PDA

Ver Versão Completa : Perca um Livro

Dimitri.ss
07/02/2009, 21:35
Vagando pela internet achei um site com uma idéia muito interessante :smile

1. Leia um bom livro;
2. Cadastre o livro e escreva seus comentários para pegar seu código único e a etiqueta correspondente ao livro;
3."Perca" o livro em um lugar público.

De posse do código o leitor poderá rastrear pelo tempo que quiser os caminhos percorridos pelo livro.

A idéia é que estes livros sejam a ponta de uma corrente que incentive outras pessoas a fazerem o mesmo com outros livros, disseminando entre pessoas o saudável hábito da leitura.

http://www.livr.us/

Fica ae uma dica pra quem gosta de espalhar a cultura:D

(Google e Orkut)

Davidorff
07/02/2009, 22:08
Aqui em são paulo, se fizer isto, tem uns 95% de chance do livro cair nas mãos de alguem que está pouco se lixando pra leitura, mas se fizer isso numa faculdade, pode até dar certo.

Kemi
07/02/2009, 22:09
Adorei a idéia, mas não acredito muito que isso daria certo..

Se escrever o site na 1ª página do livro, bem grande, quem sabe...

Dimitri.ss
07/02/2009, 22:32
Adorei a idéia, mas não acredito muito que isso daria certo..

Se escrever o site na 1ª página do livro, bem grande, quem sabe...

Quando se cadastra o livro e recebe o código você recebe as infos sobre oque escrever no livro :smile

E concordo dependendo do lugar onde você deixar o livro ele acabaria indo pro lixo, mas pense se gasta uns 20 reais em livros num sebo e "esquece" eles no lugar certo acho que seria muito bom.;D

AtDeathDoor
08/02/2009, 09:05
Já tinha visto essa idéia de "abandonar" olivro em um locla pública. Essa idéia adicional de rastrear é ótima!!

O problema é ter coragem de arriscas meu Maus, A Menina que Roubava Livros, Coraline, Drácula... Alguém aqui tem coragem de abandonar seu encadernado de Sandman com o risco de ele ir parar no lixo? Afinal, se for entrar na brincadeira que use um livro que valha a pena e dê curiosidade de ler.

Ciao

AtDeathDoor
08/02/2009, 09:21
Olha o que uma mulher escreveu em um tópico no Orkut:

Triste... Muito mesmo!
Pessoas, se eu contar, acredito que todos vocês se chocaram comigo. Iria perder meu livro ontem, dia 23, o cadastrei, escrevi o “bilhete” deixei em frente ao meu local de trabalho no horário da saída de uma escola (Particular, acreditando que ali seria mais fácil o livro ser registrado como encontrado pelo fácil acesso a internet da gurizada), pois bem, não é que o primeiro passou em branco, leu o sinal de “abra o livro” e nada fez, o segundo pegou o livro o jogou no chão o terceiro passou correndo chutou, abriu, arrancou as páginas, e ficou “brincando” de chutar, fiquei olhando tudo com lágrimas nos olhos, um dos meus primeiros livros da vida... Amor e Cuba Libre, sendo destruído, um menino que trabalha comigo fui lá buscá-lo, mas não teve como arrumar, estava em pedaços!

O que será do futuro do nosso país? É o que me pergunto depois desse fato...

:-(

Sou suspeito para falar, mas eu entrava de sola! [:grr]
http://images.uncyc.org/pt/5/57/Lindomar_card.jpg

Ralff
08/02/2009, 11:17
Cara eu n tenho coragem de fazer isso com meus livros nunca... Eu tenho tanto cuidado com ele que se eu descobrir que tinha gente mexendo eles ou tirando do lugar sem minha permissão dá confusão... eu empresto eles só pra pessoa que eu confio...

Agora logo em que país agente quer fazer isso.. no Brasil? Existem chances disso dar certo é claro... mas a maioria dos livros acabariam como o do comentario da mulher no Orkut.. acho em triste isso... não o livro ser destruido :-D Mas a realidade de nosso pais...

Ed
08/02/2009, 11:24
Na verdade quem começou esse esquema foi um grupo conhecido como bookcrossing.
Existe o bookcrossing.com.br, que está abandonado há um tempão.
Eu já tive a idéia de fazer isso, apenas ainda não botei em prática.
Sei que certamente perderei o livro, mas quero tentar assim mesmo. Pretendo abandonar o "O Pequeno Príncipe", deixando meu email e informações para a pessoa abandonar também.
Vamos ver no que vai dar.

Ralff
08/02/2009, 11:41
Sei que certamente perderei o livro, mas quero tentar assim mesmo. Pretendo abandonar o "O Pequeno Príncipe", deixando meu email e informações para a pessoa abandonar também.

Foi o primeiro livro que eu li... eu acho.. foi ele ou foi "O Menino do dedo Verde" :-D:-D

AtDeathDoor
08/02/2009, 11:45
Bem, mas por essa idéia não tem jeito mesmo, você VAI PERDER o livro.

E eu aprendi a ler com "O Gato de Botas" (a muito desaparecido) e "O Pequeno Principe".

Gattuso
08/02/2009, 11:55
gostei da idéia, nem ligo de perder um livro, oq importa pra mim em um é o conteúdo, se eu já o absorvi....

Ralff
08/02/2009, 12:58
gostei da idéia, nem ligo de perder um livro, oq importa pra mim em um é o conteúdo, se eu já o absorvi....

Quer dizer que depois vc ler um obra-prima vc n precisa mais dela? vc n se sente bem em olhar pra ela na sua prateleira?

EDIT: Deixa pra lá.... parece que só eu sou obsecado por meus livros aqui... espero que essa iniciativa dê certo pra vcs...

Gattuso
08/02/2009, 13:12
Quer dizer que depois vc ler um obra-prima vc n precisa mais dela? vc n se sente bem em olhar pra ela na sua prateleira?

EDIT: Deixa pra lá.... parece que só eu sou obsecado por meus livros aqui... espero que essa iniciativa dê certo pra vcs...
Não tenho como hobby olhar para livros na prateleira, se é o que pergunta.

Ralff
08/02/2009, 14:21
Não tenho como hobby olhar para livros na prateleira, se é o que pergunta.

Entendo... eu gosto de colecionar livros... pensei que as outras pessoas fizessem o msm naturalmente... percebi que eu tava errado logo depois de postar mas preferi editar do que apagar o post =)

Gattuso
08/02/2009, 14:43
é sua opinião mey, não tem certo ou errado

Dimitri.ss
08/02/2009, 15:46
Tava pensando em fazer isso mas não quero fazer isso com livros mais comuns tipo harry potter @~@ talvez se for numa area mais carente onde algumas crianças não tenham contato com harry potter :/

trashman
08/02/2009, 18:28
A ideia eh legal mesmo, mas acho que a probabilidade de nao dar em nada eh realmente muito grande.
como falaram talvez em um local como uma faculdade a empreitada tenha mais exito, mas mesmo assim a chance eh pequena.
sinceramente eu prefiro vender meus livros a um sebo, pelo menos la quem o adiquirir ira aproveita-lo de verdade, ira economizar uma grana e eu ainda ganho um poco tb ra comprar outro livro.

Silver_Hawk
08/02/2009, 19:35
Entendo... eu gosto de colecionar livros... pensei que as outras pessoas fizessem o msm naturalmente... percebi que eu tava errado logo depois de postar mas preferi editar do que apagar o post =)

eu
o//
livros e gibis.

apesar de nao ter taaaaaaantos livros assim...
mas gosto de ter os meus.. e quem sabe, um dia (nao mto distante) terei uma mini-biblioteca particular.

mas realmente, essa idéia do bookcrossing aqui no brasil nao dá...
tem que ser em um lugar com um mínimo de cultura.

Ralff
08/02/2009, 20:35
é sua opinião mey, não tem certo ou errado

o "percebi que eu estava erado" era sobre a ideia de que todo mundo que lê adora ter leus livros por perto e n pelo fato de eu n gostar da ideia de perder os meus livros... disso eu tô 100% certo ^^

eu
o//
livros e gibis.

apesar de nao ter taaaaaaantos livros assim...
mas gosto de ter os meus.. e quem sabe, um dia (nao mto distante) terei uma mini-biblioteca particular.

mas realmente, essa idéia do bookcrossing aqui no brasil nao dá...
tem que ser em um lugar com um mínimo de cultura.

Uhum ^^

Faço isso com os mangás tbm... mas po resses tempos tive que parar... tava gastando mto.. agora so livros msm

<# Link_2@@X #>
08/02/2009, 20:35
Nunca faria isso, gosto dos meus livros bonitinhos e arrumados no meu armário.

Mas gosto de incentivar amigos a ler. Volta e meia empresto um dos meus livros para alguém que diz odiar ler, muitas vezes eles se surpreendem e acabam pedindo mais.

Uma colega minha leu todos os 13 livros da série "Desventuras em Série" em algumas semanas, antes ela dizia detestar livros hehe!

