PDA

Ver Versão Completa : Watchmen - Pequena analise

viniciustc
22/01/2009, 22:39
Terminei de ler a obra. Realmente é uma obra que é diferente de que estou acostumado a ler, apesar de ter dado base a muitas coisas que vemos hoje.

Primeiramente, eu não sou um leitor assíduo de quadrinhos, sempre gostei, lia alguns, mas como não tinha dinheiro para compra-los ficava só na vontade. Hoje compro apenas as revistas do Batman.

Bem já no começo percebemos que Watchmen é diferente pela maneira de colocar os quadrinhos, os closes que são dados aos objetos, aos ângulos algo bem diferente do que vejo hoje e bem diferente do que se via. Estou lendo também as Cronicas de Batman, relançamento das primeira historias dele e com isso pude perceber uma evolução na forma de contar a historia.

Os detalhes nos quadros também são um diferencial, sempre tem alguma coisa meio escondida, uma pessoa passando que você pensa que não é nada, mas tem um grande papel.

Acho que o melhor de tudo são os personagens, não a como não se identificar com algum deles, ou até mesmo com todos. O Coruja, o nerdzão que não consegue falar direito com mulheres, Rorschach com sua visão do mundo, e sua vontade de ajudar. Eles são o foco da história é o elo que o escritor tem com seus leitores e em Watchmen foram bem feitos. A maneira de descreve-los e com o tempo você vai sabendo a sua história, vai conhecendo seus motivos é muito bem bolado.

Agora a historia em si, acho que não é apenas uma historia de herois, é uma critica a sociedade. Acho que é esse o grande diferencial de Watchmen. Nas histórias antigas ele lutava compra vampiros, lobisomens, cientistas loucos. Em Watchmen vemos os personagens lutando compra a sociedade para ajudar a sociedade. A revolta que dá ao ver como a sociedade está doente, algo que ainda vemos hoje em dia, não a como não ficar revoltado, assim como Rorschach. Isso nos leva ao final, não há como você não parar para pensar, qual lado você seguiria? Quem leu sabe o que estou falando.

Não sei se ficou boa a critica, sugestões são bem vindas.

trashman
23/01/2009, 14:02
Tem outra coisa q foge um poco do padrao na serie q eh a paleta de cores que eles utilizaram, ficou muito legal na minha opiniao.
Watchmen eh muito bom mesmo, eh uma obra pra vc ter guardada e reler de tempos em tempos, pq parece q a cada nova leitura a serie fica melhor ainda.

marcosmazo
23/01/2009, 18:21
Tem outra coisa q foge um poco do padrao na serie q eh a paleta de cores que eles utilizaram, ficou muito legal na minha opiniao.
Watchmen eh muito bom mesmo, eh uma obra pra vc ter guardada e reler de tempos em tempos, pq parece q a cada nova leitura a serie fica melhor ainda.Verdade... Acabei de reler ele novamente semana passada... A unica coisa que eu não curto é a histórinha de piratas, mas ela combina com o clima do gibi...

E quanto mais eu leio esse gibi, mais tristeza eu tenho em ver as fotos do filme...

Abraços e paz

Brunofs
04/02/2009, 10:49
Muito bom mesmo :D

O que mais me chamou a atenção foi o detalhe dado aos quadros, a "câmera" quase cinematográfica.
A atenção aos detalhes que é dada na série, por exemplo: a citação famosa escolhida para finalizar cada capítulo se encaixa perfeitamente, como se a frase tivesse sido feita para ilustrar o capítulo, ou como se o capítulo fosse feito baseado na frase.
Outro detalhe como a capa de cada capítulo, que se integra totalmente ao início do mesmo, não sendo somente uma capa, mas sim um elemento da cena, elemento bem cinematográfico também. Algo até que acho que devia estar presente no filme, daria um efeito muito legal.
A história de piratas que o muleque lê ao lado da banca (os quadros se misturam, rola um diálogo do jornaleiro enquanto o rapaz lê a HQ, tudo ao mesmo tempo), é até meio confuso de ler, mas se perceberem muitas vezes o texto da HQ dos piratas está relacionado com os pensamentos do jornaleiro, mesmo que a HQ seja só uma ficção e não tenha nada a ver com a história de watchmen.

A história que mais me chamou a ateção foi o flashback do Doutor Manhattan. Cada personagem possui personalidades bem diferentes e o Dr. é o mais incomum, até a narrativa é bem característica. Em conjunto com a maneira não linear que a história é contada, misturando passado, presente, futuro, e finalizando com a frase de Einstein perfeita para o capítulo torna ela a melhor história da série pra mim.

