PDA

Ver Versão Completa : Análise Literária - Crepúsculo

Scheherazade
13/01/2009, 15:31
CREPÚSCULO
http://www.freefotolog.net/fotos/1354069572.jpeg

Descrição

Crepúsculo poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego - um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos. Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.
Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.
Nesse universo fantasioso, os personagens construídos por Stephenie Meyer - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e seu comportamento que o sobrenatural parece real. Meyer torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma garota de 17 anos por um vampiro encantador.

Análise: (sem spoiler)
Primeiro, que tudo fique bem claro, Crepusculo é um livro direcionado para garotas.
Partindo dessa verdade, podemos começar a pensar sobre o livro em si.
Crepusculo definitivamente não é um modelo de livro bem escrito conforme o bom uso do idioma, logo de inicio percebemos que este é aquele tipo de livro que leremos do mesmo modo que vemos uma seção da tarde ou uma Lagoa Azul, sem pretensão alguma.
O livro é todo em primeira pessoa e isso causa serios transtornos durante sua leitura por culpa da pieguisse da protagonista Isabella Swan, e este considero como sendo o maior defeito de Crepusculo. Tal defeito infelizmente não é daqueles que consiguimos simplesmente ignorar, ele salta aos olhos sempre quando Isabella tenta pensar sobre sua "pobre e miseravel vida", a superficialidade e estupidez da protagonista é tanto que nós faz sentir raiva de todo aquele sentimento forçado e dependente. Definitivamente, Isabella Swan é o cancer que faz crepusculo render muito menos do que poderia.
Só que em contrapartida a fraquissima Protagonista, temos Edward Cullen. Tal personagem consegue ser a maior e melhor cartada da autora, seus dilemas e paradoxos, apesar de influenciados pelo Cancer Isabella Swan, conseguem realmente fazer algo que parecia jogado as traças em Crepusculo, dar carisma a um personagem. Edward é a personificação do novo modelo de homem ideal para a maioria das mulheres (esta que vos escreve inclusa), sua aura eterea e forte conseguem criar um efeito atrativo único em matéria de personagens masculinos (historicamente quase sempre fracos e idiotas).
Só que acontece que tal virtude de Crepusculo parece que foi ceifada pelas mãos do cinema, Edward que o livro mostra é aquele tipo de personagem impossivel de ser personificado por qualquer "humano", o Edward que o livro tenta mostrar somente consegue mostrar todo seu poder de fascinio se imaginado somente em nossas mentes. Como um anjo imaterial ao invés de um simples "pseudo-humano".
Moral da história ?
Não vejam o filme antes de ler o livro.
Leiam o livro sem pretensão.
Tentem anular Isabella Swan de suas mentes.
Se apaixonem por Edward Cullen.

Este é Crepusculo.

geissler
13/01/2009, 16:13
Eu estou lendo atualmente, mas cometi o erro de ver o filme antes!
Estou achando o livro bom! Já li livro BEM piores, e estou achando o livro bem melhor que o filme até onde já li.
E o livro em primeira pessoa é estranho e meio confuso as vezes. hehehe

Darren Hayes
13/01/2009, 16:31
Eu já falei e vou repetir...Edward de Cullen é rola...personagem criado, ou melhor, plagiado com aparência, maneirismos, e personalidade de vários outros personagens vampiros de outras mídias.

Ed
13/01/2009, 17:22
Bacana a análise. Tocou nos pontos que muito me interessavam, que é justamente a criação das personagens.
É algo que preciso conhecer por mim mesmo, pois vejo alguns falando bem da personalidade de Isabella e outros a criticando.
Considerando que confio muito mais na capacidade analítica dos que criticam, acredito que eles estejam com a razão, hehe.
Mas como disse, eu mesmo preciso ler e tirar minhas próprias conclusões.

