Ver Versão Completa : Sobre o entupimento de poeira na 4850 cooler padrão...
Ero_Seenin
02/05/2009, 20:21
então, povo, como a maioria aqui deve saber já, o cooler padrão dessa placa tem aquele problema de ficar entupido de poeira depois de algum tempo, o que pode fazer a temperatura subir até mais de 20 graus que o normal.
Eu havia postado sobre isso aqui antes, mostrando como demontar o cooler para limpar e tal.
Mas acabei percebendo que esse problema pode não ocorrer afinal, depende do fluxo de ar no gabinete.
Há alguns meses atrás eu usava uma dessas fans de gabinete pequenas, que puxava ar para dentro, e outra na traseira atrás da fonte, que puxa o ar para fora. A placa de vídeo demorava uns 2 meses para ficar toda empoeirada.
Esse cooler lateral era util na minha VGA anterior, ajudava a reduzir uns 10 graus, mas experimentei desligar esse cooler pra ver como a temperatura do sistema reagia, e pra minha surpresa, continuou a mesmíssima coisa; aparentemente não subiu um grau sequer (talvez tenha subido, mas muito pouco, 2 graus no máximo).
Então fiquei com a fan desligada, deixando apenas a fan traseira ligada ainda. Deu um reduzida boa no ruído aqui. E o mais importante: minha placa não está mais entupindo de poeira. Já fazem 2 meses desde a ultima vez que limpei, e a temperatura em iddle continua em 53 graus; não subiu nada. À essa altura era para estar marcando uns 60 graus já; isso me surpreendeu, não imagina que a fan poderia ter esse efeito.
Então, fica aí a dica para quem tem essa placa: não usem fan lateral puxando ar pra dentro :kongpositivo:
[BF2]PuNiShEr
02/05/2009, 20:34
Isso aconteceu nos primeiros modelos Sapihire e powercolor né? todos praticamentes iquais.
Minha temp em idle fica a 39, estranho é que no GPU-Z não diz a velocidade do meu cooler, apenas diz " 1 RPM" no mais em Full hoje, apos horas de jogatina pulo pra 58, mais até agora nunca vi chegar nos 60.
Sobre o Pó com 2 semanas de uso, ainda não acumolo NADA mais nada MESMO. mais é mto barulhenta dps de horas, ela custuma vaira a velocidade seguidamente. estranho
Ero_Seenin
02/05/2009, 20:35
o problema acontece em qualquer modelo que usa aquele cooler padrão, o primeiro que fizeram, um fininho e que tapa quase toda a placa.
Acho que os fabricantes de hoje estão evitando esse cooler, e a maioria dos modelos está vindo com cooler melhores.
Cloudst69
02/05/2009, 21:19
Uma dica é comprar um destes filtros pra poeira:
https://www.kabum.com.br/kabum/imagem/fotos/01_01_16_25_08_index_g.jpg
O único problema é que ele corta um pouco o fluxo de ar pra dentro, e empoeira bem rápido. Mas é interessante pra ter noção do quanto de poeira ia pra dentro.
cait_sith
02/05/2009, 22:24
Uma vez por mes abro a cpu e limpo com cotonete levemente umedecido com alcool e limpa q eh uma maravilha, a diferenca no cooler entao hehe. Ja q ele eh transparente!
Mesma coisa com a ventoinha da HD4870 aqui, vou passando levemente cotonete e retirando a poeira, tanto nela como no fan frontal e dianteiro da cpu.
Pois aqui tem muita poeira braba sô! :-D
vangelismm
03/05/2009, 00:18
Não recomendo ninguem a usar cooler jogando ar para dentro, vai muita poeira para dentro.
Aqui eu montei um "tripe" para o cooler e coloquei dentro do gabinete, na parte de baixo, jogando o ar para cima.
Uma dica é comprar um destes filtros pra poeira:
https://www.kabum.com.br/kabum/imagem/fotos/01_01_16_25_08_index_g.jpg
O único problema é que ele corta um pouco o fluxo de ar pra dentro, e empoeira bem rápido. Mas é interessante pra ter noção do quanto de poeira ia pra dentro.
