PDA

Ver Versão Completa : Pior jogo da série Age of

tiaraju
05/02/2009, 12:44
É disparado o Age of Mythology. E olha que o jogo tinha potencial. Colocar figuras mitológicas foi excepcional. Pena que a execução não foi.

Por um lado tem o AoE2, que é o mais ténico, que permite mais estratégia e profundidade de gameplay, e por outro tem o AoE3, que embora não tenha a profundidade do AoE2, é bonito e com boa variedade de unidades. Tá certo que AoE3 é jogo pra noob, em comparação com o 2, mas isso não vem ao caso.

Agora, o AoM não tem as virtudes do 2 e do 3 e tem o defeito de ambos (ainda que seja mais bonito que o 2, as edificações são pobres artisticamente, tudo pequeno. Parece AoE1).

Isso que eu nem vou tocar na sacanagem que é a expansão. Aliás, os titans também foram bem pensados, porém mal executados.

Não sei o que a Microsoft quer pro Age of Empires 4, se um modern war, sei lá. Seria bom refazer o AoM.

Fica o fato.

Discutam.

espectral
05/02/2009, 12:57
A série AOE tá evoluindo cronologicamente falando, não?

Eu não sei pq gostam tanto assim do AOE 2.
Vai ver que é pq eu não sou super fã da série.
Pra mim, 4 recursos é demais. Warcraft/Starcraft FTW!

Amigo Bolha
05/02/2009, 13:01
Cara Age of Mitology é mto bom, todos os Age of são bons pra mim, mas o piorzinho pra mim é o Age 3

Eu não sei pq gostam tanto assim do AOE 2.

AGE 2 é o REI E MELHOR DE TODOS [:king]
curve-se perante a majestade
http://img329.imageshack.us/img329/8851/age2tq5.jpg

Zagaia
05/02/2009, 13:07
Como eu disse no outro forum, não existe o pior Age of, no maximo existe o menos melhor, isso varia de pessoa pra pessoa

cml
05/02/2009, 13:29
Porra ... Age of Mitology é animal, é o que mais gosto da sério, AOE 2 é ótimo, mas é apelativo demais ... Acho o AoM lindo até hoje ... pra mim o menos bom é o AoE 3 ...

_ThinkeR_
05/02/2009, 13:29
Age of 2 >>>> RESTO

thiago_rariz
05/02/2009, 13:38
AoE 3 com certeza é o pior, fora ser bugado, é mto, mto superficial....

AoM é bem legal, um pouco desbalanceado, mas legal...

Sealzinho
05/02/2009, 13:40
Cara age2 é bom demais..lembro que jogava contra meu primo numa conexão discada...

find
05/02/2009, 13:45
o 3 é uma merda!

Detestei o esquema de recolhimento de recursos onde o peão não volta para o local de armazenamento. E o quanto as muralhas são frageis.

Se o 2 tivesse o grafico do 3, a opção de ataques especiais das unidades e se as florestas se recuperasem, os animais se reproduzisem e minerios aparecesem com o tempo o jogo seria perfeito. É que quando acabam os recursos naturais você é obrigado a ficar apenas no comércio e isso é uma merda. E as muralhas recebessem danos apenas de certas unidades, pq é foda ela receber danos de arqueiros e de certas outras unidades.

hellraditz
05/02/2009, 14:24
O 3 disparado....cara, como aquele jogo é bugado!

O 1 e o 2 são clássicos! Sempre adorei os dois! O Mythology tem seu charme, eu também curti, mas o 3 não rola....história fraquíssima, entediante!

WdaneloN
05/02/2009, 15:01
Gosto de todos os AoE, mas sem dúvidas o 1 e o 2 são fodões! Acho que o AoE 4 deve se passar na primeira guerra mundial... quem sabe?!

diego.la
05/02/2009, 15:53
AoE 2 é mto, bom, hardcore.

AoM foi bom pra mim até a expanção... Aquela história de titans e a civ de atlantis overpowered cagaram o jogo total... Era sempre a corrida pra ver que fazia o titan primeiro.

Agora o AoE 3 eu gostei, apesar de ser bem fácil de manter a economia rodando, acho que esta versão foca mais no combate mesmo. Sendo criativo, o game te oferece uma vasta game de opções de táticas.

tiaraju
05/02/2009, 16:01
É o que disseram, AoM tem as unidades muito desbalanceadas.