Jeovas
09/02/2009, 00:55
Olha o que uma mulher escreveu em um tópico no Orkut:

:-(

Sou suspeito para falar, mas eu entrava de sola! [:grr]
http://images.uncyc.org/pt/5/57/Lindomar_card.jpg

A verdade é que do jeit que a coisa tá se você esquecer 100 livros 99 deles vão ser destruídos, e talvez 1 alguem leia e perca-o novamente....

É triste mas é verdade.

E outra, eu não acho que isso incentive alguém a ler não, se o cara quer ler ele vai em uma biblioteca, vai em um Sebo e compra livro por 5 reais e talz, quem realmente quer alguma coisa não fica esperando cair do céu um "livro esquecido" não.....

AtDeathDoor
09/02/2009, 07:18
Pollyana=on

Pelo visto alguns aqui esqueceram o que é otimismo. E daí que tem risco de perder o livro e um deles vá inevitavelmente ser destruído? Isso é motivo para não participar?
Deve então enviar pelo correio para Portugal com destinatário "terceiro banco, parque central, Estarreja"?

Na dúvida, confie.

Ciao

The Overtaker
09/02/2009, 12:10
Se eu comprei o livro quero ele na minha estante, não na mão de vagabundo.

don_vito256
09/02/2009, 14:28
Povim acha que todo mundo é igual, que um livro pra todo mundo é muito mais que um objeto. Eu acharia rox se eu sentasse no banco da praça e tivesse um "Pequeno Príncipe" ou coisa que o valha largadinho lá.....muita gente não tá nem aí.

Vale muito mais conversar com o tipo de gente que você acha que deveria ler e não está lendo do que deixar livros no meio do caminho, esperando que magicamente a pessoa se contamine pelo (oh!) amor à leitura...

The Overtaker
09/02/2009, 14:31
Povim acha que todo mundo é igual, que um livro pra todo mundo é muito mais que um objeto. Eu acharia rox se eu sentasse no banco da praça e tivesse um "Pequeno Príncipe" ou coisa que o valha largadinho lá.....muita gente não tá nem aí.

Vale muito mais conversar com o tipo de gente que você acha que deveria ler e não está lendo do que deixar livros no meio do caminho, esperando que magicamente a pessoa se contamine pelo (oh!) amor à leitura...

Também acho.
Esse tipo de coisa é ridícula.

Mesma coisa que achar que deixando bíblia jogada na calçada vai aparecer um monte de cristão no mundo.

Eu mesmo, que adoro ler, não sei se pegaria um livro do chão assim. Coisa mais sem nexo.

Daniel Schmerz
09/02/2009, 14:35
Não daria meus livros.

Tenho muito xodó por eles. Ainda terei minha biblioteca em casa....

trashman
09/02/2009, 15:10
Aqui em casa a gente tem o costume de doar livros que nao usamos mais e que sejam voltados para um publico mais jovem(ifanntil , infanto juvenil e afins) para instituiçoes de caridade.
Acho mais valido.

Vcs topariam perder um dvd de filme e um jogo de videogame tb? to precisando:lol

Ralff
09/02/2009, 15:13

Era exatamente isso que eu queria dizer com todos os meus posts nesse topico eahueahueahueah Preciso aprender a ser mais direto :-D

AtDeathDoor
09/02/2009, 15:17
Perder DVD acho que se ripar sim.

Tem uma locadora no meu quarto, quer comprar trashman?

Maximum Spider
09/02/2009, 15:20
Se eu estivesse sentado em um banco de uma praça qualquer, e encontrasse um livro abandonado ao meu lado, nunca que eu iria pega-lo.

Vai saber onde o cara que largou o livro, costuma enfiar as mãos. Maior nojão...

:p

The Overtaker
09/02/2009, 15:48
Era exatamente isso que eu queria dizer com todos os meus posts nesse topico eahueahueahueah Preciso aprender a ser mais direto :-D
Comigo é na lata.
Eu chego e falo "wazap mey, fala comofas ou vai pra galere".

Aqui em casa a gente tem o costume de doar livros que nao usamos mais e que sejam voltados para um publico mais jovem(ifanntil , infanto juvenil e afins) para instituiçoes de caridade.
Acho mais valido.

Vcs topariam perder um dvd de filme e um jogo de videogame tb? to precisando:lol

Alguém toparia perder um PS3? Tô querendo.

Se eu estivesse sentado em um banco de uma praça qualquer, e encontrasse um livro abandonado ao meu lado, nunca que eu iria pega-lo.

Vai saber onde o cara que largou o livro, costuma enfiar as mãos. Maior nojão...

Pode crer.
Eu, por exemplo, leio cagando.
Não ia querer o livro de alguém que faz o mesmo.

trashman
09/02/2009, 15:50
Perder DVD acho que se ripar sim.

Tem uma locadora no meu quarto, quer comprar trashman?

comprar perde o sentido, quero q deixem largado em algum lugar para q outros possam usufruir, incluindo eu:D

Semente da Discórdia
09/02/2009, 17:23
Idem.

Se nego quer ler e não tem dinheiro para comprar, bibliotecas neles.

Ed
09/02/2009, 17:54
Bem, a idéia não é exatamente bancar a leitura de alguém ou fazer ela adquirir gosto pela leitura, e sim compartilhar com um desconhecido algo que você gostou muito e gostaria que alguém lesse e continuasse passando adiante.
Por isso geralmente só usam livros pequenos, de leitura rápida (ninguém vai deixar um Musashi e esperar que alguém leia rápido e repasse).

O interessante seria acompanhar quem leu o livro e ver as impressões dele no site (ou email). Ver a reção, como a leitura o afetou.
É questão de educação, pura e simplesmente.
Educação ao ler e conservar e educação ao passar adiante.

Mas não tem jeito é coisa de mentalidade mesmo.
Se aqui, o pessoal dito instruído, não entendo o sentido da coisa, imagine então na população carente.
infelizmente isso é coisa para países desenvolvidos. outras cabeças (e bolsos).

trashman
09/02/2009, 18:03
Eh q eh foda, como vc bem disse ED, cultura muito diferente.
Aqui eu nao apostaria um centavo numa ideia dessa pq sei que nao ia funcionar de jeito nenhum.
seriamais facil pessoas se cadastrarem no site e combinarem de trocar os livros, ai a coisa poderia realmente fluir.
mas largando ele em algum lugar ao acaso, sem chance.

Véio Tarado
09/02/2009, 18:09

Me avisa onde você vai perder ele que eu vou lá pegar :lol

Ou se quiser eu troco pelo primeiro livro da trilogia Senhor dos Anéis que eu tenho sobrando...

Ed
09/02/2009, 22:24
Me avisa onde você vai perder ele que eu vou lá pegar :lol

Ou se quiser eu troco pelo primeiro livro da trilogia Senhor dos Anéis que eu tenho sobrando...
Nesse caso vou deixar uma G Magazine lá pra vc.
Eu não gosto, mas fico contente em te fazer feliz. [kdiabo]

The Overtaker
09/02/2009, 23:54
Ed se acha culto e desenvolvido por querer dar livro pros outros.
Ah, se liga. Vai julgar outro, rapaz.

Obs: editei porque tinha escrito "me chupa" no lugar de "se liga" e sei que iam dar um jeito de me travar por isso. Mas que seu post foi ridículo, pomposo, preconceituoso e rotulador, foi.

AtDeathDoor
10/02/2009, 00:26
Calma, você não é inculto Overtaker é apenas um ser materialista.

keni
10/02/2009, 09:19
Má nunca que eu faria isso no Brasil, país sem hábito algum de leitura. Puta que pariu! Olha a história da colega do orkut. Vai se fuder bando de gurizada sem cultura do caralho. Acho que por isso nunca doei algum livro meu.

Ed, no teu caso, acho que funcionaria mais mandar o livro para algum colega do fórum que possa se interessar. E ele repassar, enfim. É só um pouco menos arriscado.

BigBrother
10/02/2009, 09:32
eu tava lendo o tópico e pensei em uma corrente mais efetiva.

tipo o filme corrente do bem.

ao inves de você simplesmente perder o livro em qualquer lugar (é o mais interessante da "brincadeira", mas 90% de destruirem seu livro), você dá para algum amigo, próximo ou não, quando ele terminar de ler, ele dá para outro e assim vai indo, literalmente numa corrente.

tipo, seria ainda mais interessante se você tentasse dar para algum conhecido, e não um amigo, por que depois de algum tempo a pessoa que tá no livro provavelmente vai ser alguma desconhecida sua.

bem que poderiamos fazer isso na OS ;)

The Overtaker
10/02/2009, 10:30
Calma, você não é inculto Overtaker é apenas um ser materialista.

