PDA

Ver Versão Completa : Actraiser: retro- review com fotos

15/11/2004, 13:57
Retroreview: Actraiser (para fãs de rpg!)

Nome: Actraiser
Ano de lançamento: 1990
Publisher: Enix/Quintet
Tamanho: 8 megas de memória
Sistema: Super Family Computer (Super Famicom japonês)/ Super Nintendo Entertainment System (SuperNES norte- americano).

Actraiser foi um dos primeiros jogos lançados para o sistema Super Nintendo, em 1990, junto com Super Mario World, Pilot Wings, Super Adventure Island, F- Zero e outros. A versão americana saiu em 1991 e foi muito bem recebida aqui do lado do ocidente. O gênero é uma mescla de adventure com rpg e umas pitadas de estratégia. Uma fórmula que deu muito certo, graças aos belos gráficos e uma ótima trilha sonora, composta por Yuzo Koshiro - que logo se tornaria mundialmente famoso na comunidade gamística com a trilha sonora de Streets Of Rage, jogo de briga de rua lançado pela Sega para o memorável sistema Gênesis Mega Drive. Mas o que torna Actraiser realmente atraente é o poder conferido ao próprio jogador, que aqui recebe a missão de ser o criador supremo, o guerreiro, fundador, líder e administrador de um mundo composto por várias cidades ou reinos. Você literalmente toma conta de tudo, e é responsável pelo crescimento e prosperidade dessas cidades. Para que sua tarefa dê certo, você precisará ouvir as preces dos líderes de cada cidade, que de vez em quando pedem sua ajuda e dão conselhos de como a cidade deve ser elaborada. E ainda, precisará combater monstros, apagar incêndios, drenar áreas alagadas, selar as tocas mágicas de onde saem os monstros, cuidar para que a cidade cresça em número de habitantes e tamanho, descongelar lagoas e conectar terras separadas pelo mar usando terremotos. Complicado? Um pouco, mas ao mesmo tempo Act Raiser é um jogo interessante e divertido. No início do game você conhecerá seu mais fiel amigo, um pequeno anjo que lhe acompanhará durante todo o game, e lhe dará as informações necessárias para que você não se perca em Actraiser. O jogo inicia- se no topo de uma nuvem. Essa é a casa do deus supremo, ou seja, você. Aqui você aprenderá a entender a proposta do jogo. Após o briefing, é hora da ação. Depois de cerca de vinte minutos de jogo você se habituará aos comandos. Basta ter um pouco de boa vontade em ler os diálogos em inglês, e acostumar- se a mexer no menu de comandos, que está bem dividido e especificado.

À medida em que você vai criando, desenvolvendo e ouvindo as preces da população, sua cidade começa a crescer e isso é bastante visível no mapa. Um encanto aos olhos de qualquer jogador ver como a sua cidade começa a surgir: as casinhas vão sendo construídas e as plantações começam a ganhar vida, dando forma à cidade que não pára de crescer. Essa expectativa é o grande barato do jogo, verificar que suas ações como ser supremo ajudam a fazer os habitantes de sua cidade prosperarem e crescerem. Se você for esperto, você pode construir sua primeira cidade em apenas uma hora de game, ganhando levels e destruindo os inimigos voadores que rondam o local. À medida que você ganha experiência como administrador você ganha presentes de seus habitantes, como poderosas magias, bombas e alimentos. Depois de consolidada a criação da cidade, é hora de ampliar os horizontes, procurar outros lugares habitáveis do planeta. Mas antes é preciso limpar essas áreas que estão infestadas de monstros. Aqui é que entra o modo adventure. Você passa a encarnar a pele de um guerreiro divino, armado com uma poderosa espada. Depois de terminada sua missão, é hora de construir mais uma cidade e ampliar seu reino.

Gráficos – os gráficos estão caprichados, mesmo em se tratando de um dos primeiros jogos lançados para o sistema SuperNES. A direção de artes gráficas cuidou de detalhes na parte artística, que tornaram o jogo visualmente belo e atraente. Nota 8.

Som – os efeitos sonoros estão bons, destaco a trilha sonora, composta competentemente pelo nosso jovem Yuzo Koshiro (acho que na época ele tinha apenas 19 anos). Nota 9.

Dificuldade – Actraiser exige um pouco de atenção na elaboração das cidades. Se o jogador não tiver o cuidado de montar a cidade com o objetivo de selar as tocas de monstros, corre o risco de perder o jogo inteiro – como aconteceu comigo no planejamento da última cidade, Northwall. Precisei recomeçar do início, pois não podia remanejar as casas já instaladas, deixando as tocas de monstros livres. Fora isso, nas fases em adventure, Actraiser mostra um fator de dificuldade média a difícil, especialmente nos chefes finais.

