Ver Versão Completa : Computador fazendo barulho e reiniciando sozinho
DarkEchidna
17/02/2009, 15:45
Olá amigos, estou tendo uns problemas com um pc. Seu usuário diz que ele faz muito barulho (como se fosse uma turbina) e reinicia depois de um tempo de uso.
Abri o pc e limpei os coolers, porém, o problema persiste.
Imagino que possa ser:
1. Problema mesmo no cooler
2. Problema com memória
3. Problema com os discos do HD
4. Problema com fonte
Estou ignorando um pouco o problema de memória, já que o barulho não parece fazer ligação e vou passar um programa pra tentar corrigir e isolar bad blocks do hd, mas não tenho certeza se vai ajudar.
Alguém saberia me ajudar a diagnosticar o que ocorre? Como faço pra ter total certeza de onde vem o problema?
ÔmΣga Frøst
17/02/2009, 16:30
Use um programa de medição, tipo o Everest, pra ver se a velocidade dos coolers estão normais, e veja se a temperatura do processador, Mobo e, se houver, VGA, aumentam com o passar do tempo fazendo o PC resetar por superaquecimento. Veja tambem se o problema não é na fonte do PC, geralmente PCs resetanto e fonte genérica
DarkEchidna
18/02/2009, 12:46
bom, irei dar uma olhada no pc hoje. ontem foi muito corrido. tem como me dizer se o programa me avisa quando algo está operando acima da temperatura? ou eu tenho que deduzir mesmo? se for manual, tem alguma manha que eu possa aprender? hehe
DarkEchidna
18/02/2009, 15:19
o teste de estabilidade do sistema me diz quando algo está errado? ou tenho que saber, de acordo com a temperatura?
hulkesmaga
18/02/2009, 15:36
Eu acho que se algo estiver muito acima da temperatura o Everest deve colocar em vermelho. Mas tecnicamente, processador acima de 60°, placa mãe acima de 40° e placa de vídeo acima de 90° é sinal de superaquecimento.
DarkEchidna
18/02/2009, 15:44
e como eu sei quando o problema for fonte?
DarkEchidna
18/02/2009, 16:32
computador está dando os seguintes status:
temperatura
placa mãe 43
processador 35
hd 45
cooling fans
processador 4200
achei que a velocidade do cooler está muito alta (se é que isto se refere a velocidade).
o pc é um pentium 4 3500
no meu atlhon dual core 4600+ ta dando 3300 a velocidade do cooler do processador...
Duvido que seja cooler o problema.
O P4 se não me engano funciona até sem um, porque ele tem um sistema de proteção contra superaquecimento aonde ele abaixa o próprio clock.
Você limpou inclusive o cooler da fonte? talvez ela esteja aquecendo demais.
Meu PC tava com uns sintomas assim quando a fonte estava pra morrer.
hulkesmaga
18/02/2009, 16:40
Esse cooler aí deve ter uma ventoinha pequena, por isso roda rápido. Nada de anormal com as temperaturas, aparentemente. Bota pra rodar um jogo aí, joga uns 15 minutos e olha denovo, só pra ter certeza.
Também tô votando na fonte como causadora do problema.
DarkEchidna
18/02/2009, 16:51
então, quando o computador está sozinho, sem fazer nada, fica quietinho. quando entra um programa pesado (como seria um jogo), no caso o próprio everest rodando o teste de estabilidade, ele começa a fazer uma barulheira muito alta. eu meti o ouvido atrás dele e me parece que o som está vindo de trás (vou abri-lo agora para confirmar isto), mas não tenho certeza.
outra coisa que acontece. quando ele fica fazendo barulho, fica lerdíssimo (deve ser pelo controle de clock do pentium 4, como o amigo disse), mas eu ainda não o presenciei resetando sozinho.
tenho medo de pedir pra comprarem outra fonte e continuar na mesma.
hulkesmaga
18/02/2009, 16:58
Cara, abre ele e fica de olho (ou ouvido) e vê de onde tá vindo o barulho. Se é quando entra num jogo, é porque ele tá acelerando os coolers pra refrigerar melhor. Chance de boa de ser o cooler da placa de vídeo (caso tenha um).
Quando você diz que "limpou" os coolers, você aproveitou pra lubrificá-los?