Pois é.
Só cuido bem das coisas nas quais invisto meu dinheiro, que não cai de árvore. Não vou jogar as coisas no chão pra vagabundo pisar e chutar. Se alguém que sei que vai fazer bom uso me pede um livro, eu dou com o maior prazer. Aliás, é um dos presentes que mais gosto de dar. Agora largar ao Deus dará com a esperança de que alguém com a mesma mentalidade que eu para a leitura encontre e aprecie é sonhar demais.
Fazer isso em um país de analfabetos funcionais é a mesma coisa que jogar a namorada no pátio de um presídio e querer que os presidiários cuidem bem dela e tratem com amor e carinho ao invés de chegar metendo a vara.

Mas perdão, Ed. Ontem eu estava exaltado porque cheguei tarde em casa e perdi o BBB. Você não é rapaz e muito menos é idiota. De rapaz eu te chamei no post e de idiota eu te chamei mentalmente. ;D

Peraí! Rapaz você é, sim. Tô confundindo os moderadores... :kong_zonzo:

Brneo
10/02/2009, 10:34
Perder o BBB deixa qualquer um puto, realmente.

BIGBOSA
10/02/2009, 11:43
EU não faria isso.

1) Por saber, como muitos ja escreveram, que vão acabar no lixo
2) Como o Over disse (Olha!! segunda vez q concordo contigo! :) ) eu paguei, é meu e não quero na mao de vagabundos.
3) meus filhos, netos... enfim, parentes, podem querer ou precisar um dia!!

The Overtaker
10/02/2009, 11:49
EU não faria isso.

1) Por saber, como muitos ja escreveram, que vão acabar no lixo
2) Como o Over disse (Olha!! segunda vez q concordo contigo! :) ) eu paguei, é meu e não quero na mao de vagabundos.
3) meus filhos, netos... enfim, parentes, podem querer ou precisar um dia!!

Está ficando cada vez mais constante isso. Ainda nos casaremos.

Por falar em casamento e, observando sua terceira justificativa, me lembrei do seguinte: apesar de ser ridículo o cara deixa o livro na estante só pra ficar ostentado o posto de "leitor bonzão" e falando "eu já li tooooooodos esses 5 livros que estão ali na estante", acho que esse será um modo muito eficaz de fazer meus filhos se interessarem pela leitura. Seguindo o exemplo do pai e aprendendo desde pequeno que o prazer de ter um livro que foi devorado por você ali na estante guardadinho é tão legal quanto colecionar gibis, dvds ou jogos de videogame. Me lembro que comecei a ler (meu primeiro livro se chamava O Monstro do Morumbi, da Stella Carr) por ver minha irmã lendo. Meus pais não têm o hábito da leitura e, se dependesse deles, eu não leria nada. Acho bom ter algum empurrãozinho quando criança. Espero poder eu mesmo inserir meus filhos no mundo da leitura. E ter uma vasta biblioteca em casa pode ajudar muito. Meu filho pode pensar "Poxa, meu papai é fodão. Vou ler os mesmos livros que ele, e não ficar vendo novela que nem a mamãe Bigbosa".

BIGBOSA
10/02/2009, 12:00
e não ficar vendo novela que nem a mamãe Bigbosa".

ISSO NÃO É VERDADE!!!

q injustiça...

eu ja li muitos livros...

O caso da Borboleta Artiria, As aventuras de Xisto, A Montanha encantada, O Caso do 7 estrelas, Um cadaver ouve radio e outros não tao conceituados quanto estes.

:lol

The Overtaker
10/02/2009, 12:01
ISSO NÃO É VERDADE!!!

q injustiça...

eu ja li muitos livros...

O caso da Borboleta Artiria, As aventuras de Xisto, A Montanha encantada, O Caso do 7 estrelas, Um cadaver ouve radio e outros não tao conceituados quanto estes.

:lol

É O Mistério do 5 Estrelas, não?

E os do Cachorrinho Simba, já leu?

Brneo
10/02/2009, 12:02
Coleção Vaga-Lume domina.

The Overtaker
10/02/2009, 12:04
Coleção Vaga-Lume domina.

E o Marcos é Rey.

BIGBOSA
10/02/2009, 12:05
É o mistério do 5 estrelas, não?

E os do cachorrinho simba, já leu?

pqp É isso mesmo!!!

MistÉrio dos 5 estrelas
hauhauhaa

nao sei da onde tirei este nome...

Xisto no espaÇo..

Putz, nao li estes do simba!!

The Overtaker
10/02/2009, 12:19
Putz, é porque é Cachorrinho Samba.
Huhauahauhauahua.
Simba é o leão. :P

Aqui o mais famoso dele:
http://4.bp.blogspot.com/_le_du9us6s0/SFkAeT6v7UI/AAAAAAAAAUg/VOXVjIZyBQc/s320/A%2BMina%2Bde%2BOuro.jpg

Ed
10/02/2009, 12:31
Ed se acha culto e desenvolvido por querer dar livro pros outros.
Ah, se liga. Vai julgar outro, rapaz.

Obs: editei porque tinha escrito "me chupa" no lugar de "se liga" e sei que iam dar um jeito de me travar por isso. Mas que seu post foi ridículo, pomposo, preconceituoso e rotulador, foi.

Desculpe mas minha postagem não foi mais ridícula que essa sua.
Não julguei ninguém só disse o óbvio, você sim que está julgando.

Aliás, impressão minha ou sua capacidade de interpretação anda bem ruim ultimamente?
Tá nervoso chapa, toma maracujina.

The Overtaker
10/02/2009, 12:36
Não julguei ninguém

Não?

Se aqui, o pessoal dito instruído, não entendo o sentido da coisa, imagine então na população carente.
infelizmente isso é coisa para países desenvolvidos. outras cabeças (e bolsos).
Em quais outros países você morou para ter a cabeça mais desenvolvida que as nossas, seres que não entendem o sentido da coisa como você, apesar de nos dizermos instruídos?

Ed
10/02/2009, 12:39
eu tava lendo o tópico e pensei em uma corrente mais efetiva.

tipo o filme corrente do bem.

ao inves de você simplesmente perder o livro em qualquer lugar (é o mais interessante da "brincadeira", mas 90% de destruirem seu livro), você dá para algum amigo, próximo ou não, quando ele terminar de ler, ele dá para outro e assim vai indo, literalmente numa corrente.

tipo, seria ainda mais interessante se você tentasse dar para algum conhecido, e não um amigo, por que depois de algum tempo a pessoa que tá no livro provavelmente vai ser alguma desconhecida sua.

bem que poderiamos fazer isso na OS ;)

Essa idéia também é muito boa. Mas aí perde o ponto interessante que é ver a opinião de um desconhecido e sua reação.
Mas como disse, é um risco e as chances disso funcionar são mínimas.

Ed
10/02/2009, 12:59
Não?

Em quais outros países você morou para ter a cabeça mais desenvolvida que as nossas, seres que não entendem o sentido da coisa como você, apesar de nos dizermos instruídos?

Por acaso entendeu o sentido da idéia? Parece que não, já que insiste no papo de "dar" livro para vagabundo.
Talvez seja ponto de vista. Enquanto você pensa que está dando algo eu penso estar compartilhando para depois ver a reação da pessoa e que depois ela faça o mesmo, mais ou menos como uma corrente mesmo. Mas para isso funcionar é preciso que a pessoa que o recebeu tenha educação suficiente para seguir adiante, e não saia chutando ou rasgando, como foi postado aqui.

E não tenho que ter morado em lugar nenhum para conhecer mais sobre esse assunto, apenas o acompanhava muito antes de ser postado aqui.
Por acaso procurou conhecer a idéia? Saber exatamente o sentido dela?
Se não teve interesse sinto muito, eu tive. Mas a idéia é simples e vai além do materialismo, como foi dito aqui.

Aliás, quando falei "outras cabeças" não estava me referindo ao pessoal que postou aqui, e sim sobre aqueles que iriam encontrar o livro e dar continuidade à idéia.
Não foi intenção desmerecer ninguém.

Sobre o pessoal daqui, é como o AtDeathDoor, a visão é mais materialista mesmo.

The Overtaker
10/02/2009, 12:59
Nem vou ler. Muita coisa por nada.

Sigamos com o tópico.

Nevtur
10/02/2009, 13:03

Vc não está sozinho:p

Eu e meus irmão aqui em casa colecionamos livros e quadrinhos, ficam todos guardados com carinho!!! De Tolkien e Cornwell a milhares de revistas disney, Mônica, Marvel.

Até gibis antigaços dos Trapalhões e Senninha temos guardados ainda!!! Tb várias edições de Tex e livros da série Vaga Lume!!!

:kongrox:kongrox:kongrox

Quero ver como vamos fazer quando cada um for morar pra um canto!!! A coleção da Marvel eu que começei então é Minha!!! [kdiabo][kdiabo]

Sobre o tópico...pensei em perder os Musashis!!! Mas desisti rapidinho!! [kdiabo][kdiabo]

The Overtaker
10/02/2009, 13:05
Vc não está sozinho:p

Eu e meus irmão aqui em casa colecionamos livros e quadrinhos, ficam todos guardados com carinho!!! De Tolkien e Cornwell a milhares de revistas disney, Mônica, Marvel.