Gostei da definição de Edward. Mas preciso mesmo ler para entender melhor a forma como definiu. O personagem do filme realmente não tem nada de cativante.
Tenho certeza que muitos vão torcer o nariz pra isso que disse, mas concordo com essa definição dos personagens masculinos (um tantinho generalizada demais e não concordo com o "idiotas", apesar de alguns passar essa imagem com louvor).
Mas se pegar os mitos mais antigos verá que geralmente eles demonstram sua força pela virilidade, mas quando se remove essa couraça sobra muito pouco além de insegurança e conflitos sentimentais.
Tristão de "Tristão e Isolda", é um bom exemplo, pois é um personagem que quando vai além do herói só temos um homem sentimentalmente confuso e perdido. isso sem falar em muitos outros exemplos como Beowulf, Romeu ou o recente Tito Pulo (de Roma).

Isso porque o homem, perdido em seu masculino, não sabe tratar sentimentos, e da muito pouco (ou nenhum) espaço para o desenvolvimento de seu feminino, que é o que deveria cuidar do lado sentimental. E aí acabamos com aqueles "conquistadores" que não sabem o que fazer quando se vêem em terrenos que vão além do físico e do bruto.

Mas detalhe, como disse, isso não é generalizado. Temos também personagens bem definidos como Perseu ou Aquiles.

Mas bem, voltando ao tópico... Será interessante ver o desenvolvimento desse Edward. E, pelo que me disseram, acho que posso gostar de Isabella também.

Outra coisa que achei interessante foi a citação onde diz que ela precisa aprender a controlar seu corpo ao toque dele. Forte e complexo isso.
Alguém pode ler e considerar algo banal (ou "bobagem feminina"), está muito longe disso. Para uma adolescente, a entrada nessa fase é algo marcante e cheia de significados. Depois da mudança em seu corpo, quando envolvida em situações de extrema sensualidade, a garota passa por sentimentos que mexem e a afetam de forma que nós, homens, nem podemos imaginar.
Estou falando bobagem, Scheherazade?
Pena que ao passar por isso, a maioria descubra que a afobação dos homens geralmente estraga tudo. hehe
Mas deixa eu parar de desviar o assunto novamente...

Bem, de qualquer forma espero que esse ponto esteja bem retratado no livro. Se estiver já vai valer a leitura.

No mais é complicado comentar. Apenas vi o filme e desde que vi tenho muito interesse em ler o livro. Um dos motivos são recomendações (tanto de homens quanto de mulheres) que dizem ser bastante envolvente.
E a história, envolvendo o universo adolescente/feminino é um plus, pois o livro parece ir muito além dos "diários de princesa" da vida.

Vamos ver se termino o que estou lendo logo e pego esse primeiro volume.

PS: Desculpe se o que escrevi está confuso.
Hoje estou num péssimo dia então está difícil desenvolver as idéias. Até as palavras estão sumindo...

NintendoGuy
13/01/2009, 22:34
Livro com uma história até interessante mas muito meloso, pra mim seria isso

Lamerda
14/01/2009, 00:02
mais uma vez caindo de paraquedas em uma das minhas visitas nas demais seções

acho que a ideia da isabella, de se fazer de "frágil" achar sua vidinha miserável e afim ser algo tipico das "garotas adolescentes", nada tem sentido, isso é ruim, aquilo é tal e afins.

poder ser um "cancer" por um lado, mais ao mesmo tempo algo "interessante", eu pelo menos so acharia ela um cancer depois de tentar descobrir se na história dela (os personagens geralmente tem uma biografia, com alguns fatos marcantes, pode ser que nun desses "fatos" esteja um motivo dela pensar assim, algo como um trauma), se nesse caso ela é apenas "chata" por força de vontade, ai sim.

mais as ideias do edward, o pensamento que ele passa, são bem interessantes mesmo.

quero pegar o livro e dar uma lida nele com calma, eu apenas dei uma olhada por cima nele, então meu entendimento dele está bem curto

Scheherazade
14/01/2009, 23:23
Acabei de assistir o filme e vou postar aqui mesmo.
Superou minhas espectativas.
Assumo que fui ao cinema pronta para xingar tudo do filme até morrer.
Porem felizmente fui surpreendida.
Isabela Swan esta razoavel, a atriz é bem mais ou menos, sorte que o papel não pede nada alem disso. Porem acho que se mantiverem a atriz, ela sofrerá para interpretar a Bella de Lua nova.
Edward Cullen queimou minha lingua, achava que seria impossivel alguem chegar perto da beleza dele. Porem me enganei, o ator que interpreta Edward consgue a façanha monumental de consiguir chegar perto do Edward do livro.
Eu, mulher brava, decidida, independente e maldosa assumo que segui o coro de "Aiiiiiiiiii" quando o Edward do filme apareceu pela primeira vez, e continuei o coro durante seu primeiro sorriso e seu primeiro trejeito.
Simplesmente lindissimo.