Age3 é raso.

Age 2, embora feio (mas olha a época também), é o melhor até hoje. Esse jogo merecia um remake.

m45t3r
05/02/2009, 16:20
Só joguei profundamente o Age 1 e 3, então dos 2 o pior é o 3 mesmo, mas ainda gosto do 3 por ser mais focado em combates e torna o jogo em si mais dinâmico. O 1 sempre dá vontade de reinstalar quando tenho aulas de história, parece que tudo aquilo que o professor descreveu dá pra fazer lá.

O 4 deveria ser ambientado em guerras modernas. Seria muito foda:rox.

Teixeira70
05/02/2009, 16:27
Na minha opnião o 4 deveria ser um remake do 2. Imagina toda aquela mecânica do 2 com os gráficos do 3 e a física do COMPANY OF HEROES ?

Jose Lopes
05/02/2009, 16:33
joguei o AGe of Empires 1 e 2 e gostei pra caramba ficava e as vezes fico horas jogando, o Mitology joguei pouco mais tb gostei pra caramba ja o 3 nao tive oportunidade d jogar

BlackICE
05/02/2009, 17:23
Conhecem o Age of Wonders?!

Att'

JUGULADOR
05/02/2009, 17:28
Pra mim o Age of Mythology é disparado o pior enquanto que o AoE2 é disparado o melhor.

Sei la... AoM parece ser o mais equilibrado para multiplayer (AoE2 é desbalanceadissimo), mas mesmo assim eu tenho asco desse jogo... ele tinha tudo pra ser o melhor... mas acho que talvéz misturar um micro gerenciamento economico tão forte com um tematica extremamente fantasiosa não rolou. Talvéz se ele fosse mais voltado pro lado militar eu curtisse.

AoE3 é muito bom... mas quando ele saiu já não dava mais pé pra franquia.

Conhecem o Age of Wonders?!

Att'
É o unico que não joguei da franquia.

FALOW
U
I

tiaraju
05/02/2009, 18:38
Pra mim o Age of Mythology é disparado o pior enquanto que o AoE2 é disparado o melhor.

Sei la... AoM parece ser o mais equilibrado para multiplayer (AoE2 é desbalanceadissimo), mas mesmo assim eu tenho asco desse jogo... ele tinha tudo pra ser o melhor... mas acho que talvéz misturar um micro gerenciamento economico tão forte com um tematica extremamente fantasiosa não rolou. Talvéz se ele fosse mais voltado pro lado militar eu curtisse.

AoE3 é muito bom... mas quando ele saiu já não dava mais pé pra franquia.

FALOW
U
I

Exatamente por que AoE2 é desbalanceado no multi?

Zagaia
05/02/2009, 18:55
Gosto de todos os AoE, mas sem dúvidas o 1 e o 2 são fodões! Acho que o AoE 4 deve se passar na primeira guerra mundial... quem sabe?!

SE sair, deve pegar do final da expansão The Warchiefs até o tempo atual.

http://img224.imageshack.us/img224/5908/93developpeurs200510211lj0.jpg

BlackICE
05/02/2009, 19:53

FALOW
U
I

Pois é... Se tivesse jogado acharia Age of Mitology um GOTY.

Att'

JUGULADOR
05/02/2009, 20:00
Exatamente por que AoE2 é desbalanceado no multi?
Principalmente por conta das unidades especiais. Tem umas extremamente inuteis (arqueiros ingleses) e outras extremamente poderosas (Conquistador). E no final não tem nada que equilibre as facções por outro lado.

Assim... jogando contra a maquina (que é bem burra) vc mal nota diferença e da pra se virar muito bem com qualquer civilização sem grandes diferenças... mas em multiplayer faz diferença... tanto que os campeonatos mais organizados de AoE2 simplesmente banem algumas civs por conta desse desequilibrio. Obvio que a coisa tb vai muito além da explicação que dei... como não sou e nunca fui um jogador hardcore de AoE2 não posso detalhar muito de maneira precisa... mas se vc for atras encontrara farto material sobre esse desbalanceamento.

E pra te dar um bom parametro: Os campeonatos mais sérios NUNCA usaram AoE2 como jogo titular... vc acha facil jogos como Warhammer 40k (o TOP1 balanceamento), Company of Heroes, Starcraft (esses dois ultimos tb são monstros em balanceamento e leque tatico), Warcraft 3 e até o Age of Mythology em campeonatos menores... mas AoE2 nunca.

