Ver Versão Completa : Tecnicas de Desenhos [+HELP]
Bom... Eu estava na duvida se aqui seria o melhor lugar pra postar isso... mas cheguei numa conclusão que como aqui tem muitas pessoas que curtem animação deve ter algumas que desenham bem :smile
Eu desenho já à algum tempo... só que meu problema é justamente não conseguir desenhar o que eu quero na posição que eu quero... minha visão artistica ( :kongro: ) é limitada... geralmente meus desenhos são feitos olhando para obras de desenhistas famosos...
Bom.. dexa eu ir logo onde eu quero chegar.... Quero saber como desenvolver meu propio traço e ter liberdade nele... estou cansado de imitar os outros... o que vcs recomendariam? quando falam em curso para desenho eu acho um tanto... sei lá.. eu n boto muita fé nisso... e as revistas que ensinam a desenhar não funcionam direito comigo...
Vou postar alguns do que eu já fiz... sintam-se livre para criticar. ;D
http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAAAlz4vHhnGnDOBxItJmRr9hnV3M43bplQ51LUatOx7s-FtwMj4bO6FlAsfwfalc8K84qek50padn21QtAOvePgZAJtU9VA uq2P7ejHc2LSwtmbZYJvX42O1og.jpg
http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAACcZd6RN3N5V6G7y9mOHni_kD9su40j2tz7DGoB-zT0rwTjf2gwqy-W4ZOBFXg4gkGOZC_a_rzVybcEAABF-En3AJtU9VCG6XGzvIvIsPOu8WWcISyyPyf35Q.jpg
http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAABCqFwNqjC89yB-ruCvUKlkswv_UZqRzQWGjJKwIrOo-d4PmyN97JfmRzkaBQCj3mWky26hkpINEe8WEuObxOrPAJtU9VD 9S0BpWm6KjP4jVaaF1dWuByvUig.jpg
Ah sim... eu gosto mais de desenhar criaturas "medievais"... dragões, undeads, etc. Mas tento desenhar mangá tbm... apesar de nunca ficar bom e ser bem mais trabalhoso. [:grr]
hrlucena
06/01/2009, 13:02
cara se voce quer desenvolver essa habilidade...
só lhe dou uma dica..
faça como os grandes fizeram
crie um mundo completamente seu, ou pegue o mundo de outros como tolkien e crie enredos histórias... e desenhe.., é a lei do uso e do desuso, quanto mais voce desenhar mais rapido vai encontrar o seu estilo
cheralhoo
06/01/2009, 13:11
o seu estilo uma hora aparece
criativo, interessante, generico.. seja lá o que for
depende mto da sua imaginação, das influencias principalmente..
eu adoro os desenhos como vagabond, gantz, bleach, death note pois esses desenhos possuem traços fantasticos
fora dos animes temos youji shinkawa q desenha os personagens do metal gear :|
sempre tento pegar alguma referencia deles pra aprnder algo.. e eles desenham mto bem movimentos
dai vc vai moldando e pegando o qu vc mais gosta
mais pra frente vc vai ter a habilidade de modificar o que vc quiser pra se adequar mais ao seu gosto
vai em pesquisar e digita C.A.O.S. e seleciona Vale-tudo
é um topico no VT que reune os desenhistas da OS e seus trabalhos
Antes de tudo... Jogue fora tudo que aprendeu em revistas de desenho, nunca vi nada de útil nelas. :p
Com algumas poucas exceções, acho que ninguém já começa com um traço próprio. O segredo é treinar até o seu traço se desenvolvero suficiente pra vc saber o que lhe agrada em um ponto e outro e então seu estilo começa a surgir meio que naturalmente.
E pra começar a desenhar o básico é sempre anatomia, até os grandes treinam anatomia constantemente. Procure exercícios na internet, modelos reais, e treine, mas treine muito. Copiando mesmo... A partir de certo momento vc começa a criar as posições na sua cabeça, mas sempre usando fotos como referência.
