Ver Versão Completa : Comecei minha coleção de quadrinhos![+opiniões?][+ajuda pra me situar no universo]
Neo BrasilTails
14/03/2009, 00:08
Sempre quis ler quadrinhos da mesma forma q leio mangás, comprando sempre, e acompanhando 2 ou 3 revistas por mês, mas nunca soube como começar e nem tive coragem...
hoje minha namorada mostrou um interesse em começar uma coleção, e fomos a uma loja de quadrinhos dar uma olhada no q tinha por lá. Porém a dúvida ainda é a mesma, eu não sei por onde começar, parece q sempre vão ter referencias e personagens desconhecidos por mim.
Sempre fui apaixonado pelo universo da Marvel, especialmente pelo homem de ferro e o homem aranha (eu adorava aquele desenho velho dele), e queria saber qual seria a boa pra começar a comprar. Minha namorada comprou uma revista, avante vingadores, q parecia bem legal (era a numero um) e eu vi um especial do homem de ferro (acho q eram 5 edições juntas 22,90) e eu queria saber se essas valem a pena, oq mais vale comprar, quais são as melhores revistas e tal...
ruindows
14/03/2009, 00:34
AAhhh! Saudades desta época!
Bom cara, te recomendo começar pelos vingadores ( Geralmente estão nas revistas do falecido Capitão América!) la estão reunidos vários herois
que pertencem ao universo marvel e que ja brilharam solo! (procure pela Saga Tempesdade Galática na minha opinião um marco dos hqs)
Não se deixe levar pelos hqs de hoje além das revistas serem caríssimas no formato norte americano, o universo foi mudado e é possivel que você não entenda as origens dos personagens!
Va em sebos encontrara uma infinidade por um preço ótimo! Mora em sampa? Tenho alguns endereços se quiser posta ai!
Espero te-lo ajudado nessa saga!
Leia Watchmen, essencial.
riotrion
14/03/2009, 00:48
HQ's acho que vc já sabe que são literalmente infinitas, tipo no geral só acaba quando começa a nom dar lucro, e também a universos tipo o onde tudo ocorre, ou seja o que acontece c/ um personagem pode interferir em outros, por exemplo o wolverine tem onipresença, ele tem sua revista a dos x-men, o novos vingadores e algumas aparições especiais, o que acontece na revista dele pode afetar os novos vingadores e os x-men(puta Merchandising), quer dizer as veses colecionando um títulos boiamos.
A revista q vc escolheu foi otima pra alguem que ta começando, ela tem os dois dos maiores titulos de base da marvel(poderosos e novos vingadores), sobre os heróis desconhecidos, vc vai se acostumar e vai passar até a gostar de alguns, vide o cavaleiro da lua.
HQ's são divididas por arcos e mega-sagas, arcos são mais internos, tais como os capítulos dos mangas, agora megas sagas o nome já diz, são a forma mais desprezível e empolgante de arrancar seu dinheiro(ainda mais na marvel), eles criam uma estória em comun que mexe com todo o universo da editora, e isso gera tie-ins que são revistas de outros personagem que estão ligados a este evento.
E por fim os one-shoot, que são revistas soltas que não tem nada a ver com serie alguma, elas quase nunca estão dentro da cronologia, e muitas veses são as melhores estórias.
com isso vc sabe o basico de HQ's qualquerduvida manda uma mp( eu me amarro em falar de HQ).
Olha, vc tá começando cara...ta formando opiniao sobre o assunto ainda...e gosta da linha do avantes vingadores e talz. Acho que nao seria bacana ler algo como watchmen (como o furlan disse) logo de cara não.
Pelo que vc citou na avante vingadores, vc deve ter gostado de Fugitivos né (é no Avante que tem eles, né galera?ou viajei?)?
Se for, eu acho que vc deveria ler algo do tipo do Nyx:
http://www.majorspoilers.com/wp-content/uploads/2008/06a/marvelsolict0908/NYXV2002_covcolor.jpghttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f9/NYX_-1_Cover_by_Josh_Middleton.jpg
Agora, se vc gostou de alguma outra historia...ai tem q saber qual é direitinho.
riotrion
14/03/2009, 01:33
Olha, vc tá começando cara...ta formando opiniao sobre o assunto ainda...e gosta da linha do avantes vingadores e talz. Acho que nao seria bacana ler algo como watchmen (como o furlan disse) logo de cara não.
