PDA

Ver Versão Completa : Analise - As Crônicas de Artur

viniciustc
06/02/2009, 15:30
Quando se fala em livros de capa e espada o nome de Bernard Cornwell surge na conversa e junto a trilogia As Crônicas de Artur. Na trilogia Cornwell faz um resgate das lendas arturianas, misturando a realidade com a fantasia. Baseado um novos fatos históricas acerca da figura lendária de Artur, ele nos leva a Grã-Bretanha da Idade das Trevas, em um passeio pela formação dos novos reinos, das lutas e do inicio do cristianismo. O que chama a atenção é a narrativa, diferente de que já li.

No primeiro livro somos apresentados a Derfel Cadarn, um mongo que lutou ao lado de Artur, o narrador da história, história essa que ele mesmo participa. Aqui esta o detalha que me chamou a atenção e porque gostei tanto. Derfel conta a histórica de como ele viu. Nada de falar o que ele não sabe, se ele não ouviu uma conversa ele não comenta, até diz: Não sei o que falaram não estava presente, mas pelo que disseram....

Cornwell mesmo sem querer, creio, nos prende a história com detalhes, por que Derfel virou monge, entre outras coisas que não posso revelar.
Ele consegue dar detalhes sem ser massante, e consegue nos deixar pasmos revelando um detalhe da história antes do tempo, para depois revelar com mais detalhes tudo o que aconteceu.

Mas nem tudo são flores. O problema é o final. Gostei muito dos livros, mas ao chegar no final você sente um vazio, espera que tenha mais, mas infelizmente são somente três livros, não a mais :(, você não quer que a história acabe, quer continuar lendo sobre a vida de Derfel, sua luta ao lado de Artur, quer continuar rindo e chorando, mas a história acaba.

Não percam, para aqueles que querem uma ótima leitura, recomodadíssimo.

Darkdogz
06/02/2009, 19:18
Sou fã do Bernard Cornwell, espero que os romances dele se tornem filmes um dia, apesar da quantidade grande de detalhes eu gostaria de ver em movimento, batalhas épicas não faltam, seria muito bom.

Ironik
06/02/2009, 19:31
estou na metade do primeiro.
altamente recomendado;

felipe.parreira
06/02/2009, 19:51
Me falaram muito bem desta série, pretendo ler um dia.

Ralff
06/02/2009, 19:53
Terminei de lê faz pouco tempo.. muito bom.. recomendado... tô com o segundo aki mas ainda n começei a lê ^^

KratosX
06/02/2009, 20:38
É uma das melhores séries que eu já li.
Quando chega o final do terceiro livro você quase chora porque não quer que o livro acabe,:lol

viniciustc
09/02/2009, 02:16
É uma das melhores séries que eu já li.
Quando chega o final do terceiro livro você quase chora porque não quer que o livro acabe,:lol

Exatamente! É muito bom os livros.

Semente da Discórdia
09/02/2009, 17:37
Exatamente! É muito bom os livros.
Aconteceu isso comigo na serie Em Busca do Graal.

Fenomenal seus livros.
Hoje estou lendo as Crônicas Saxônicas, estava no segundo livro, O Cavaleiro da Morte, mas perdi o bendito livro na faculdade antes de terminar e agora estou sem grana pra comprar outro.

Churchill
10/02/2009, 08:48
As Crônicas de Artur são boas, mas "As Crônicas Saxônicas" são muuuuuuuuito melhores.

Ordem dos livros de BC:

- Crônicas Saxônicas
- A Busca do Graal
- A Saga de Sharpe
- As Crônicas de Artur

geissler
10/02/2009, 11:18
Vou começar a ler As Crônicas de Arthur assim que terminar de ler Lua Nova. Me falaram tão bem que não vejo a hora de começar.

Adolfo1349
10/02/2009, 12:14
Cornwell é viciante, depois de ler praticamente tudo dele (num periodo de um ano), faltando metade da As aventuras de sharpe (que se demorar pra lançar aqui, o jeito vai se baixar em inglês mesmo), digo que o único ponto fraco é o stonehenge (por ser meio paradão) e o condenado (esse não aguentei ler, ele tem um estilo mais thriller policial).

O foda do Cornwell, são os personagens que te cativam como nunca, Richard Sharpe, Dervel Cadarn, Thomas Hookton e Uthred Ragnarson, cara... como torci por esses personagens, o bom é que o cara é uma maquina de escrever ambulante, não para nunca, todo ano saem ótimos livros!

