008-11-2214-50-08-10.jpg

STOCK:

MÍNIMO: 47 FPS
MÉDIO: 66 FPS

Over:

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/GRID2008-11-2216-32-06-78.jpg

OVER:

MÍNIMO: 61 FPS
MÉDIO: 80 FPS

AUMENTO:

30% no mínimo (explicação abaixo)
21% no médio

nesse caso, é melhor não considerar o aumento do frame mínimo, porque como disse acima; as corridas são ligeiramente difernetes, e o frame minimo é variavel, dependendo do que acontece na corrida.

Mas o frame médio é uma boa referência.

DIRT - 1 VOLTA - BENCH PELO FRAPS

Novamente, corri duas vezes na mesma pista, mantendo a última posição, e tirei um relatório pelo Fraps.

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/DiRT2008-11-2214-59-35-89.jpg

STOCK:

MÍNIMO: 36 FPS
MÉDIO: 48 FPS

Over:

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/DiRT2008-11-2216-57-29-81.jpg

OVER:

MÍNIMO: 45 FPS
MÉDIO: 54 FPS

AUMENTO:

25% no mínimo
13% no médio

CONCLUSÕES

- No Crysis, fiquei um tanto quanto surpreso, ao ver que o over não fez diferença NENHUMA. Ouvi dizer que esse jogo usa muita CPU, mas se for verdade, então ela usa MUITO MAIS a GPU, porque não é isso que mostra esse resultado. Também ouvi dizer que ele usa 4 núcleos, mas nunca soube se isso é verdade. Se for, pode ser a explicação de porque não houve ganho nenhum nele.

- Em company of heroes, ouve uma pequena melhora, mas nada demais. No entanto, esse foi o jogo que mais melhorou quando troquei o X2 4400 pelo Q6600. Parece que os 2.4 ghz do Q6600 em stock já foram suficientes para tirar o gargalo que havia antes.

- Em Assasins Creed, houve uma melhora brutal no frame mínimo, que espelhou exatamente o overclock. Muito provavelmente, se eu fizesse o over para 3.6 ghz (50%), teria uns 40% de melhora no frame minimo, talvez até 50%, evidenciando assim, que pelo menos nesse jogo, há um gargalo.

Porém isso se aplica somente às cenas pesadas, pois o frame desse jogo, como expliquei acima, varia demais, e nas cenas mais leves o over não faz tanta diferença. Imagino que todas aquela multidão reunida, e com as sombras setadas no máximo, seja a causa do gargalo na CPU, e desse frame extremamente variável.

- Em GRID, houve uma bela melhora de 21% no frame médio, mas o frame mínimo não serve como refencia aí, pelo motivo explicado acima (jogo não tem bench interno, fica dificil fazer uma comparação justa)

- Em DIRT, houve uma melhora razóavel no frame médio (13%), mas o frame mínimo teve uma excelente melhora de 25%, e isso é algo que pode ser sentido claramente, porque a sensação de slow que acontecia quando o jogo icaía para 35 frames sumiu totalmente com o over.

Enfim, o over fez uma bela diferença aqui, mas apenas em jogos que usam muita CPU, e principalmente no frame mínimo.

Isso não significa que é realmente necessário fazer o over, pois mesmo em stock, 2.4 ghz, uma frequencia relativamente baixa, o Q6600 deu conta de rodar tudo numa boa. Mas fica evidente que para tirar 100% da VGA, alguns jogos precisam de mais do que isso.

SaaGa
22/11/2008, 18:34
Boa cara, fui eu que tinha pedido. :smile

Achei interessante os resultados, em crysis eu também não notei diferença nenhuma com o over o que pode se concluir que a demanda real é da VGA mesmo.

No mais, continuo achando que não vale a pena fazer um over. A menos é claro que se use um bom cooler que não o de fábrica, pois eu ficaria extremamente preocupado.

<>Duskien<>
22/11/2008, 19:30
Bom, aqui ja faz um tempo que está setado como 3.0Ghz

Feito o overclock pararam alguns slows que aconteciam não frequentemente, mas que perturbavam.

Não tenho esse costume de observar freneticamente os frames e o desempenho, e de fato como você citou Ero, o vista deixou Crysis muito pesado aqui. Portanto não tem como postar resultados meus =\

Cloudst69
22/11/2008, 19:44
Ero, se você tiver com o Far Cry 2 ainda aí, faz o teste. Que eu me lembre houve uma diferença significativa quando eu testei aqui.

[BF2]PuNiShEr
22/11/2008, 20:01
Esse processador é otimo mesmo. Intel Rula Tetas.

Vraian
22/11/2008, 20:24
@Ero

Tu tentou fazer overclock no seu antigo processador?
É igualzinho ao meu, hehe =P

billpower
22/11/2008, 20:38
Ero, o Fraps possui uma ferramente de bench, você faz um bench de alguns minutos e terá uma base razoável quanto aos frames. Essa é a alternativa mais segura. Existem muitos testes na net de quais jogos exigem mais de processamento ou não. Além de Crysis o COD 4 também está nesta lista do que os que lembro que não exigem tanto processamento. Entre os que exigem está World in Conflict dentre outros.