Pelo que vc citou na avante vingadores, vc deve ter gostado de Fugitivos né (é no Avante que tem eles, né galera?ou viajei?)?
http://www.majorspoilers.com/wp-content/uploads/2008/06a/marvelsolict0908/NYXV2002_covcolor.jpghttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f9/NYX_-1_Cover_by_Josh_Middleton.jpg
Agora, se vc gostou de alguma outra historia...ai tem q saber qual é direitinho.
po nele curtiu overpower é melhor ele pegar os supremos, ou as series max, ou action.
The Dark Knight
14/03/2009, 01:48
quadrinhos ocidentais não precisam ser necessariamente de super-heróis. Tem tanta coisa por aí, pra todos os gostos, dos estilos mais variados. Mas se vc tá afim mesmo de super-heróis eu recomendo a vc não começar por séries mensais que tem uma cronologia mt louca e confusa. Me desculpe quem gosta mais eu dispenso. Prefiro histórias fechadas e graphic novell. Vc pode procurar por uma do Batman que foi relançada esse mês: A Píada Mortal. É excelente e escrita por Alan Moore de Watchmen, que tb é uma boa pedida, mas talvez mt complexo pra começar.
Olha aqui um site legal http://www.universohq.com/
Neo BrasilTails
14/03/2009, 03:01
watchmen eu li já, e gostei muito (oq me interessou mesmo, era o fato de não ser uma história muito longa)
sobre os vingadores, na verdade, eu não conheço mesmo, quem comprou o 1 foi minha namorada, e vou confessar q curti o traço e os personagens, mas ainda não comecei a ler (ela disse q a moça da loja de quadrinhos recomendou a ela)
watchmen é incrivel sim, mas não é esse tipo de experiencia q estou buscando dessa vez, eu procuro fantasia pura, histórias dos herois q me cativam tanto, e é basicamente isso...
eu moro no rio, se alguem achar algum lugar :)
Sgt. Kowalski
14/03/2009, 11:31
Eu recomendo Fables (Fábulas, aqui no Brasil).
Faz vc ver os contos de fada com outros olhos ;)
Então, eu não gosto muito de quadrinhos com super-heróis no estilo Superman e Spider Man, sou mais V for Vendetta, Nórdicos, Watchmen, Sandman e por aí vai. Recomendo esses
Bom, eu também não gosto de quadrinhos de super heróis, por isso recomendei Watchmen.
Também recomendaria Sin City, Maus, V de Vingança, 300... pra humor, Garfield, Calvin e Haroldo, algumas coisas do Crumb.
De super-herói mais tradicional a única que eu acho legal é Spawn, mas nem sei como está hoje em dia.
ocelot_sobis
14/03/2009, 15:04
compra essa:
http://2.bp.blogspot.com/_wYT8sUuBP9Q/SW9-tOcYJuI/AAAAAAAAAnU/0EMTfxWFlqQ/s400/Grandes_classicos_dc_alan_moore_PhotoRedukto.jpg
doutordoom
17/03/2009, 22:58
Já indiquei quadrinhos várias vezes aqui no fórum. Vou procurar uma dessas indicações para postar. Não vou escrever tudo de novo. :p
hellraditz
18/03/2009, 10:02
Só curte Watchmen quem já tem um conhecimento prévio de quadrinhos e seus vícios, senão o cara vai ficar perdido e pode não gostar de uma história clássica. Não adianta recomendar isso agora que ele não vai aproveitar a série como deveria...
Recomendo que do Homem-Aranha, você pegue encadernados com edições mais antigas, dos anos 60, para se familiarizar com o tipo de história e personagens. A Panini lançou o Biblioteca Histórica Marvel que é um encadernado de "luxo" com as primeiras histórias do herói, mas existem opções mais baratas que você encontra em sebos. Tem um encadernado bacana com as batalhas entre o Homem-Aranha e o Duende Verde, enfim...
Mas recomendo que você também procure por histórias fechadas, minisséries como Guerras Secretas ou Guerra Secreta. Essas histórias não são um primor, mas ajudam a conhecer melhor o universo Marvel e se situar. Guerras Secretas me ajudou bastante quando estava começando a ler no final dos anos 80. A Panini também lançou um encadernado dessa série há algum tempo, não deve ser difícil de encontrar...
