PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre processadores atuais

dialpa
11/01/2009, 20:24
Antigamente, quando não existia tantos nomes, títulos e números nas especificações dos processadores eu achava mais fácil saber se um jogo iria funcionar no computador ou não. Hoje em dia tem diversos números diferentes que eu não compreendo muito bem.

Antigamente era apenas: Pentium 4 2,8 GHz, por exemplo. Onde um jogo que pedisse 2,0 GHz funcionaria.

Hoje estava vendo um processador, e fala: Intel® Core™2 Duo T6400 (2.0 GHz, 2 MB L2 cache, 800 MHz FSB). E, eu não sei tudo o que é.

1) Qual é a diferença dos números 6400 e 2.0GHz, o que são cada um?

2) Um jogo que pede 2.4 GHz, funcionaria?

Ero_Seenin
11/01/2009, 20:32
T6400 é o "nome" do processador, não quer dizer muita coisa, até porque um numero maior não significa necessariamente um processador mais rapido.

2 ghz é a frequencia, claro

2) provavelmente. Depende do processador, não apenas da frequencia. Um Core 2 duo de 2 ghz é mais rapido que um Athlon x2 de 2 ghz, que é muito mais rapido que um Pentium 2 ghz.

hoje em dia, pela tecnologia usada temos:

Core i7 > Core 2 quad > Phenon X4 ou Core 2 duo > Athlon X2 >>>>>> resto.

Essa comparação é valida para processadores com o mesmo clock. Assim, um Core 2 duo de 2.4 ghz é melhor que um X2 de 2.4. Mas se você pegar um modelo top de Athlon X2, como o X2 6000+ e comparar com um modelo low de Core 2 duo, como o E2200, então o Athlon X2 será mais rapido.

E hoje em dia, a arquitura do chip faz um diferença enorme mesmo.