Conclusão:
Actraiser, comparado com outros rpgs, é um jogo relativamente curto. Um jogador experimentado pode terminar Actraiser em cerca de três horas. O jogo é interessante, diferente e visualmente belo. Vale a pena conferir. Nota do jogo: 8,5.

O que eu gostei em Actraiser:
Ótimos gráficos;
Proposta de jogo original, misturando rpg com adventure;

O que eu não gostei em Actraiser:
Esperava um jogo mais longo. Mesmo assim, isso não tira o brilho de Actraiser.

Screenshots:
http://www.nemoprod.net/emu/console/sneshot/actraiser.jpg

http://www.digitpress.com/dpsightz/super_nes/actraiser_5.jpg

Até mais!

15/11/2004, 21:13
Nooooooooossa, esse jogo é muito bom! Lembro que uma vez aluguei-o sem conhecer, mas quando comecei a jogar me apaixonei! Esse jogo é muito bom!!!

15/11/2004, 21:28
ae, se quizer mostrar imagem diretamente, não pode ter um vão entre e o site citado

[img] ... errado
... certo
--------------
não conheço esse jogo hahauhau mas se falaram q é bom, vou pegar rom desse aí
fallows!~~

15/11/2004, 23:53
Esse jogo é muito bom, foi um dos primeiros que eu terminei para SuperNES.
Porém creio que ele seja adventure e não RPG... :D

16/11/2004, 01:33
Actraiser eu diria que é um Ação/Simulação, dependendo se tu ta exterminando os monstros ou desenvolvendo as cidades. Jogo excelente, e trilha sonora ainda melhor. Saiu inclusive uma versão tocada por uma orquestra (se não me engano, esse jogo foi o primeiro a ter uma trilha composta para isso).
Pena que depois saiu a continuação, sem as partes das cidades, tirando boa parte do charme do jogo.

26/02/2005, 10:53
Ótimo review!
Desculpa por ressucitar o tópico mas não pude evitar. Vi o veterano1976 citar este review em outro tópico e vim ver. Ao ler o review deu uma tremenda vontade de jogar novamente. Eu tenho este jogo original mas como não está acessível no momento fui correndo baixar a rom. :D Actraiser é um clássico.

Pena que depois saiu a continuação, sem as partes das cidades, tirando boa parte do charme do jogo.
Realmente. Eu comprei a continuação pensando que era igual o primeiro mas tive uma enorme decepção.

26/02/2005, 12:34
Realmente. Eu comprei a continuação pensando que era igual o primeiro mas tive uma enorme decepção.

No Actraiser 2 eles deram mais ênfase a ação do jogo. Eliminando a porção RPG, e refinando a ação. Por fim, se tornou mais um jogo de plataforma.

O 1 realmente vale a pena, trilha sonora totalmente orquestrada. O jogo é realmente surpreendente, para um título de começo de carreira do Snes...

Obrigado. :)

26/02/2005, 20:27
Eu adoro esse jogo. Na epoca em q comecei a jogalo eu usava a opção de jogar apenas as partes de ação e deixar a estrategia de lado, pois eu não sabia nada de ingles.

Só uma correçãozinha:

Uma fórmula que deu muito certo, graças aos belos gráficos e uma ótima trilha sonora, composta por Yuzo Koshiro - que logo se tornaria mundialmente famoso na comunidade gamística com a trilha sonora de Streets Of Rage, jogo de briga de rua lançado pela Sega para o memorável sistema Gênesis Mega Drive.

O primeiro Streets Of Rage com Yuzo Koshiro na autoria das musicas já tinha saido antes de Actraiser.

No Actraiser 2 eles deram mais ênfase a ação do jogo. Eliminando a porção RPG, e refinando a ação. Por fim, se tornou mais um jogo de plataforma.

Porem, um grande jogo de plataforma.
O arcanjo restratado com asas e com todos aqueles movimentos ficou muito legal.

02/04/2005, 05:37
Sou fã incondicional do Actraiser 1, com certeza um dos melhores jogos que joghuei no Snes.

É uma pena que este estilo tenha sido meio abandonado nos videogames. Sempre me perguntei porque abandonaram a franquia, todos que conheço gostaram muito dele. A manutenção e expansão das cidades dá uma sensação tipo "level up" dos RPGs, a parte de aventura é ótima pra quebrar um pouco a monotonia, os detalhes RPGs deixam o objetivo mais envolvente, enfim... já deu pra perceber que eu gostava... :D ...

Torço por um milagre, para aparecer algo parecido na próxima geração. Enquanto isso, vou me virando com Black and White.