Nevtur
10/02/2009, 12:54
Cornwell é meu escritor favorito (depois de Tolkien) ele consegue fazer personagens carismáticos como ninguém!!! O único personagem que me apaguei mais que o Derfel foi o Sharpe!! Pena que o último livro do Sharpe vai ser lançado só daqui uns vinte anos :p

Churchill
10/02/2009, 12:57
Alguém já viu algum episódio da série de tv do Sharpe, com Sean "Boromir" Bean no papel de Sharpe ?

Ralff
10/02/2009, 14:25
As Crônicas de Artur são boas, mas "As Crônicas Saxônicas" são muuuuuuuuito melhores.

Ordem dos livros de BC:

- Crônicas Saxônicas
- A Busca do Graal
- A Saga de Sharpe
- As Crônicas de Artur

Uia... que estranho..geralmente As crônicas de Artur é vista como a melhor obra dele... eu li só o primeiro volume das crônicas saxonicas... mas n continuei e parei para ler as cronicas de Artur... eu realmente n sei dizer qual eh o melhor.. li apenas o volume 1 de cada... mas ja to com o 2 e o 3 de Artur aqui... acho que eu gostei mais dessas Crônicas por causa de personagens como Merlin, Derfel e Nimue[:king]

Adolfo1349
12/02/2009, 10:56
Alguém já viu algum episódio da série de tv do Sharpe, com Sean "Boromir" Bean no papel de Sharpe ?

Não, mas ta na minha lista de coisas pra baixar... no site oficial do cornwell no brasil tem os links dessa serie legendada.

Henriquevc
06/04/2011, 00:03
Pra mim: Leitura obrigatória

Drug
06/04/2011, 00:37
Irei lê-los em breve.

¬¬
06/04/2011, 00:54
Nossa, que coveiragem braba.

Mas pra reforçar o topico, a trilogia de Artur é recomendadissima, assim como qualquer outro livro do Cornwell, que é sem dúvida nenhuma meu autor favorito.

king_hyperdyo
08/04/2011, 22:34
Apesar da coveiragem, recomendo com força essa trilogia. Foi uma das melhores que li nos últimos anos :rox

Biruts
09/04/2011, 01:00
pra mim é a melhor trilogia/série/livro do cornwell.

Artur ressucitou esse tópico

guiracer
12/04/2011, 11:25
Apesar de Derfel ser o "protagonista" eu gostei muito mais do Artur, e eu pensava que jamais iria gostar tanto de um personagem quanto eu gostei de Artur, até ler as cronicas saxônicas, e pqp o Rei Alfredo conseguiu superar, ele era a porra de um religioso fervoroso, sendo injusto com aqueles que mereciam ganhar glória por causa da igreja, mas a inteligência do cara era excepcional, nao tem como não gostar dele, os diálogos em que ele participa são todos excepcionais, nas Cronicas saxonicas, enquanto Uhtred fazia algo eu ficava pensando, porra, quero que ele se encontro de novo com Alfredo pra ver o diálogo dele.

Agora estou louco pra ler a Saga do Graal.

Rudash
12/04/2011, 11:59
Essa série é excelente.

Quando cheguei no terceiro livro, fiquei muito tempo pra termina-lo, simplesmente por que não queria que acabasse.

Tenho que pegar as outras obras dele para ler tb.

Ghim
12/04/2011, 12:10

Ordem dos livros de BC:

- Crônicas Saxônicas
- A Busca do Graal
- A Saga de Sharpe
- As Crônicas de Artur

A ordem é de baixo pra cima, né? :lol:

Para mim, O Rei do Inverno é o melhor livro que já li na vida. Fataço.

Sou fã do Cornwell e tenho mais de 20 livros dele aqui em casa, e nada supera As Crônicas de Artur.

O "problema" é q ele nao se reinventa mto. Tipo, mudam os personagens, mudam os conflitos, mas certas coisas continuam exatamente as mesmas em todos os livros.

Ok ok, o autor tem seu estilo e é dificil sair dele, mas falta uma variada.

Anyway, BC eh meu autor favorito, e triste é aquele q nunca leu As Cronicas de Artur

a Trilogia do Graal vem em segundo
Cronicas Saxonicas em terceiro
Sharpe depois, pq é mto legal mas os livros se repetem mto

Alan Shore
12/04/2011, 13:41
Espera ler o segundo livro então. O Cornwell consegue subir ainda mais a barra de qualidade em O Inimigo de Deus, o melhor livro da trilogia.

