Ver Versão Completa : a triste realidade do mercado de quadrinhos no Brasil
major505
19/12/2008, 19:50
A indústria de quadrinhos do Brasil está em crise
Eu lembro como fiquei contente com a notícia, que veio acompanhada de uma mega-entrevista com Cassius Medauar, de que a Pixel Media havia adquirido os direitos, por cinco anos, de toda a linha realmente importante da DC: a Vertigo, a ABC e a Wildstorm, responsáveis pelas melhores revistas que saíam da casa de Batman & Superman.
De cara achei que veria vários sonhos meus realizados, como ler a série Os Invisíveis, uma de minhas preferidas, de maneira decente (as edições da Brainstore são paupérrimas). Também pensei em adquirir a fase mooriana do Monstro do Pântano, outro clássico das HQ’s. Fora isso, Promethea, Planetary e The Filth e Sandman. Isso apenas para ficar com as revistas dos grandes mestres.
Depois de comprar algumas delas, percebo que o sonho acabou. Primeiro foi a saída de Odair Braz Jr, que era o editor-chefe da Pixel, e agora Cassius, que estava mantendo a qualidade dos lançamentos, também saiu, por desavenças com a direção da Ediouro, uma das sócias da Pixel.
Agora, o futuro da editora é incerto, assim como o contrato com a DC, que tem risco até de ser rescindido, caso seja “lucrativo” (ou com prejuízo menor do que perder dinheiro com revistas). E isso, com menos de dois anos. É para lastimar que o Brasil, com o porte que tem, não consiga sustentar uma linha de quadrinhos tão cultuada quanto a Vertigo e a ABC (é Alan Moore, porra!). Problemas a gente logo vê, como a falta de marketing, como bem observou Von Dews, do Vertigem, mas é inegável haver certa má vontade de haver uma editora nacional de quadrinhos de VERDADE.
O futuro é negro para os que esperam lançamentos da Pixel. Até as bem sucedidas revistas mensais, Pixel Magazine e Pixel Media, estão em risco de cancelamento. Apenas quadrinhos lançados esporadicamente devem continuar, como é o caso de Sandman, venda certa.
Outra que foi pro buraco é a Opera Graphica. Apesar de Eu não gostar dela, por causa de gibis excessivamente caros e com uma janela entre os lançamentos maior que a duração da era dos dinossauros, é de se lamentar também. Com a Opera não teve jeito, foi falência mesmo. E junto com a falência, ocorreu a venda da Comix, provavelmente o maior comic shop do Brasil, que era de propriedade do dono da editora. Como despedida, ocorrerá um saldão com 50% de desconto em todos os títulos da Opera na Comix, no dia 22/12.
Despeça-se também do mercado brasileiro de quadrinhos como ele é. Depois de episódios como esse, vai ser difícil alguém me tirar dos scans…
PS: Não é muito difícil de prever que a Panini, que faz parte de uma multinacional, vai abocanhar o que lhe interessar (o que não envolve os leitores, sempre de lado) e tudo voltará a ser monopolizado e irritante como era antes. Eu depositaria minhas esperanças na Devir, mas meu bolso diz que é em vão!
Fonte: Vertigem e Judão
--------------------------------------
fonte: http://www.nerdssomosnozes.com/2008/12/indstria-de-quadrinhos-do-brasil-est-em.html
Além do fechamento da Opera Graphica e da situação incerta da Pixel Quadrinhos, a editora Conrad também pode encerrar as atividades caso não encontre um comprador.
A rigor, apenas a Panini e a JBC parecem seguir firme e forte. Pra quem acompanha os títulos destas editoras, por enquanto não tem motivo pra preocupação.
Será que Blade - A Lâmina do Imortal (entre outros títulos) irão mudar de casa futuramente?
SemIdeiaPraNomeDeUsuario
19/12/2008, 23:04
Já faz muito tempo que não acompanho hq nenhuma, e algum tempo que não acompanho mangá nenhum, mas pelo que tenho lido o bicho tá pegando pra um monte de editora.
Me preocupo com a Conrad, que se for pro brejo vai acabar levando um monte de livro bom junto com ela...
Infelizmente tenho quase certeza que não vou conseguir ler a série Discworld inteira em português, do jeito que as coisas estão.:-(
A Comix não vai fechar não né??? o.O
Uma pena que isso esteja acontecendo, não acompanho mais HQs, simplesmente pq sei lá... Não curto super herois americanos, só filmes mesmo, e alguns(nem batman assisti ainda)!