04/04/2005, 18:41
Sou fã incondicional do Actraiser 1, com certeza um dos melhores jogos que joghuei no Snes.

É uma pena que este estilo tenha sido meio abandonado nos videogames. Sempre me perguntei porque abandonaram a franquia, todos que conheço gostaram muito dele. A manutenção e expansão das cidades dá uma sensação tipo "level up" dos RPGs, a parte de aventura é ótima pra quebrar um pouco a monotonia, os detalhes RPGs deixam o objetivo mais envolvente, enfim... já deu pra perceber que eu gostava... :D ...

Torço por um milagre, para aparecer algo parecido na próxima geração. Enquanto isso, vou me virando com Black and White.

Putz, ressucitou este tópico. he he he ...
Bem, o primeiro Actraiser é muito bom. Conquistou uma legião de fãs, por ser único na época, pois misturava ação e simulação (gerenciamento de cidade).
Contudo, apenas o primeiro deu um bom impacto ... o segundo ficou na mesmice, melhorando pouca coisa.
Creio que isso tenha enterrado a franquia, pois poucos falam da continuação.

06/04/2005, 00:45
Pois é, joguei o 2 e fiquei decepcionado. É mais bonito que o primeiro, mas virou um beat'em'up, deixaram de lado a maioria dos detalhes que me agradavam. O 2 não melhorou pouca coisa, ele PIOROU muito.

O Black and White lembra um pouco, mas não tem o mesmo feeling e jogabilidade tão variada. Actraiser merecia uma nova versão, baseada no primeiro, com certeza iria vender bem. Tem tanto lixo hoje em dia, não sei porque os produtores não abrem o baú e ressucitam alguns excelentes clássicos.

06/04/2005, 20:35
Pois é, joguei o 2 e fiquei decepcionado. É mais bonito que o primeiro, mas virou um beat'em'up, deixaram de lado a maioria dos detalhes que me agradavam. O 2 não melhorou pouca coisa, ele PIOROU muito.

O Black and White lembra um pouco, mas não tem o mesmo feeling e jogabilidade tão variada. Actraiser merecia uma nova versão, baseada no primeiro, com certeza iria vender bem. Tem tanto lixo hoje em dia, não sei porque os produtores não abrem o baú e ressucitam alguns excelentes clássicos.

O que impressiona no Actraiser 1 sem dúvida é a música do primeiro ato, no modo de ação.
Putz, música que nem aquela é raríssimo.

02/04/2006, 20:49
putz malz aew por ressucitar o topic mas eh q n podia deixar d elogiar o belo review do veterano...eu vi ele citando esse topic em um oputro topic e vim procurar

eu concordo com vcs o Actraiser 2 eh uma decepçao...perde toda a graça sem a aprte d administraçao das cidades

bom mais uma vez malz aew!
belo trabalho veterano!

02/04/2006, 21:12
Gosto muito deste jogo.
Fiquei sabendo dele através da Ação Games 1 que foi publicada em maio de 1991.
Uma das reportagens era sobre o Super Famicom e seus 1os jogos.
É claro que Actraizer estava entre eles juntamente com Super Mario World e Final Fight por exemplo.
A 1a versão de Actraizer que joguei era a japonesa, porque na época em que o joguei, o Super NES ainda não tinha sido lançado nos EUA.
Eu fiquei completamente perdido neste jogo pelo fato do menu estar em japonês.
Joguei a versão em inglês no emulador e ainda estou no começo do jogo.
Só consegui trabalhar na criação das duas primeiras cidades.

Um jogo que merecia uma sequência digna para os consoles atuais e para os consoles da Next - Gen.
Lógico que tem que ter a parte de criação e adminsitração das cidades.

03/04/2006, 00:58
Gosto muito deste jogo.
Fiquei sabendo dele através da Ação Games 1 que foi publicada em maio de 1991. Uma das reportagens era sobre o Super Famicom e seus 1os jogos....

Nossa cara! Eu lembro dessa revista sobre essa materia do grande Actraiser e dos outros games de lançamento do Snes. Tanto é que fui num sebo aqui da minha cidade e comprei essa Ação Games super conservada por 1,50... Heheheh... Tem coisas que vale mesmo a pena guardar!

Eu também joguei Actraiser 1 no lançamento do console. Foi um grande jogo, sem dúvida. A parte de criação era legal e a parte de ação/plataforma era bem animal: cenários bonitos (Cassandra, Marana, Northwall!), ambientação legal (sobre deuses), chefes enormes, principalmente, a trilha sonora orquestrada! Excelente qualidade!

Já o Actraiser 2, apesar da saber da história e do novo jeitão do jogo, eu nunca joguei. Fiquei só nas materias de revistas mesmo, infelizmente...

Eta época boa! :rox