Até gibis antigaços dos Trapalhões e Senninha temos guardados ainda!!! Tb várias edições de Tex e livros da série Vaga Lume!!!

:kongrox:kongrox:kongrox

Quero ver como vamos fazer quando cada um for morar pra um canto!!! A coleção da Marvel eu que começei então é Minha!!! [kdiabo][kdiabo]

Sobre o tópico...pensei em perder os Musashis!!! Mas desisti rapidinho!! [kdiabo][kdiabo]

Qual a solução pra guardar tudo isso?
Eu já estou tendo problemas com meus gibis.

Nevtur
10/02/2009, 13:20
Qual a solução pra guardar tudo isso?
Eu já estou tendo problemas com meus gibis.

Eu tb estou com problemas, tá ficando sem espaço... tamos pensando em construir um subsolo só pra isso...:kongrox

Meus pais sempre falam que querem vender tudo pra sebos (coitado do cara do Sebo, teria que ter muita grana) Mas nem eu e meus irmão permitimos... Na coleção de livros, gibis e Comandos em ação ninguém mexe.

Eu empresto pra alguns (seletos) amigos os livros e gibis, mas sempre peço de volta...

Eu sei que meu irmão mais velho pretende guardar pros filhos dele (eu espero fazer isso tb).

The Overtaker
10/02/2009, 13:23
Eu tb estou com problemas, tá ficando sem espaço... tamos pensando em construir um subsolo só pra isso...:kongrox

Meus pais sempre falam que querem vender tudo pra sebos (coitado do cara do Sebo, teria que ter muita grana) Mas nem eu e meus irmão permitimos... Na coleção de livros, gibis e Comandos em ação ninguém mexe.

Eu empresto pra alguns (seletos) amigos os livros e gibis, mas sempre peço de volta...

Eu sei que meu irmão mais velho pretende guardar pros filhos dele (eu espero fazer isso tb).

Sempre sonho que, na minha casa, poderei ter um quarto só pra gibis, livros, games e dvds.

BIGBOSA
10/02/2009, 13:39
Por acaso entendeu o sentido da idéia? Parece que não, já que insiste no papo de "dar" livro para vagabundo.
Talvez seja ponto de vista. Enquanto você pensa que está dando algo eu penso estar compartilhando para depois ver a reação da pessoa e que depois ela faça o mesmo, mais ou menos como uma corrente mesmo. Mas para isso funcionar é preciso que a pessoa que o recebeu tenha educação suficiente para seguir adiante, e não saia chutando ou rasgando, como foi postado aqui.

bem colocado...

Se eu tivesse certeza que o livro seria bem utilizado e o ciclo de "empréstimo" continuasse, maravilha!!! faria com gosto!! pq ai todos os meus motivos para não fazer cairiam por agua abaixo...
ou seja
- Meus filhos teriam os livros, pq como os outros eles receberiam os livros "abandonados".
- Eu teria quase certeza que cairiam em boas mãos e usufruiriam bem do livro.

mas o q acontece na realidade?
- O livro corre o risco de ir parar no lixão ou do jeito que a grande maioria de brasileiros é metido a esperrto, meu livro apareceria no Mercado livre.

ai q eu falo.. nao vou gastar para acontecer isso!

Claro, podem dizer:
Mas alguem tem de iniciar...

eu não vou ser!!! até que me provem que funciona.

quanto a doar livros, posso doa-los para pessoas conhecidas que sei q cuidarão bem deles, não me importo.

Agora um idéia, poderiamos iniciar um troca troca de livros aqui...

todos postamos os livros que possuimos e se outro usuario se interessar por um livro seu e vc por um dele, podemos fazer a troca!!
q q acham? Podemos iniciar um ciclo deste na OS

*nada de sedex...bla bla...
a encomenda mais simples...assim quase nao existira custos.

abraços

Guastinha
10/02/2009, 13:46
Acho a ideia bem bacana.

Fiquei até interessado em fazer isso, vou tentar na faculdade, tenho alguns livro bacanas que pretendo doar, e vou tentar com um deles.

O que pode acontecer:
Neguin olhar e nao pegar o livro, por nojo;

Neguin pegar o livro guardar e não ler e não passar para frente e nem mandar nada no site.

Neguin ler o livro e ficar com o livro pra ele.

Neguin registrar e nao passar pra frente.

Neguin destruir, estraçalhar o livro

Independente acho que tem que estar disposto a perder o livro.
O alguem lendo, ou destruindo.

Mas achei interessante, e vou tentar, vou ver direito como funciona o site.

Daniel Schmerz
10/02/2009, 13:51
Se gostar de guardar livros para formar uma biblioteca própria é ser materialista então eu sou.

Nevtur
10/02/2009, 13:52
Sempre sonho que, na minha casa, poderei ter um quarto só pra gibis, livros, games e dvds.

É meu sonho tb!! Ter algum lugar assim com uma poltrona, estantes cheias de livros, um armário cheio de gibis e prateleiras cheias de filmes e bonequinhos (Action figures para os frescos). Dificil é conseguir um lugar assim!!

pqp É isso mesmo!!!

MistÉrio dos 5 estrelas
hauhauhaa

nao sei da onde tirei este nome...

Xisto no espaÇo..

Putz, nao li estes do simba!!

A série vaga-lume era demais, na escola que eu estudava tinha a coleção completa, li quase todos. Tinha tb aquela coleção com várias crônicas "Para gostar de ler" e umas edições ótimas de Rei Arthur, Carlos Magno e seus cavaleiros, Robin Hood, Minas do Rei Salomão, Tom Sawyer e Huck Finn.

Sem dizer a primeira edição Brasileira de O Hobbit (com Gnomos) e O Senhor dos Anéis!!!:kongrox:kongrox

EDIT: a coleção que citei que tem o Rei Arhur e etc... é da Abril cultural, Clássicos da literatura juvenil, tenho dois livros deles em casa ( Os patins de Prata e Aventuras de um petroleiro) meu irmão ganhou de prêmio na escola por leitura de livros extras (tinha que ler um livro por mês o bicho lia um por dia :p)

Achei uma imagem ruinzinha na net http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=67431529_9914.jpg&v=P

Brneo
10/02/2009, 13:58
É meu sonho tb!! Ter algum lugar assim com uma poltrona, estantes cheias de livros, um armário cheio de gibis e prateleiras cheias de filmes e bonequinhos (Action figures para os frescos). Dificil é conseguir um lugar assim!!

Três. Acho que no fim esse é o sonho de grande parte dos "nerds". :p

Ralff
10/02/2009, 14:20

É verdade... eu tbm sonho com um comodo assim... aqui em casa eu mal tenho a privacidade do meu quarto... [:grr]

Não existe nehuma prateleira para eu guardar meus livros e mangás... eu tento me virar com uma parte pequena que fica embaixo da peça de madeira que suporta a TV (não sei o nome disso.. rack?)

Ae nesse espaço eu tento empilha-los de maneira mais organizada possivel... Sem falar que aki a casa é meio grade... muitas pessoas passam por ela todo dia portanto faz barulho em qse todos os comodos da casa... eu tento me isolar pra poder lê... pois só consigo me concentrar na leitura se estiver com um silencio absoluto ou fazendo muito barulho...

Se tivesse um comodo desses com ventilamento apropiado e isolamento acústico ia ser muito foda :rox:rox

Dimitri.ss
10/02/2009, 14:40
Eu teria coragem de fazer , se fosse um livro muito caro compraria um usado :/

E não ficaria desistimulado se alguem destruisse o livro , se eu decidi fazer isso é porque sei dos riscos.

BigBrother
10/02/2009, 15:08
Essa idéia também é muito boa. Mas aí perde o ponto interessante que é ver a opinião de um desconhecido e sua reação.
Mas como disse, é um risco e as chances disso funcionar são mínimas.

então por isso minha idéia.

eu acho MUITO mais interessante esquecer o livro, o problema é, provavelmente vao destruir o livro.

Ed
10/02/2009, 15:16
Temos dois problemas de comunicação aqui.
Primeiro, o pessoal parece não ter lido o tópico e/ou estão discutindo apenas as postagens, deixando a idéia principal de lado.
Segundo, a descrição da idéia no tópico não é exatamente como deveria ser.

Primeiramente ninguém está falando em pegar seu livro de estimação e largar num banco de praça. É claro que não.
Ninguém está falando que é bobagem montar uma biblioteca com aquela edição que você guarda com carinho, longe disso. eu mesmo acho a idéia bacana e tenho intenção de tentar um dia, mas por pura curiosidade no resultado (apesar de já esperar o mais negativo possível), mas nunca faria isso com um livro de estimação.
A idéia é pegar uma outra edição daquele livro que você gosta e aplicar a idéia.
Não faria isso com a edição encadernada e com fotos de "O Pequeno Principe", faria com a edição de bolso, afinal a história, que é o o que realmente importa, estará lá.