Pena que a Ensemble faliu... nunca veremos esse RTS de guerra contemporanea, que pra mim seria o melhor de todos e um forte rival do imbativel Company of Heroes.

FALOW
U
I

JUGULADOR
05/02/2009, 20:02
Pois é... Se tivesse jogado acharia Age of Mitology um GOTY.

Att'
Pera ai... se esse Age of Wonders for o nome da expansão do AoM então eu joguei sim... sofre do mesmo "problema" do original que é o conceito que coloquei aqui.

Pensei que ele fosse outro jogo... acho que confundi então.

FALOW
U
I

BlackICE
05/02/2009, 20:14
Deveria haver um kong ironic...

É outro jogo, por isso AoM seria tão bom , comparado ao AoW.

Att'

tiaraju
05/02/2009, 20:34
Principalmente por conta das unidades especiais. Tem umas extremamente inuteis (arqueiros ingleses) e outras extremamente poderosas (Conquistador). E no final não tem nada que equilibre as facções por outro lado.

Assim... jogando contra a maquina (que é bem burra) vc mal nota diferença e da pra se virar muito bem com qualquer civilização sem grandes diferenças... mas em multiplayer faz diferença... tanto que os campeonatos mais organizados de AoE2 simplesmente banem algumas civs por conta desse desequilibrio. Obvio que a coisa tb vai muito além da explicação que dei... como não sou e nunca fui um jogador hardcore de AoE2 não posso detalhar muito de maneira precisa... mas se vc for atras encontrara farto material sobre esse desbalanceamento.

E pra te dar um bom parametro: Os campeonatos mais sérios NUNCA usaram AoE2 como jogo titular... vc acha facil jogos como Warhammer 40k (o TOP1 balanceamento), Company of Heroes, Starcraft (esses dois ultimos tb são monstros em balanceamento e leque tatico), Warcraft 3 e até o Age of Mythology em campeonatos menores... mas AoE2 nunca.

Pena que a Ensemble faliu... nunca veremos esse RTS de guerra contemporanea, que pra mim seria o melhor de todos e um forte rival do imbativel Company of Heroes.

FALOW
U
I

Não sei qual jogo é mais jogado em cameponatos online, sei que AoE2 é jogado e muito ainda hoje (pelo Garena, e pelo Mirc, do site www.ageofempires2.com.br). Tem gente o dia todo jogando. Mais gente do que AoM e AoE3.

Sobre esse desbalanceamento (eu jogo todos os dias online) nunca vejo um guerreiro especial que desequilibre. Não há uma civilização predominante no modo online (não é como era o PES07, onde a gurizada pegava só a Inter de Milão pra jogar). Alguns preferem Hunos, porque não precisa de casa; outros preferem os arqueiros dos Maias, outros preferem os Astecas, outros os Godos (eu).... Aliás, os guerreiros especiais raramente são feitos em demasia no jogo, a gurizada não usa. Inclusive os melhores jogadores de Age (há uns jogos salvos pra baixar dos americanos) não usam (geralmente) essas unidades. Uma porque são quase sempre caras, outra porque só dá pra fazer no castelo (exceção aos Godos), o que dificulta criar exércitos grandes.

Todas as unidades especiais possuem pontos fracos e podem ser vencidas por outras, como o Conquistador. Não há uma unidade imbatível em todo o jogo. Isso fica bem claro naquele custom scenario que os caras jogam, chamado CBA.

Enfim, eu não vejo esse desbalanceamento.

A propósito, Company of Heroes é um bom jogo? Não conheço. É de pegar recursos ou só guerra?

_ThinkeR_
05/02/2009, 20:34

:o

Mas, tipo... que capa é essa?

É uma montagem, certo?

JUGULADOR
05/02/2009, 22:31
Deveria haver um kong ironic...

É outro jogo, por isso AoM seria tão bom , comparado ao AoW.

Att'
Eu tava com a cabeça na Lua... disfarça[kviraolho]:-D

Não sei qual jogo é mais jogado em cameponatos online, sei que AoE2 é jogado e muito ainda hoje (pelo Garena, e pelo Mirc, do site www.ageofempires2.com.br (http://www.ageofempires2.com.br)). Tem gente o dia todo jogando. Mais gente do que AoM e AoE3.

