PDA

Ver Versão Completa : Opera é o Navegador com melhor uso de memória?

AtDeathDoor
29/12/2008, 22:04
O Firefox aqui sempre passa dos 100MB. Abro duas abas e já está na casa do 130MB.

Eu estou usando o novo Opera 10 para ir procurando bugs. Não achei nenhum mesmo. Só sentindo falta do gerenciador de mais do 9.6 que não está no alfa.
Vem, abri o gerenciador de tarefas e tomei um susto. 5 abas abertas, 3 do Forum com várias imagens e mais duas de outro site e vejo que está usando apenas 43MB:o

Reparei que se o FF passa facilmente dos 130MB o Opera dificilmente passa disso.

O Chrome ficava entre os dois mas ele tem o problema de uma aba lagar as outras.

Com algum boca-a-boca o Opera 10 vai ganhar mitos usuários.
:D

Ciao

lorenço
29/12/2008, 22:15
Que estranho, to com o FF 3.0.5, fiz um teste e abri 4 janelas do forum e ta usando 78mb só.

Se vc tiver abrindo sites cheio de imagens inevitavelmente o consumo de memória será maior....

BLUESPEED
29/12/2008, 22:16
Eu já venho uns 4 meses usando o Opera. Desde que saiu a versão 10, estou usando. Apesar de achar um pouco mais pesado que a versão anterior, ele dá um banho em todos os demais navegadores. Eu falo por experiÊncia própria, de quem tem um pc com pouquíssima memória para trabalhar. Então fica claro que o Opera é o que consome menos memória dos conhecidos IE, FF e Chrome.
Provavelmente quem tem um pc com pelo menos 1gb, não sentirá tanta diferença entre o Chrome e o Opera.

Furlan
29/12/2008, 22:23
Bom, por curiosidade, ao abrir esse tópico fui ver quanta memória o Firefox estava consumindo: 87MB, com 5 abas abertas.

AtDeathDoor
29/12/2008, 22:29
Bom, por curiosidade, ao abrir esse tópico fui ver quanta memória o Firefox estava consumindo: 87MB, com 5 abas abertas.

Vai entender.

Mas considerando que o Opera já vem por padrão com várias coisas muito úteis que você teria que usar por extensões no FF, ele é melhor.

Spetznaz
29/12/2008, 22:33
NOOB mode on: como vejo a quantidade de memória que está sendo usada pelo navegador?

Furlan
29/12/2008, 22:37
NOOB mode on: como vejo a quantidade de memória que está sendo usada pelo navegador?

CTRL + ALT + DEL para abrir gerenciador de tarefas, botão direito no aplicativo que você checar, ir para processo.

Bowser
29/12/2008, 23:17
depende, eu configuro meu Opera pra usar a RAM como cache em vez do HD (pois fica bem mais rápido) então aqui tá sempre na casa dos 150mb

AtDeathDoor
29/12/2008, 23:26
depende, eu configuro meu Opera pra usar a RAM como cache em vez do HD (pois fica bem mais rápido) então aqui tá sempre na casa dos 150mb

WTF Onde?

Bem que podia fazer o mesmo no Windows [kong]

Thiago Pereira
29/12/2008, 23:37
Mas ele abre mais rápido ou igual ao Firefox ? e outra coisa, tem que ver a performance dele durante um tempo aberto, se ele não puxa memória virtual etc... Se caso ele gerenciar a sua própria memória, é uma boa.

Usei o 9.0 e não curti muito, mas quem sabe esta nova versão.

Alcatraz
29/12/2008, 23:46
4 abas aqui do chrome....

50 MB

John Kabira
29/12/2008, 23:47
Pessoal, como faço pra importar os bookmarks do FF para o Opera 10?
Já fiz o que tinha pra ser feito, aparece a pastinha do fire fox, mas dentro dela não aparecem os meus sites favoritados

AtDeathDoor
29/12/2008, 23:48

50 MB

Duvido.
Usei Chrome e ele usama muito mais por coisas bobas.

AtDeathDoor
29/12/2008, 23:49
Pessoal, como faço pra importar os bookmarks do FF para o Opera 10?
Já fiz o que tinha pra ser feito, aparece a pastinha do fire fox, mas dentro dela não aparecem os meus sites favoritados

Arquivo > Import and Export

Pelo menos aqui Opera não está ficando lento com o tempo.

John Kabira
29/12/2008, 23:51
Arquivo > Import and Export

Pelo menos aqui Opera não está ficando lento com o tempo.