DarkEchidna
18/02/2009, 17:08
não tem placa de video offboard. é computador pra trabalho. o exemplo do jogo, foi só um exemplo mesmo.
e eu só limpei o cooler do processador e não lubrifiquei.
essa não é a minha área específica, por isso estou pedindo auxílio hehe
ÔmΣga Frøst
18/02/2009, 17:12
Dá pra ter uma idéia da temperatura da fonte ponto a mão sobre o PC, geramente sobre a fonte, deixe o PC parado um pouco para ter uma base de temperatura, depois force a barra e veja se a fonte esquenta muito.
DarkEchidna
18/02/2009, 17:16
se esquentar muito, pode mandar comprar outra?
hulkesmaga
18/02/2009, 17:25
Tire o cooler, ache onde tá o selo dele - normalmente perto de onde o cabo de força fica ligado no cooler -, retire o selo e você verá o eixo do ventilador (pode ter uma borrachinha antes do eixo também). Pingue uma gota pequena de óleo de máquina ou vaselina no eixo e gire o cooler com a mão mesmo, dá pra sentir se ele estiver travado. Atenção para a direção de rotação, não gire ao contrário senão pode danificar!
Na hora que você sentir que o cooler "liberou" [kgay], bota de volta o selo e coloca ele no lugar. Pronto, tá novo outra vez! E sem barulho.
P.S.: dá pra fazer isso no da fonte também, mas você vai ter de abrí-la e eu não me responsabilizo por choques elétricos! :D
ÔmΣga Frøst
18/02/2009, 19:46
se esquentar muito, pode mandar comprar outra?
Seria o mais aconselhável, porém vc pode estar jogando fora uma fonte em ótimo estado por causa de apenas um cooler ruim lá dentro, como o hulkesmaga falou, você pode até abrir a fonte pra limpar/trocar o cooler, se souber como.
Por causa dessas dúvidas eu troquei o cooler da minha por um de gabinete, com os fios saindo junto com todo o bolo de fios e ligando no plug de cooler de gabinete na placa mãe, mas obviamente eu fiz a gambiarra por se tratar do meu PC :-D
DarkEchidna
19/02/2009, 19:20
bom, eu coloquei o ouvido bem perto no computador aberto.
na fonte não parecia estar vindo nada, mas no cooler do processador vinha um barulho estranho, como se ele estivesse tentando aumentar rotação toda hora, mas não estivesse conseguindo.
vou tentar lubrificá-lo quando voltar lá. (só volto depois do carnaval. até lá o pc fica parado.)
se tiver alguma dica mais, favor me avisarem por aqui!
desde já muito grato!
bom, eu coloquei o ouvido bem perto no computador aberto.
na fonte não parecia estar vindo nada, mas no cooler do processador vinha um barulho estranho, como se ele estivesse tentando aumentar rotação toda hora, mas não estivesse conseguindo.
vou tentar lubrificá-lo quando voltar lá. (só volto depois do carnaval. até lá o pc fica parado.)
se tiver alguma dica mais, favor me avisarem por aqui!
desde já muito grato!
É o cooler padrão da Intel (se for, tem um selo da Intel nele)? O meu é exatamente assim, quando ele está a 100% faz muito barulho, e olha que ele não roda nem perto disso (3000 RPM máximo).
O PC deve ficar lento pois o processador diminui o clock do mesmo. Faz o seguinte, baixa o RealTemp. Ele mede a temperatura de forma diferente, vendo qual é a Temperatura máxima do processador.
Aí executa algum programa de stress (Everest, Orthos, Prime 95) e vê se o processador não estoura o valor máximo. Se estourar compra outro cooler que refrigere melhor.
DarkEchidna
20/02/2009, 22:56
Mas tem o fato de o pc estar reiniciando sozinho...
Quem puder, me recomende um bom cooler pra substituir este. Eu sei que o processador é um Pentium 4 641, 3200 MHZ (16x200) (tinha dito errado antes).
Quando eu fui pesquisar, vi que o penitum 4 possui dois sockets diferentes e eu não soube ver qual é o deste. Alguém sabe?
Desmonta e limpa o cooler, verifica o cooler da fonte.
Jr-Yoki-rJ
21/02/2009, 00:25
instale coolers nos gabinetes, cheque a pasta termica, faça um teste com termometro para ver se a temperatura é realmente aquela, checa a rotação dos coolers... acho q depois disso tu acha e resolve o problema :p
DarkEchidna
02/03/2009, 17:58
Ressuscitando o tópico...
Algum desses coolers supre minha necessidade?
http://www.coolermaster.com.br/produto.asp?id=1658
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.