Mais como consumidor de mangá, fico receoso e chateado com isso =/
Sgt. Kowalski
20/12/2008, 12:50
Eu comprava comics até 2003, 2004. Depois fui direto pros scans.
Atualmente, só compro HQs que realmente me interessam, do tipo pra ler e reler de tempos em tempos. Acabei largando as séries mensais de quadrinhos ocidentais porque as melhores histórias invariavelmente são republicadas em encadernados.
Apesar de ler scans, sempre que possível prefiro ler no papel. E não é apenas questão de costume, é porque acho melhor mesmo. Por exemplo, tenho Akira no HD há um tempão, mas ainda estou esperando a Panini lançar a obra por aqui.
Mas realmente desanima essas notícias de que as editoras estão falindo ou precisando passar por reformulações profundas. O leitor não tem mais a certeza de que vai ler uma série até o fim...
O mercado brasileiro de quadrinhos é péssimo , tudo desorganizado , numeros faltando , problemas e mais problemas que me fizeram parar de ler completamente HQs mensais , coisas muito raras como o reino do amanhã e outros ainda vai porque são mini series ( que sairam em um nivel meio bleh de encadernação ) é triste de ver como as coisas podiam mudar , mas essa não é a realidade do brasileiro né , fazer o que =(
major505
21/12/2008, 15:19
O problema da Conrad Falir é que ela vai encerrar de vez o lançamento do Manga Monster, que é simplesmente fantãstico, mas já está parado a mais de 6 meses agora.
Uma pena.
Pelo jeit para continuar lendo as histórias do Constantine eu vou ser obrigado a ler tudo escaneado mesmo...
thewalkingdead
22/12/2008, 11:07
concordo plenamente com tudo nesse texto, comprei invisiveis, monstro do pantano, promethea,
authority, 100 balas, agora pra que? sei que nunca vou ler o final disso tudo, sempre as editoras quebram, e puta merda Sandman de novo?! parem de ser caça niquel! essa deve ser a quarta ou quinta edição de Sandman no Brasil, estou fazendo como vocês agora, voltei a ler scan e as historias que me interessarem vou comprar inglês mesmo, por que só assim para ter uma coleção completa e de boa qualiadade, espero que a Pixel continue Lançando Preacher pelo menos, ja que não falta muito para terminar.
aah so uma coisinha, a hq maniacs vai ter otimos lançamentos para o ano que vem, a cia das letras tb!
doutordoom
23/12/2008, 23:56
É ruim de entrar em um tópico sobre a realidade dos quadrinhos no Brasil e ver o pessoal defendendo scans.
Eu já falei o quanto Scans são prejudiciais para os quadrinhos. Essa não é um gênero que movimenta tanto dinheiro quanto cinema, e muitos potenciais leitores para lançamentos brasileiros estão pulverizados pela internet.
Lógico, ninguém consegue comprar tudo que sai em livrarias ou bancas, mas todo leitor que não compra NADA de quadrinhos por causa de Scans não faz nada mais do que sabotar o gênero que ele tanto gosta.
O Fato é que nunca publicaram tanta coisa no Brasil, e pode-se obter vários dos maiores clássicos dos quadrinhos facilmente.
billpower
24/12/2008, 00:08
Triste demais isso. Lembro na época da Abril que assinava DC e apesar da qualidade deixar a desejar um pouco era uma boa, pois tiha um plano de assinatura viável. Agora acabou tudo isso e pagar 10 reais num quadrinho para mim é impensável, apesar da qualidade dos da Panini ser muito boa.
doutordoom
24/12/2008, 00:19
Triste demais isso. Lembro na época da Abril que assinava DC e apesar da qualidade deixar a desejar um pouco era uma boa, pois tiha um plano de assinatura viável. Agora acabou tudo isso e pagar 10 reais num quadrinho para mim é impensável, apesar da qualidade dos da Panini ser muito boa.
Panini vende por 6.90 faz um tempão. É o preço mais viável do mercado. Quanto ao preço maior das outras edições, é a estratégia pra conseguirem lançar as revistas: Preço maior e tiragem menor.
O povo não compra, fazer o que?
billpower
24/12/2008, 00:23
Bom, então aqui em SSA só chega as porra de 9,90, ou há uma política de preços disintintas para cada região o que não seria nada surpreendente.
doutordoom
24/12/2008, 00:41
Bom, então aqui em SSA só chega as porra de 9,90, ou há uma política de preços disintintas para cada região o que não seria nada surpreendente.
