Ver Versão Completa : Escritores! Temos alguns aqui?
Semente da Discórdia
13/03/2009, 22:13
Alguém aqui escreve livros, contos, poesia ou música...?
Eu tenho muita vontade de escrever, já que literatura é minha paixão, mas tenho limitações gramaticais que me impedem de escrever razoavelmente bem.
Quando era mais novo detestava gramática e só Deus sabe como fui aprovado em todos esses anos.
Agora estou decidido a correr atrás do prejuízo, aliás já estou correndo, para poder realmente aprender a escrever.
Estou no inicio do meu curso de Letras e espero em breve ter condições de produzir pequenos contos inteligentes.
Estou criando esse tópico para trocar idéias, dicas ou o que quer que seja sobre o tema.
Pronunciem-se!
Eu fiz alguns poemas há um ano atrás, graças a minha depressão, mas não tenho idéia se ficaram bons ou não, visto que eu não mostrei para ninguém, ainda faço alguns de vez em quando, me ajuda a relaxa e refletir...
Semente da Discórdia
13/03/2009, 22:31
Poesia é uma coisa que não peguei as "manhas" de ler.
Não consigo "sentir" algo quando as leio.
Queria saber aprecia-las mas ainda não consegui.
JoeFather
14/03/2009, 08:23
Olha cara, eu sempre gostei de ler livros, leio desde os 7 anos e creio que por isso acabei me voltando tb para a escrita. Acabei escrevendo dois livros que não publiquei, de fato por questões financeiras e por arrependimento: o primero livro que tratava da minha adolescência com o passar do tempo achei que ficou muito infantil e o segundo, que tratava sobre política somada a conspirações, assassinatos, etc, acabei ficando com medo que inspirasse outras pessoas a sair matando por aí a fora, então passei fogo nele!
Gosto de escrever histórias curtas, que meus amigos chamam de auto-ajuda.
Acredito que todos temos potencial para escrever desde que desenvolvamos essa habilidade, como em qualquer outro ofício. A diferença básica, a meu ver, é quando queremos ser cantores, por exemplo, precisamos ter uma boa voz para agradar e fazer a diferença. No caso de um escritor a sua qualidade maior é a imaginação e dependendo da área em que vá escrever, precisa tb ter muita sensibilidade.
No mais, bote a cara a tapa, e comece a escrever e divulgar, criando um site ou postando qui para ter uma idéia do que o pessoal vai achar.
Nunca desista e não deixe de sonhar, costumo dizer que "o sonhador escreve o que o escritor sonha!"
Abração.
Eu escrevia muito lá pelos 16 anos, todo dia escrevia um poema ou conto. Cheguei a ser publicado duas vezes, uma numa coletanea de novos autores e outra numa revista literária. Não escrevo mal não, é que me falta disciplina pra exercitar o talento, e saco pra ir atrás de uma editora. Hoje em dia o que eu escrevo mais são essas resenhas de jogos e coisas pra faculdade.
Meus textos estão em outro PC, mais tarde se alguém se interessar eu posto alguns.
Semente da Discórdia
14/03/2009, 15:31
Eu já escrevi algumas coisas mas deletei tudo.
O problema não é ter idéias, ao menos para mim é a parte mais fácil, o problema mesmo é organizar essas idéias e passar para o "papel".
Antes eu tentava escrever textos longos, mas sempre me via perdido, então resolvi seguir os conselhos de quem escreve de começar por textos curtos, pequenos contos e tals.
Essa semana mesmo tive a idéia do que pode vir ser os meu primeiro trabalho concluído, mas ainda não coloquei as mãos na massa.
Não lembro que escritor que disse que as idéias voam enquanto as palavras andam, dai a dificuldade de transcrever-las para o papel.
Quando terminar de escrever o conto que tenho em mente vou postar aqui.
E postem ai seus trabalhos ;)
ocelot_sobis
14/03/2009, 15:41
De vez em quando eu tento escrever umas hqs,mas meu português é muito fraco... :p
Luigi666
14/03/2009, 16:33
Hmm eu escrevo histórias de RPG em geral mesmo, até umas fics de warcraft/starcraft eu tinha começado...