Fiz exatamente isso, mas não aparece nada dentro da pasta que acabei de importar do FF

E to achando ele bem rápido também

AtDeathDoor
30/12/2008, 00:02
Fiz exatamente isso, mas não aparece nada dentro da pasta que acabei de importar do FF

E to achando ele bem rápido também

Olhe com cuidado para ver se não está em alguma pasta dentro de bookmarks.

Se não deu certo, salvo como arquivo html no FF e depois importa no Opera pelo gerenciador de favoritos.

Ciao

rpacciulli
30/12/2008, 00:04
to usando aqui agora com 6 abas abertas e não passa de 66 mega

Diegoafv
30/12/2008, 00:13
FF3 - 6 abas...275MB aqui...5 do fórum e 1 da saraiva...:o

John Kabira
30/12/2008, 00:17
Olhe com cuidado para ver se não está em alguma pasta dentro de bookmarks.

Se não deu certo, salvo como arquivo html no FF e depois importa no Opera pelo gerenciador de favoritos.

Ciao

Opa, desta outra maneira deu certo, valeu cara
Sempre que ligo o pc e vou abrir o FF ele demora muito pra abrir, mas depois de aberto ele ficava rápido. Por isso quero testar um pouco o Opera, talvez eu me de melhor com ele

Bowser
30/12/2008, 00:45
WTF Onde?

Bem que podia fazer o mesmo no Windows [kong]

Ferramentas > Preferências

aba "avançado", menu "Histórico"

aí vc configura Memória de Cache e Cache de Disco (o primeiro é RAM, o segundo é HD)

pro Windows acho que só se fizer um RAMDrive... mas aí é gambiarra :lol

Phoenix Eagle
30/12/2008, 01:18
Duvido.
Usei Chrome e ele usama muito mais por coisas bobas.

Por que diaxo o cara iria mentir? :p

http://img522.imageshack.us/img522/9126/58516179xl2.jpg

59MB aqui com 4 abas abertas [kviraolho]

Detalhe, a TGDaily caiu para 3.4MB depois que terminou de carregar tudo, ou seja, seria menos ainda!

Outro Detalhe: TUDO depende quais sites você está testando, abrir 10 abas de youtube em um navegador e 10 abas do forum outerspace em outro também pode dar resultados absurdamente diferentes, assim como na própria outerspace pegar banners em flash e em gifs animados, etc etc

Para realizar uma comparação digna de créditos, carrega X páginas diferentes 100%, deixe elas NO MESMO LOCAL (não mude a barra de scroll de lugar pois até isso influência) e só então veja o consumo de memória, depois faça o mesmo nas mesmas X páginas e da mesma forma tendo o cuidado para verificar se os mesmos banners/figuras/etc estão aparecendo e compare, só assim você terá uma comparação válida. ;)

Eu só não faço aqui comparando Chrome e Firefox pois tirei o Firefox desde que coloquei Chrome hehehe

AtDeathDoor
30/12/2008, 01:31
Por que diaxo o cara iria mentir? :p

http://img522.imageshack.us/img522/9126/58516179xl2.jpg

59MB aqui com 4 abas abertas [kviraolho]

CLica em stats for nerds e veja quanto deu.

IRoHellsing
30/12/2008, 02:01
Firefox > Opera

AtDeathDoor
30/12/2008, 02:02
Firefox > Opera

Opera 9 > Opera 10 > Safari > Firefox (com extensões) > Chrome > Forefox (sem extensões) Konqueror > Ephany > Intenet Explorer.

Phoenix Eagle
30/12/2008, 02:03
CLica em stats for nerds e veja quanto deu.

Estava pensando que o "Navegador" com 59 fosse a soma de tudo (nem conferi [kviraolho]), então o cara deve ter cometido o mesmo erro que o meu ;D

Bom, mas em termos de "gasto de memória" o Chrome seria o pior deles em qualquer caso (inclusive ele é comparando ao que o povo está falando aqui), afinal.. ele carrega processos separados para as diversas tabs visando estabilidade superior, só por milagre ele não seria o "pior" (confesso que fiquei surpreso qndo achei que era 59 :p)

Entretanto, mantendo o que disse depois do que falei do Chrome, para ter uma comparação válida só fazendo naqueles termos lá em cima.. se não vai ficar dando essas diferenças absurdas.. nego falando que ta com 80MB no Firefox e o outro com 180MB :P com o mesmo tanto de tab aberta.