Da Panini? Não sabia disso.
billpower
24/12/2008, 11:36
Que há uma política de triagens diferente isso eu não tenho dúvida, pois já liguei para uma vez para perguntar sobre o lançamento de certos volumes por aqui e eles disseram que há um atraso sim no lançamento entre Sul e Nordeste. Isso deve se estender a um tipo de política de preços distinta também. Se no Sul a galera consome pouco imagina por aqui? AHAHA
O único problema de scans é a obrigatoriedade de ler no pc, o que não é nem um pouco confortável. Sempre fui da velha guarda, que lê enquanto caga...
Sgt. Kowalski
24/12/2008, 12:01
O único problema de scans é a obrigatoriedade de ler no pc, o que não é nem um pouco confortável. Sempre fui da velha guarda, que lê enquanto caga...
Eu comprei comics de 1991 até 2004. Aí chegou uma hora que eu desencanei, queria ler mais coisas que não saem aqui. Algo além da Marvel/DC arroz-com-feijão. Ou que quando saem custam pelo menos um rim.
doutordoom
24/12/2008, 12:06
Que há uma política de triagens diferente isso eu não tenho dúvida, pois já liguei para uma vez para perguntar sobre o lançamento de certos volumes por aqui e eles disseram que há um atraso sim no lançamento entre Sul e Nordeste. Isso deve se estender a um tipo de política de preços distinta também. Se no Sul a galera consome pouco imagina por aqui? AHAHA
Acho que você está confundindo. Realmente existe uma política de lançamentos setorizados para algumas edições especias e séries, mas as revistas principais da Panini são lançadas no Brasil todo de uma única vez (Homem Aranha, X-men etc). Eu mesmo moro fora do Sudeste e por vezes tenho que esperar três meses para algumas edições chegarem aqui.
Quanto ao preço, ele não varia, pois está impresso na capa e é o mesmo para qualquer região.
Não sei se conhece, mas pode tirar dúvidas aqui: http://www.hotsitepanini.com.br/forum/viewforum.php?f=15&sid=f4c3df29b1274dfc092c4b4229b98edd
RJBADBOY01
24/12/2008, 12:14
que viagem cara :lol
sobre a distribuição normalmente são 2 fases, a primeira que é nas capitais e outras cidades mais do sul/sudeste e a fase 2 que mais pro nordeste e tals, agora o preço e tudo a mesma coisa, vc falou 9,90, esse e o preço dos mangás, vc deve ta confundindo =P
bem, se vc quisaer pode compra pela net, tem a banca 2000, comix e anime pro (esse so vende mangás) ja fiz comrpa nos 3 e posso dizer que e confiavel, a banca 2000 e anime pro sempre tem ótimos descontos em todas as revistas (ate lançamentos) a comix de vez em qnd faz algumas promoções do tipo, mais os preços normais sao os de capa msm, isso qnd algum site n da algum cupom de desconto (esse ano msm eu peguei um cupom de 25% d edesconto no valor final da compra no universo hq, mais ja n tem mais >_>) ...
É ruim de entrar em um tópico sobre a realidade dos quadrinhos no Brasil e ver o pessoal defendendo scans.
Eu já falei o quanto Scans são prejudiciais para os quadrinhos. Essa não é um gênero que movimenta tanto dinheiro quanto cinema, e muitos potenciais leitores para lançamentos brasileiros estão pulverizados pela internet.
Lógico, ninguém consegue comprar tudo que sai em livrarias ou bancas, mas todo leitor que não compra NADA de quadrinhos por causa de Scans não faz nada mais do que sabotar o gênero que ele tanto gosta.
O Fato é que nunca publicaram tanta coisa no Brasil, e pode-se obter vários dos maiores clássicos dos quadrinhos facilmente.
Eu tenho a minha consciência limpa. Mesmo que não existissem scans, eu não compraria quadrinhos. Pra mim é inviável financeiramente acompanhar qualquer saga que me interesse, pois normalmente elas envolvem muitos números mensais, além das histórias dos personagens da Marvel normalmente extrapolarem para números de outros heróis - vide Guerra Civil, por exemplo (se você quisesse estar por dentro do mundo da Guerra Civil, tinha que ler umas 5-6 revistinhas por semana).
A única revistinha que ainda compro... riam... é Turma da Mônica.
billpower
24/12/2008, 15:00
Devo estar confundindo mesmo é que na banca que costumo olhar são tantos quadrinhos de vários meses diferentes que devem estar misturados com os de preços distintos, não é possível que vocês estejam errados e eu certo. Vou prestar mais atenção para confirmar, qualquer coisa eu tiro foto! :P
vao ler quadrinho nacional
Sgt. Kowalski
29/12/2008, 11:46
vao ler quadrinho nacional
Tem algo do naipe de Fables ou Strangers in Paradise feito por aqui?