Homens do forum, uma dica, se querem conquistar uma mulher, sejam exatamente como o Edward. Como sei que isso é impossivel. Tentem pelo ser serem um pouco parecidos com ele.

Ed
15/01/2009, 01:07
Isabela Swan esta razoavel, a atriz é bem mais ou menos, sorte que o papel não pede nada alem disso. Porem acho que se mantiverem a atriz, ela sofrerá para interpretar a Bella de Lua nova.
Edward Cullen queimou minha lingua, achava que seria impossivel alguem chegar perto da beleza dele. Porem me enganei, o ator que interpreta Edward consgue a façanha monumental de consiguir chegar perto do Edward do livro.
Eu, mulher brava, decidida, independente e maldosa assumo que segui o coro de "Aiiiiiiiiii" quando o Edward do filme apareceu pela primeira vez, e continuei o coro durante seu primeiro sorriso e seu primeiro trejeito.
Simplesmente lindissimo.

Homens do forum, uma dica, se querem conquistar uma mulher, sejam exatamente como o Edward. Como sei que isso é impossivel. Tentem pelo ser serem um pouco parecidos com ele.

Bom que gostou do filme. A menina que faz Bella a interpreta muito bem. Acho que ela consegue manter bem a personagem nas continuações.
Aliás, Lua Nova deve estrear em novembro desse ano.
Bom isso, aquela vampirinha précog é muito gata!!

Eu gostei do filme, achei que cumpre bem o que se propõe, que é ser um romance adolescente. Aliás, nisso acaba se saindo melhor que muitos do gênero.

Acho que ter lido o livro ajuda muito a gostar mais.
Vi algumas pessoas rindo em momentos que não via muita graça. Acredito que riam mais lembrando das cenas descritas no livro.

Sobre o Edward do filme me abstenho de comentar até ler o livro.
Meu lado ciumento/invejoso acaba prejudicando um pouco o julgamento. :-D
Mas sou krika mesmo. São poucos personagens masculinos que digo: Esse cara é foda!!
Que me lembre no momento só dois arrancaram essa expressão: Gatts, de Berserk e Tito Pullo, de Roma.

Mulheres, haha.
Espero que esse "conquistar" não seja ser só um rostinho bonito.
E prefiro conquistar sendo eu mesmo. ;)

Gattuso
15/01/2009, 01:17
Simplesmente lindissimo.

Homens do forum, uma dica, se querem conquistar uma mulher, sejam exatamente como o Edward. Como sei que isso é impossivel. Tentem pelo ser serem um pouco parecidos com ele.Nossa, achei que a mina trabalhou muito bem...

AInda compro esses livros, tenho que me manter jovem, sou da geração harry potter, estou ficando velho

Fareday_
15/01/2009, 01:31
li e gostei bastante :p

nao sei mais o q dizer, ja disseram praticamente tudo :lol

mas eh um bom livro sim, pode parecer coisa meio "menininha teen pop",

mas eh bem divertido :kongpositivo:

Scheherazade
15/01/2009, 14:34
Bom que gostou do filme. A menina que faz Bella a interpreta muito bem. Acho que ela consegue manter bem a personagem nas continuações.
Aliás, Lua Nova deve estrear em novembro desse ano.
Bom isso, aquela vampirinha précog é muito gata!!

Eu gostei do filme, achei que cumpre bem o que se propõe, que é ser um romance adolescente. Aliás, nisso acaba se saindo melhor que muitos do gênero.