Depois de anatomia acho que varia de acordo com o gosto do artista... Mas o básico é isso.
cheralhoo
06/01/2009, 13:46
ow vinicam
onde ta aquele topico do caos ?? :lol
aqui no escritorio nao ta em favoritos :lol só favoritei no PC de casa
e falando em anatomia... é o meu maior problema
principalmente se quero articulação e movimentos mais dinamicos
tem q treinar pra caralho
desenhar olho, mão boca.. são meros detalhes perto disso
eu ainda acho q o grande diferencial é saber fazer mto bem o corpo humano em diversos pontos de perspectiva
só quando vc tiver o traço firme e bom é q vc vai começar a ousar.. criar algo seu
pois nesse tempo vc já vai ter facilidade em fazer o que vc bem quiser
quem nao desenha dificilmente vai conseguir algo
ate mesmo cartunista ou os caras q desenham caricatura, desenhos distorcidos ou irreais passaram por esse processo de estudo de anatomia
só quando manjaram tudo isso é q começaram a fazer o q bem entendiam
picasso pra quem não sabe manjava mto desenhar.. ele sabia anatomia e mtas outras mas mesmo assim fazia quadros daquele jeito
um tanto diferente
por isso q não da pra mensoprezar dizendo q faria um quandro igual a dele.. não tem mesmo valor... (valor no contexto de pensamento da época, tecnica, simbolo, etc)
1 - Bom, a primeira coisa é adotar um desenhista. Escolha um desenhista ou 2(no maximo) que vc ache bacana e pareça com o q vc quer fazer. Sabe pra que? Vc vai entender no numero 3.
2 - Jogue fora essas revistas que ensinam a desenhar. A forma correta
é desenhar modelos reais (revista, foto sua etc) sem se preocupar
em desenhar uma fotografia. Solte o traço.
3 - Aqui é onde entra o estudo do artista que vc escolheu como base.
Quado vc estiver copiando a referencia do numero 2, vc vai tentar copiar
com o traço daquele artista. Então...perceba como ele faz olhos, boca...essas coisas.
Nunca, NUNCA estude mais de 2 artistas. Do contrario seu desenho tem grande chance de se tornar genérico. Com o tempo, seu traço vai assimilar o que se deve do artista e descartar o que não se deve.
Eu, por exemplo, uso esses dois como base de estudo ó:
http://joshuamiddleton.com/ascension.html
http://goodcomics.comicbookresources.com/wp-content/uploads/2007/11/Nextwave%205.jpg[/URL]
4 - Desenhistas profissionais desenham de 8 a 10 horas por dia (as vezes mais, dependendo do prazo). Comece desenhando por 1 hora e vá aumentando até o maximo que vc puder. Desenhar 1 vez por mes...por 15 minutos não vai adiantar pocaria nenhuma. Desenhe até a mão cair!!!
5 - Entra aqui. Se os link funcionarem, acho que vai te ajudar.
[URL]http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=149971&highlight=aprenda+desenhar (http://joshuamiddleton.com/sbb.htm)
cheralhoo
06/01/2009, 16:51
ironico vo te mostrar o desenho q fiz baseado no manga vagabond espero q goste
meu top da lsita é o desenhista do vagabond e o youji shinkawa
sempre me baseio nesses dois agora
antes eu me baseava no desenhista de bleach e do naruto as vezes
e DETALHE.. fiz a mão o desenho q vou pstar no caos hoje a noite
não foi com a tablet :p
Wolfwood
06/01/2009, 17:02
Caras, e o que vocês recomendam pra quem não manja nada de desenhos, mas gosta bastante.
Quando eu era pivete, eu copiava muitos desenhos, com aqueles papeis meio transparentes sabem, e fazia isso direto. Pegava minhas revistas dos X-Men e tirava vários desenhos desse jeito. Depois de um tempo eu comecei a pegar desenhos mais simples, mas tentando tirar sem esse papel, somente olhando. Só que eu deixei isso pra lá, a muito tempo atras, e queria voltar a desenhar, mas nem sei por onde começar! Não tô afim de fazer aulas, pois eu acho que se eu me interessar e me esforçar pra aprender sozinho, então siginifica que eu realmente gosto.