Tem algo do naipe de Fables ou Strangers in Paradise feito por aqui?
Se vc incentivar...em breve terá.
Tem gente MUITO boa aqui, basta o mercado ter retorno financeiro
o suficiente para eles poderem largar seus empregos na prefeitura
e se dedicarem exclusivamente a isso.
Mas to falando de desenhistas não convencionais. Desenhar o batman
com 14 grupos musculares no torax e finalizar com bico de pena é facil
e um bando de brasileiro por ai faz.
Eu to falando é de desenhistas mesmo! Com identidade. To falando de
gente que não segue o mercado americano. O que já é uma prova de
que eles prestam! :lol
doutordoom
29/12/2008, 19:17
Eu tenho a minha consciência limpa. Mesmo que não existissem scans, eu não compraria quadrinhos. Pra mim é inviável financeiramente acompanhar qualquer saga que me interesse, pois normalmente elas envolvem muitos números mensais, além das histórias dos personagens da Marvel normalmente extrapolarem para números de outros heróis - vide Guerra Civil, por exemplo (se você quisesse estar por dentro do mundo da Guerra Civil, tinha que ler umas 5-6 revistinhas por semana).
A única revistinha que ainda compro... riam... é Turma da Mônica.
Como você pode gostar de quadrinhos, não comprar nada e ter a consciência limpa?
E as supersagas não exigem que você acompanhe todas as revistas não. Eu vivo fazendo isso (mais por gostar mesmo) e tudo que sempre se percebe é que se pode ler tranquilamente só as séries principais para entender tudo. Sem contar que você poderia comprar só a série principal (que é muito mais barata) e ler o resto por scans que ficaria barato.
Não tem como dizer que não dá pra acompanhar pelo menos uma revista ou duas se o cara realmente quiser.
Se vc incentivar...em breve terá.
Tem gente MUITO boa aqui, basta o mercado ter retorno financeiro
o suficiente para eles poderem largar seus empregos na prefeitura
e se dedicarem exclusivamente a isso.
Mas to falando de desenhistas não convencionais. Desenhar o batman
com 14 grupos musculares no torax e finalizar com bico de pena é facil
e um bando de brasileiro por ai faz.
Eu to falando é de desenhistas mesmo! Com identidade. To falando de
gente que não segue o mercado americano. O que já é uma prova de
que eles prestam! :lol
Eu tenho a cosciência limpa nesse aspecto. Já comprei de tudo que pude em busca de quadrinhos nacionais interessantes. Os brasileiros têm muito talento sim, só não são bons no gênero super heróis.
Eu tenho a cosciência limpa nesse aspecto. Já comprei de tudo que pude em busca de quadrinhos nacionais interessantes. Os brasileiros têm muito talento sim, só não são bons no gênero super heróis.
Graças a Deus! :lol
Eu vou na livraria comprar quadrinho nacional e de fora.. e vejo aquela mulecada de
escola indo comprar Batman vs Qualquer coisa, com o dinheiro do lanche, onde a capa tem o nome em destaque de escritores como frank miller. Já repararam que pra vender tem que ser assim agora? Vc compra pelo desenhista/roteirista, não pela historia. Ou então a editora inventa uma guerra qualquer, uma crise ou o escambau...ai vc compra e vê personagens que morrem e voltam na edição seguinte, ou conversam com um deus da grecia qualquer e reencarnam após tocar no chifre sagrado do unicórnio. Aí tem raio pra cá, raio pra lá, uma fumacinha sobe...quando ela abaixa aparece o super heroi imponente que diz algo tipo: "Now..the war begins".
Não aguento mais o Jim Lee e suas mulheres cabeçudas com cara de haitianas, Stuart Imonnem e seu cartoon realista pé no saco, Frank Quitely e sua copia descarada de moebius....e tantos outros. ENCHEU O SACO!
Das histórias eu nem comento. Quase nenhuma delas vale a passagem de onibus que gasto até a livraria.
Quadrinho nacional é pior que isso? Depende...pra um mercado que não
tem incentivo algum....porcaria por porcaria, leio mais a nacional.
Conheço gente por aqui que paga pra desenhar e faz coisas bem mais bacanas do que super man vs lex luthor edição nº 885.
Vão me apedrejar aqui...mas foda-se.