E dizer que Crônicas Saxônicas é melhor que as de Artur é complicado. Pelo menos o primeiro livro não se compara ao Rei do Inverno. É bom sim, mas só pra ter uma idéia: O Inimigo de Deus eu comprei um dia após ter lido O Rei do Inverno, mas o segundo livro das Crônicas Saxônicas eu não comprei até hoje, meses depois de terminar o primeiro. Não me prendeu tanto, qualquer dia desses aí eu compro.

O principal motivo são os personagens. O Derfel é astronomicamente mais carismatico que o Uthred, e não tem nenhum personagem de suporte tão bom quanto o Artur. Dizem que o Alfredo é fodão, mas no primeiro livro ele quase não aparece, e quando aparece, nem é tudo isso. Enquanto o Artur se firma logo no começo de O Rei do Inverno, e toda vez que ele aparece você fica admirado, quase dá pra imaginar o cara saindo da página. Isso sem mencionar o Merlin e a Nimue.

Novamente, estou me referindo apenas ao Último Reino, primeiro volume das Crônicas Saxônicas.

guiracer
12/04/2011, 18:12
Espera ler o segundo livro então. O Cornwell consegue subir ainda mais a barra de qualidade em O Inimigo de Deus, o melhor livro da trilogia.

E dizer que Crônicas Saxônicas é melhor que as de Artur é complicado. Pelo menos o primeiro livro não se compara ao Rei do Inverno. É bom sim, mas só pra ter uma idéia: O Inimigo de Deus eu comprei um dia após ter lido O Rei do Inverno, mas o segundo livro das Crônicas Saxônicas eu não comprei até hoje, meses depois de terminar o primeiro. Não me prendeu tanto, qualquer dia desses aí eu compro.

O principal motivo são os personagens. O Derfel é astronomicamente mais carismatico que o Uthred, e não tem nenhum personagem de suporte tão bom quanto o Artur. Dizem que o Alfredo é fodão, mas no primeiro livro ele quase não aparece, e quando aparece, nem é tudo isso. Enquanto o Artur se firma logo no começo de O Rei do Inverno, e toda vez que ele aparece você fica admirado, quase dá pra imaginar o cara saindo da página. Isso sem mencionar o Merlin e a Nimue.

Novamente, estou me referindo apenas ao Último Reino, primeiro volume das Crônicas Saxônicas.

Eu também comecei meio meh com as cronicas saxônicas, afinal depois das cronicas de Artur, não me via gostando dos saxões, e fiquei extremamente triste com o destino dos Britânicos serem empurrados para Gales para todo o sempre e sendo transformados em míseros ladrõezinhos de gado = / , mas foi assim que ocorreu a historia da Inglaterra

Peço para que leia o restante das Crônicas Saxônicas, o primeiro livro Uhtred é um bebê, depois ele amadurece e o personagem para mim fica muito superior ao Derfel, Derfel é muito mais romantico, sentimental e emocional, Uhtred é mais carnal, ele acha mulher gostosa, come elas, não é só um excelente guerreiro como Derfel é mais além, ele gostava da guerra tinha inteligencia estratégica para a guerra, e excelentes personagens brotam do 2º livro em diante, além de batalhas épicas, e não esqueca de ler as anotações historicas do Cornwell no final de cada livro só de pensar que por causa de Alfredo hoje a lingua mais falada do mundo é o inglês e não o dinamarquês e isso aconteceu por um tantinho assim.

Churchill
12/04/2011, 20:36
A ordem é de baixo pra cima, né? :lol:

Para mim, O Rei do Inverno é o melhor livro que já li na vida. Fataço.

Sou fã do Cornwell e tenho mais de 20 livros dele aqui em casa, e nada supera As Crônicas de Artur.

O "problema" é q ele nao se reinventa mto. Tipo, mudam os personagens, mudam os conflitos, mas certas coisas continuam exatamente as mesmas em todos os livros.

Ok ok, o autor tem seu estilo e é dificil sair dele, mas falta uma variada.

Anyway, BC eh meu autor favorito, e triste é aquele q nunca leu As Cronicas de Artur

a Trilogia do Graal vem em segundo
Cronicas Saxonicas em terceiro
Sharpe depois, pq é mto legal mas os livros se repetem mto

Sabe o que dizem sobre gosto, não sabe ?