Desculpe desvirtuar um pouco o topico... :D
Valeu!!
Caras, e o que vocês recomendam pra quem não manja nada de desenhos, mas gosta bastante.
Quando eu era pivete, eu copiava muitos desenhos, com aqueles papeis meio transparentes sabem, e fazia isso direto. Pegava minhas revistas dos X-Men e tirava vários desenhos desse jeito. Depois de um tempo eu comecei a pegar desenhos mais simples, mas tentando tirar sem esse papel, somente olhando. Só que eu deixei isso pra lá, a muito tempo atras, e queria voltar a desenhar, mas nem sei por onde começar! Não tô afim de fazer aulas, pois eu acho que se eu me interessar e me esforçar pra aprender sozinho, então siginifica que eu realmente gosto.
Desculpe desvirtuar um pouco o topico... :D
Valeu!!
As mesmas dicas acima valem pra vc... Anatomia, muito treino, alguma base, estudos... :p
cheralhoo
06/01/2009, 17:55
As mesmas dicas acima valem pra vc... Anatomia, muito treino, alguma base, estudos... :p
lol:lol
aqui o meu ó
http://i61.photobucket.com/albums/h71/yeongdo/SCAN0017-4.jpg?t=1231272476
feito a lapis 100%
dlanceloth
06/01/2009, 19:03
aqui o meu ó
feito a lapis 100%
[karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] :o :o :o :o :o
Que foda!!!
aqui o meu ó
feito a lapis 100%
Cheralhoo seu safabitch. Ficou bacana cara.
A unica coisa é que vc deslocou o queixo pra eskerda.
cheralhoo
06/01/2009, 20:57
não só isso
a sombrancelha esquerda ta torta tbm auehuaeh
cheralhoo
06/01/2009, 21:27
http://i61.photobucket.com/albums/h71/yeongdo/SCAN0018.jpg?t=1231284416
pouco melhorado :p
Antes de tudo quero agradecer a todos que ajudaram :kongpositivo:
Vou começar a seguir as dicas de vcs... primeiro... o desenhista que eu adotei foi Jae Hwan-Kim... ele desenhou o quadrinho do Warcraft: trilogia da fonte do Sol... Escolhi ele pq ele desenha uns dragões lindos... e eu adoro desenhar dragões... o primeiro que eu postei nesse topico é o meu favorito... que por acaso desenhei olhando o dele... Agora o que pegou um pouco pra mim foi o caso da Anatomia... eu gosto de desenhar criaturas, Dragões principalmente como já citei... Ghouls, Orcs, wyverns, demons, etc.
Eis a questão.. estudar anatomia humana vai me ajudar com essas criaturas? certo que alguns dá para pegar o molde humano e tranforma-lo... um elfo, por exemplo, é bem parecido com um homen... Mas como eu vou aprender a Anatomia de um monstro?