Porque eu comentei que isso funciona em países desenvolvidos devido ser "outras cabeças e bolsos"?
Simplesmente porque a idéia de compartilhar algo e ir acompanhando a evolução disso não faz parte de nossa cultura. A grande maiora acha bobo ou perda de tempo. Ok, cada um tem sua opinião e acha o que quiser. Sem falar que leitura aqui é caro. Qualquer livro não sai por menos de 30 reais, a menos que seja um "pocket book".

E, ao contrário do que diz o tópico, a idéia principal não é dissiminar o hábito da leitura.
Dificilmente alguém que não goste de ler irá começar a gostar devido um livro que encontrou por acaso no banco da praça. Se acontecesse seria excelente, mas isso só acontece em filmes.
A idéia é, como eu disse, você querer que mais e mais pessoas tenham o mesmo prazer que você teve ao ler aquele livro e depois disso o passe adiante, para que outra pessoa também leia, comente o que achou e o repasse...

Imagine que interessante se cada pessoa que pegasse um livro desses deixasse uma mensagem na contracapa?
Acharia bacana pacas receber algo assim.

Mas infelizmente isso é algo que dificilmente funciona na prática. Talvez funcione em outros países onde, primeiramente, o hábito de ler é mais desenvolvido que aqui no Brasil. Segundo, o custo do livro não seja tão alto quanto o nosso que alguém não pense em dar uma de "espertinho" e o meta na estante.

Enfim é uma idéia apenas. Seria interessante pensar nas possibilidades, não apenas no lado negativo da coisa.

Ed
10/02/2009, 15:27
bem colocado...

Se eu tivesse certeza que o livro seria bem utilizado e o ciclo de "empréstimo" continuasse, maravilha!!! faria com gosto!! pq ai todos os meus motivos para não fazer cairiam por agua abaixo...
ou seja
- Meus filhos teriam os livros, pq como os outros eles receberiam os livros "abandonados".
- Eu teria quase certeza que cairiam em boas mãos e usufruiriam bem do livro.

mas o q acontece na realidade?
- O livro corre o risco de ir parar no lixão ou do jeito que a grande maioria de brasileiros é metido a esperrto, meu livro apareceria no Mercado livre.

ai q eu falo.. nao vou gastar para acontecer isso!

Claro, podem dizer:
Mas alguem tem de iniciar...

eu não vou ser!!! até que me provem que funciona.

quanto a doar livros, posso doa-los para pessoas conhecidas que sei q cuidarão bem deles, não me importo.

Agora um idéia, poderiamos iniciar um troca troca de livros aqui...

todos postamos os livros que possuimos e se outro usuario se interessar por um livro seu e vc por um dele, podemos fazer a troca!!
q q acham? Podemos iniciar um ciclo deste na OS

*nada de sedex...bla bla...
a encomenda mais simples...assim quase nao existira custos.

abraços

É complicado. Eu tenho muita vontade de fazer isso, mas como disse, mais pela curiosidade de ver se alguém iria realmente responder e seguir a idéia adiante.
Mas para dar certo tem que dar a sorte do livro ser pego por alguém que tenha tal mentalidade. Ou seja, as chances são mínimas.

Achei muito boa a idéia de emprestar aqui. Podemos desenvolver isso. inclusive me deu algumas idéias como montar uma biblioteca onde listamos nossos livros e o interessado o recebe (bancando os custos e garantindo a integridade do mesmo, claro).
Ou, uma que achei mais tentadora, fazer uma espécie de permuta de livros que funcionasse mais ou menos como o Amigo Secreto.
No caso faríamos o sorteio dos "amigos" e você manda um livro seu para a pessoa que tirou, ao mesmo tempo que recebe um da pessoa que te tirou.
Porra, acho que seria bacana isso.
Receberíamos o livro na surpresa, sem saber de qual se trata. Com o compromisso de realmente ler e dizer o que achou (já revelando quem foi seu amigo).

O que acham da idéia?

BIGBOSA
10/02/2009, 15:39
É complicado. Eu tenho muita vontade de fazer isso, mas como disse, mais pela curiosidade de ver se alguém iria realmente responder e seguir a idéia adiante.
Mas para dar certo tem que dar a sorte do livro ser pego por alguém que tenha tal mentalidade. Ou seja, as chances são mínimas.

Achei muito boa a idéia de emprestar aqui. Podemos desenvolver isso. inclusive me deu algumas idéias como montar uma biblioteca onde listamos nossos livros e o interessado o recebe (bancando os custos e garantindo a integridade do mesmo, claro).
Ou, uma que achei mais tentadora, fazer uma espécie de permuta de livros que funcionasse mais ou menos como o Amigo Secreto.
No caso faríamos o sorteio dos "amigos" e você manda um livro seu para a pessoa que tirou, ao mesmo tempo que recebe um da pessoa que te tirou.
Porra, acho que seria bacana isso.
Receberíamos o livro na surpresa, sem saber de qual se trata. Com o compromisso de realmente ler e dizer o que achou (já revelando quem foi seu amigo).

O que acham da idéia?

po... boa idéia essa da permuta!!
eu achei :kongpositivo:

The Overtaker
10/02/2009, 15:42
É 'disseminar', Ed.

Achei a idéia da permuta legal, só tem que ser bem ficalizada pra não mandar um livro bom e receber o almanaque da Turma da Mônica.

Nevtur
10/02/2009, 15:52
É 'disseminar', Ed.

Achei a idéia da permuta legal, só tem que ser bem ficalizada pra não mandar um livro bom e receber o almanaque da Turma da Mônica.

Droga.... já tava separando o Almanaque do Cascão aqui :-(:-(

Mas a idéia do panda é boa sim!! Se organizar certinho e não tiver Glauberizações!!! :kongrox:kongrox

The Overtaker
10/02/2009, 15:57
Droga.... já tava separando o Almanaque do Cascão aqui :-(:-(

Mas a idéia do panda é boa sim!! Se organizar certinho e não tiver Glauberizações!!! :kongrox:kongrox

Muito boa mesmo.
E eu falei sério. Teria que organizar direitinho.
Sei lá, sei que gosto é gosto, mas seria preciso muito bom senso.
Eu ia ficar fodido se mandasse um Agatha Christie e recebesse um J. K. Rola.

Gattuso
10/02/2009, 15:58
Muito boa mesmo.
Eu ia ficar fodido se mandasse um Agatha Christie e recebesse um J. K. Rola.Aloc rari poter mo bom

The Overtaker
10/02/2009, 16:05
Aloc rari poter mo bom

Nem reclamo muito de Harry Potter.
Quando vejo alguém lendo já fico feliz só pelo fato de estar lendo.
Pra mim, se o cara quiser ler a Bíblia Satânica, vai estar aprendendo alguma coisa. O que ele vai fazer com o conhecimento é outra história. Mas vejo qualquer tipo de leitura como algo enriquecedor.
Só que cada livro tem seu público, né. Tenho muito cabelo branco já pra aguentar Harry Potter.

BIGBOSA
10/02/2009, 16:10
Muito boa mesmo.

aaaa mas ai poderiamos avisar quais livros interessaram.

tipo!!
Livros do Big Bosa
A montanha encantada
O Pequeno Principe
Como transformar Suor em Ouro (Bernadinho) pqp, esse é o pior!

Livros do Overtaker
Receitas da Ofélia
O Sitio do Pica Pau Amarelo
Assim falou Zaratustra

Overtaker diz
- pode me enviar qualquer um menos o livro do Bernadinho

Big Bosa diz
- todos menos o Sitio do Pica Pau Amarelo

pronto...! resolvido..
;D

Ed
10/02/2009, 16:14
É 'disseminar', Ed.

É, estou pensando em como organizar isso para evitar que também alguém receba algo que já leu, o que seria frustrante.
Primeiro teria que restringir a idéia a livros, a menos que a pessoa diga no tópico que gostaria de receber HQs também.
E seria bom ter uma quantidade de páginas limite, como um mínimo 50 e máximo 300 páginas. Ao menos de início.
E é claro, determinar um prazo de leitura.

O problema seria evitar recebermos livros que já lemos.
Pensei em escrevermos, anonimamente, os livros que temos intenção de enviar (mais de um, e com alguns falsos no meio) naquela área de mensagens do site AmigoSecreto.
Ou o pessoal me passa, também anonimamente pelo site, os livros que pretende enviar. Eu posto a lista e cada um citaria o que já leu.

Acho que isso resolve o problema.

Ed
10/02/2009, 16:17
Ah, e os livros seriam devolvidos depois. Ninguém iria gastar mais que o envio com isso.
Então não dá pro cara escolher o que quer ler. Mesmo que isso acabaria com a surpresa.
Se for do desejo o cara diz para o amigo deixar um comentário na contracapa.

Acho que vai rolar o barato. Vou criar um tópico para discutirmos o assunto e já definirmos umas regras.

