PDA

Ver Versão Completa : [MBML da informática]Diferença entre cable modem USB e Ethernet?

Aqualung
05/02/2009, 13:58
Bom, eu sou assinante do Virtua (desde a época da Vivax) 4 MB e estou numa luta desgraçada aqui.

Eu sempre liguei o cable modem (Motorola SurfBoard SB5101) no computador via USB, e não tinha muito do que reclamar, até o dia que resolvi testar o Vista e descobri que a Motorola não escreveu um driver novo, e recomenda ligar o cable modem na porta de rede. Tranquilo, liguei e fiquei chocado: os downloads de sites como MegaUpload e Rapidshare ficaram bem mais rápidos (normalmente baixava a +/- 100kb/s o dia inteiro, a partir da alteração comecei a baixar a 300 kb/s no MegaUpload no período da manhã, p. ex.). O estranho é que torrent sempre tinha vindo rápido, e os testes no SpeedTest.net sempre acusaram conexão de 4 MB, e na navegação em si não notei diferença, só nesses sites mesmo. Acabei voltando pro XP, e mantive o modem ligado na Ethernet, e com as velocidades altas.

Então veio a tragédia: no chuvão de ontem, caiu um raio aqui perto e meu PC deu tilt :-( abri a fonte e estava tostada. Comprei uma fonte nova hoje, liguei o PC... e aparentemente minha rede onboard foi pro vinagre junto (a luzinha do conector Ethernet atrás do PC está "solid red" - pelo que vi na Internet, isso quer dizer que manda dados, mas não recebe; tentei reinstalar driver, desabilitar e habilitar de novo, e nada). Resultado? Tive que ligar o cable modem de volta na USB - e a primeira coisa que fiz após foi tentar fazer download no MegaUpload. Adivinhem só? Não passa de 100 kb/s. Torrents continuam vindo em alta velocidade (testei um que veio a mais de 300 kb/s de boa), e normal no SpeedTest.net também (servidor de Salto/SP, acusando quase 4 MB).

Perguntas:

1) Qual o motivo disso?
2) É possível configurar algo no PC/cable modem para acabar com esse problema do MegaUpload/Rapidshare?
3) Minha rede onboard foi pra merda mesmo?

Dissertem, e agradeço antecipadamente quem souber de algo. :D

<>Duskien<>
05/02/2009, 14:00
Eu não esquentaria nem um pouco e já compraria uma placa de rede nova :lol

AllGulf
05/02/2009, 14:06
o pq de tudo isso nao faço ideia.. mas eu pegaria uma placa de rede off na hora... q nem o Duskien ja falou

Cloudst69
05/02/2009, 14:06
Estranho, aqui em casa Megupload fica sempre na média de 100 a 180, nunca mais que isso. Torrent em tracker que presta vem a 340 (talo da minha conex)... isso ligado por ethernet. Se aí dá essa puta diferença, recomendo uma placa de rede nova... que é baratinha:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?dep=01&sec=18&cat=188&sub=198

IcE_WiNd
05/02/2009, 14:07
Placa de rede nova = 10 conto

Trendkill
05/02/2009, 14:13
Pega uma placa de rede 10/100. Baratinha baratinha!

Aqualung
05/02/2009, 14:17
Tipo, eu sei que a placa de rede é estupidamente barata, mas é que fiquei curioso do motivo que isso acontece, e também se é gameover mesmo pra minha rede onboard.

LiveMusic
05/02/2009, 14:24
Você usa gerenciador pra baixar via MegaUpload e RapidShare? Você tem outros dispositivos USB conectados ao seu PC além do modem? Pergunto isso pois a velocidade das portas USB é dividida entre os dispositivos, já a placa ethernet onboard tem uma banda exclusiva.

E torrents de trackers bons vem em velocidades boas, forçando a conexão. Já downloads via MegaUpload e derivados são mais lentos se você não usa um gerenciador de downloads.

CidoLoco
05/02/2009, 14:43
estranho, aqui no meu pc eu uso modem USB (claro 3g) e a conexao de madrugada direto excedia os 200 kb/s (sendo que teoricamente o modem chega até uns 800 kb/s, já que o máximo que o HSDPA suporta é 7.2mbps)

tem o lance que o LiveMusic falou, que a velocidade da USB é compartilhada entre todos dispositivos, mas duvido que fosse esse teu problema

talvez seja alguma coisa até de firmware do modem, sei lá :lol

Tisito
05/02/2009, 14:53
Cara, meu modem é bridge USB, e minha conexao eh 1mb. Sabe a quanto chega meus downloads em rapidshare, megaupload??? No maximo 50kb/s!!!

To pensando seriamente em comprar um modem decente, ainda mais com essa tua teoria!

Aqualung
05/02/2009, 15:03
Então, não uso gerenciador pra fazer download do MegaUpload e Rapidshare, e a única coisa que tenho na USB além do modem é o sensor do teclado e mouse wireless, então sem chance de desconectar pra testar, e eles sempre estiveram conectados, na velocidade boa e na velocidade ruim.

Edit: meu irmão veio aqui em casa e tentamos resetar a BIOS pra ver se a rede onboard dava sinal de vida, e nada: está mortinha da silva mesmo. Vou comprar uma placa nova daqui a pouco.

Sephirothrx7
05/02/2009, 15:37
Depois vou testar meu modem usb pra ver como fica, é um SBV5121, precisa de algum driver pra poder usar?

IcE_WiNd
05/02/2009, 15:55
Depois vou testar meu modem usb pra ver como fica, é um SBV5121, precisa de algum driver pra poder usar?
Precisa, se seu windows for Vista nem perca seu tempo.

Aqualung
06/02/2009, 09:24
Update:

Comprei uma placa de rede Encore vagabinha, instalei, reiniciei o cable modem... Logo de cara 250 kb/s no MegaUpload. Continuo encucado. :lol