Desabafei!!!:lol
doutordoom
29/12/2008, 22:08
Graças a Deus! :lol
Eu vou na livraria comprar quadrinho nacional e de fora.. e vejo aquela mulecada de
escola indo comprar Batman vs Qualquer coisa, com o dinheiro do lanche, onde a capa tem o nome em destaque de escritores como frank miller. Já repararam que pra vender tem que ser assim agora? Vc compra pelo desenhista/roteirista, não pela historia. Ou então a editora inventa uma guerra qualquer, uma crise ou o escambau...ai vc compra e vê personagens que morrem e voltam na edição seguinte, ou conversam com um deus da grecia qualquer e reencarnam após tocar no chifre sagrado do unicórnio. Aí tem raio pra cá, raio pra lá, uma fumacinha sobe...quando ela abaixa aparece o super heroi imponente que diz algo tipo: "Now..the war begins".
Não aguento mais o Jim Lee e suas mulheres cabeçudas com cara de haitianas, Stuart Imonnem e seu cartoon realista pé no saco, Frank Quitely e sua copia descarada de moebius....e tantos outros. ENCHEU O SACO!
Das histórias eu nem comento. Quase nenhuma delas vale a passagem de onibus que gasto até a livraria.
Quadrinho nacional é pior que isso? Depende...pra um mercado que não
tem incentivo algum....porcaria por porcaria, leio mais a nacional.
Conheço gente por aqui que paga pra desenhar e faz coisas bem mais bacanas do que super man vs lex luthor edição nº 885.
Vão me apedrejar aqui...mas foda-se.
Desabafei!!!:lol
Você não está errado no que diz, e nos anos 90 tudo era do jeito que você falou. E ainda hoje o mercado tem muito do que você disse. Entretanto, nos últimos anos os quadrinhos de Super heróis tornaram-se mais adultos e a qualidade subiu demais.
Gente como Brian Bendis, Mark Millar, Garth Ennis e Grant Morrison mudaram o panorâma da indústria, principalmente na Marvel. Se antes grandes sagas mudavam pouca coisa, Dinastia M e Guerra Civil vieram para realmente mudar tudo o que existia na editora.
A única saga recente que não mudou nada foi Hulk contra o Mundo, mas essa tem um disconto, pois a intenção era apenas colocar o verdão no centro do universo marvel novamente apresentando um quebra pau memorável.
No caso da DC, eles foram muito bem com Crise de Identidade, uma saga que tirou a aura impecável dos super heróis da editora. Depois disso a editora tem cometido mais erros do que acertos e anda patinando muito.
Enfim, para os fãs, sempre existem ótimas histórias do Justiceiro de Ennis, o Demolidor de Bendis e posteriormente de Brubaker (que também escreve uma excelente história com a saga da morte do Capitão América), Os fantásticos supremos de Mark Millar, o Thor de J. M. Straczynski, Alias do Bendis também e tantos outros títulos por aí.
Lógico, a maioria dos títulos de Super Heróis ainda oscila entre o mediano e o ruim, personagens continuam morrendo e ressucitando e grandes sagas que nada mudam pipocam por aí (estou olhando para você DC). Mas desde os anos 80 não tem tanta coisa boa saindo nesse gênero.
Também deixo claro que Super Heróis não é tudo. Pode ser meu gênero favorito, mas o que existe de melhor nos quadrinhos geralmente está fora desse gênero.
O pessoal do Brasil tem muito talento, os irmãos Gabriel Bá e Flávio Moon são bons exemplos disso. Mas as condições do mercado são adversas demais. Meu grande sonho de infância era escrever e desenhar quadrinhos. Eu tenho até roteiros, esboços e desenhos de um universo inteiro de personagens que eu criei com uns amigos.
Infelizmente acho que o tempo já passou.
Black Jack
29/12/2008, 22:42
E a Devir vai continuar com os seus mega-edições-do-Preacher??
É a única coisa que compro hoje. Apesar de ser uma facada horrível!!! Mas como é a única coisa que compro e leio (não gosto de scan, sou velho) de HQ hoje em dia não faz um buraco muito grande no meu bolso.
Acredito que o mercado de HQ no Brasil é algo muito exclusivo, pois em um país em que ler um mero livro já é uma triste exceção comprar HQs acaba sendo um luxo. Eu odeio essa minha constatação, mas acho que é real. Falta uma tática de popularização dos HQs, mas isso vai depender muito do interesse de um rico investidor com bom gosto (coisa que não existe no Brasil).
Assim, gera essas notícias cíclicas na historia do Brasil que uma editora pega os direitos de um HQ interessante e não completa porque quebrou. P. Ex. Hellblazer (vulgo Constatine) já saiu por uma penca de editoras aqui no Brasil e sempre é interrompida de forma abrupta.