Ah.. se alguem souber de um bom desenhista nesse estilo fantasia me aviza... de preferencia de alguem que desenha para Blizzard eu ficaria muito grato :keu
EDIT: Ficou muito foda o desenho Cheralhoo :o
cheralhoo
06/01/2009, 22:36
valeu :p hehehe
ao inves de fazer desenhos completos eu me apego aos detalhes
detalhes do olho..das marcas do rosto, das dobrinhas e etc
mto mais interessante
e esse cross hatch (hachura em cruz) q to começando a mexer ta dando resultados legais
no deviant art devem ter varios exemplos
rapaz.. o nosso corpo humano é base de quase tudo
é dele q começamos na hora de misturar coisas
pra fazer um ORC basta um shuasneguer ou uma raquitica pra fazer o gollum
basta fazer um tipo parecido com gollum só q com mãos maiores e com asas pra criar outro bicho
e por ai bai
não tamos falando da anatomia perfeita de um deus grego
anatomia se leva em conta principalmente os musculos, proporção e articulação
a partir disso vc tem base pra saber o quaõ distorido vc vai querer na hora de desenhar
desenhe tbm gordos e obesos quando tiver mais habilidade
isso vai te ajudar a desnhar orcs barrigudos e trolls :p
sacaou a ideia da anatomia? não apenas um deus grego q vai ser trasnformado em um elfo
anatomia abrange mta coisa.. tendo dominio disso vc pode desenhar mtas cosias como vc bem entender
é o exemplo do picasso como eu já disse
o cara manja desenhar mto.. sabe anatomia e tudo mais
a partir dali é q ele começa a distorcer e fazer o que bem entende pra chegar no resultado final
não foi um faxineiro q quis pintar :p ele foi um cara q sabia mto bem desenhar e criou um estilo só dele.. nunca esqueça disso
cheralhoo
06/01/2009, 22:37
http://forum.outerspace.ig.com.br/showthread.php?t=27670&page=45
tai o link de desenhos da OS
ta na utima pagina
ve de tras pra frente q é melhor :lol
ta mais atualizado~~ os antigos sumiram...
Hmm... entendi agora o que vc está querendo dizer Cheralhooo... só uma coisa que ainda n peguei... o que seria "treinar anatomia"? Para mim isso seriopraticar conforme as revistinhas que ensinam desenhar mangá... mas pelovisto vcs condenam elas... o que seria "treinar anatomia" entao na verdade? Desenhar o corpo humano a olho nu? isso parece complicado xD
EDIT: Já iniciei minha missão a procura do meu traço.. to copiando uns desenhos de Jae Hwan... nunca tentativa frustrada de destruir meu futuro como desenhista profissional a lapada queimou enquanto eu desenhava, mas ainda existem muitas outras lampadas nessa casa! lol
Cheralhoo seu safabitch. Ficou bacana cara.
A unica coisa é que vc deslocou o queixo pra eskerda.
A sobrancelha direita ta mais alta que a esquerda também.
Hmm... entendi agora o que vc está querendo dizer Cheralhooo... só uma coisa que ainda n peguei... o que seria "treinar anatomia"? Para mim isso seriopraticar conforme as revistinhas que ensinam desenhar mangá... mas pelovisto vcs condenam elas... o que seria "treinar anatomia" entao na verdade? Desenhar o corpo humano a olho nu? isso parece complicado xD
EDIT: Já iniciei minha missão a procura do meu traço.. to copiando uns desenhos de Jae Hwan... nunca tentativa frustrada de destruir meu futuro como desenhista profissional a lapada queimou enquanto eu desenhava, mas ainda existem muitas outras lampadas nessa casa! lol
Além do que o cheralhoo disse, desenhar anatomia humana é bom, pois te da mais noção de movimento, musculatura, etc, com algo que vc já é mais familiar e a partir dai vc vai treinar anatomia animal... Que também não é nada simples.:p
E treinar anatomia é complicado mesmo... Requer uma boa quantidade de esforço e observação.
As revistas não ensinam nada pq é a mesma coisa que vc desenhar bonecos de palitos com uma maquiagem mais bonitinha. Não dão noção nenhuma de perspectiva, profundidade, movimento.
Sobre como estudar... Hmm... Copiando, e redesenhando, exaustivamente... :lol
Esse tópico pode ajudar(bastante): http://www.conceptart.org/forums/showthread.php?t=26748
Esse cara é professor não sei da onde, um mestre em anatomia artistica. :p
cheralhoo
07/01/2009, 01:04
anatomia abrange forma, proporção e tamanho do corpo humano
ou de um animal :p
logico q vc tem q pegar de algum lugar o corpo humano com raio X pra ver os musculos.. os ossos
mas é rpa ter uma noção
ninguem precisa sair desenhando caveira super bem
mto menos pessoas sem pele com musculo vermelhoão dew fora :lol
mas eles dão base pra vc saber qual deve ser o tamanho de um corpo.. da cabeça.. a proporção e a localização dos olhos, etc
das linhas q vc precisa enfatizar pra aparentar o quer quer que seja.. por exemplo o biceps..