Gattuso
10/02/2009, 16:18
Nem reclamo muito de Harry Potter.
Quando vejo alguém lendo já fico feliz só pelo fato de estar lendo.
Pra mim, se o cara quiser ler a Bíblia Satânica, vai estar aprendendo alguma coisa. O que ele vai fazer com o conhecimento é outra história. Mas vejo qualquer tipo de leitura como algo enriquecedor.
Só que cada livro tem seu público, né. Tenho muito cabelo branco já pra aguentar Harry Potter.ah sim rs

E salvo engano frete pra livro é mais barato né?

The Overtaker
10/02/2009, 16:18
E seria dado de vez ou uma troca com volta, só pra trocar experiências?

BIGBOSA
10/02/2009, 16:23
opa...as ideias são boas...

principalmente esta da indicação do q ja foi lido!

eu acho q tem tudo pra dar certo sim...

eu, particularmente, prefiro pagar 2 postagens a gastar uma grana violenta em um livro... q na maioria das vezes ficam encostados após a leitura.

BIGBOSA
10/02/2009, 16:28
E seria dado de vez ou uma troca com volta, só pra trocar experiências?

Serão devolvidos...

o ED ja escreveu isso!!
presta atenção meu!!
[kong]

zueira!!
:smile

The Overtaker
10/02/2009, 16:36
Serão devolvidos...

o ED ja escreveu isso!!
presta atenção meu!!
[kong]

zueira!!
:smile

Pô, nem vi.
Desculpa aí.
Desculpa, Ed.

Se for pra devolver, eu tô dentro.

É pra devolver, né?

Ed
10/02/2009, 16:42
É para devolver sim. E no mesmo estado que recebeu.
Acredito que seja só não tirar o Glauber para não ter problemas.

haha, aqui o risco é tirar e não ser tirado.

Pack Man
10/02/2009, 17:02
Ah quero participar, vale só livro em portugues? :(

Ed
10/02/2009, 17:12

ué, vc não lê em português?
Isso complicaria a vida de quem te tirar.

Bem, caso eu te tire tenho dois "didáticos" em inglês que ganhei do Nobody...
hehe

Gattuso
10/02/2009, 17:15
Opa, aceito livros em russo, mandarim, aramaico e zulu

Dimitri.ss
10/02/2009, 17:17
Hmm gostei dessa ideia @~@'' poderia ser livros antigos? n tenho $$$ pra gastar 50 pau num livro xarope do Crepusculo xD

BIGBOSA
10/02/2009, 17:34

acredito que pelo menos Inglês deva rolar com a maioria da galera!

pra mim tanto faz, portugues, inglês ou Espanhol.

apesar q livro de inglês... só tenho os do Wiseup

hauhauahauha.

O Problema é q ngm vai comprar um livro em Ingles por prazer, só por obrigação...
eu sou um... se puder comprar em Portugues, nao pego Ingles nem fod...

AtDeathDoor
11/02/2009, 09:35
Não vou entrar em mimimi mas essa de "corrente do bem" não cola.

Emprestar eu já empresto normalmente. A pouco tempo eu peguei Drácula dei na mão do meu primo e mandei ele ler. Ele leu e gostou.
Mas isso de emprestar e a pessoa ler é meio aleatório, você pode até falar para quando ela terminar de ler emprestar para outra pessoa. Mas ele pode demorar mêses ou anos para terminar se terminar. E isso leva aqueles que "amigos" que nunca devolvem. Por mais que você confie, achei que a pessoa vai ler e te devolver não da para ter certeza, tem um livro meu que eu nem lembrava que tinha emprestado e a pessoa é super-confiável. Tem dois anos já.

Daniel Schmerz
11/02/2009, 09:42
Muito boa mesmo.

Opa, adoraria receber livros da Agatha Christie!! (menos da Miss Marple)
Apesar de já ter lido mais da metade.

Temos dois problemas de comunicação aqui.
Primeiro, o pessoal parece não ter lido o tópico e/ou estão discutindo apenas as postagens, deixando a idéia principal de lado.
Segundo, a descrição da idéia no tópico não é exatamente como deveria ser.

Primeiramente ninguém está falando em pegar seu livro de estimação e largar num banco de praça. É claro que não.
Ninguém está falando que é bobagem montar uma biblioteca com aquela edição que você guarda com carinho, longe disso. eu mesmo acho a idéia bacana e tenho intenção de tentar um dia, mas por pura curiosidade no resultado (apesar de já esperar o mais negativo possível), mas nunca faria isso com um livro de estimação.
A idéia é pegar uma outra edição daquele livro que você gosta e aplicar a idéia.
Não faria isso com a edição encadernada e com fotos de "O Pequeno Principe", faria com a edição de bolso, afinal a história, que é o o que realmente importa, estará lá.

Porque eu comentei que isso funciona em países desenvolvidos devido ser "outras cabeças e bolsos"?
Simplesmente porque a idéia de compartilhar algo e ir acompanhando a evolução disso não faz parte de nossa cultura. A grande maiora acha bobo ou perda de tempo. Ok, cada um tem sua opinião e acha o que quiser. Sem falar que leitura aqui é caro. Qualquer livro não sai por menos de 30 reais, a menos que seja um "pocket book".

E, ao contrário do que diz o tópico, a idéia principal não é dissiminar o hábito da leitura.
Dificilmente alguém que não goste de ler irá começar a gostar devido um livro que encontrou por acaso no banco da praça. Se acontecesse seria excelente, mas isso só acontece em filmes.
A idéia é, como eu disse, você querer que mais e mais pessoas tenham o mesmo prazer que você teve ao ler aquele livro e depois disso o passe adiante, para que outra pessoa também leia, comente o que achou e o repasse...

Imagine que interessante se cada pessoa que pegasse um livro desses deixasse uma mensagem na contracapa?
Acharia bacana pacas receber algo assim.

Mas infelizmente isso é algo que dificilmente funciona na prática. Talvez funcione em outros países onde, primeiramente, o hábito de ler é mais desenvolvido que aqui no Brasil. Segundo, o custo do livro não seja tão alto quanto o nosso que alguém não pense em dar uma de "espertinho" e o meta na estante.

Enfim é uma idéia apenas. Seria interessante pensar nas possibilidades, não apenas no lado negativo da coisa.

Uma coisa mais ou menos parecida estou fazendo com a minha esposa.

Compramos o caçador de pipas e estamos lendo juntos. Ou seja, cada dia um lê e depois conversamos sobre nossas impressões.
Estou gostando da experiência e pretendo continuar com outros livros.

Sobre a proposta, temos que pensar um modo de, a partir de livros "emprestáveis", dizermos os que já lemos.

Daniel Schmerz
11/02/2009, 09:49

Tenho um da Agatha Christie (Lord Edgeware dies) em inglês. Este é meu xodó.

Guastinha
11/02/2009, 10:59
Agora que li o tópico todo.

Aos comentários gerais: Colecionar livros parece bacana, eu mesmo tenho 2 estantes de livros que eu gosto. Mas isso não quer dizer que todo livro que eu ler vou por na estante, por isso muitos eu pego na biblioteca.

A idéia da troca de livros parece bacana, mas para quem curte ter o livro na estante pode ser contraditória. Já que não estou dando o livro, mas emprestando, e se o neguin quer ter o livro na estante, seria melhor eu recomendar a ele o nome do livro e ele comprar, e assim possuir o livro.
Claro que isso tb não inibe a idéia de ele ler o meu livro emprestado, e depois comprar para também te-lo na estante. Mas já que vai comprar mesmo, pelo menos pouca os custos do envio.
Agora, sem as criticas acidas em relação a possuir, emprestar via correio/web;
A idéia do empréstimo é boa, e tenho até vontade de compartilhar, mas ter prazo para ler as vezes é difícil pra mim. Principalmente se coincidir na época que estou lendo algum outro livro. Gosto de ler apenas um livro por vez. Mas sou favorável a idéia.

The Overtaker
11/02/2009, 11:00
Alguém aqui acha mesmo que um livro por 30 reais é muito caro?

BIGBOSA
11/02/2009, 11:06

Depende do livro.

Guastinha
11/02/2009, 11:07

O ultimo que eu comprei custou esse valor.

AtDeathDoor
11/02/2009, 11:22
Em livro que é uma folha e é cara pra cacete, mais de R$35 reais, enquanto outros com o dobro de páginas custam na facha dos R$30.

Até livro tem Hype, só olhar os preços dos livros do Saramago hoje nas livrarias.

É bom lembrar que comprando na loja virtual sai bem mais barato.

Ciao

The Overtaker
11/02/2009, 11:48
O Ensaio sobre a Cegueira tá menos de 25 reais.
Acho barato.

AtDeathDoor
11/02/2009, 11:56
Quando eu fui comprar Ensaio Sobre a Cegueira estava 45 reais e o livro parecia pequeno.

Brneo
11/02/2009, 11:59
Quando eu fui comprar Ensaio Sobre a Cegueira estava 45 reais e o livro parecia pequeno.

É a lei da oferta e da procura. :p

Já vi Ensaio por R$ 20 e por R$ 40.