PS: Conrad quebrou porque ai com muita cede ao pote. Eu comprava Vagabond, mas eles lançaram tudo de uma vez ultrapassando o ritmo de edição no Japão (um por ano, mais ou menos), ai fica anos sem lançar nada do Vagabond, reeditando na maior cara dura em formato de luxo o que eu havia comprado. Não comprei mais nada dela, pegou mal para o consumidor aqui.
PS2: Pessoal que arrumam scan de coisas que são devidamente publicadas aqui no Brasil. Parem de ser hipócritas. Vocês inviabilizam o mercado brasileiro, sim! Parem com esse papo de pobre coitado que vocês sabem muito bem o que fazem. Estão no inferno? Abracem o capeta, neh?
Rocha Loures
02/01/2009, 14:47
depois que nao lançaram mais nenhuma ediçao de Vagabond e Blade nunca mais cmprei HQ... So estou comprando a miniserie a torre negra....E SÓ
acho muito desrespeito ao consumidor lançar 42 duas revistas de Vagabond e parar por ae
mesma coisa com Blade
VSF conrad...e pensar que ela ja foi a melhor editora( na mina opiniao), quando lançou a EGM Brasil e tal...
Sgt. Kowalski
02/01/2009, 15:00
depois que nao lançaram mais nenhuma ediçao de Vagabond e Blade nunca mais cmprei HQ... So estou comprando a miniserie a torre negra....E SÓ
acho muito desrespeito ao consumidor lançar 42 duas revistas de Vagabond e parar por ae
mesma coisa com Blade
VSF conrad...e pensar que ela ja foi a melhor editora( na mina opiniao), quando lançou a EGM Brasil e tal...
No caso de Vagabond foi foda. Eles acompanharam o lançamento das edições japonesas e ai ficaram sem ter o que lançar. Daí resolveram re-lançar tudo de novo no formato plus advanced vip.
Daí desencanei e passei a ler tudo em scans.
Fareday_
02/01/2009, 16:03
eu nunca imaginei a Conrad falindo :p
sempre achei q ela fosse tipo, a maior do mercado :lol
pq os mangás dela são de qualidade absurdamente superior :p
major505
02/01/2009, 16:44
Você não está errado no que diz, e nos anos 90 tudo era do jeito que você falou. E ainda hoje o mercado tem muito do que você disse. Entretanto, nos últimos anos os quadrinhos de Super heróis tornaram-se mais adultos e a qualidade subiu demais.
Gente como Brian Bendis, Mark Millar, Garth Ennis e Grant Morrison mudaram o panorâma da indústria, principalmente na Marvel. Se antes grandes sagas mudavam pouca coisa, Dinastia M e Guerra Civil vieram para realmente mudar tudo o que existia na editora.
A única saga recente que não mudou nada foi Hulk contra o Mundo, mas essa tem um disconto, pois a intenção era apenas colocar o verdão no centro do universo marvel novamente apresentando um quebra pau memorável.
No caso da DC, eles foram muito bem com Crise de Identidade, uma saga que tirou a aura impecável dos super heróis da editora. Depois disso a editora tem cometido mais erros do que acertos e anda patinando muito.
Enfim, para os fãs, sempre existem ótimas histórias do Justiceiro de Ennis, o Demolidor de Bendis e posteriormente de Brubaker (que também escreve uma excelente história com a saga da morte do Capitão América), Os fantásticos supremos de Mark Millar, o Thor de J. M. Straczynski, Alias do Bendis também e tantos outros títulos por aí.
Lógico, a maioria dos títulos de Super Heróis ainda oscila entre o mediano e o ruim, personagens continuam morrendo e ressucitando e grandes sagas que nada mudam pipocam por aí (estou olhando para você DC). Mas desde os anos 80 não tem tanta coisa boa saindo nesse gênero.
Também deixo claro que Super Heróis não é tudo. Pode ser meu gênero favorito, mas o que existe de melhor nos quadrinhos geralmente está fora desse gênero.
O pessoal do Brasil tem muito talento, os irmãos Gabriel Bá e Flávio Moon são bons exemplos disso. Mas as condições do mercado são adversas demais. Meu grande sonho de infância era escrever e desenhar quadrinhos. Eu tenho até roteiros, esboços e desenhos de um universo inteiro de personagens que eu criei com uns amigos.
Infelizmente acho que o tempo já passou.