Estou ancioso pelo filme. Espero que seja um filme a-lá Frank Miller: que seja 110% fiel aos quadrinhos, porque a série é ótima e tem tudo para ser jogada nas telonas sem nenhuma alteração.

viniciustc
04/02/2009, 12:41
Só faltou dizer que foi o amigão aqui que deu de presente a revista [kong]

Brunofs
04/02/2009, 12:48
Só faltou dizer que foi o amigão aqui que deu de presente a revista [kong]

A sim, foi o vinícius que me deu a série de aniversário:

http://amanhanaosesabe.zip.net/images/4402864.jpg

:-D

E eu nem emprestei, mas ele leu antes de me dar [kzangado]

:lol

trashman
04/02/2009, 14:15
Muito bom mesmo :D

O que mais me chamou a atenção foi o detalhe dado aos quadros, a "câmera" quase cinematográfica.
A atenção aos detalhes que é dada na série, por exemplo: a citação famosa escolhida para finalizar cada capítulo se encaixa perfeitamente, como se a frase tivesse sido feita para ilustrar o capítulo, ou como se o capítulo fosse feito baseado na frase.
Outro detalhe como a capa de cada capítulo, que se integra totalmente ao início do mesmo, não sendo somente uma capa, mas sim um elemento da cena, elemento bem cinematográfico também. Algo até que acho que devia estar presente no filme, daria um efeito muito legal.
A história de piratas que o muleque lê ao lado da banca (os quadros se misturam, rola um diálogo do jornaleiro enquanto o rapaz lê a HQ, tudo ao mesmo tempo), é até meio confuso de ler, mas se perceberem muitas vezes o texto da HQ dos piratas está relacionado com os pensamentos do jornaleiro, mesmo que a HQ seja só uma ficção e não tenha nada a ver com a história de watchmen.

A história que mais me chamou a ateção foi o flashback do Doutor Manhattan. Cada personagem possui personalidades bem diferentes e o Dr. é o mais incomum, até a narrativa é bem característica. Em conjunto com a maneira não linear que a história é contada, misturando passado, presente, futuro, e finalizando com a frase de Einstein perfeita para o capítulo torna ela a melhor história da série pra mim.

Estou ancioso pelo filme. Espero que seja um filme a-lá Frank Miller: que seja 110% fiel aos quadrinhos, porque a série é ótima e tem tudo para ser jogada nas telonas sem nenhuma alteração.
O capitulo do manhatan eh muito bom mesmo, eh o meu favorito tambem.
Acho a maneira como ele ve o tempo muito foda.
To muito curioso pra ver como vai ficar essa parte no filme.

BigBrother
04/02/2009, 17:07
vc comprou ?

se não me passe por MP pliz 8D

http://cakepillows.com/4chan/zomg-torrent-plz.jpg

AtDeathDoor
04/02/2009, 17:53
Naquela cena do passado em que o Comediante pede desculpas para uma mulher que não aceita, então a câmera se afasta e mostra a expressão dele, só eu fiquei com pena?

E realmente tem algo de crítica social.
Lembram de história do Rorscharch sobre a mulher que foi estuprada no pátio de um condomínio e os moradores ficaram só olhando? É REAL! Fiquei de cara quando descobri, e acho que foi aqui pelo fórum mesmo.

Até hoje falta 1.5 cap para terminar, acho que está na hora de torresmar.

trashman
04/02/2009, 18:02
Eu acho o comediante um personagem muito bom.
Apesar dele ser um fdp de marca maior, em varios momentos da pra notar que ele gostaria de ser diferente as vzs, mas o passado dele impede que isso aconteça.

viniciustc
06/02/2009, 16:38
Naquela cena do passado em que o Comediante pede desculpas para uma mulher que não aceita, então a câmera se afasta e mostra a expressão dele, só eu fiquei com pena?
E realmente tem algo de crítica social.
Lembram de história do Rorscharch sobre a mulher que foi estuprada no pátio de um condomínio e os moradores ficaram só olhando? É REAL! Fiquei de cara quando descobri, e acho que foi aqui pelo fórum mesmo.
Até hoje falta 1.5 cap para terminar, acho que está na hora de torresmar.

Eu fiquei também, ela achava que ela tinha perdoado ele, mas não.

VERDADE?! Puta merda.

vc comprou ?
se não me passe por MP pliz 8D
http://cakepillows.com/4chan/zomg-torrent-plz.jpg

Comprei para o amigão ali de cima que esqueceu de dizer que dei de presente de aniversário [kong]

www.travessa.com.br

Eu acho o comediante um personagem muito bom.
Apesar dele ser um fdp de marca maior, em varios momentos da pra notar que ele gostaria de ser diferente as vzs, mas o passado dele impede que isso aconteça.

Acho que não, acho que ele faz o jeito de malvadão, ele tem que fazer, ele não pode ser bonzinho, ele tem que ser igual ou pior que os bandidos que ele combate.

trashman
06/02/2009, 17:42
Eu fiquei também, ela achava que ela tinha perdoado ele, mas não.

VERDADE?! Puta merda.

Comprei para o amigão ali de cima que esqueceu de dizer que dei de presente de aniversário [kong]

www.travessa.com.br (http://www.travessa.com.br)

Acho que não, acho que ele faz o jeito de malvadão, ele tem que fazer, ele não pode ser bonzinho, ele tem que ser igual ou pior que os bandidos que ele combate.
Sim eu sei, mas em relaçao a vida pessoal dele da a entender as vzs q ele gostaria de ter tomado atitudes um poco diferentes com relaçao a algumas coisas.
nao vo especificar pq to com preguiça de botar spoiler e tal, mas acho q vc sabe doq estou falando ehehhe

doutordoom
06/02/2009, 23:33
Rorschach é o cara.[:king]

Faz muito tempo que li Watchmen. Provavelmente vou comprar (pois não tenho) próximo ao lançamento do filme. Contudo, não vou reler por agora. Esperarei ver o filme primeiro (até porque tem coisas que não lembro) pra depois comparar.