o segundo passo é desenhar eles em movimento e sempre ver se esta dentro da prporção
isso ajuda mto vc e quando vc for desenhar qualquer outra coisa vc vai ter habilidade de deixar tudo proporcional e bem feito
não dando aquele aspecto estranho de algo deformado e fora de escala :lol
só de pegar do artista q vc gosta já estará treinando um pouco de anatomia
mas é sempre bom antes pegar aquela tabela cientifica de biologia
ai sim partir pra outras referencias
cheralhoo
07/01/2009, 01:07
A sobrancelha direita ta mais alta que a esquerda também.
isso ai já nem é erro :p
aueuaheuhaeuau
cheralhoo
07/01/2009, 01:08
bah mas tbm olha isso
http://www.tsofa.com/galleries/feet/feet21.jpg
http://www.tsofa.com/galleries/feet/feet22.jpg
http://www.tsofa.com/galleries/feet/feet23.jpg
nunca q fiz isso na minha vida :lol
Hmm... entendi.. acho que por enquanto vou ficar mais nessa anatomia que agente aprende sem querer por copiar :-D
Muito obrigado por toda axplicação galera... vou continuar copiando aqui... depois eu posto uns resultados... até msm o que eu vou tentar fazer sozinho...
bah mas tbm olha isso
http://www.tsofa.com/galleries/feet/feet21.jpg
http://www.tsofa.com/galleries/feet/feet22.jpg
http://www.tsofa.com/galleries/feet/feet23.jpg
nunca q fiz isso na minha vida :lol
Não disse pra ele fazer isso, apesar que seria uma boa.... Mas enfim, isso é pra entender como funciona, ter base, saber a forma que algo é construido é um passo pra se construir. :p
E seu treino é desenho em canto de caderno. [kong]
E aprender anatomia por tabela copiando coisas não é mto eficiente... Quando vc quiser fazer algo da cabeça vai sofrer bem mais.
cheralhoo
07/01/2009, 01:55
depois posta no VT
o link ta por ae neste topico
cheralhoo
07/01/2009, 01:57
Não disse pra ele fazer isso, apesar que seria uma boa.... Mas enfim, isso é pra entender como funciona, ter base, saber a forma que algo é construido é um passo pra se construir. :p
E seu treino é desenho em canto de caderno. [kong]
E aprender anatomia por tabela copiando coisas não é mto eficiente... Quando vc quiser fazer algo da cabeça vai sofrer bem mais.
com certeza sofre
se eu tivesse estudado direitinho eu teria economizado mtos anos
tudo q desenhei ate agora foi por conta propria, poucas horinhas por dia e etc
e olha a merda q faço ainda
já era pra ser um profissa mas ainda sou aquele cara mediano q faz desenhos no caderno da facul e alguns a mais pra "surpreender" a galera q manja nada de desenho :p
essa é a triste e a verdadeira realidade
MAS... td bem
desenho é hobby meu no final das contas
não é o fim do mundo :p
alias vc viu o desenho cinza ou o bege?
quero dar minha opnião tbm:-D
Eu gostei mais do bege... sei la... parece que com aquela folha da um estilo diferente ao desenho... como se fosse algo feito no japão feudal :keu(papel de acarajé:lol)
Hmm... entendi.. acho que por enquanto vou ficar mais nessa anatomia que agente aprende sem querer por copiar :-D
Muito obrigado por toda axplicação galera... vou continuar copiando aqui... depois eu posto uns resultados... até msm o que eu vou tentar fazer sozinho...
Cara...nao começa fazendo anatomia errada nao...do contrario pra concertar depois é um cão!
Olha o link q te passei e segue a anatomia de 8 cabeças e meia.
Depois vc estiliza pro tamanho de ser que vc quer.
Vai por mim...se tu nao fizer isso vai arranjar uma confusão do
cão pro seu desenho.