Sei lá, pessoal precisava de histórias pras campanhas, aí eu mandava ver algo. A maioria das histórias tá parada no meio, mas tem umas tantas aqui que tão bem legais e vira e mexe eu ainda continuo escrevendo :rox
Semente da Discórdia
14/03/2009, 16:37
Eu criava campanhas quando mestrava também, era bacana, mas faz um tempão =/
don_vito256
14/03/2009, 20:17
Pro pessoal que tem dificuldade com o português...
Pra começar, a primeira coisa que o cara aprende na faculdade de Letras é que não existe, numa análise mais branda, português certo ou errado, mas sim um português mais coerente ou menos com o que você quer dizer...por isso que você vê alguns textos menos trabalhados em que simplesmente quando você tá lendo passa uma impressão de que alguma coisa "não encaixa"... Existem diversos autores bons que incorporam uma maneira de falar bem comum, popular, na narrativa, tipo: Dalton Trevisan, Rubens Figueiredo, Rubem Fonseca, etc...não faltam ótimos exemplos.
Quer ver um texto sensacional todo mal-escrito? O 1° capítulo de Baudolino, de Umberto Eco. O narrador é um moleque na Idade Média (onde ler e escrever era uma raridade).
A única condição pra você fazer isso é fazer de propósito, saber o erro e justificar, e essa justificativa conter um propósito. Aí só se aprende a fazer lendo;)
Semente da Discórdia
14/03/2009, 20:32
Sei disso, mas o meu problema com o português é mais embaixo mesmo :p
Eu realmente não absorvi nenhum conceito gramatical durante o ginásio e o colégio e as vezes cometo erros grotescos :p
Teria que aprender ao menos razoavelmente bem para poder manejar a língua com mais facilidade.
Quinta Feira mesmo dei uma olha numa Gramática Descritiva e achei bem interessante.
Você faz letras também Don Vito?
don_vito256
14/03/2009, 20:54
Sei disso, mas o meu problema com o português é mais embaixo mesmo :p
Eu realmente não absorvi nenhum conceito gramatical durante o ginásio e o colégio e as vezes cometo erros grotescos :p
Teria que aprender ao menos razoavelmente bem para poder manejar a língua com mais facilidade.
Quinta Feira mesmo dei uma olha numa Gramática Descritiva e achei bem interessante.
Você faz letras também Don Vito?
Na verdade eu sou um escritor frustrado:lol...ia fazer vestibular pra Letras, depois fiz pra Jornalismo....e, enfim, tem aquela coisa: quem sabe, faz; quem não sabe, ensina....:p
Pra mim, a melhor maneira de aprender a manejar a língua é ter fontes boas...aí, quando você for ler, demore um pouco, saboreie, se atente ao jeito do autor dizer cada palavra, converse com cada personagem...
Antes eu tinha vergonha de ficar 5mins numa página....tu não acreditas o quanto se perde de conteúdo quando se lê algum desse clássicos só pra dizer que leu (é claro, ninguém vai parar pra analisar um Dan Brown da vida, né:p)..
Meu conselho é isso: demore pra ler um livro bom (por "bom" eu digo "nível Dom Casmurro")...depois de um tempo você acaba não precisando demorar tanto.
Eu escrevo roteiros de hq por diversão.
guilhermepp
14/03/2009, 23:08
Não consigo nem escrever minha redação para o vestibular, imagina então um texto bem elaborado.
Eu gosto bastante de ler, e poesia eu tbm não sabia como entrar nela, todo mundo virara e falava nossa que fantásticos e tal, mas eu não sentia absolutamente nada, mas ano passado eu acho que consegui entrar meio no clima lendo Alberto Caeiro, me tocou profundamente [kgay][kgay]
Hiperbrain
24/03/2009, 12:29
Eu componho já há um bom tempo. No meu caso, sempre escrevi bem e tenho certa facilidade para redigir textos. Nunca publiquei nada oficialmente, mas tenho material em casa para, pelo menos, 3 livros grandes. Faço poemas de temas variados e, lógico, de amor, até porque quase todo mundo que começa a se aventurar no meio literário começa a se expressar por meio de suas tristezas ou frustrações. O que tá lascando é que, ultimamente, estou sem motivação e inspiração nenhuma por causa da depressão. Sou muito carente e a solidão tá me matando, me fazendo perder a vontade de escrever. Mas acredito que quando ou SE eu encontrar alguém especial minha inspiração e encanto pela vida vai voltar. Por hora, sou só mais um brucutu solitário e depressivo.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.