Guastinha
19/03/2009, 13:15
Eu adoraria recomendar alguma coisa, mas eu só conheço a Marvel na era Abril, epoca do Formatinho.
Mas o gostoso mesmo era acompanhar os quadrinhos pelas edições mensais.
Teve uma epoca, 95 a 99 que eu cheguei a comprar mais de 15 titulos na bancas.
Por exemplo, se vc compra um titulo agora, e curte, vai querer comprar os proximos e ainda comprar os anteriores, para dar sequencia ao arco daquela edição que você comprou.
Por isso acho que seria legal começar pelas edições fechadas, as Graphics Novels; ou algum titulo que esteja iniciando as suas edições.
Artemis Fowl
19/03/2009, 20:55
Não é só pelo gosto pessoal, mas aconselho você começar a ler pelos quadrinhos do Homem-Aranha. Pelo simples motivo de ter começado a fase "Um novo dia". Está na quarta/ quinta edição dessa fase e facilmente você encontra as primeiras.
Assim não vai dar tanta a impressão do "não sei o que está acontecendo" e pouco a pouco você vai conhecendo e se familiarizando com os personagens.
Outra dica é não se preocupar com o passado. Se escutar/ler algum comentário e for de interesse, ai você procura para ler.
Lembro quando comecei, comprei uma edição do Wolverine e hoje é o personagens que menos tenho interesse em saber o que se passa.
Sgt. Kowalski
19/03/2009, 21:07
Brand New Day foi a pior coisa a acontecer com o Aranha nos últimos tempos. Puta regressão do caralho. É a mesma punhetação de Parker bobalhão com aquela tia véia dele. Já deu no saco. Chega. É a mesma porra desde 1970.
Artemis Fowl
19/03/2009, 21:15
Brand New Day foi a pior coisa a acontecer com o Aranha nos últimos tempos. Puta regressão do caralho. É a mesma punhetação de Parker bobalhão com aquela tia véia dele. Já deu no saco. Chega. É a mesma porra desde 1970.
Recomendei por o próprio autor dizer que simpatizava com os antigos desenhos.
Concordo com sua opinião.
Já teve boas fases e pode ser que possívelmente tenha outras. Só acompanhando para saber...
Mr. Nobody
19/03/2009, 21:44
Se achar pega "umbrella academy" achei interesante, o conceito. E as artes do Gabriel Bá são super fodas.
umbrela academy saiu no brasil já!?!?
Oh shit! Tenho q ir na livraria, tchau!!!!
Mr. Nobody
20/03/2009, 01:54
umbrela academy saiu no brasil já!?!?
Oh shit! Tenho q ir na livraria, tchau!!!!
Não. (eu acho) mas se tu quizer eu mando a minha so me manda ro seu endereco.
Neo BrasilTails
24/03/2009, 09:43
Bem galera, tomei coragem e resolvi iniciar minha aventura por esse universo.
A pedidos da minha namorada, comprei o marvel millenium do homem de ferro q está nas bancas, tem uma história bem legal do HdF vs. Hulk, e uma mostrando a origem do HdF, só q esse é parte 2, hoje mesmo ela vai comprar a primeira parte da série.
comprei também o guerra secreta... não sei em q parte do tempo se situa a série, mas eram 3 edições, tinha um monte de herois e tava barato, resolvi levar, por enquanto eu to gostando...
por ultimo, acho q vou começar a comprar o homem aranha, pelo q disseram, desde q começou a nova saga, teve um Reset ou coisa assim, procurei um pouco sobre, e tem muita gente reclamando, e muita gente q ta gostando... acho q vou ver isso
baixei tb toda a saga da guerra civil em ingles. To super afim de ler, de tanto q me falaram...
bem obrigado pelas dicas galera
Não. (eu acho) mas se tu quizer eu mando a minha so me manda ro seu endereco.
como assim me manda o q é seu?
Cara, aproveita que vc comprou uma edição Marvel Millennium e emenda a revista do Homem Aranha dessa linha, que tem uma das melhores séries da atualidade, a do próprio homem-aranha Ultimate. E se pegar os títulos antigos, melhor ainda pois a versão dos Supremos (seriam os vingadores do universo ultimate) é muito, mas muito boa.
