PDA

Ver Versão Completa : Vírus / Orkut / querendo tirar dúvidas

NBT master
25/01/2009, 15:57
Olá, meu povo e minha pólvora!

Seguinte:

Nunca tive problemas com vírus no meu PC em 3 anos, mas acredito estar diante do primeiro mais elaborado. (Não, eu não cliquei em nada do tipo "miguxo, vota em mim?" ou "isso é a sua cara, mano" e etc. :-D:-D)

Primeiro vou explicar como é que ocorre, caso alguém possa me ajudar a resolver, fico grato!

Começou ontem:

Estava "logado" no orkut quando de repente surge essa mensagem de erro bem picareta numa pequena nova janela estilo Windows XP.

http://i133.photobucket.com/albums/q45/alencar_faria/errodevirus.jpg

Não dei muita atenção, cliquei em "X", fechei e ele voltou pra tela de login do orkut.

Achei a mensagem de erro bem estranha, então dei uma boa olhada na página inicial/login do orkut e não vi nada de anormal. Fiz login normal e voltei.

No dia seguinte, minha página estava inacessível.

Corri pro meu msn, que tem o mesmo e-mail e estava aberto, entrei no meu e-mail por lá e modifiquei minha senha, o que resultou em recuperar minha conta :-D

A questão é:

o "Erro" continua aparecendo, e quando ocorre só me permite continuar navegando quando eu faço algo com ele. Fechar, dar Ok.

Hoje, mais esperto em relação a isso, cliquei pra me livrar dele e voltei pra página falsa de login, onde coloquei um e-mail mais ou menos assim:

peganomeu***@hotmail.com
senha: pegacomforca

E ele ENTROU. :o

Também testei apenas clicar no login, sem nenhum e-mail, e ele também entrou, o que mostra que quer somente coletar dados!!!

Ou seja, o funcionamento dele é mais ou menos assim:

Nunca me tirou de minha página, apenas me desviou sem sair pra uma página falsa de onde tentaria me roubar a senha.

A página pra onde me manda depois do falso login é a real do orkut, e dentro dela, quando clico em SAIR, ele realmente sai e não me deixa entrar com nenhum dado falso.

Como faço pra tirar isso do PC?

Vou ter de formatar mesmo?

Eu uso o Kaspersky Internet Security 6.0 e está bem desatualizado, apesar de ser bem funcional. Ele não detectou nada. Já apaguei todos os meus arquivos temporários também.

Uso o IE7.

Obrigado ^^

Lamerda
25/01/2009, 16:08
duas grandes merdas que vc está fazendo

primeiro

Eu uso o Kaspersky Internet Security 6.0 e está bem desatualizado

tem algo nessa frase que não combina nen matando, vou dar uma diga, a primeira está em azul, e a segunda em vermelho

Uso o IE7.

a imagem fala por sí só

mas vamos colocar um complemento

De acordo com dados divulgados pela empresa Secunia, o Firefox e o IE 7 foram afetados por um número parecido de bugs (5 no Firefox e 6 no IE) este ano, apesar do IE ter sido atingido por falhas mais sérias que o Firefox.

Mas há um diferencial importante: a Secunia classificou 17% das falhas do IE como “extremamente críticas”, um status que nenhum dos avisos do Firefox conquistou. E apenas 13% dos bugs do Firefox permitiram algum tipo de acesso ao sistema, comparados a 43% para o IE 7.

fonte (http://br-linux.org/linux/secunia-divulga-comparativo-de-falhas-em-versoes-dos-2-navegadores-mais-populares-do-mercado)

http://img502.imageshack.us/img502/9862/18990594fh1.jpg

Palhano
25/01/2009, 16:19
Bom, não sei bem.. Mas parece que o Orkut andava com um "pau" em navegadores que não eram o Chrome. Até é meio dúvidoso isso, mas tenta com o Firefox ou o IE abrir várias fotos de albuns. Ele trava, fecha, da erro...

Agora, parece que parou um pouco...

NBT master
25/01/2009, 16:19
duas grandes merdas que vc está fazendo

primeiro

tem algo nessa frase que não combina nen matando, vou dar uma diga, a primeira está em azul, e a segunda em vermelho

a imagem fala por sí só

mas vamos colocar um complemento

Putz, Lamerda, de merda você entende mesmo! ahahaha

Muito obrigado pela ajuda! :kongpositivo:

Seguinte:

Sobre o anti-virus, vou comprar um decente, sabia que isso estava muito errado.

Sobre o IE7, vou usar o Firefox a partir de agora.

valeu mesmo pela ajuda!

Não sabia dessa falha recente, fiz buscas no google mas não utilizei as palavras corretas.

bughead
25/01/2009, 16:35
O Orkut aqui em casa está uma merda sem tamanho ... lento que só ele ...

Lamerda
25/01/2009, 16:44
Putz, Lamerda, de merda você entende mesmo! ahahaha

Muito obrigado pela ajuda! :kongpositivo:

Seguinte:

Sobre o anti-virus, vou comprar um decente, sabia que isso estava muito errado.

Sobre o IE7, vou usar o Firefox a partir de agora.

valeu mesmo pela ajuda!

Não sabia dessa falha recente, fiz buscas no google mas não utilizei as palavras corretas.