Verdade... Acabei de reler ele novamente semana passada... A unica coisa que eu não curto é a histórinha de piratas, mas ela combina com o clima do gibi...

E quanto mais eu leio esse gibi, mais tristeza eu tenho em ver as fotos do filme...

Abraços e paz

Eu gosto demais dos contos do Cargueiro Negro. Achei a conclusão espetacular.:rox

don_vito256
07/02/2009, 00:29
Quem diria, a fórmula até parece simples...

seriedade + cuidado com os detalhes + talento.

Uma dica pra quem leu é ir atrás dos roteiros do moore...na edição nova tem algumas páginas e na net deve ter por aí..
Muito bom, parece que ele tá ali com você, lhe guiando.

king_hyperdyo
07/02/2009, 13:46
Comecei a Ler essa semana e digo uma coisa, é uma série de quadrinho extremamente foda.

Fazia tempo que não li nada do Ocidente e me surpreendi bastante.

Quando terminar eu posto minha opnião final (Que acredito que não mudará muito do começo)

Warlocker
13/02/2009, 01:14
Eu tambem curto o Rorschach e por isso mesmo fiquei puto com o final dele, LoL..

Aquilo estragou o final do gibi...

doutordoom
13/02/2009, 01:27
Eu tambem curto o Rorschach e por isso mesmo fiquei puto com o final dele, LoL..

Triste, mas digno. Rorschach é cabra macho, e não tem medo nem do Dr. Manhatan. [:king]:rox

viniciustc
13/02/2009, 13:01

Acho que não, o último quadro mostra o porque daquilo acontecer.

Alx_Luthor
18/02/2009, 18:46
Algumas pessoas falando do cuidado com os quadros, mas é sempre bom lembrar da edição em que tudo é simétrico. Disposição e número dos quadros, personagens que aparecem, pelo que me lembro até os lugares são os mesmos dentro da simetria.

É a edição que demonstra mais explicitamente a simetria, apesar de ser um termo recorrende dentro da série.

FlameR
26/02/2009, 20:59
Terminei de ler ontem as HQs e fiquei com uma dúvida.
Que técnica é aquela que o Ozymandias usa de segurar a bala do revolver com as mãos quando a Espectral dá um tiro nele? Como ele adquiriu essa habilidade? Eu vi um trecho no qual o Coruja pergunta à ele "E se a bala tivesse te acertado ao invés de atingir a mulher?" - e ele responde com cara de fodão - "Eu teria que segura-la".
Esse trecho ficou meio inexplicado para mim, e tem uma importância muito grande, pois se o tiro da Espectral o atingisse e o matasse, até o final perderia o sentido.

Fica aí minha dúvida

trashman
26/02/2009, 22:41
Terminei de ler ontem as HQs e fiquei com uma dúvida.
Que técnica é aquela que o Ozymandias usa de segurar a bala do revolver com as mãos quando a Espectral dá um tiro nele? Como ele adquiriu essa habilidade? Eu vi um trecho no qual o Coruja pergunta à ele "E se a bala tivesse te acertado ao invés de atingir a mulher?" - e ele responde com cara de fodão - "Eu teria que segura-la".
Esse trecho ficou meio inexplicado para mim, e tem uma importância muito grande, pois se o tiro da Espectral o atingisse e o matasse, até o final perderia o sentido.

Fica aí minha dúvida
ele adiquiriu treinando e estudando as possibilidades.
lembre-se q ele eh o cara mais inteligente do mundo e desenvolveu toda uma maneira de treinar o corpo buscando a perfeicao
porem nesse caso ele desenvolveu a tecnica, mas nunca havia utilizado ela, tendo a feito apenas naquele momento.
dai a frase dele q vc citou.

nao sei se respondi direito oq vc perguntou, mas foi oq entendi da pergunta.

AndriousR
06/03/2009, 20:39
A história que mais me chamou a ateção foi o flashback do Doutor Manhattan. Cada personagem possui personalidades bem diferentes e o Dr. é o mais incomum, até a narrativa é bem característica. Em conjunto com a maneira não linear que a história é contada, misturando passado, presente, futuro, e finalizando com a frase de Einstein perfeita para o capítulo torna ela a melhor história da série pra mim. [2]

Muito foda essa parte, colocou em palavras o porquê é a minha favorita também.

HQ sensacional, tu cria um laço foda com ela, as histórias são envolventes pra caralho, afinal nada mais é do que o ser humano indo pra onde ele está destinado a ir: pro buraco.

Personagens densos e obscuros/underground, frases de efeito, ângulos cinematográficos (algumas vezes a HQ parece uma storyboard até], uso de cores muito legal. Enfim, tem que ler e curtir. Sensacional.