Acho que ter lido o livro ajuda muito a gostar mais.
Vi algumas pessoas rindo em momentos que não via muita graça. Acredito que riam mais lembrando das cenas descritas no livro.

Sobre o Edward do filme me abstenho de comentar até ler o livro.
Meu lado ciumento/invejoso acaba prejudicando um pouco o julgamento. :-D
Mas sou krika mesmo. São poucos personagens masculinos que digo: Esse cara é foda!!
Que me lembre no momento só dois arrancaram essa expressão: Gatts, de Berserk e Tito Pullo, de Roma.

Mulheres, haha.
Espero que esse "conquistar" não seja ser só um rostinho bonito.
E prefiro conquistar sendo eu mesmo. ;)

Isso é verdade. Algumas coisas só tem graça quando voce lê o livro.
Como por exemplo, no livro a Isabella é MUITO MUITO desastrada, e no filme sempre que ela tropeça ou tromba em algo quem leu o livro lembra da languisse da Bella.
:-D

Vou proucurar saber quem são esses Gats e Tito Pullo. Depois comento meu julamento.

E Edward é muito alem de um rosto bonito, alias, o rosto nao seria nada sem os trejeitos, as falas e as atitudes dele.
Só um exemplo:
[ spoiler do filme ]

Que homem não deixaria uma mulher animada dar um beijo mais "ousado" ?
Então, o Edward não deixa.
Que homem ouve Claire de Lune e compõe musicas de Piano ?
Quase nenhum que eu conheço.

E alguns outros que não vou falar mais porque senão acabo soltando algum spoiler do livro.

Ed
15/01/2009, 16:45
Isso é verdade. Algumas coisas só tem graça quando voce lê o livro.
Como por exemplo, no livro a Isabella é MUITO MUITO desastrada, e no filme sempre que ela tropeça ou tromba em algo quem leu o livro lembra da languisse da Bella.
:-D

Vou proucurar saber quem são esses Gats e Tito Pullo. Depois comento meu julamento.

E Edward é muito alem de um rosto bonito, alias, o rosto nao seria nada sem os trejeitos, as falas e as atitudes dele.
Só um exemplo:
[ spoiler do filme ]

Que homem não deixaria uma mulher animada dar um beijo mais "ousado" ?
Então, o Edward não deixa.
Que homem ouve Claire de Lune e compõe musicas de Piano ?
Quase nenhum que eu conheço.

E alguns outros que não vou falar mais porque senão acabo soltando algum spoiler do livro.

Ambos são ótimos personagens (Gatts e Tito), acredito que vá gostar. Mas acho que irá gostar mais de Tito Pullo, apesar do seu jeito idiota. Mas esse é do tipo que mistura força com sensiblidade enquanto Gatts é muito frio (ao menos externamente).

E tem razão, é um conjunto que torna alguém atrativamente especial. Ao menos falando de forma duradora e não apenas superficial. Por isso Johnny Deep é o ator foda e carismático que é. Aliás, ele é outro homem (sem viadices, hehe) que também uso aquela expressão. A diferença é que esse é real, ou seja, essas características não estão restritas a personagens fictícios.

Sobre os exemplos do Spoiler

O primeiro está condicionado ao momento. Ele não permite isso porque não pode permitir pois sabe quais seriam as consequências de perder o controle.
E eu também já passei por situação semelhante antes, onde o momento não permitia que isso acontecesse. Inclusive uma das situações é uma lembrança muito triste que trago comigo por ter magoado muito a pessoa naquela hora.
Dor psicológica. Ao contrário da física, essa não passa nunca.

A música propriamente dita está mais relacionada ao personagem ficcional (lua com vampirismo, essas coisas). Vejo como um lance bacana. Mas no fundo não deixa de ser uma característica de homens sensíveis. Ser sensível de forma alguma significa ser menos homem ou ter a força de caráter necessária. Possui sim isso, com a vantagem de ainda cuidar melhor do lado sentimental.

Eu mesmo acho que tenho um lado feminino bastante desenvolvido. Mas não pense bobagem (¬¬), meu lado feminino é lésbica. :-D

Acredito que tanto para o homem quanto pra a mulher o importante é equilibrar esses lados masculino e feminino, sendo forte e sentimental.
Equilíbrio, sempre!!