Do mais, o que me importa em um navegador é que ele seja absurdamente rápido na construção das páginas, carregue elas de acordo e me ofereça uma gama muito boa de plugin/addon, com isso eu estou muito feliz, pois memória hoje para isso os PC's tem de sobra*.

*Jamais diria algo assim na época do XP, me preocupava demais com consumo de memória de cada programa, MAS depois de ver o que o SuperFetch consegue fazer eu mudei completamente os meus conceitos sobre gastos de memória para melhorar desempenho no geral, acho muito mais vantagem ter 25-30% da memória do PC comprometida e carregar as coisas em um piscar de olhos do que esperar por elas carregarem e ficar com 5% usando :p

AtDeathDoor
30/12/2008, 02:14
Estava pensando que o "Navegador" com 59 fosse a soma de tudo (nem conferi [kviraolho]), então o cara deve ter cometido o mesmo erro que o meu ;D

Bom, mas em termos de "gasto de memória" o Chrome seria o pior deles em qualquer caso, afinal.. ele carrega processos separados para as diversas tabs visando estabilidade superior, só por milagre ele não seria o "pior" (confesso que fiquei surpreso qndo achei que era 59 :p)

Olha, quando lançaram teve aquele quadrinho explicando o processo de criação dele. Lá dizia que ele optaram por tornar cada aba um processo isolado para aumentar a estabilidade. Caso um site travasse, travaria apenas a aba/processo que poderia ser fechado sem tr que fechar todo o navegador.
Não entro na questão de uso de memória em pcs modernos pois vivemos em um mundo que todo pc deve ter 2GB de RAM. Mas acho que a idéia deles não deu certo pois a aba consome muito processamento e quando uma página está carregando ela deixa as outras lentas. Era normal eu ter que espera outra aba carregar para poder rolar a aba que estava vendo e ficava impossibilitado de alternar entre elas.

Phoenix Eagle
30/12/2008, 02:22
Olha, quando lançaram teve aquele quadrinho explicando o processo de criação dele. Lá dizia que ele optaram por tornar cada aba um processo isolado para aumentar a estabilidade. Caso um site travasse, travaria apenas a aba/processo que poderia ser fechado sem tr que fechar todo o navegador.
Não entro na questão de uso de memória em pcs modernos pois vivemos em um mundo que todo pc deve ter 2GB de RAM. Mas acho que a idéia deles não deu certo pois a aba consome muito processamento e quando uma página está carregando ela deixa as outras lentas. Era normal eu ter que espera outra aba carregar para poder rolar a aba que estava vendo e ficava impossibilitado de alternar entre elas.

Tem algum conjunto de sites para citar onde isso ocorre Death?

Digo isso pois desde a versão 0.3.X.X (não me recordo o X) se não me engano eu não notei mais isso no Chrome, eu utilizo a Developer 1.0.154.42 e utilizo ela todo dia em tudo que faço na net e essa lentidão de uma barra pra outra e travar e tal eu não notei mais, mas sei exatamente o que você quer dizer (sentia nas versões 0.2.x.x) - pode ser que tenham corrigido ou é alguma outra coisa, se você puder me passar onde isso ocorre na sua máquina posso matar minha curiosidade para ver se ainda ocorre heheh.

Detestaria ver esse conceito deles não funcionar :-(

fellipechb
30/12/2008, 02:35
eu uso o opera aqui a um bom tempo ja mas faço em conjunto com o FF pq o meu nao roda flash nem abre pdf
eu ja instalei td q é tipo de programa pra rodar flash mas não adiantou, o pdf eu nao tenho nem ideia
se alguem puder ajudar?!

AtDeathDoor
30/12/2008, 02:36
Tem algum conjunto de sites para citar onde isso ocorre Death?

Digo isso pois desde a versão 0.3.X.X (não me recordo o X) se não me engano eu não notei mais isso no Chrome, eu utilizo a Developer 1.0.154.42 e utilizo ela todo dia em tudo que faço na net e essa lentidão de uma barra pra outra e travar e tal eu não notei mais, mas sei exatamente o que você quer dizer (sentia nas versões 0.2.x.x) - pode ser que tenham corrigido ou é alguma outra coisa, se você puder me passar onde isso ocorre na sua máquina posso matar minha curiosidade para ver se ainda ocorre heheh.