Eu uso um desse na parte de trás...eh o padrao mesmo, joga p fora o ar...e deixa bem limpo dentro hein!.....
e na frente tbm tem isso nas baias... eh um CoolerMaster RC-532 aki...entao.. poeira dentro do pc diminuiu bastante....fica ai a dica tbm!...
abç
Lando_Calrissian
03/05/2009, 10:06
No meu tempo, a gente desmanchava meia calça e fazia tipo uma toquinha no cooler...
Profit!
marcgtsr
03/05/2009, 17:20
No meu tempo, a gente desmanchava meia calça e fazia tipo uma toquinha no cooler...
Profit!
boa ideia!
nunca tinha pensado nisso
JUGULADOR
03/05/2009, 17:56
Prefiro deixar meu cooler sem gambiarra nenhuma, usando um ventilador pra jogar ar dentro dele e ter que abrir pelo menos uma véz por mês pra limpar que colocar esses filtros no cooler.
Sei la... confio na engenharia... se o cooler não foi projetado pra funcionar com uma "telinha" presa nele não sou eu que vou colocar uma.
FALOW
U
I
king_hyperdyo
03/05/2009, 17:59
Acredito que o melhor seja estar limpando sempre o PC, hoje mesmo fui limpar os PC em casa e tava uma enorme crosta de sujeira na placa de video e Cooller do Processador.
[BF2]PuNiShEr
03/05/2009, 19:16
Pois-eh! essa "telinha" sei não... com as temps altissimas, não da pereigo dessa bagaça derreter?
No mais, para pra limpa o PC sempre é uma boa idéia.
JUGULADOR
03/05/2009, 19:59
Derreter acho que não derrete, mas acumula muito mais sujeira pelo fato da telinha (mod oficial ou meia, não importa) ser poroza e feita para que a sujeira grude nela, e de uma maneira ou de outra vc tera que abrir o PC nem que seja pra trocar a tela.
O ideal é o cara ter bons instrumentos de limpeza... vale a pena investir num daqueles aspiradores pequenos e em um daqueles pinceis de cerda macia... vc bate um pincel pra desgrudar a sujeira e depois usa o aspirador pra levar tudo embora... se o cara tiver aqueles compressores pequenos com mangueira fininha tb ajuda pra limpar os cantos mais inacessiveis... e nem precisa limpar muito e tão pouco desmontar o micro (só abrir o gabinete, é claro)... a cada três meses já é muito mais que suficiente dependendo de onde vc morar e de fatores como se fumam ou não perto da maquina.
FALOW
U
I
Cloudst69
03/05/2009, 20:05
Só pra constar, esse filtro é pra ser usado nos coolers do gabinete. Eles ficam na parte externa do gabinete... "encaixam" no cooler pela parte de fora (pelos parafusos).
JUGULADOR
04/05/2009, 01:19
Só pra constar, esse filtro é pra ser usado nos coolers do gabinete. Eles ficam na parte externa do gabinete... "encaixam" no cooler pela parte de fora (pelos parafusos).
Se for assim então pode ajudar um pouco... mas pro filtro ser bom o suficiente pra barrar pó (que são particulas muito pequenas) ele criaria muita resistencia pro ar entrar... e pessoalmente prefiro um gabinete mais refrigerado possivel mesmo que tenha que deixar entrar mais poeira.
FALOW
U
I
grapeJuice
04/05/2009, 14:17
Só uso os filtros da minha gabinete pois é Fulltower, e já veio com eles e são os de encaixe e fácil remoção para limpeza. Fora isso, acho que não vale a pena.
Eu não tenho o costume de limpar nunca o gabinete...
Mas estou agora com um bem ventilado o coolermaster elite 331.
sabe se a HD4870 tem o mesmo problema?
Esquema é de tempos em tempos abrir o cooler e limpar ... assim como fiz ...