Neo BrasilTails
25/03/2009, 07:42
Cara, aproveita que vc comprou uma edição Marvel Millennium e emenda a revista do Homem Aranha dessa linha, que tem uma das melhores séries da atualidade, a do próprio homem-aranha Ultimate. E se pegar os títulos antigos, melhor ainda pois a versão dos Supremos (seriam os vingadores do universo ultimate) é muito, mas muito boa.
po cara, mas o gibi ta no 85! o homeme aranha normal acabou de dar um reset.
po cara, mas o gibi ta no 85! o homeme aranha normal acabou de dar um reset.
Mas o ultimate não te mata com o peso da cronologia. As histórias geralmente lhe entregam o que precisa, sem aquela cultura fanboy. O Aranha normal eu não sei...
Neo BrasilTails
25/03/2009, 21:20
Mas o ultimate não te mata com o peso da cronologia. As histórias geralmente lhe entregam o que precisa, sem aquela cultura fanboy. O Aranha normal eu não sei...
quem sabe qd eu começar a ter dinheiro, agora já comecei o aranha normal e minha namorada se amarrou!
mas tenho algumas dúvidas, os mais entendidos de homem aranha e vingadores me ajudem plz:
No atual contexto do aranha, mephisto alterou o universo em q ele vive, fez aquele reset, na saga do um novo dia... como isso afeta as outras histórias do universo marvel?
outra coisa q eu não entendi, desde quando o homem aranha possui teias biologicas, e porque as perdeu? ouvi dizer q ao decorrer da revistinha ele ganhou novos poderes... como isso aconteceu e oq ele ganhou de novo?
meus atuais gibis:
-Ultimate Ironman I, II e ultimate human
-Homem aranha (os 3 primeiros de "um novo dia")
-Guerra secreta
-Avante vingadores 1(q não adiantou de nada comprar, lol)
Sgt. Kowalski
25/03/2009, 22:25
outra coisa q eu não entendi, desde quando o homem aranha possui teias biologicas, e porque as perdeu? ouvi dizer q ao decorrer da revistinha ele ganhou novos poderes... como isso aconteceu e oq ele ganhou de novo?
Na estréia faremos a análise da mais importante saga do Homem-Aranha dos últimos anos, chamada O Outro. Publicada originalmente entre Outubro de 2005 e Janeiro de 2006 em quatro atos de três histórias cada, a HQ chegou ao Brasil nas edições 60 (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1849536&ST=SR&franq=101724), 61 (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1897396&ST=SR&franq=101724), 62 e 63 da revista o Homem-Aranha. O último gibi foi distribuído recentemente e ainda pode ser adquirido sem necessidade de encomenda.
O primeiro ato, que foi escrito inteiramente por Peter David, mostra Peter Parker confrontando seus medos e a ameaça de dois vilões: Rastreador e o vampiresco Morlun, que quer sugar a essência do Homem-Aranha.
Ferido em batalha, Parker procura uma médica e é identificada uma estranha doença, que provavelmente matará o herói em pouco tempo. Sem saída, o Homem-Aranha inicia uma busca por médicos e místicos no segundo ato da história, inteiramente escrito por Reginald Hudlin.
Neste segundo ato, aliás, acontece um fato inusitado. O Homem-Aranha chega a levar a Mary Jane e a Tia May a tira colo para invadir o laboratório do Dr. Destino na Latvéria. E isso demonstra ser uma atitude completamente mesquinha: Peter tenta impedir a viagem de seus pais, o que, na cabeça dele, não desencadearia o processo que levaria a picada da aranha radioativa. Só que isso levaria a morte de todas aquelas vidas que ele salvou durante sua carreira heróica…
Mesquinharias à parte, todos os planos falham e o herói aracnídeo fica face a face com Morlun, que quer matar o Homem-Aranha antes até que a grave doença o tire a vida. E não é que o vilão consegue? Peter Parker acaba morto em combate.
É, você leu bem. Peter Parker morreu. Mas a coisa ainda vai piorar. Levado para o hospital ainda vivo, o Cabeça-de-Teia usou seu último suspiro para acabar com Morlun, que iria matar a Mary Jane. Durante essa luta, Parker desenvolve dentes iguais aos das aranhas, “estacas” nas mãos e uma superforça ainda maior. Morlun é totalmente absorvido pelo Aranha, que morre de vez em seguida.