Sobre esse desbalanceamento (eu jogo todos os dias online) nunca vejo um guerreiro especial que desequilibre. Não há uma civilização predominante no modo online (não é como era o PES07, onde a gurizada pegava só a Inter de Milão pra jogar). Alguns preferem Hunos, porque não precisa de casa; outros preferem os arqueiros dos Maias, outros preferem os Astecas, outros os Godos (eu).... Aliás, os guerreiros especiais raramente são feitos em demasia no jogo, a gurizada não usa. Inclusive os melhores jogadores de Age (há uns jogos salvos pra baixar dos americanos) não usam (geralmente) essas unidades. Uma porque são quase sempre caras, outra porque só dá pra fazer no castelo (exceção aos Godos), o que dificulta criar exércitos grandes.

Todas as unidades especiais possuem pontos fracos e podem ser vencidas por outras, como o Conquistador. Não há uma unidade imbatível em todo o jogo. Isso fica bem claro naquele custom scenario que os caras jogam, chamado CBA.

A propósito, Company of Heroes é um bom jogo? Não conheço. É de pegar recursos ou só guerra?
Bom... só estou falando o que leio por ai, principalmente vindo do pessoal TOP no genero que joga e ganha Cyber-Olimpiadas e tudo mais.

Pessoalmente eu joguei ele bastante com amigos e sempre notamos que algumas civs (como a Espanha) são demasiadamente fortes enquanto outras (the blood englishmans) são bem fracas. Assim... não somos TOP... mas longe de sermos noobs já que jogamos ele por anos seguidos.

Mas depois que experimentei o multi de, por exemplo, Starcraft notei que o padrão de balanceamento entre esses jogos tem um abismo de diferença... e ai quando experimentei os tops Warhammer 40k e Company of Heroes a coisa ficou mais feia ainda contra Ages. Também é obvio que os jogos da Relic foram desenvolvidos bem depois e que Starcraft esta só a 10 anos recebendo patchs de atualização para ficar cada véz mais balanceado, mas assim mesmo AoE2 pecou nesse ponto, tanto que nos grandes campeonatos (aqueles que os premios são bem $generosos$) nem se cogita rolar AoE2 principalmente por conta desses problemas. E se não gostou que va reclamar com os caras e não comigo:D

E respondendo sua pergunta CoE é maravilhoso... é o segundo RTS mais TOP que existe... e se vc quer saber o mais TOP é o World in Conflict... mas esse é bem pesadinho e por isso não foi devidamente popularizado... e tb parece que não é tão equilibrado em multiplayer, mas ai já não tenho muitas informações. Mas apesar disso tudo o MEU RTS favorito é Warhammer 40k Soulstorm... admito que ele é menos refinado que esses dois que citei, mas ele é muita carnificina, muito agil e dinamico, e por isso que adoro ele... e coincidentemente tb é o RTS mais jogado nos grandes campeonatos a algum tempo... nem Starcraft bate ele... pelo menos não fora da Coréia do Sul que é Bizzardlandia:lol

FALOW
U
I

Zagaia
05/02/2009, 22:43
:o

Mas, tipo... que capa é essa?

É uma montagem, certo?

Eu num lembro certinho a história dela, se eu não me engano vei junto com umas edições especiais do AoE III.
Procura no Game vicio, foi la que eu peguei a imagem.

JUGULADOR
05/02/2009, 22:47
Essa ilustração é real mesmo... a idéia da série era ser um Ages pra cada era.

Maaassss... como eu já disse, a ES faliu, então Ages já era.

FALOW
U
I

Oscar Metal
06/02/2009, 05:22
Eu curto o AoM, o AoE III também curtia.
Pra mim não existe jogo ruim dessa série, tem gente que gosta mais de um do que de outro, é questão de gosto. E concordo que AoEII é desequilibrado.

Solid Snake
06/02/2009, 05:47
Podia sair um remake do Age 1...

E eu gosto muito do AoM, só perde pro Age1 mesmo.

PCdubaum
06/02/2009, 06:27
Rapaz, falar que arqueiro inglês é inútil e conquistador é overpower é heresia ^^

FC+2 CT+LB é GG fácil

40 LongBow man mata fácil 40 paladinos.

Nem no mais denso Arabão da pra fazer conquistador ao ponto de desequilibrar.

Pow, o AoE 3 é o piorzinho.