The Overtaker
11/02/2009, 12:03

Tá 24,80 no Submarino e na Saraiva e 27,90 na Fnac.

Paguei 42 no Iluminado e acho que vale a pena.

Não vejo porque uma obra que demanda tanto de uma pessoa pra ser feita deva custar menos que isso. Acho o preço justo e, caso fosse escritor, acho que meu esforço seria digno de custar isso. Sem esse papo de que a maioria vai pra editora, por favor, já sabemos disso.

O mesmo vale para CDs, que a galera reclama do preço. Uma banda passa anos desenvolvendo um puta trabalho e o pessoal quer comprar por 9,90. Se for de pagode, que os caras fazem tudo em um final de semana tomando cerveja no boteco, ainda vá lá.

Brneo
11/02/2009, 12:12
Tá 24,80 no Submarino e na Saraiva e 27,90 na Fnac.

Paguei 42 no Iluminado e acho que vale a pena.

Não vejo porque uma obra que demanda tanto de uma pessoa pra ser feita deva custar menos que isso. Acho o preço justo e, caso fosse escritor, acho que meu esforço seria digno de custar isso. Sem esse papo de que a maioria vai pra editora, por favor, já sabemos disso.

O mesmo vale para CDs, que a galera reclama do preço. Uma banda passa anos desenvolvendo um puta trabalho e o pessoal quer comprar por 9,90. Se for de pagode, que os caras fazem tudo em um final de semana tomando cerveja no boteco, ainda vá lá.

Acho complicado isso. Você está pagando pelo produto final, pelo comércio de algo pronto, não pela produção do mesmo. Tem que levar em consideração o custo de produção, o potencial de venda e uma caralhada de coisas. Se você for parar para pensar, um CD não passa do material de divulgação da banda que, teoricamente tem sua principal renda em ser uma banda e tocar.

Não sei se deu pra entender bem, mas acho que esforço de produção de um livro não tem muita/tanta ligação com o preço do mesmo. Até porque, uma vez terminado, é só publicar e o autor colhe os frutos de quanto é vendido. Viajei?

The Overtaker
11/02/2009, 12:20
Acho complicado isso. Você está pagando pelo produto final, pelo comércio de algo pronto, não pela produção do mesmo. Tem que levar em consideração o custo de produção, o potencial de venda e uma caralhada de coisas. Se você for parar para pensar, um CD não passa do material de divulgação da banda que, teoricamente tem sua principal renda em ser uma banda e tocar.

Não sei se deu pra entender bem, mas acho que esforço de produção de um livro não tem muita/tanta ligação com o preço do mesmo. Até porque, uma vez terminado, é só publicar e o autor colhe os frutos de quanto é vendido. Viajei?

Colher os frutos de quanto é vendido depende do preço.
Se for vendido por 1 real, a porcentagem que ele vai receber vai ser tosca e ele vai ter que virar pedreiro pra ganhar a vida.
Aliás, pouquíssimos escritores conseguem viver só de escrever. Como só conhecemos os mais famosos, achamos que isso é regra.

AtDeathDoor
11/02/2009, 12:26
Quando eu comprei "A Menina que Roubava Livros" era moda logo depois do lançamento, e pior, em plena Bienal, com o autor autografando. Sabem quanto estava? R$30!!

Só não peguei o autrografo pq a porcaria da Globo alardeou a notícia e o autor teve que praticamente "fugir"..

Nesse caso o que dizer da oferta e procura?

The Overtaker
11/02/2009, 12:28
Quando eu comprei "A Menina que Roubava Livros" era moda logo depois do lançamento, e pior, em plena Bienal, com o autor autografando. Sabem quanto estava? R$30!!

Só não peguei o autrografo pq a porcaria da Globo alardeou a notícia e o autor teve que praticamente "fugir"..

Ué, 30 reais é a média mesmo.

AtDeathDoor
11/02/2009, 12:32
Ué, 30 reais é a média mesmo.

É um livro grosso, e todas as atenções estavam nele.
Enquanto isso livro com quase metade das páginas custava mais.

Bem, não vou reclamar disso :smile

The Overtaker
11/02/2009, 12:33
É um livro grosso, e todas as atenções estavam nele.
Enquanto isso livro com quase metade das páginas custava mais.

Bem, não vou reclamar disso :smile

Meras decisões editoriais.

Brneo
11/02/2009, 12:41
Colher os frutos de quanto é vendido depende do preço.
Se for vendido por 1 real, a porcentagem que ele vai receber vai ser tosca e ele vai ter que virar pedreiro pra ganhar a vida.
Aliás, pouquíssimos escritores conseguem viver só de escrever. Como só conhecemos os mais famosos, achamos que isso é regra.

Isso que poucos conseguem viver de escrever eu também sei. Acho até que é utopia alguém pensar "ah, vou ser escritor e vou viver disso". A não ser que seja escritor de auto-ajuda. :p

E concordo que o lucro depende do preço, mas o valor não é determinado pelo tempo, pesquisa e esforço do autor. Não tem nem como.

Nada, eu não falei sério. Não sei explicar isso. :p

Ed
11/02/2009, 12:55
Orra, esse tópico rendeu um monte de subdiscussões interessantes...

Sobre custo de produção X lucros do escritor, acho que só a editora que lucra algo.
Vi a entrevista daquele André Vianco no Jô Soares e o cara dizia que não se ganha nada com a venda dos livros, tanto que ele continuava trabalhando de pizzaiolo. E olha que na época a série de livros "Os Sete" e "Sétimo" vendia razoavelmente bem (inclusive comprei o Sétimo só porque ele estava autografando os livros na Siciliano do Santa Cruz. Aproveitei para perguntar se ele tinha copiado o final de Os Sete de um episódio de Além da Imaginação, hehe - é sério, o final é idêntico - Muito gente boa o cara).

A solução para ganhar um pouquinho a mais foi abrir a própria editora dele.

BIGBOSA
11/02/2009, 13:04
Orra, esse tópico rendeu um monte de subdiscussões interessantes...

Sobre custo de produção X lucros do escritor, acho que só a editora que lucra algo.
Vi a entrevista daquele André Vianco no Jô Soares e o cara dizia que não se ganha nada com a venda dos livros, tanto que ele continuava trabalhando de pizzaiolo. E olha que na época a série de livros "Os Sete" e "Sétimo" vendia razoavelmente bem (inclusive comprei o Sétimo só porque ele estava autografando os livros na Siciliano do Santa Cruz. Aproveitei para perguntar se ele tinha copiado o final de Os Sete de um episódio de Além da Imaginação, hehe - é sério, o final é idêntico - Muito gente boa o cara).

A solução para ganhar um pouquinho a mais foi abrir a própria editora dele.

ORRA ED...mas o q ele respondeu??

vai dizer q não, claro.
mas falou algo mais? tipo...
-todo mundo me pergunta isso
-nao tem nada a ver

abs

Ed
11/02/2009, 13:40
ORRA ED...mas o q ele respondeu??

vai dizer q não, claro.
mas falou algo mais? tipo...
-todo mundo me pergunta isso
-nao tem nada a ver

abs

hehe, disse mesmo que já haviam comentado isso com ele, mas que ele nunca havia visto esse episódio.
Duvido muito. O final é muito parecido, e pela idade dele tenho certeza que viu esse episódio sim.
Mas é claro que ele nunca confirmaria algo assim. Dizer que plagiou algo na cara dura. hehe

Véio Tarado
11/02/2009, 14:42
Do André Vianco só li Bento. Esses outros são da mesma temática (vampiros)?

trashman
11/02/2009, 14:49
Curto pra carabam os livros do André Vianco.
Ja li Os sete, Setimo e O turno da noite vloume 1 Os Filhos de Setimo.
Gosto muito da narativa dele.
Preciso comprar os demais vloumesdo turno da noite por sinal.

Mas caralho nao sabia que o cara ganhava tao poco assim.
Isso nao seria talvez pq quando o cara eh desconhecido faz um acordo com a editora e a margem de ganho dele fica la em baixo devido a ser a editora q esta correndo os riscos?
E ai quando o cara ganha renome ele pode tentar renegociar o contrato?
Sei la nao manjo dessa area.

Ed
11/02/2009, 15:03
Curto pra carabam os livros do André Vianco.
Ja li Os sete, Setimo e O turno da noite vloume 1 Os Filhos de Setimo.
Gosto muito da narativa dele.
Preciso comprar os demais vloumesdo turno da noite por sinal.

Mas caralho nao sabia que o cara ganhava tao poco assim.
Isso nao seria talvez pq quando o cara eh desconhecido faz um acordo com a editora e a margem de ganho dele fica la em baixo devido a ser a editora q esta correndo os riscos?
E ai quando o cara ganha renome ele pode tentar renegociar o contrato?
Sei la nao manjo dessa area.

Eu gostei de Os Sete e Setimo, apesar de achar alguns trechos muito ruins e mal escritos (achei interessante ele descrever o shopping Eldorado, hehe, ficou perfeito isso).
Até pensei em ler outros livros dele, mas peguei aquele Sementes no Gelo e desisti. Ruim demais.