A DC tem meio que fama de ser um Universo mais engessado mesmo. Eu nunca fui muito de acompanhar eles, normalmente eu comprava apenas Marvel, mas li recentemente a série Gothan City contra o crime e pqp, se os caras criasem roteiros tão legais quanto aqueles para todas as revistas deles eles estariam muito bem.
doutordoom
03/01/2009, 01:18
A DC tem meio que fama de ser um Universo mais engessado mesmo. Eu nunca fui muito de acompanhar eles, normalmente eu comprava apenas Marvel, mas li recentemente a série Gothan City contra o crime e pqp, se os caras criasem roteiros tão legais quanto aqueles para todas as revistas deles eles estariam muito bem.
A verdade é que a DC produz mais clássicos do que a Marvel. Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Reino do Amanhã, Sandman... todas obras primas dos quadrinhos que sairam por essa editora.
Mas a linha mensal da editora fica bem abaixo da Marvel. Pelo menos o maior mega-evento já feito nos quadrinhos (e que realmente mudou o universo da editora) continua sendo da DC: Crise nas Infinitas Terras. Essa história também é a mãe de todos os mega-eventos que conhecemos hoje.
marcosmazo
04/01/2009, 14:05
Eu não compro mais quadrinhos porque a qualidade das historias é algo inexistente... Só compro novamente quando pararem de matar e ressussitar heroi. Manga nunca curti, e gibi mais adulto, tirando a linha vertigo, é chato pra carai.. Sem contar as Mega Sagas quase mensais que te obriga a comprar até o gibi do "Obscuro X" para nao ficar perdido no resto das historias.
Eu colecionei X-Men desde o numero 1 do Super Aventuras Marvel, da Abril, passando pelas revistas mensais X-Men, versão Premium chegando a Panini... Parei depois que reossaram o Wolverine novamente e sinceramente, não sinto falta...
Pena... Era divertido comprar gibis e ir lendo no busao a caminho do trampo...
Abraços e paz
doutordoom
04/01/2009, 14:21
Eu não compro mais quadrinhos porque a qualidade das historias é algo inexistente... Só compro novamente quando pararem de matar e ressussitar heroi. Manga nunca curti, e gibi mais adulto, tirando a linha vertigo, é chato pra carai.. Sem contar as Mega Sagas quase mensais que te obriga a comprar até o gibi do "Obscuro X" para nao ficar perdido no resto das historias.
Eu colecionei X-Men desde o numero 1 do Super Aventuras Marvel, da Abril, passando pelas revistas mensais X-Men, versão Premium chegando a Panini... Parei depois que reossaram o Wolverine novamente e sinceramente, não sinto falta...
Pena... Era divertido comprar gibis e ir lendo no busao a caminho do trampo...
Abraços e paz
Vá além dos Super heróis. Ou compre os encadernados de grandes sagas. Sempre existe opção.:kongpositivo:
Sgt. Kowalski
04/01/2009, 16:36
Ou fique com a boa e confiável Vertigo.
Coisas como Fables não saem todo dia.
marcosmazo
04/01/2009, 17:09
Vá além dos Super heróis. Ou compre os encadernados de grandes sagas. Sempre existe opção.:kongpositivo:Bem eh o que estou fazendo, ultimamente eu comprei o V for Vedetta e estou relendo o Watchman. Mas comprar encadernado não dá... Não dá para enrolar ele e enfiar dentro da calça para ir ler no banheiro sem levantar suspeitas (se bem que a mulherada até pode me olhar com outros olhos...)
Mas grandes sagas acabaram a uns 10 anos... Fui ler na Saraiva um exemplar de uma saga que estava passando ano passado na DC e cai justo na página que um cara ia estrupar a esposa do Homem Elastico... Cacilda, que coisa de mal gosto... Sem contar que mataram o Besouro Azul e transformaram o Maxwell em um espiao espacial... Acabaram com a Liga da Justiça America, justo um dos gibis com os quais eu mais me diverti... E pensar que o Alan Moore queria usar esses personagens na decada de 80 para fazer o Watchman e a DC recusou liberar, pois tinha planos melhores para eles... [kjoinha]
Tenho esperanças que a DC lance um dia um "universo ultimate"... Ai eu gastarei novamente meu tempo com personagens super heroicos
doutordoom
04/01/2009, 22:17
Bem eh o que estou fazendo, ultimamente eu comprei o V for Vedetta e estou relendo o Watchman. Mas comprar encadernado não dá... Não dá para enrolar ele e enfiar dentro da calça para ir ler no banheiro sem levantar suspeitas (se bem que a mulherada até pode me olhar com outros olhos...)