_ThinkeR_
06/02/2009, 09:09
Eu num lembro certinho a história dela, se eu não me engano vei junto com umas edições especiais do AoE III.
Procura no Game vicio, foi la que eu peguei a imagem.

Beleza, vou dar uma olhada.

Agora, é impressão minha ou isso é scan de alguma revista? E seria esta uma montagem, digamos, "oficial", isto é, feita pela própria produtora, para atiçar a vontade dos fãs da série?

JUGULADOR
06/02/2009, 12:47
Rapaz, falar que arqueiro inglês é inútil e conquistador é overpower é heresia ^^

FC+2 CT+LB é GG fácil

40 LongBow man mata fácil 40 paladinos.

Nem no mais denso Arabão da pra fazer conquistador ao ponto de desequilibrar.

Pow, o AoE 3 é o piorzinho.
Pow... mas olha a comparação que vc ta fazendo... qualquer unidade especial no 1x1 contra qualquer unidade convencional tem vantagem... e se com 40 longbow vc mata 40 paladinos com conquistadores precisa só de 20 ou até 10 se vc tiver bom controle de movimentação e não deixar eles simplesmente resolvendo tudo na "pancada".

E "FC+2 CT+LB é GG"... cara, eu já disse que não sou hardcore em Age2, bora falar português comigo?

FALOW
U
I

_ThinkeR_
06/02/2009, 12:56
FC+2 CT+LB é GG fácil

:-D

Teta lvl up! :lol

_ThinkeR_
06/02/2009, 13:01
Não sei qual jogo é mais jogado em cameponatos online, sei que AoE2 é jogado e muito ainda hoje (pelo Garena, e pelo Mirc, do site www.ageofempires2.com.br (http://www.ageofempires2.com.br)). Tem gente o dia todo jogando. Mais gente do que AoM e AoE3.

Concordo.

E eu também não uso os guerreiros especiais. Sou bom? :p

Quanto ao desbalanceamento, os patches resolveram bem a questão. O patch E dá a algumas civis alguns upgrades que elas originalmente não tinham.

*Foda é no Garena. Galera noob total. Nem o patch E usam. [kong]

Luigi666
06/02/2009, 13:17
Lol, Age of Wonders não tem NADA a ver com os Age da Ensemble [kjoinha]

E é um puta jogo hein, jogo até hoje [kong]

Sobre o tópico... eu queria baixar o Mithology porque foi o único que eu não joguei full, mas acho que nem vô pegar mais...

Pra mim o pior foi o 3... no começo eu achei MUITO foda, e lindo. Mas depois fui achando meio tosqueira... não joguei as expansões pra ter uma idéia do jogo inteiro (só achei podre não poder usar as duas expansões ao mesmo tempo).

Age 2 é fodinha, só acho ele muito demorado :rox:rox

Zagaia
06/02/2009, 13:27
Essa ilustração é real mesmo... a idéia da série era ser um Ages pra cada era.

Maaassss... como eu já disse, a ES faliu, então Ages já era.

FALOW
U
I

Não faliu não, foi dissolvida para corte de custos.

JUGULADOR
06/02/2009, 14:32
Não faliu não, foi dissolvida para corte de custos.
Ou seja... faliu:lol

Mas sério... falaram que Halo Wars seria o ultimo jogo feito por ela... e depois Game Over.

FALOW
U
I

PCdubaum
06/02/2009, 22:21
^^ Fast Castle com 2 castelos perto da base do oponente e os LongBowMan levando geral.

Eu pessoalmente uso poucas unidade especiais. Arabian/Gold Rush/Black Forest a maioria das unidades especiais ficam muito caras para o que fazem.

Amigo Bolha
06/02/2009, 22:42
Ou seja... faliu:lol

Mas sério... falaram que Halo Wars seria o ultimo jogo feito por ela... e depois Game Over.

FALOW
U
I

Falir não faliu, porque a Ensemble nunca deu prejuizo financeiro pra microsoft, seus jogos sempre tiveram sucesso comercial. Mas mesmo assim a microsoft resolveu fechar o estúdio porque não queria mais investir nele, bando de merdas esses caras da microsoft.

E sobre age2 não ser balanceado, é verdade que dentre os jogos top ele é mais desbalanceado que os outros, mas não são as unidades especiais que atrapalham o balanceamento, pois até como ja disseram, jogador top quase nem usa elas mesmo, perde muito tempo e recurso investindo nelas as vezes.

