PDA

Ver Versão Completa : dúvida sobre RAID

Felipe1459
22/11/2008, 21:04
pois bem amigos, depois de perder meu segundo HD sansung e consequentemente todos meus dados resolvi montar um novo PC

só que nao quero correr o risco de perder tudo outra vez, então estou pensando em ligar os HD's em raid (sei lá qual o modo, é aquele que um HD fica pra backup) só que me surgiu uma duvida:

o HD principal terá 500GB, divididos em duas partições, será que teria como eu colocar um hd de 250GB pra backup somente da segunda partição?

Lamerda
22/11/2008, 21:35
primeiro veja em que condições vc perdeu o HD, quanto tempo eles tinha, se houve muita queda de energia e tal, esses fatores, pq senão vc pode ter um Rack com 500 HDs, e se o fator for problema externo, esses 500HDs vão pro pau de qualquer forma

pra raid, q eu saiba vc precisa ter dois HDs do mesmo tamanho, ou seja, dessa forma ai não vai adiantar nada, pois o HD principal terá mais capacidade que o segundo, não ativando ele.

dps verifique se a placa mãe sua suporta raid 1, não são todas as que fazem isso, então é ficar de olho.

tente trocar de marca, eu recomendo HDs da Segate, apensar de eu mesmo utilizar de um samsumg e nunca ter tido problema a mais de 2 anos.

antes de pegar um outro HD e tal, verifique antes se não é nada externo causando problemas, algum Imã perto dos HDs, se não é uma ocilação de energia.

Felipe1459
23/11/2008, 11:08
primeiro veja em que condições vc perdeu o HD, quanto tempo eles tinha, se houve muita queda de energia e tal, esses fatores, pq senão vc pode ter um Rack com 500 HDs, e se o fator for problema externo, esses 500HDs vão pro pau de qualquer forma

pra raid, q eu saiba vc precisa ter dois HDs do mesmo tamanho, ou seja, dessa forma ai não vai adiantar nada, pois o HD principal terá mais capacidade que o segundo, não ativando ele.

dps verifique se a placa mãe sua suporta raid 1, não são todas as que fazem isso, então é ficar de olho.

tente trocar de marca, eu recomendo HDs da Segate, apensar de eu mesmo utilizar de um samsumg e nunca ter tido problema a mais de 2 anos.

antes de pegar um outro HD e tal, verifique antes se não é nada externo causando problemas, algum Imã perto dos HDs, se não é uma ocilação de energia.

od dois queimaram do nada. esse ultimo eu tinha a uns dois anos eu acho, desliguei o pc quarta feira quando fui sair pro trabalho, quando liguei a noite ja nao funcionou. o primeiro foi a mesma coisa [kzangado]

a placa mãe que vou comprar suporta raid sim, acabei de verificar. então o que eu preciso são de dois HD's iguais certo? sabe me dizer se o rendimento do pc cai utilizando essa técnica? pois o pc vai gravar tudo em dobro nos hd's, ou estou errado?

obrigado pela ajuda

Phoenix Eagle
23/11/2008, 11:17
alem de tudo que o Lamerda disse, a sua fonte de alimentação também é boa? Por que ela pode também ser uma das causas da perda de seus HD's

Felipe1459
23/11/2008, 11:54
alem de tudo que o Lamerda disse, a sua fonte de alimentação também é boa? Por que ela pode também ser uma das causas da perda de seus HD's

fonte xing-ling de 400w

deve dar uns 250w reais

resto da config: p4 2.0ghz
asus p4s800
768MB ram
vga 9600xt

ouvi falar de uma mulher que teve dois hds perdidos em curto espaço de tempo, entrou em contato com o fabricante e teve 70% de desconto na compra de um novo (nao é fake, nao li na internet, foi uma colega da minha irma). estou pensando em mandar um email para a sansung expondo minha raiva com eles [kdiabo]

Phoenix Eagle
23/11/2008, 12:12
fonte xing-ling de 400w

deve dar uns 250w reais

resto da config: p4 2.0ghz
asus p4s800
768MB ram
vga 9600xt

ouvi falar de uma mulher que teve dois hds perdidos em curto espaço de tempo, entrou em contato com o fabricante e teve 70% de desconto na compra de um novo (nao é fake, nao li na internet, foi uma colega da minha irma). estou pensando em mandar um email para a sansung expondo minha raiva com eles [kdiabo]

Sua fonte tem grandes chances de ser a principal suspeita!

Do mais, tenta ligar na samsung.. o máximo que vai acontecer é eles dizerem: Sinto Muito!

Felipe1459
23/11/2008, 12:29
Sua fonte tem grandes chances de ser a principal suspeita!

Do mais, tenta ligar na samsung.. o máximo que vai acontecer é eles dizerem: Sinto Muito!

no meu proximo pc escolhi uma fonte seventeam 420w

core2duo e8400 3GHz
8800GT Alpha dog xxx
4gB ram gskill
2 HDs 500GB
1dvd rw
asus p5n-d

será que aguenta bem?

Solid Snake com 500 anos
23/11/2008, 13:15
Seventeam é melhor que a xing ling,mas não é das melhores também.

Tenta pegar uma Thermaltake,Corsair,Tagan,OCZ ou Coolermaster.

Lamerda
23/11/2008, 14:24
pois o pc vai gravar tudo em dobro nos hd's, ou estou errado?

obrigado pela ajuda

quem faz isso é a propria placa mãe, então, se você perder algum desempenho será minimo, a unica coisa que acontece é, que quando algo é enviado pro HD, ele vai mandar o sinal pros dois HDs ao mesmo tempo. o que demora é a primeira vez, pois o hardware precisa copiar as coisas de 1 pro outro.

como você disse q sua fonte é xing, então ali já pode ser um dos problemas, então fonte boa é preciso.

e como eu disse, se você usar dois HDs iguais, e capacidades iguais, você nen nota a perda de performance. mais é bom ficar de olho nos HDS, pois ele trabalha em forma de backup, e se o HD principal der problema, o segundo é ativado na hora, então não sei se a placa mãe avisa se um HD não responde, ai é bom ficar de olho pra problemas externos