No mais, ainda preciso conhecer bem o personagem pra dizer.

Ed
16/01/2009, 13:15
Comecei a ler ontem.
Li umas sessenta páginas, até o capítulo 5, se não me engano. É pouco, mas estou gostando.
O que mata é ler tudo em primeira pessoa, é realmente algo incômodo.
E o que prejudicou foi eu ter visto o filme primeiro, pois com isso acabo só acompanhando os acontecimento com maiores detalhes, que ficaram de fora do filme.
E também limita muito a imaginação, já que acabo imaginando os personagens (atores) do filme e não criando eles pela descrição.
Poxa, não tem o que paga o prazer de você criar todo um mundo descrito nas páginas de um livro e depois ir comprovando na versão cinematográfica o que ficou parecido ou não com sua imaginação.
Mas tá valendo.

Ainda estou no comecinho, vamos ver no decorrer da leitura o que acho.

PS: Hojé é o lançamento oficial de "Eclipse", a terceira parte da série.
Mas em algumas livrarias, como a FNAC, eles já estavam disponíveis desde segunda-feira (segundo um vendedor).

Silver_Hawk
22/01/2009, 16:20
O que mata é ler tudo em primeira pessoa, é realmente algo incômodo.
E o que prejudicou foi eu ter visto o filme primeiro, pois com isso acabo só acompanhando os acontecimento com maiores detalhes, que ficaram de fora do filme.
E também limita muito a imaginação, já que acabo imaginando os personagens (atores) do filme e não criando eles pela descrição.
Poxa, não tem o que paga o prazer de você criar todo um mundo descrito nas páginas de um livro e depois ir comprovando na versão cinematográfica o que ficou parecido ou não com sua imaginação.

poxa, isso foi justamente o contrário pra mim.
Eu adorei o livro por ser em primeira pessoa.
Afinal, mostra o que o personagem está pensando, e possibilita algumas piadinhas que a autora faz, e situações, mostrando o que o personagem está pensando ou querendo, ou evitando, de uma maneira bem clara e direta.

eu também gostei de ter visto o filme antes, justamente por já ter uma boa "visão" dos personagens. até mesmo por que como sempre, o livro é mais bem explicado do que o filme, então, o filme serve como uma boa "introdução" ao livro.

quanto ao que foi comentado sobre o jeito do Edward, a Bella até pensa vez ou outra em como o jeito e o estilo dele é algo que só alguém que tivesse vivido no início do século poderia adquirir.
Não só ao fato das músicas, ou coisas assim, mas o jeito de falar, se expressar, os trejeitos.

E também não achei a Bella como algo ruim no livro. Não entendi muito bem a sua crítica à personagem. Digamos que o seu sentimentalismo e depressão são até normais, ainda mais considerando que é uma garota de 17 anos, que sempre foi deixada de lado pelos garotos no colégio, e se muda pro lugar que mais odeia.
É claro que, como o livro está em 1a pessoa, isso também afeta no estilo de escrita, afinal, ninguém pensa no português (ou ingles, enfim) correto. E hoje em dia, também não fala corretamente. Logo, se o livro é uma "transcrição" dos pensamentos de uma garota de 17 anos... Bem.. nem tenho muito o que dizer.

Claro que também há a parte narrativa/descritiva do livro, mas talvez manter uma linguagem mais natural e coloquial foi justamente a arma da autora para capturar a atenção do público alvo, afinal, ele é voltado para garotas adolescentes, que, pelo menos as que eu conheço (conhecia), não possuem o hábito de ler muito, e talvez não gostassem de uma linguagem mais formal. Tanto deu certo, que o livro foi sucesso de vendas.

Claro, pra quem está acostumado a ler obras literárias (digo, obras literárias mesmo, não histórias de romance), vai estranhar um pouco, mas nada que não se acostume....

Enfim, essa é a minha visão do livro.

ps: e ele prende muito a atenção, mesmo já tendo visto o filme, não conseguia deixar o livro de lado.