Mas a verdade é que AGE2 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> todos os outros ages

JUGULADOR
07/02/2009, 14:19
Falir não faliu, porque a Ensemble nunca deu prejuizo financeiro pra microsoft, seus jogos sempre tiveram sucesso comercial. Mas mesmo assim a microsoft resolveu fechar o estúdio porque não queria mais investir nele
Isso tb é chamado de falencia:lol

FALOW
U
I

matroska
07/02/2009, 23:32
Não curti o age mitolgy

Cara adorei age2 principalmente o The conquers, jogava em net discada.....

Mas é desequlibrado sim.

Em cenário de terra muito foda de jogar contra os Goths. Vá se ferrar.
A unidade especial deles custa menos que um champion e pode ser criada em barracks. Nas demais civilizações as unidades só podem ser criadas em castles e muitas custam caro demais.

O pior que esses huskar são bons. Praticamente imunes a flechas. Onde já se viu 10 huskar derrubar um castle na base de espada??? Não precisa nem de tribuch.
E são bonzinhos no corpo a corpo(igual um, champion com alta defesa a flechas) e custam menos que um champion. Muito barato. Custa 18 de gold. Um conquistador custa 75 de ouro para se ter uma idéia.
Fora que esses huskar podem ser construidos em barracks. Faz 10 barracks que em alguns segundo vc tem um exercito razoavel e muito barato.

Eles não são invenbciveis. Longe disso. o problema é que é muito barato. Deviam ser mais caros.
Me lembro que perdi uma partida 1x1 em que eu matei o dobro de unidades do meu adversario mas perdi a partida. Minha economia quebrou enquanto a dele se sustentou.

Boechat
08/02/2009, 06:00
Bem, eu gostei do 3 a vera.. E gosto do AoM tb. Só que não batem o AoE2 não.. Que isso, eita joguinho foda!

cromado
08/02/2009, 14:50
Age 2 eterno, não tem melhor huauha

E o jogo nem é tão desequilibrado...não a ponto de atrapalhar a jogatina. O Jugulador falou dos long bows e os conquistadores, e tipo, longbown mata FÁCIL conquistador, pq tem o range muito maior, só micrar direitinho que leva de boa. Pra mim o principal problema é tipo, vc joga com um civi como mayans contra alguém com goths...é praticamente impossível ganhar hahah

E pro pessoal que curte age2, nós temos um tópico na seção multiplayer onde nos reunimos e marcamos games de vez enquando \o/

JUGULADOR
08/02/2009, 16:26
Age 2 eterno, não tem melhor huauha

E o jogo nem é tão desequilibrado...não a ponto de atrapalhar a jogatina. O Jugulador falou dos long bows e os conquistadores, e tipo, longbown mata FÁCIL conquistador, pq tem o range muito maior, só micrar direitinho que leva de boa. Pra mim o principal problema é tipo, vc joga com um civi como mayans contra alguém com goths...é praticamente impossível ganhar hahah

E pro pessoal que curte age2, nós temos um tópico na seção multiplayer onde nos reunimos e marcamos games de vez enquando \o/
Só de vc colocar que é praticamente uma civ como o Maias ganhar dos Gothicos então quer dizer que o jogo é ABSURDAMENTE desiquilibrado.

Desequilibrio pouco seria num Civilization IV aonde algumas civs tem unidades unicas praticamente inuteis (India, America...) e outras absurdamente fortes (Roma) e mesmo assim isso não chega a influenciar na jogabilidade de maneira decisiva. Em AoE2 a coisa é tão absurda que os campeonatos mais organizados simplesmente banem varias civs ou simplesmente restringem a jogatina a menos de meia duzia.

E outra... pega os jogos da Blizzard e principalmente da Relic (Warhammer 40k e CoH) e vc entendera pq insisto tanto nesse ponto... pois essas companias fazem jogos perfeitamente equilibrados. Joga o W40k Soulstorm que tem nove facções muito diferentes umas das outras (ao contrario de AoE2 que é tudo montada em cima da mesma arvore tecnologica e só muda os graficos e unidades unicas) e vc não encontra o minimo desbalanceamento sendo que la sim vc pode escolher uma civ simplesmente por olhar pra ela e pegar gosto... sem medo de investir tempo em uma escolha ruim.

FALOW
U
I