E ainda tem mais. O cadáver de Peter é levado para a Torre Stark, lar dos Novos Vingadores. De alguma forma o corpo do Aranha sai de sua própria pele, deixando apenas uma casca vazia para trás. O corpo então forma um casulo em alguma ponte perdida de Nova York e Peter Parker confronta sua “aranha interior”, sendo obrigado a aceitar poderes que até então desconhecia, que são as tais “estacas” e outras coisas bizarras.
Apesar da bizarrice, o terceiro ato, escrito por J. Michael Stracynski, é o melhor de toda a saga. Principalmente a história publicada originalmente em Amazing Spider-Man 527, que conta como Parker confrontou sua força interior. O brasileiro Mike Deodato Jr. pode ser considerado o melhor desenhista do Aranha na atualidade e isso fica comprovado nessa HQ. Além de desenhar como ninguém os delírios do herói, Deodato consegue unir de forma magistral o seu estilo com os traços originais do legendário John Romita Sr.. O trabalho é complementado pela arte-final de Joe Pimental, que é digna de nota.
Já entre as outras histórias há uma inconsistência muito grande na arte, que ficou ainda mais clara em O Outro, já que cada HQ começava imediatamente após o fim da anterior. Enquanto em uma história desenhada por Pat Lee vemos uma Mary Jane com um corte de cabelo, um segundo depois somos apresentados a uma MJ com a clássica franginha de Romita, numa das mudanças de corte mais rápidas da história das HQs. Infelizmente isso não é apenas uma característica das revistas do Homem-Aranha, mas apenas ficou mais clara neste crossover.
No quarto e último ato de O Outro, cada roteirista escreveu para a sua respectiva revista, o que trouxe também algumas inconsistências de roteiro na última parte. Em uma história vemos o surgimento de um novo vilão, que tem o corpo todo feito por aranhas, mas na história seguinte parece que a composição deste mesmo vilão é outra. E esta é apenas uma das pequenas falhas do ato.
No final, O Outro deixa inúmeras pontas soltas, que serão resolvidas em futuras revistas do Homem-Aranha. Muitas delas acabarão por levar a fatos relevantes na Guerra Civil, incluindo a aproximação entre Parker e Tony Stark e o novo uniforme do herói aracnídeo.
Se você é fã do Homem-Aranha, da Marvel e já quer se preparar para a Guerra Civil, que provavelmente começará aqui no Brasil no segundo semestre de 2007, o Judão RECOMENDA! a leitura de Homem-Aranha: O Outro. Agora, se estiver procurando histórias melhores, com enredos bem estruturados e coisas do tipo, é bom procurar alguma outra leitura.
Homem-Aranha #63, com o último ato de O Outro, pode ser encontrado em qualquer banca do Brasil. Para conseguir as edições anteriores, fale com o seu jornaleiro.
Basicamente é isso aí. Peter Parker MYSTIKU E TOTÊMIKU. :p
E o reset do Mephisto não teve nenhuma repercussão no resto do universo Marvel. O Peter se fode sozinho mesmo.
Neo BrasilTails
25/03/2009, 23:57
Basicamente é isso aí. Peter Parker MYSTIKU E TOTÊMIKU. :p
E o reset do Mephisto não teve nenhuma repercussão no resto do universo Marvel. O Peter se fode sozinho mesmo.
poh! quer dizer q o reset é fake? o homem aranha continua conhecido pelos outros herois nas outras revistinhas???
poh, como eles vão fazer aquelas paradinhas épicas envolvendo várias revistas? tipo guerra civil, se o universo no homem aranha é um, e nas outras é outro?
EDIT> é nesse evento ai em cima q o aranha aprende a mandar teia biológica?
Sgt. Kowalski
26/03/2009, 00:49
poh! quer dizer q o reset é fake? o homem aranha continua conhecido pelos outros herois nas outras revistinhas???
poh, como eles vão fazer aquelas paradinhas épicas envolvendo várias revistas? tipo guerra civil, se o universo no homem aranha é um, e nas outras é outro?
EDIT> é nesse evento ai em cima q o aranha aprende a mandar teia biológica?