Mas grandes sagas acabaram a uns 10 anos... Fui ler na Saraiva um exemplar de uma saga que estava passando ano passado na DC e cai justo na página que um cara ia estrupar a esposa do Homem Elastico... Cacilda, que coisa de mal gosto... Sem contar que mataram o Besouro Azul e transformaram o Maxwell em um espiao espacial... Acabaram com a Liga da Justiça America, justo um dos gibis com os quais eu mais me diverti... E pensar que o Alan Moore queria usar esses personagens na decada de 80 para fazer o Watchman e a DC recusou liberar, pois tinha planos melhores para eles... [kjoinha]
Tenho esperanças que a DC lance um dia um "universo ultimate"... Ai eu gastarei novamente meu tempo com personagens super heroicos
Eu gostei demais da Liga da Justiça de Keith Giffen, ria demais. Mas a DC acabou com qualquer possibilidade dela voltar com as mudanças que você citou. O interessante é que se a DC fez uma grande história nos últimos anos ela foi feita em Crise de Identidade (com o estupro da Mulher do Homem Elástico).
Foi nessa história que a DC enveredou seus heróis mais famosos para um caminho mais sombrio e realista (ao estilo Marvel). É uma abordagem nova para a editora, e eu gostei muito. Crise de Identidade foi uma grande história sem precisar criar um evento cósmico e através delas mudanças verdadeiras aconteceram no universo de Super Homem e cia.
Eu daria uma chance a essa revista.
don_vito256
05/01/2009, 14:59
Poisé, eu comprava quadrinhos até perceber que quase tudo que prestava ou já tinha saído ou era os olhos da cara num encadernado safado....aí tb não tem editora que se segure nesse mercado.
PS: Conrad FDP, me deixou no meio de Nausicaa do vale do vento[:grr][:grr][:grr][kzangado]
trashman
15/01/2009, 12:54
Minha namorada estava começando a acompanhar FAbulas( e eu vo ler junto =], ate comprei uma ediçao pra ela) agora, com esse rolo todo da pixel pelo jeito vamos ficar orfaos dessa serie tao boa....
Eu tb reduzi muito oq eu compro, na verdade ta pratiacmente nulo hoje em dia meus gastos com isso. Eu gosto de muita coisa, mas falta grana pra acompanhar, e ler tudo pela metade eh foda...
E apesar de ja ter lido scans de algumas coisas eh um tipo de leitura q me irita, nao gosto de ler assim, entao no momento vivo apenas de ler noticias e infos em sites sobre o asssunto =/
Sgt. Kowalski
15/01/2009, 12:58
Minha namorada estava começando a acompanhar FAbulas( e eu vo ler junto =], ate comprei uma ediçao pra ela) agora, com esse rolo todo da pixel pelo jeito vamos ficar orfaos dessa serie tao boa....
Fabulas é incrivel. Não pare de ler. Leia em scans mesmo, mas não deixe de ler.
trashman
15/01/2009, 13:06
Fabulas é incrivel. Não pare de ler. Leia em scans mesmo, mas não deixe de ler.
Vamos ver. Mas ainda to torcendo pra q alguem de continuidade a serie por aqui.
Ah esqueci da panini atualmente eu soh to comprando o Superman All star.
Ia comprar o Batman tb mas a grana faltou. Um dia eu compro.
Sgt. Kowalski
15/01/2009, 13:20
Vamos ver. Mas ainda to torcendo pra q alguem de continuidade a serie por aqui.
Ah, eu não fico dependendo da boa vontade de editoras daqui não.
Por que os quadrinhos são caros no Brasil !?
Já vi alegarem que é porque o material usado é de melhor qualidade e por isso, mais caro. Mas se não me engano, o material usado é papel jornal. O.o
Eu colecionava quadrinhos há tempos atrás. Mas a grana começou a apertar, e gastar 30, 40 reais todo mês (que era o que eu gasta em média) é soda né !? =/
:kongpositivo:
hellraditz
16/01/2009, 12:46
Já vi alegarem que é porque o material usado é de melhor qualidade e por isso, mais caro. Mas se não me engano, o material usado é papel jornal. O.o
Eu colecionava quadrinhos há tempos atrás. Mas a grana começou a apertar, e gastar 30, 40 reais todo mês (que era o que eu gasta em média) é soda né !? =/
Negativo, o papel utilizado nas HQs nacionais de linha, é o Pisa Brite 52g importado. Já em HQs especiais, se usa Couchê 65 / 70 g no miolo.
doutordoom
17/01/2009, 00:34
Tem mais páginas que uma hq americana (que trazem apenas histórias de um herói), tem menos anúncios (que diminuem o preço da revista) e menos circulação também.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.