A propósito:

Sharpe:
http://img37.imageshack.us/i/artempire02.jpg/

Biruts
12/04/2011, 22:32
ainda acho a trilogia do artur a mais redonda, mais bem feita, mais ambígua. falam muito desse lance do derfel ser menos crível, mais idealizado talvez (pra não dizer do artur), o uthred é mais humano e tal, com "falhas", mas mesmo assim sou mais a trilogia arturiana. merlin é o maior dos personagens do cornwell, artur ficou muito foda também, mas, principalmente, a relação entre religião/magia/realidade alcança o máximo nesses tres livros, fica aquele "quê" sem resposta, sem contar que foi a que eu me emocionei mais, vários momentos épicos, mais enxuta...vamos ver onde vai as cronicas saxonicas, tomara que o cornwell termine em grande estilo!

Alan Shore
12/04/2011, 23:26
Eu também comecei meio meh com as cronicas saxônicas, afinal depois das cronicas de Artur, não me via gostando dos saxões, e fiquei extremamente triste com o destino dos Britânicos serem empurrados para Gales para todo o sempre e sendo transformados em míseros ladrõezinhos de gado = / , mas foi assim que ocorreu a historia da Inglaterra

Peço para que leia o restante das Crônicas Saxônicas, o primeiro livro Uhtred é um bebê, depois ele amadurece e o personagem para mim fica muito superior ao Derfel, Derfel é muito mais romantico, sentimental e emocional, Uhtred é mais carnal, ele acha mulher gostosa, come elas, não é só um excelente guerreiro como Derfel é mais além, ele gostava da guerra tinha inteligencia estratégica para a guerra, e excelentes personagens brotam do 2º livro em diante, além de batalhas épicas, e não esqueca de ler as anotações historicas do Cornwell no final de cada livro só de pensar que por causa de Alfredo hoje a lingua mais falada do mundo é o inglês e não o dinamarquês e isso aconteceu por um tantinho assim.

Eu com certeza vou continuar a leitura, só não sei quando. Eu gostei bastante do livro, mas não deu aquela empolgada de já comprar o outro em seguida. Mas pretendo ler tudo sim.

Ghim
12/04/2011, 23:51
Sabe o que dizem sobre gosto, não sabe ?

Sim. Dizem q o meu é melhor que o seu [coolface]

Bem, eu acho a saga de sharpe mto divertida, mas repetitiva

Btw, alguem aí leu Azincourt? praticamente uma side-story da Trilogia do Graal hehe... mas mto bom tb

guiracer
14/04/2011, 10:38
Terminei ontem de reler as Cronicas de Artur e é engraçado como voce passa por detalhes desapercebidos da primeira vez que voce le.

Antes achava que o Inimigo de Deus era o melhor livro, agora Excalibur ganha de lavada.

Churchill
14/04/2011, 22:46

Btw, alguem aí leu Azincourt? praticamente uma side-story da Trilogia do Graal hehe... mas mto bom tb

Estou com Azincourt aqui mas não li ainda. Mas eu já imaginava isso pelo livro passar na mesma época da trilogia do arqueiro.

Burs
16/04/2011, 14:34

Eu li Azincourt, a história em si é boa, os personagens são legais, mas não curto muito protagonistas arqueiros, sei lá, nem se compara a um guerreiro em uma parede de escudos. Mas no geral eu recomendo sim, vale a pena ler.

Ghim
16/04/2011, 15:42
Estou com Azincourt aqui mas não li ainda. Mas eu já imaginava isso pelo livro passar na mesma época da trilogia do arqueiro.

nao eh na mesma época, é um bom tempo depois. o q eu quis dizer é q nao muda mta coisa do estilo do Arqueiro

Nevtur
16/04/2011, 16:50
Não li Azincourt ainda mas parece ser bom, tão fazendo um filme, sempre quis uma adaptação das crônicas de arthur, quem sabe se esse fizer sucesso não adaptem mais coisas do Cornwell.

milh0use
19/04/2011, 13:09
Acabei de comprar a coleção por R$94,00 no Submarino!!!