Detestaria ver esse conceito deles não funcionar :-(

Eu desinstalei ele três dias depois de anunciarem o fim do beta.
E acontece em todo lugar. Na OS mesmo.
Por exemplo: entro no VT e tem 5 tópicos que me interessam. Abro os 5 em sequência, o 5° na mesma aba e fico vendo ela enquanto as outras carregam. Não é raro o conteúdo não aparecer ou não poder rolar a página para baixo enquanto as outras não estiverem completamente carregadas, as vezes nem mesmo sair da aba atual.
Mas isso também acontecia mesmo quando não tinha uma atitude tão fominha.

PS: relatei tudo isso aos devs.

Ciao

Phoenix Eagle
30/12/2008, 02:40
Eu desinstalei ele três dias depois de anunciarem o fim do beta.
E acontece em todo lugar. Na OS mesmo.
Por exemplo: entro no VT e tem 5 tópicos que me interessam. Abro os 5 em sequência, o 5° na mesma aba e fico vendo ela enquanto as outras carregam. Não é raro o conteúdo não aparecer ou não poder rolar a página para baixo enquanto as outras não estiverem completamente carregadas, as vezes nem mesmo sair da aba atual.
Mas isso também acontecia mesmo quando não tinha uma atitude tão fominha.

PS: relatei tudo isso aos devs.

Ciao

Fiz um teste absurdo aqui, abri uns 15 tópicos em sequência e consegui dar scroll, passar de um para o outro, dar scroll em outro, tudo normal, não senti travando, segurando ou nada parecido Death.

Bom, se ocorria na sua máquina algum motivo tinha, relatando para os Dev's como você fez e se não foi o único isso provavelmente deve ser consertado!

EDIT.: Testei no local mais pesado possível aqui do forum hahaha o Cantinho, abri uns 10 tópicos ao mesmo tempo lá e a mesma coisa, passei uma tab para a outra, scroll, etc .. tudo ainda carregando e foi normalzão. ;)

EDIT2.: Só para constar, fiz como você disse.. abri trocentos e o ultimo abri na mesma aba!

AtDeathDoor
30/12/2008, 02:41
eu uso o opera aqui a um bom tempo ja mas faço em conjunto com o FF pq o meu nao roda flash nem abre pdf
eu ja instalei td q é tipo de programa pra rodar flash mas não adiantou, o pdf eu nao tenho nem ideia
se alguem puder ajudar?!

CARA MUITO OBRIGADO! :kongpositivo:

Fui testar aqui abri um pdf aleatória e acabei achando uma rtigo muito interessante sobre IA que eu estava procurando. ARIGATOU!

Bem, no 10 abriu normalmente, não tenho certeza se o mesmo vai acontecer no 9.6.

Sobre o flash, experimente limpar o Cache. As vezes o flash buga e deixa algum arquivo bugado no cache que impede ele de funcionar. É só você exclir esse arquivo limpando o cache que ele volta a funcionar.

Ciao

AtDeathDoor
30/12/2008, 02:42
Fiz um teste absurdo aqui, abri uns 15 tópicos em sequência e consegui dar scroll, passar de um para o outro, dar scroll em outro, tudo normal, não senti travando, segurando ou nada parecido Death.

Bom, se ocorria na sua máquina algum motivo tinha, relatando para os Dev's como você fez e se não foi o único isso provavelmente deve ser consertado!

Então é o meu PC que é uma merda (Athlon X2 3600 1GB single channel).
[kong]

Fareday_
30/12/2008, 02:46
eu nao largava o firefox por nada...

ai ele começou a bugar (um problema no meu PC mesmo)
e resolvi dar uma chance pro Opera

gostei bastante :D
eh realmente bem leve!
nao sei se volto mais pro firefox :D

AtDeathDoor
30/12/2008, 02:49
EDIT.: Testei no local mais pesado possível aqui do forum hahaha o Cantinho, abri uns 10 tópicos ao mesmo tempo lá e a mesma coisa, passei uma tab para a outra, scroll, etc .. tudo ainda carregando e foi normalzão. ;)

Experimenta abrir dois tópicos do Dimitri e um do San Andreas em 1mb. :p

Phoenix Eagle
30/12/2008, 02:52
Então é o meu PC que é uma merda (Athlon X2 3600 1GB single channel).
[kong]

O seu PC está longe de ser uma merda para rodar um navegador Death hehe com 5 abas e sentir o que você sentiu, eu apostaria em qualquer outro motivo menos esse, ainda mais com o Chrome não sendo um produto finalizado ainda ;D

Experimenta abrir dois tópicos do Dimitri e um do San Andreas em 1mb. :p

Heheheh .. agora que li direito, realmente o tópico deles é foda!