O reset se passa depois da guerra civil. E basicamente, para o bom senso gerall da nação, o reset do aranha não é comentado no resto do universo marvel, não que não tenha acontecido, mas simplesmente ninguém mais encontra o aranha por aí. Algo que eu acho muito bom.
Baixe:
Hell-Boy
Sin city
100 Balas
O Cavaleiro das Trevas
Heavy Metal(é Europeu, baixe que é foda)
Demolidor( uma mini-série do Frank Miller)
Watchmen
Origem(Wolverine)
Com esses você vai se divertir bastante.
Esqueça as revistas regulares, é uma punhetação sem fim, sempre ficam voltando do inicio, fique com as mini-séries.
quem sabe qd eu começar a ter dinheiro, agora já comecei o aranha normal e minha namorada se amarrou!
mas tenho algumas dúvidas, os mais entendidos de homem aranha e vingadores me ajudem plz:
No atual contexto do aranha, mephisto alterou o universo em q ele vive, fez aquele reset, na saga do um novo dia... como isso afeta as outras histórias do universo marvel?
meus atuais gibis:
-Ultimate Ironman I, II e ultimate human
-Homem aranha (os 3 primeiros de "um novo dia")
-Guerra secreta
-Avante vingadores 1(q não adiantou de nada comprar, lol)
Ah, tá. Ent]ão aqui vai uma indicação de encadernado: Supremos volume 1. É uma das melhores fases de histórias de gurpo que eu já li na minha vida. É a versão Ultimate dos vingadores..
Elder Predator
28/03/2009, 21:43
Eu comprava mensais do Aranha,mas parei na 35.
O mix era uma putaria sem fim,só se salvava uma história.
Agora tenho um projeto de recomeçar,mas quero pegar encadernados e mini séries.
Alguém manja de alguma HQ de terror?
Sgt. Kowalski
29/03/2009, 00:45
The Walking Dead (não sei o título aqui no Brasil)
doutordoom
29/03/2009, 10:26
O reset se passa depois da guerra civil. E basicamente, para o bom senso gerall da nação, o reset do aranha não é comentado no resto do universo marvel, não que não tenha acontecido, mas simplesmente ninguém mais encontra o aranha por aí. Algo que eu acho muito bom.
Encontra sim. Mesmo com a identidade desconhecida, o Aranha atua ao lado dos Vingadores secretos.
Todos sabem que o Aranha se desmascarou em Guerra Civil, mas não lembram (e não pensam) em quem ele é. A rigor, só o casamento e as consequências do aranha se desmascarar (Tia May baleada) deixaram de existir. As aventuras da época de casado não foram apagadas, mas aconteceram com Peter e Mary só morando juntos.
Enfim, um imbróglio cronológico.
E no reset, voltaram o Aranha para as teias com lançadores tradicionais (Viva!!! teia orgânica é lixo!!!! :smile)
Encontra sim. Mesmo com a identidade desconhecida, o Aranha atua ao lado dos Vingadores secretos.
Todos sabem que o Aranha se desmascarou em Guerra Civil, mas não lembram (e não pensam) em quem ele é. A rigor, só o casamento e as consequências do aranha se desmascarar (Tia May baleada) deixaram de existir. As aventuras da época de casado não foram apagadas, mas aconteceram com Peter e Mary só morando juntos.
Enfim, um imbróglio cronológico.
E no reset, voltaram o Aranha para as teias com lançadores tradicionais (Viva!!! teia orgânica é lixo!!!! :smile)
Minha nossa. tinha essamodinha mesmo? Começou depois do filme?
doutordoom
29/03/2009, 15:51
Minha nossa. tinha essamodinha mesmo? Começou depois do filme?
Sim. Exatamente depois do filme. Horrível, né?
Ei don, você viu meus pedidos pra você votar no tópico dos melhores jogos de todos os tempos?
The Walking Dead (não sei o título aqui no Brasil)
Os Mortos-Vivos ;)
Eu comprava mensais do Aranha,mas parei na 35.
O mix era uma putaria sem fim,só se salvava uma história.
Agora tenho um projeto de recomeçar,mas quero pegar encadernados e mini séries.
Tem a trilogia "30 Dias de Noite". Mas na verdade li o primeiro e nem curti. Aí acabei não pegando os outros.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.