IRoHellsing
22/11/2008, 20:44
Tipo eu estava pensando em setar 4.0 no meu E8400 mas para isso eu preciso de uma MB com maior FSB e uma memória que aguente over? Eu queria deixar 445*9 mas ai vai aumentar a frequencia da memória também... Eu vi um rapaz com OC a 4.0 e aumentou + de 1000pontos no 3DMark Vantage... Para manter estável a minha máquina tive que deixar 1.26250V na MB creio que seja por causa que meu E8400 é revisão C0 mas no Everest e no CPU-Z fica sempre em 1.23v mas como eu nao entendo sobre o assunto nem vou comentar mas tem a ver com VDroop.

Se alguém souber sobre o assunto me envia MP ou poste aqui vou deixar a screen do CPU-Z+Everest e 3DMark Vantage que rodei na minha máquina

Status:
http://img75.imageshack.us/img75/905/configmr8.jpg

3DMark Vantage
http://img519.imageshack.us/img519/1773/3dmarkvantagego7.jpg

Bom minha MB é a GA-EP43-DS3L como mostra na sign e só suporta FSB de 1600 com OC mas com FSB 445*9 vai ficar em torno de quanto? Isso pode causar instabilidade?

<>Duskien<>
22/11/2008, 20:48
Pergunta: Quando o processador fica em idle ele diminui a frequência mesmo?, pq o CpuZ mostra 2.0Ghz quando o processador é pouco utilizado.

Quando dou um Alt+Tab e saio do jogo temporariamente ele marca constantemente 3.0GhZ.

Ta certo?

IRoHellsing
22/11/2008, 20:53
Pergunta: Quando o processador fica em idle ele diminui a frequência mesmo?, pq o CpuZ mostra 2.0Ghz quando o processador é pouco utilizado.

Quando dou um Alt+Tab e saio do jogo temporariamente ele marca constantemente 3.0GhZ.

Ta certo?

Sim isso é por causa do Enhanced Halt State (C1E) mas tem que desativar esta opção se for fazer overclock pois causa instabilidade do sistema

cheralhoo
22/11/2008, 21:16
tava precisando de uns frames extras em assassins
tem vezes q quando tem MTA MTA gente e to numa perseguição o jogo tem slowdowns

mas são mto leves.... o 2.4 segura numa boa q nem atrapalha
imagina em 3.0.. fica suave..

aquele clock q eu dei lembra? q fez diferença nenhuma :lol

Ero_Seenin
22/11/2008, 21:35
Ero, se você tiver com o Far Cry 2 ainda aí, faz o teste. Que eu me lembre houve uma diferença significativa quando eu testei aqui.

opa, testei aqui:

http://i307.photobucket.com/albums/nn289/msxrule/benchfarcry.jpg

mas foi um empate técnico com o jogo em AA 2x e Ultra high / sombra no high.

Na verdade, em stock ele foi 4% mais rápido :-D, mas isso não quer dizer nada, variações pequenas são normais.

Esse jogo é otimizado para quad, então não me estranha que o over não faça diferença aí.

@Ero

Tu tentou fazer overclock no seu antigo processador?
É igualzinho ao meu, hehe =P

sim, usava ele em 2.66 ghz, que é um over de 15%. Não é grande coisa, porque a placa mãe que usava era pessima pra over, ela não deixava subir o Vcore. Se deixasse, talvez conseguisse 2.9 ghz, mas não sei ao certo.

Ero, o Fraps possui uma ferramente de bench, você faz um bench de alguns minutos e terá uma base razoável quanto aos frames. Essa é a alternativa mais segura. Existem muitos testes na net de quais jogos exigem mais de processamento ou não. Além de Crysis o COD 4 também está nesta lista do que os que lembro que não exigem tanto processamento. Entre os que exigem está World in Conflict dentre outros.

sim, eu usei esse bench dele pra mostrar o frame medio dos DIRT e GRID. Mas não usei no Assasins, porque eu teria que repetir exatamente os mesmos movimentos duas vezes, para comparar, e isso não seria possivel em um jogo como ele. Então fiquei só com o frame minimo mesmo.

O World in Conflict é muito exigente em CPU mesmo, esses RTS em geral, a maioria é.

Tipo eu estava pensando em setar 4.0 no meu E8400 mas para isso eu preciso de uma MB com maior FSB e uma memória que aguente over? Eu queria deixar 445*9 mas ai vai aumentar a frequencia da memória também... Eu vi um rapaz com OC a 4.0 e aumentou + de 1000pontos no 3DMark Vantage... Para manter estável a minha máquina tive que deixar 1.26250V na MB creio que seja por causa que meu E8400 é revisão C0 mas no Everest e no CPU-Z fica sempre em 1.23v mas como eu nao entendo sobre o assunto nem vou comentar mas tem a ver com VDroop.