Eu não uso cooler lateral - tenho um em baixo da cpu e outro na frente mandando ar pra dentro e um atras e um em cima jogando ar pra fora - e já tive que limpar o cooler da 4850 2 vezes por estar atolado de poeira. A segunda vez foi mais ou menos 2 meses depois da primeira, quando eu notei que a temp da placa em idle já tava uns 10 - 15 graus acima do normal.
Eu tento dar uma geral na cpu a cada 2 meses pelo menos. Abir, desmontar, tirar todo o pó... poeira vai entrar de qq jeito, então nem uso esses filtros que pra mim só iam atrapalhar já que a temperatura de tudo ia subir.
Agora, o problema com o cooler tosco da 4850 é que a cada vez que vc tira o cooler pra limpar tem que recolocar pasta térmica e fazer isso a cada 2 meses é jogar grana fora (se vc usa uma dessas tipo artic silver). Assim que sobrar uma grana vou comprar um daqueles coolers da zalman (acho que é vf900 ou vf1000) pra resolver esse problema.
Eu não uso cooler lateral - tenho um em baixo da cpu e outro na frente mandando ar pra dentro e um atras e um em cima jogando ar pra fora - e já tive que limpar o cooler da 4850 2 vezes por estar atolado de poeira. A segunda vez foi mais ou menos 2 meses depois da primeira, quando eu notei que a temp da placa em idle já tava uns 10 - 15 graus acima do normal.
Eu tento dar uma geral na cpu a cada 2 meses pelo menos. Abir, desmontar, tirar todo o pó... poeira vai entrar de qq jeito, então nem uso esses filtros que pra mim só iam atrapalhar já que a temperatura de tudo ia subir.
Agora, o problema com o cooler tosco da 4850 é que a cada vez que vc tira o cooler pra limpar tem que recolocar pasta térmica e fazer isso a cada 2 meses é jogar grana fora (se vc usa uma dessas tipo artic silver). Assim que sobrar uma grana vou comprar um daqueles coolers da zalman (acho que é vf900 ou vf1000) pra resolver esse problema.
Não reapliquei a pasta térmica XD ... mas tb não esquentou ... eu tenho que estudar uma solução para esse problema, quando tiver tempo ... eles poderia ter facilitado para limpar né ... fico imaginando se os caras não testam essas coisas antes de lançar ... ¬¬
grapeJuice
04/05/2009, 16:23
Eu não tenho o costume de limpar nunca o gabinete...
Mas estou agora com um bem ventilado o coolermaster elite 331.
sabe se a HD4870 tem o mesmo problema?
Sim, tem exatamente o mesmo problema. Por falar nisso, ela ainda esquenta mais.. nunca vi uma solução de ventilação pior, desde minha FX5200.
Se a sua for ICEQ, ou algum modelo overclockado e/ou com solução de refrigeração diferente, desconsidere o primeiro comentário.
Sim, tem exatamente o mesmo problema. Por falar nisso, ela ainda esquenta mais.. nunca vi uma solução de ventilação pior, desde minha FX5200.
Se a sua for ICEQ, ou algum modelo overclockado e/ou com solução de refrigeração diferente, desconsidere o primeiro comentário.
q lixo hein.
Té parece q eu vo ficar abrindo o PC pra limpar tão cedo...
Infelizmente não tenho essa paciência..
Vou confiar na ventilação dele, qdo estiver esquentando demais ai sim eu vejo o que faço.
grapeJuice
04/05/2009, 21:44
Claro, períodicamente é só para evitar tirar uma gigante quantidade de sujeira de uma vez. Mas se aquecer, pode ir limpar, porque se fundir não tem garantia.
Claro, períodicamente é só para evitar tirar uma gigante quantidade de sujeira de uma vez. Mas se aquecer, pode ir limpar, porque se fundir não tem garantia.
EU tava vendo eu ESPERO que não entre tanta poeira e nem aqueça tão cedo.
O meu gabinete tem uns filtros na saída frontal pra diminuir a entrada de poeira.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.