é que é o seguinte, anti virus, não importa muito, somente ele não vai fazer nada, geralmente só vai pegar algo foda, quando o mesmo já estiver enfiado no sistema, ou seja, VOCÊ tem que ser o anti virus principal.

eu mesmo, uso o avast aqui, mais não confio nele, na verdade não confio em nenhum Anti virus, pelo fato de que o AV apenas pega as ameaças, mais como surgem novas, você precisa ir se atualizando tambem, todo dia surgem novas falhas, novos issos, e novos aquilos, somente atualizar o banco de vacinas não adianta, porque sempre existe falhas nos proprios softwares dos anti-virus (malwares e enfim) que permitem a invasão.

assim como você precisa atualizar o windows, pra remover as brechas, você precisa fazer o mesmo com o resto dos softwares do seu PC, manter eles atualizados, principalmente navegadores de internet, já que eles são, em 95% dos casos, a ponte entre o virus e seu PC.

atualizando o software de segurança, faz com que ele alem de as vezes ter um desempenho maior, ele esteja corrigido dos problemas das versões antigas.

e sobre navegadores, tanto faz se você se utilizar do Firefox, Opera, ou o que for, mais de preferencia a eles que são mais seguros que o Internet explorer, que está pior em cada versão, apesar do firefox, por exemplo, ter falhas graves tambem, elas são corrigidas facilmente, e rapidamente, ao contrário do internet explorer que recebe correções, sei lá, 1 vez por ano e olhe lá

NBT master
25/01/2009, 16:46
Hum...essa parte de "o usuário é o anti-vírus" eu concordo contigo e faço bem!" ehehe

Tanto é que notei a movimentação a tempo e salvei minha conta do orkut ahahah

Valeu pelas dicas, vou fazer direito o que tá errado =P

TommyAngelo
25/01/2009, 20:55
Primeiro: pelo que parece tu não tá com vírus, e sim com um keylogger (tudo que tu digitar vai ser copiado e enviado pra um determinado lugar).
Segundo: pra remover não vai adiantar atualizar o antivirus. Vai ter que pegar algum Spyware (tipo o Spybot - Search and Destroy e outros do gênero).
Terceiro: em algum lugar tu (ou outro usuário do mesmo PC) clicou SIM. É muito pouco provável que ele tenha se instalado automaticamente na máquina, ainda mais se tu costuma navegar por sites seguros e de "confiança" (digo grandes portais).
Quarto: dá um ctrl+alt+del e dá uma olhada nos processos sendo executados. Provavelmente vais encontrar um ou mais suspeitos. Pode dar um printscreen e postar aqui.
Quinto: passa o HighJackThis aí no teu PC e cola o log pro pessoal dar uma analisada. Talvez tu tenha mais coisas aí que tu nem sabia.

NBT master
25/01/2009, 21:04
Valeu, TommyAngelo!

Farei isso!

mas sobre o 3º eu garanto que não ocorreu. Sou o único usuário e aqui é protegido por senha. Sem chance de clicar em coisa tosca ahahaha

Eu na verdade morro de rir dessas coisas...certeza que há algo errado mesmo sem ter clicado. (engraçado é que eu sempre digo pras pessoas isso: "é, vc deve ter clicado!" :lol)

Sobre chamar de vírus, é mais pra encurtar conversa mesmo, já que eu entendo pouco de segurança de net, só evito o básico mesmo, o que tenho feito sem problemas há anos. COmpro pela net, uso cartão de crédito e tudo o mais...nunca tive problemas =D

IcE_WiNd
25/01/2009, 21:08
Seguinte: Atualiza todo seu windows/antivirus e roda o Combofix

NBT master
25/01/2009, 21:13
http://i133.photobucket.com/albums/q45/alencar_faria/processosprint.jpg

Todos ae.

Alguns eu reconheci, outros têm nome muito resumido, e outros posso nem conhecer mesmo. = /

Oscar Metal
26/01/2009, 12:28
A ultima vez que ue peguei uma Virus/Key Logger desse seu abondenei o Windows e fui pro LINUX, agora eu sou uma pessoa feliz.

Windows só pra Jogos!

Minotauro!=Centauro
26/01/2009, 12:53
A ultima vez que ue peguei uma Virus/Key Logger desse seu abondenei o Windows e fui pro LINUX, agora eu sou uma pessoa feliz.

Windows só pra Jogos!

Eu queria ficar no Linux para sempre, mas eu trabalho usando Ferramentas do Windows... :-(:-(:-(
Eu usaria uma Máquina Virtual, mas aqui dava pau na Máquina Virtual na Instalação do Visual Studio...

Oscar Metal
26/01/2009, 13:03
O problema aqui em casa é que alem de mim meu irmão usa o PC e ele é muito leigo, direto clica em links maliciosos do Orkut, hoje mesmo eu dei uma olhada aqui na pasta de download do Ubuntu e vi que havia dois Executaveis de nome "regulamento do orkut.exe" provavelmente era um virus/spyware fudido, por sorte não é windows se não la estava eu de novo infectado com essas pragas.;D

Minotauro!=Centauro
26/01/2009, 13:39
O problema aqui em casa é que alem de mim meu irmão usa o PC e ele é muito leigo, direto clica em links maliciosos do Orkut, hoje mesmo eu dei uma olhada aqui na pasta de download do Ubuntu e vi que havia dois Executaveis de nome "regulamento do orkut.exe" provavelmente era um virus/spyware fudido, por sorte não é windows se não la estava eu de novo infectado com essas pragas.;D

Se o Vírus for feito em Java, pega do mesmo jeito... :p
Brinks, num sei como funciona direito o Linux, para saber se ele pega Vírus em Java também...

Brave Fencer
26/01/2009, 14:06
nossa, já atualizei o windows agora pra garantir.
ainda bem q nao entro no orkut:lol