Mas com tantos livros lançados acho que ele está tirando melhor agora.
Existe até versões em quadrinhos das obras dele.

AtDeathDoor
11/02/2009, 15:14
Vocês conhecem uma editora para autores amadores?
É para aquelas pessoas que escrevem sem pretensões e querem fazer uma impressão de qualidade, pucas cópias, para sí e amigos. Com o tempo surgiram também pessoas querendo imprimir livros que virou uma editora. Ela tem um catálogo com os livros já impressos e vende por encomenda.
Acho que nela o lucro do autor é bem maior apesar de os livros serem baratos.
Não lembro de jeito nenhum o nome.

Bem, fugiu um pouco do assunto o tópico mas foi interessante.
Será que daria certo essa troca de livros aqui na OS? Seria bom criar um tópico para saber se tem interessados.

Ciao

Ed
11/02/2009, 15:22
Se tudo der certo crio hoje o da permuta.

BIGBOSA
11/02/2009, 15:38
Eu gostei de Os Sete e Setimo, apesar de achar alguns trechos muito ruins e mal escritos (achei interessante ele descrever o shopping Eldorado, hehe, ficou perfeito isso).
Até pensei em ler outros livros dele, mas peguei aquele Sementes no Gelo e desisti. Ruim demais.

Putz minha irma pegou estes livros, mas ainda nao tive a oportunidade de ler...

mas me tira uma duvida..

esses dias, no horario de almoço, passei na Saraiva e fui ver uns livros...
dai chegou nas minhas mãos um livro grosso ([kgay]), dei uma lida rapidinho, pelo o q me lembro é da historia tbm de vampiros, um que vem do Rio ajudar uns vampiros de Sp... algo assim...
na capa ou atras do livro, esta o Cristo Redentor.

pior q nao lembro do nome...

voce sabe qual é? alguem sabe?

se sim, é bom?

a unica coisa q lembro bem é o preço, 99 pilas!!

Pack Man
11/02/2009, 15:42
ué, vc não lê em português?
Isso complicaria a vida de quem te tirar.

Bem, caso eu te tire tenho dois "didáticos" em inglês que ganhei do Nobody...
hehe

leio, mas se a pessoa conseguir ler e tiver interesse e as regras permitirem não teria problema passar livros pra mim ou pra outros em outro idioma, certo?

trashman
11/02/2009, 18:21

As versoes em quadrinhnos sao horriveis, serio.
Eu folhei elas ja e o desenho parece que foi feito no paint por um amador.
A historia pode ate ser legal, pelo q vi conta a historia dos sete na epoca medieval quando eles viraram vampiros, mas com aquele desenho nao teve como, desisti na hora dee comprar, alem do que nao tava la muito barato.
Vo ficar com os livros soh:lol

Eu tenho uma certa vontade de ler os livros deele que nao sao de vampiros, mas tenho um certo receio, e sua opiniao agora me fez ficar com mais receeio ainda heehe
Acho que vo continuar lendo a saga dos vampiros mesmo q ta de boa, essa, ao menos pra mim, continua muito boa:rox

Ed
11/02/2009, 18:49
Eu tenho uma certa vontade de ler os livros deele que nao sao de vampiros, mas tenho um certo receio, e sua opiniao agora me fez ficar com mais receeio ainda heehe
Acho que vo continuar lendo a saga dos vampiros mesmo q ta de boa, essa, ao menos pra mim, continua muito boa:rox
Não sei, talvez vc goste, eu achei ruim.
Mas parece que esse foi o primeiro livro dele, talvez explique ser podrinho.
Pô, o personagem principal se chama Tânio.
Tânio?!

Killer Khan
11/02/2009, 19:56
Acho essa idéia idiota.

O que seria interessante é um grupo fechado de pessoas anônimas que trocam livros entre si.
A idéia de perder um livro só funcionaria num mundo perfeito.

Não tem só o problema de gente que vai zoar o livro.
Eu mesmo se vejo um livro jogado na rua eu iria deixar lá.

BIGBOSA
11/02/2009, 20:35
não sei, talvez vc goste, eu achei ruim.
mas parece que esse foi o primeiro livro dele, talvez explique ser podrinho.
pô, o personagem principal se chama tânio.
tânio?!

tanio???

Hauhauahauhauhauahauhauhauah

pqp

parece novela da globo estilo tieta

Kemi
15/02/2009, 23:08
E o esquema da permuta de livros?
Vcs vão fazer mesmo? Quero participar!

Ed
16/02/2009, 00:29
E o esquema da permuta de livros?
Vcs vão fazer mesmo? Quero participar!
Não esqueci não, já até criei o grupo no amigosecreto.com. E também já digitei o tópico mas esqueci o texto no trampo, hehe. Então posto amanhã.
O grupo no amigosecreto.com chama-se Permuta-OS, quem quiser já pode pedir autorização.

Kemi
01/03/2009, 00:33
Não esqueci não, já até criei o grupo no amigosecreto.com. E também já digitei o tópico mas esqueci o texto no trampo, hehe. Então posto amanhã.
O grupo no amigosecreto.com chama-se Permuta-OS, quem quiser já pode pedir autorização.

Só vi seu post hoje..
Mas segundo o site, não existe o grupo.=/

Grupo 'permuta-os' inexistente.

Certifique-se de que você digitou o nome do grupo corretamente.

trashman
02/03/2009, 11:24
Não sei, talvez vc goste, eu achei ruim.
Mas parece que esse foi o primeiro livro dele, talvez explique ser podrinho.
Pô, o personagem principal se chama Tânio.
Tânio?!
uahuhauhauhauh é. com um nome desse a coisa fica dificil mesmo

Guastinha
05/03/2009, 12:36
Não sei se já postaram aqui, apesar de tá acompanhando o topico eu não me lembro desse link aqui.
E não estou com tempo para revisar 7 paginas, logo se for mensagem repetida desconsiderem.

Vi esse link aqui mesmo nos banners de propaganda do Forum e achei bem interessante,

Parece com a ideia que vcs estão tendo

Dão uma olhada ai ?

http://www.trocandolivros.com.br/

O que vcs acham?
Estou querendo fazer minha conta, mas já tenho alguns livros " na agulha" para ler, pegar emprestado agora seria meio que precionar.

jonjontkd
05/03/2009, 13:18
Fazer isso em OUTRO país é viavel nao aqui no brasil,lugar em que o nivel cultural da maioria dos habitantes é baixo ao extremo.

Coalhada
15/03/2009, 22:34

Tu não usa biblioteca não? [kong]

Eu doei todos os livros que tinha (uns 30, não eram muitos porquê eu sempre trocava em sebo e tal) para a biblioteca municipal. As vezes dá tristeza, quando alugo um livro muito bom que foi doado a mais de uma década e vejo na lista que sou o segundo, terceiro a alugar...Mas, embora gosto de reler livros, prefiro doar na esperança de que alguém como eu leia e goste tanto quanto eu. Com livros não me apego...

Mas um dia quero ter uma pequena biblioteca para mim, com os livros que mais me marcaram.

Não me importaria em "perder" um livro de crônicas de Fernando Veríssimo, Chico Anysio ou algo do tipo. Tem que ter uma noção também, de ser um livro pequeno, fácil de ler e de boa qualidade...

Está ficando cada vez mais constante isso. Ainda nos casaremos.

Por falar em casamento e, observando sua terceira justificativa, me lembrei do seguinte: apesar de ser ridículo o cara deixa o livro na estante só pra ficar ostentado o posto de "leitor bonzão" e falando "eu já li tooooooodos esses 5 livros que estão ali na estante", acho que esse será um modo muito eficaz de fazer meus filhos se interessarem pela leitura. Seguindo o exemplo do pai e aprendendo desde pequeno que o prazer de ter um livro que foi devorado por você ali na estante guardadinho é tão legal quanto colecionar gibis, dvds ou jogos de videogame. Me lembro que comecei a ler (meu primeiro livro se chamava O Monstro do Morumbi, da Stella Carr) por ver minha irmã lendo. Meus pais não têm o hábito da leitura e, se dependesse deles, eu não leria nada. Acho bom ter algum empurrãozinho quando criança. Espero poder eu mesmo inserir meus filhos no mundo da leitura. E ter uma vasta biblioteca em casa pode ajudar muito. Meu filho pode pensar "Poxa, meu papai é fodão. Vou ler os mesmos livros que ele, e não ficar vendo novela que nem a mamãe Bigbosa".

O que mais incentiva uma criança a ler não é ter uma biblioteca disponível, é a criança ver que os pais leem e se divertem com isso, logo ficará curiosa. Se ver vários livros parados em uma estante, dificilmente ela vai tirar um e começar a ler do nada, até porquê um livro é até "intimidante" para alguém que não tenha hábito. A não ser que essa criança tenha uma predisposição a leitura, lógico.