PDA

Ver Versão Completa : Ratchet & Clank Size Matters [que m*rda]

xogum
20/06/2009, 12:01
Bom gente, resolvi fazer um mini-review desse jogo. Recentemente eu quase terminei ele, sim, quase, parei no chefe final. Fiquei P da vida e desisti de jogar. Adoro a série, mas tem tanta coisa errada nesse jogo que não dá pra dizer outra coisa além de que é uma mancha na carreira da franquia.

Bem, à primeira vista tudo parece OK. Gráficos decentes pra um portátil (apesar de não estarem no nível dos jogos de PS2), controles razoavelmente bem adaptados e ótima música. Sobre os controles, fizeram um bom trabalho, mas é inegável que o jogo sofre na configuração do PSP, é cansativo e impreciso, mas não tem muita alternativa com a falta de botões e um segundo analógico.

A jogabilidade e fases até que são decentes, meio "bland", mas passáveis. Os problemas começa a aparecer quando você nota certos desbalanceamentos. Os inimigos, por exemplo, tem que legar um milhão de tiros pra morrerem, enquanto você morre com pouquíssimos golpes. E estou falando de armas e armaduras totalmente "upgradadas". Praticamente tb não há recuo nenhum dos inimigos com os golpes (como sempre houve), inutilizando a chave de fenda.

A câmera também sofre, optaram por algo mais próximo do personagem, tendendo à ficar às costas e quase que no nível do chão sem elevar muito. Além de criar pontos cegos à frente, ela tem a tendência de girar descontroladamente quando você chega perto de uma parede ou obstáculo.

Há também coisas menores e incoerências que incomodam. Porque, por exemplo, quando morro, volto ao checkpoint sem os tiros gastos, depois morro de novo e eles voltam? Seria difícil recarregar logo essa porcaria, ainda mais que nesse jogo você gasta um BILHÃO de tiros?

Tudo isso leva a situações muito desagradáveis. Chefes que levam séculos pra morrer, mesmo sendo relativamente fáceis. Claro erro no balanceamento da jogabilidade. Na fase final há clones do Ratchet que te atacam em bandos, é incrível quantos tiros você tem que dar pra cada um morrer, isso com vários te atacando, em ambiente fechado, a câmera rodando descontrolada, você pulando cegamente pois a visão que já não é muito boa ainda é obstruída pela salva de tiros e uma turba de inimigos que não recua um milímetro com seus tiros. Essa parte é um SACO. Não tenho nada contra desafios, mas desafios baseados em retrições claras de seus sentidos não valem a pena.

No chefe final, além de ser outro carinha que precisa de um BILHÃO de tiros pra morrer, ele te mata com 2 acertos (e eu estava com a armadura no máximo). Isso somado ao fato de ter um irritante "delay" entre mirar a arma e conseguir pular pra escapar da onda de energia torra seu saco. A gota d'água é quando você quebra o escudo dele e ele sai correndo com medo, eu mirava nele direitinho com o laser e ia acompanhando, daí, do nada, a mira desvia prolado oposto quando ele já está pra recuperar o escudo, perdendo tiro e dano infligido. Ah, e os tiros reaparecem na "arena" a conta-gotas.

Enfim, apesar de adorar a série, nãotive saco pra passar do chefe final. Jak, que todo mundo malha, é mil vezes melhor, mais balanceado que este.

MAC
20/06/2009, 13:00
Eu tenho do PS2 guardado, nem cheguei a jogar... Pelo que li agora, esse nunca vou rodar mesmo...

Evil HeadHunter
20/06/2009, 15:19
Só pq vc não conseguiu terminar o jogo por pura falta de perspicácia sua não quer dizer que o jogo seja bom!

;)

Evil HeadHunter
20/06/2009, 15:22
Ops 2 hit combo!

xogum
20/06/2009, 20:38
Só pq vc não conseguiu terminar o jogo por pura falta de perspicácia sua não quer dizer que o jogo seja bom!

;)

Acho que você nem sabe o que quer dizer perspicácia.

Rafaelapnt
20/06/2009, 20:44
Cara.. dificil imaginar a insomniac fazendo MERDA.. pode n ser o melhor daserie, mas MERDA eu acho que n deve ser.. vai ver vc simplesmente n se adaptou ao jogo..

Mas enfim.. n joguei.. n posso opinar.. =P

Tou falando mais no pedigree da insomniac mesmo..

Nomercy
20/06/2009, 21:41
Só joguei esse , no psp.
Gostei , mas nao conheço os outros jogos da série então nao tenho parametro para comparaçao , parei no ultimo chefe também , preciso colocar a iso no psp novamente.

MassaBR
21/06/2009, 02:25
Cara.. dificil imaginar a insomniac fazendo MERDA.. pode n ser o melhor daserie, mas MERDA eu acho que n deve ser.. vai ver vc simplesmente n se adaptou ao jogo..

Esse jogo não foi feito pela Insomniac e fica claro, ele parece uma imitação barata de verdadeiro R&C.

Me arrependo bastante de ter comprado na PSN Store ao invés de UMD.

cooler_dgb
21/06/2009, 03:04
estou com esse jogo no memory stick, depois pretendo jogar o crash: mind over mutant, medievel resurrection e até daxter, pra ver qual deles se sai melhor.

Pra quem já jogou esse R&C do PSP, com média de quantas horas se termina o jogo?

Ixion
21/06/2009, 08:32
Eu concordo 100% com as reclamações do Xogum...o jogo até que começa bem, mas depois fica todo desbalanceado...nunca vi inimigos demorarem tanto pra morrer na série R&C...tenho que usar o PDA o tempo inteiro para comprar mais munição, mas chega um ponto que os meus bolts acabam e não dá pra comprar mais e ainda falta matar um monte de inimigo. Acabei deletando essa porcaria de jogo do meu MS e to jogando Daxter de novo...esse sim é um jogão.

Estou ansioso para jogar J&D The Last Frontier...boto fé nesse jogo. Já o Secret Agent Clank é outro jogo que é pura porcaria.

Rafaelapnt
21/06/2009, 08:51
Esse jogo não foi feito pela Insomniac e fica claro, ele parece uma imitação barata de verdadeiro R&C.

Me arrependo bastante de ter comprado na PSN Store ao invés de UMD.

Humm.. tah explicado.. quem fez?

xogum
21/06/2009, 09:26
Humm.. tah explicado.. quem fez?

High Impact Games.

joe perry.
21/06/2009, 09:46

eu achei resistence 2 bem fraco e ratchet do ps3 chato demais
nao joguei os outros da serie
mas pelo menos a impressao q eu tive no ps3 e q
os jogos nao correspondem tanto ao hype

MAC
21/06/2009, 09:58
Lembrei do triste fim do Crash Bandicoot e do Spyro, que eram jogos decentes quando produzidos pela Naughty Dog e Imsomniac respectivamente, mas como a Sony comprou essas produtoras, Crash e Spyro cairam nas maos das produtoras 'tapa-buraco', e hoje Crash sai até pro... Zeebo... Hehehehe

xogum
21/06/2009, 16:41
eu achei resistence 2 bem fraco e ratchet do ps3 chato demais
nao joguei os outros da serie
mas pelo menos a impressao q eu tive no ps3 e q
os jogos nao correspondem tanto ao hype

Resistance 2 é o GOTY FPS de 2008. Jogão. Ratchet idem, pra mim o melhor plataformer da geração depois de Mario Galaxy, claro.

Proto Man
21/06/2009, 17:11
Não sou muito fã da série, estava passando e ví bem baratinho, greatest hits mesmo, comprei. Terminei por obrigação de ter comprado, sou muito mais o Daxter.