AtDeathDoor
30/12/2008, 02:54
O seu PC está longe de ser uma merda para rodar um navegador Death hehe com 5 abas e sentir o que você sentiu, eu apostaria em qualquer outro motivo menos esse, ainda mais com o Chrome não sendo um produto finalizado ainda ;D

Vou testar aqui, já edito dizendo!

Só queria fazer o Mafia para de reiniciar o PC:-(

nuboza
30/12/2008, 08:52
Sempre usei o Opera desde quando sua versão cabia em disquete hahaha acho que era 2. alguma coisa o Opera sempre foi o navegador das inovações tudo que outros navegadores tem veio antes no Opera sem contar que ele tem leitor de e-mails, IRC, já vem com um Adblock integrado a muito tempo, suporte a torrent e essa ultima versão 10 tem 100/100 no teste acid3!

Pra titulo de curiosidade com 4 abas abertas e com bastante imagens esta marcando 80Mb!

fellipechb
30/12/2008, 10:34
CARA MUITO OBRIGADO! :kongpositivo:

Fui testar aqui abri um pdf aleatória e acabei achando uma rtigo muito interessante sobre IA que eu estava procurando. ARIGATOU!

Bem, no 10 abriu normalmente, não tenho certeza se o mesmo vai acontecer no 9.6.

Sobre o flash, experimente limpar o Cache. As vezes o flash buga e deixa algum arquivo bugado no cache que impede ele de funcionar. É só você exclir esse arquivo limpando o cache que ele volta a funcionar.

Ciao

por nada estamos ai pra isso:D

então tentei limpar o cache como vc falou e não funcionou, detalhe, flash funcionava normal nele até eu atualizar pra versão 9.62, agora eu to com a 9.63 e tb não funciona nela. vo pegar o Opera 10 pra ver se vai funcionar.

Oscar Metal
30/12/2008, 10:45
Instalei o Opera 9.6 aqui para testar, e até agora tô curtindo ele, parece ser mais rápido mesmo.
Mas quero ver se eu consigo algumas Extensões parecidas com que eu tinha no FF3.

Junior
30/12/2008, 16:29

50 MB
Mas isso acontece porque o Chrome usa toda memória só pra aba que está ativa. Quando tu der um Ctrl + Tab e fizer o teste, a informação no Gerenciador de Tarefas certamente vai mudar.

Uso o Opera desde a versão 8, e sou um fervoroso defensor desse navegador. Gosto demais (e uso) a versão 9, não consegui me adaptar a essa última versão.

Minha ordem de preferência na atualidade: Opera >> Chrome >> Firefox >> Safari >> Flock.

fellipechb
30/12/2008, 19:15
fiz o teste com o opera 10 aqui e tá 100% aprovado por enquanto, os problemas q eu tinha com o 9.63 de flash e arquivos pdf foram sanados.

mas o consumo de memória dele com 3 abas tá em 160MB( 2 abas no forum e 1 na dealextreme)

TarcísioBrito
30/12/2008, 19:36
To com o firefox aki no trabalho e apenas com uma aba esta com 80 mega.

fellipechb
30/12/2008, 19:56
corrigindo galera o opera tava atualizando o speed dial e jogou o consumo de memória lá em cima

com 5 abas abertas(NDS Brasil Forum, Planeta PSP forum, Wikipedia, Outer Space forum e Gmail) consumo total de 56MB

Gvv
30/12/2008, 23:32
Uso o Opera desde a versão 8, e sou um fervoroso defensor desse navegador. Gosto demais (e uso) a versão 9, não consegui me adaptar a essa última versão.

Minha ordem de preferência na atualidade: Opera >> Chrome >> Firefox >> Safari >> Flock.

Somos 2 Brother!

Phoenix Eagle
31/12/2008, 00:56
Somos 2 Brother!

Pow, o povo fala tão bem do Opera, mas gamei no Chrome :-D.. um dia talvez eu de uma chance pra ele :-)

AtDeathDoor
31/12/2008, 01:16
Pow, o povo fala tão bem do Opera, mas gamei no Chrome :-D.. um dia talvez eu de uma chance pra ele :-)

O Chrome só é bom mesmo pela área útil da tela.
Fora isso não tem mesmo nada a favor.