Nomercy
19/05/2011, 17:56
Também comprei a coleção.
E to ficando Ansioso para ler.

billpower
19/05/2011, 19:49
Alfredo é um mala. Ele não é fodão. Uthred é espetacular. Eu não sei como alguém pode não gostar de um cara daquele. Enfrenta tudo de frente sem medo, mesmo com medo, eheh. Não li Arthur, mas já li três de Crônicas Saxônicas e estou indo para o 4 duvido muito que algum supere. Crônicas Saxônicas é simplesmente fantástico.

Nomercy
20/05/2011, 12:20
Também achava o Alfredo um filadamãe.Mas ele merece respeito também. Só não acho fodão.
Creio que o filho dele será foda , mas isso depende dos próximos livros.

guiracer
20/05/2011, 12:39
Alfredo não era guerreiro, e até era religioso demais, mas ele simplesmente criou a Inglaterra, derrotou o inimigo mais poderoso da época numa situação dificílima, inimigos em que todos perante a eles tinham caído, e graças à ele hoje o Inglês é a lingua mais falada do mundo e não o dinamarquês, talvez até nem a religião cristã seria a religião mais difundida do mundo, e ele fez isso tudo usando apenas a inteligência, numa época em que se acreditava que tudo se resolvia na espada ou em sua crença.

Nomercy
20/05/2011, 13:11
Alfredo não era guerreiro, e até era religioso demais, mas ele simplesmente criou a Inglaterra, derrotou o inimigo mais poderoso da época numa situação dificílima, inimigos em que todos perante a eles tinham caído, e graças à ele hoje o Inglês é a lingua mais falada do mundo e não o dinamarquês, talvez até nem a religião cristã seria a religião mais difundida do mundo, e ele fez isso tudo usando apenas a inteligência, numa época em que se acreditava que tudo se resolvia na espada ou em sua crença.

Eu sei que ele foi foda. Mas o personagem no livro apesar de fazer tudo isso, só conseguiu graças ao Uhtred.E sempre fodeu ele não deixando ele ir pra Benbabburg .Então você acaba pegando" raiva" dele. Mas sem dúvida ele era inteligente , o próprio Uhtred o admira. Só acho que nos próximos livros O eduardo filho dele , será mais foda pelo fato de ser "guerreiro" e estar mais próximo a Uhtred.
Mas vai saber como serão os próximos livros.

billpower
20/05/2011, 16:31
Bom ver vocês falando assim das expectativas dos próximos livros. Eu também já me animo. Eu não deixo de admirar a capacidade militarista dele, mas isso não faz dele menos mala! AHAH.

guiracer
20/05/2011, 17:26
Eu sei que ele foi foda. Mas o personagem no livro apesar de fazer tudo isso, só conseguiu graças ao Uhtred.E sempre fodeu ele não deixando ele ir pra Benbabburg .Então você acaba pegando" raiva" dele. Mas sem dúvida ele era inteligente , o próprio Uhtred o admira. Só acho que nos próximos livros O eduardo filho dele , será mais foda pelo fato de ser "guerreiro" e estar mais próximo a Uhtred.
Mas vai saber como serão os próximos livros.

Segundo Cornwell o proximo livro tratará sobre a morte de Alfredo =/ , quer apostar que no fim o Uhtred vai descobrir que Alfredo tinha ele como uma das pessoas mais chegadas, e tudo que Alfredo fez de ruim para Uhtred foi pra tentar transformar ele em cristão, e Uhtred chorará horrores com a morte de Alfredo ?

billpower
21/05/2011, 15:32
ISso não parece com a cara do que venho lendo até agora não e, sinceramente, iria odiar este momento emo do Uthred em plenos idos medievos.

KratosX
21/05/2011, 19:33
Wait,que. Vai ter otro livro continuando a série?

¬¬
21/05/2011, 20:00
Wait,que. Vai ter otro livro continuando a série?

Das Cronicas de Artur não, essa série acabou no terceiro livro, não tem mais o que ser escrito. A série que ainda vai ter mais livros é As Cronicas Saxonicas.

Silent_Bob
27/05/2011, 17:34
Muito bom, muito mesmo... É uma obra prima... Estou terminando de ler as Crônicas Saxônicas... Muito FODA!

vitaminaum
08/06/2011, 13:46
Porque tao spoileando meu tópico de Cronicas de Artur com as Cronicas Saxonicas?!?!

ainda não li a segunda, mas as cronicas de artur, putz, é uma iguaria! haha

Obra-prima!

E foram os primeiros que eu li do Godwell, espero ler mais