Se alguém souber sobre o assunto me envia MP ou poste aqui vou deixar a screen do CPU-Z+Everest e 3DMark Vantage que rodei na minha máquina

Status:
http://img75.imageshack.us/img75/905/configmr8.jpg

3DMark Vantage
http://img519.imageshack.us/img519/1773/3dmarkvantagego7.jpg

Bom minha MB é a GA-EP43-DS3L como mostra na sign e só suporta FSB de 1600 com OC mas com FSB 445*9 vai ficar em torno de quanto? Isso pode causar instabilidade?

olha, nunca mexi no E8400, então não faço ideia de qual Vcore precisa para dar 4 ghz. Mas o FSB teria que ser bem alto. Sua placa mãe precisa ser boa para passar dos 400 mhz de FSB. Se ela dá conta não sei.

tava precisando de uns frames extras em assassins
tem vezes q quando tem MTA MTA gente e to numa perseguição o jogo tem slowdowns

mas são mto leves.... o 2.4 segura numa boa q nem atrapalha
imagina em 3.0.. fica suave..

aquele clock q eu dei lembra? q fez diferença nenhuma :lol

deve ter dado diferença no frame mínimo, mas você não deve ter percebido.

<>Duskien<>
22/11/2008, 23:09
Sim isso é por causa do Enhanced Halt State (C1E) mas tem que desativar esta opção se for fazer overclock pois causa instabilidade do sistema
Como fazer?

SaaGa
22/11/2008, 23:11
Como fazer?

É pela bios. Dentro das opções da cpu essa estará por lá e é só desativar

<>Duskien<>
22/11/2008, 23:22
Valeu, tudo ok agora :D

moura08
23/11/2008, 00:28
Tenhu a seguinte config:
Q6600
4GB
GeForce 8800GS
P5K-SE EPU
500W Reais

Vale a pena fazer OC no Processador ?

vlw

Ero_Seenin
23/11/2008, 09:04
Tenhu a seguinte config:
Q6600
4GB
GeForce 8800GS
P5K-SE EPU
500W Reais

Vale a pena fazer OC no Processador ?

vlw

no seu caso para jogos, não vai fazer diferença. Só se usasse uma VGA mais rápida. Para a 8800 GS, o q6600 em stock dá e sobra.

Claro, ele ficaria mais rapido para conversão de vídeo, e outras coisas.

billpower
23/11/2008, 14:43
Overclock num E8400 para 4ghz não é grande trauma mesmo para um mobo ruim como essa Iron. Você devia tentar. A memória influi sim na capacidade de over ser maior ou menor, aliás, a memória é o que mais influi.

O E8400 não precisa de altas tensões para chegar em 4 GHZ não, então pouca coisa a mais que isso que você já usa, na casa de 1.3-1.34 na config da mobo deve ser suficiente para conseguir o over. Não posso garantir nada, pois sua config não é das melhores para over por causa da mobo e, bem, se você está com o E8400 a 3.6 e fizer um over para 4 te garanto que seu ganho não será de 1000 pontos.

IRoHellsing
23/11/2008, 17:34
Overclock num E8400 para 4ghz não é grande trauma mesmo para um mobo ruim como essa Iron. Você devia tentar. A memória influi sim na capacidade de over ser maior ou menor, aliás, a memória é o que mais influi.

O E8400 não precisa de altas tensões para chegar em 4 GHZ não, então pouca coisa a mais que isso que você já usa, na casa de 1.3-1.34 na config da mobo deve ser suficiente para conseguir o over. Não posso garantir nada, pois sua config não é das melhores para over por causa da mobo e, bem, se você está com o E8400 a 3.6 e fizer um over para 4 te garanto que seu ganho não será de 1000 pontos.

Bom, obrigado pelas dica amigo mas eu procurei saber certinho e vou ter que alterar mais opções além das quais alterei para aumentar para 3.6 e como não possuo memória que preste para Over não pretendo alterar pelo menos por enquanto

Ero_Seenin
23/11/2008, 23:11
Bom, aqui ja faz um tempo que está setado como 3.0Ghz

Feito o overclock pararam alguns slows que aconteciam não frequentemente, mas que perturbavam.

Não tenho esse costume de observar freneticamente os frames e o desempenho, e de fato como você citou Ero, o vista deixou Crysis muito pesado aqui. Portanto não tem como postar resultados meus =\

opa, lembrei de uma coisa que pode ajudar.

Experimente rodar em dx9. Adiciona à linha de comando do atalho isso aqui: " -dx9", clicando com o botão direito / propriedades (sem as aspas).

não cheguei a experimentar isso, mas imagino que talvez rode mais leve como no XP.

edit: acabei de confirmar aqui, funciona mesmo. O very high fica desabilitado, mas você usar o truque dos tweaks para habita-lo na opção low.

Fica leve como no XP, deu exatamente o mesmo desempenho aqui.