Nao é q vc precisa aprender natomia e proporção de primeira...mas sim vá reparando no tamanho das coisas...ai vc vai ver q um homem tem +- 3 cabeças de tronco, 2 de femur, +-2 de canela e meia de pé.
depois posta aqui.
cheralhoo
07/01/2009, 16:44
nunca usei essa proporção de cabeças pra nada :lol
o pior q uma vez desenhei e depois puz as cabeças
e ficou certinho
nasci genio já :p perdão
quero dar minha opnião tbm:-D
Eu gostei mais do bege... sei la... parece que com aquela folha da um estilo diferente ao desenho... como se fosse algo feito no japão feudal :keu(papel de acarajé:lol)
ma´ma´ma isso ao importa
o q mudei não foia penas do original pro preto e branco
acertei mais as sombrancelhas e o queixo rapá
e fortaleci algumas hachuras :lol
po ninguem percebeu? :lol
nunca usei essa proporção de cabeças pra nada :lol
o pior q uma vez desenhei e depois puz as cabeças
e ficou certinho
nasci genio já :p perdão
ma´ma´ma isso ao importa
o q mudei não foia penas do original pro preto e branco
acertei mais as sombrancelhas e o queixo rapá
e fortaleci algumas hachuras :lol
po ninguem percebeu? :lol
Percebi só os alguns traços mais fortes :-D
Cara...nao começa fazendo anatomia errada nao...do contrario pra concertar depois é um cão!
Olha o link q te passei e segue a anatomia de 8 cabeças e meia.
Depois vc estiliza pro tamanho de ser que vc quer.
Vai por mim...se tu nao fizer isso vai arranjar uma confusão do
cão pro seu desenho.
Nao é q vc precisa aprender natomia e proporção de primeira...mas sim vá reparando no tamanho das coisas...ai vc vai ver q um homem tem +- 3 cabeças de tronco, 2 de femur, +-2 de canela e meia de pé.
depois posta aqui.
Hmm... vou dar um aolhada com mais atenção lá então.. quando eu desenho pessoas eu geralmente faço assim... mas de cabeça...mas vou treinar do jeito certo agor a^^
EDIT: Eu copiei uns dragons do Jae Hwan, gostei do resultado... Ae mais tarde eu fiquei pensando.. isso n me acrecentou em nada... Ae eu peguei uma folha em branco... e tentei fazer um dragão... conseguir desenhar um rosto... o resultado me agradou... eu fui incrementando e virou uma especiei de T-rex com crifres meio obscuro... Isso é o que se pode chamar de progresso ou estou me iludindo? O que ta se tornando um desafio é fazer o tronco e as garras do dragão... eu sempre fui ruim em desenhar maos em geral... os dragoes de Jae Hwan são bem complexos... to pensando em pegar uns mais simples pra acustumar com a anatomia... por favor opinem... esse topico ta me ajudando bastante ^^
Mais simples nada. Vai pelo que vc acha mais dificl e tenta fazer.
Com o tempo vai melhorando. MAs não é de uma semana pra outra
não. Isso demora.
Eu só nao gosto dessa coisa de começar fazendo um bixo e acabar em outro.
Pq isso sempre acontece quando vc não gosta de algo...ai vc muda o desenho
até gostar...só que ai já virou outra coisa. Ou seja...vc não insiste no seu erro...
que é o que vc deveria fazer.
Mas como vc tá começando acho que vale por um tempo.
Só concentra em tentar fazer com as proporções certas.
:-D:-DIsso que vc falou me lembrou de uma desenho que um colega meu fez... ele tava desenhando um Batman... ficou muito bom o desenho... só que quando chegou na parte da mão ele n acerteva desenhar de maneira alguma... ae fez o simbolo do batman bem grande onde era pra ficar a mao direita :-D:-D
Realmente acho que se n insistir no erro vou acabar assim pra o resto da vida... Vlw pela dica... vou continuar a tentar desenhar os dragoes de Jae Hwan... vou até encomendar o ultimo volume da revistinha dele... Mais uma vez grato pela dica ;D
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.