PDA

Ver Versão Completa : Computadores de mesa podem estar perto do fim? Ou Irão Virar um HTPC?

Dark Crysis
27/07/2009, 21:48
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3856574-EI4801,00-Computadores+de+mesa+podem+estar+perto+do+fim.html

Se lembram desse artigo que dizia que os computadores de mesa estariam extintos? Pode até ser que um dia chegue no fim, porem assim como os notebooks as HTPC´s estão se popularizando bastante no mundo e num futuro não muito distante poderá virá o principal das HDTV´s, Do Blu-ray e até mesmo um rival a altura do PS3 na relação custo beneficio, tanto que você pode montar uma HTPC mais potente que o PS3 por 299 dólares, além da HTPC oferecer o mesma proposta que o PS3 oferece. Quem sabe o futuro dos computadores de mesa seja virar um HTPC? Porque digo isso? Então vamos lá!

Primeiro vamos explicar o que significa HTPC: HTPC é o acrônimo de Home Theather Personal Computer. É um computador pessoal conectado a uma TV. Algumas vezes é usado como um centro de mídia para exibição de fotos digitais, música e filmes, ou como um videogame. Adicionando uma placa de TV ao HTPC permite que ele grave programas de TV também.

http://tecnogeeks2.890m.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/02/media_lab1.jpg

Que tal quando chegamos da nossa viagem dos sonhos, assim que formos recebidos, plugarmos nossas câmeras fotográficas direto em nossas avançadas, finas e gigantescas TVs para vermos as fotos enquanto ouvimos aquela música que tocou “naquela noite”. Não fiquemos comente nas fotos, nossas câmeras digitais super potentes gravam belíssimos vídeos, e vamos assisti-los sem problema.

Vejamos outra situação: Jantar com amigos em casa, todos ouvindo uma boa seleção de músicas tranqüilas (ou agitadas, há “jantares e jantares”), boa comida, boa bebida e principalmente boas companhias, eis que depois de algumas garrafas abertas a turma comece a ver “AQUELA” seleção de vídeos mais engraçados, impressionantes e tecnologicamente respeitáveis do youtube.

Eis que as situações acima descritas aconteçam na mesma noite.

Bom, agora que tal imaginarmos um único equipamento que faça tudo isso e muito, mas muito mais.

É amigos, chegamos na era da convergência digital, onde a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e nossa rotina de trabalho e lazer muitas vezes depende dela. Seguindo o fluxo, surge essa maquininha fantástica: o HTPC (Home Theater PC), ou Media Center, como quiserem.

Vamos começar uma viajem de volta: um pouco de história, senhoras e senhores.

Popularização do Áudio Digital doméstico:

O princípio do HTPC começou como uma idéia que foi evoluindo juntamente com as tecnologias. A popularização das placas de som e com o advento do tão popular MP3, descobriu-se que o CD já não é tão prático para usarmos no dia-a-dia (vai lá saber como se escreve isso, Lula) e que nossos computadores tinham a capacidade de armazenar pilhas infindáveis de discos, e com a progressiva queda dos preços de memórias e o aumento das velocidades de conexão não é difícil imaginar onde a coisa toda iria parar (na verdade tudo está muito, mas MUITO longe de parar). Com a evolução da Internet, os arquivos puderam ganhar qualidade, sofrendo menos compressão, resultando em um arquivo de áudio de qualidade similar ao do CD. Hoje, Todo microsystem que se preze, reproduz arquivos de áudio mp3. Em 1998 eu já tinha meu PC conectado a um bom sistema de som, tocando as benditas siglas (a biblioteca virtual ainda era pequena, mas bem selecionada) =D

Popularização da compressão de vídeo:

Em 1998, os vídeos na rede eram de péssima qualidade ou impraticáveis para nossas conexões (lembremos que o DVD ainda era um bicho estranho, festejado pelos Norte Americanos, recém chegado para os Europeus e “coisa do futuro” para nós), porém desde então (até antes disso) já havia idéias e protótipos de HTPC caseiro, lembremos que desde o Windows 3.0 a Microsoft oferece no pacote o tão conhecido (será que ainda) Media Player (posteriormente substituído pelo Windows Media Player).

Enquanto o formato de compressão de áudio MP3 se consolidava, principalmente entre redes de trocas de arquivos P2P (peer to peer ou “ponto a ponto”, onde vários usuários compartilham arquivos diretamente uns com os outros pela internet, utilizando softwares tais como Napster, Audiogalaxy e posteriormente Kazaa, Emule, Torrents, etc.) a recém extinta Circuit City cria uma empresa/projeto chamada de DIVX (“Digital Video Express” - não confudir com “DivX ;-)” ou “DivX”, criadas posteriormente como trocadilhos, fazendo referência ao grande projeto falho da Circuit City) e após tentativas, erros e contribuições (de Hackers inclusive, que ajudaram a quebrar muitos códigos de proteção e dos softwares tocadores), o atual sistema de compressão DivX ganhou vida, permitindo arquivos de vídeo mais compactos e, portanto, mais fáceis de serem transmitidos e transportados, projeto que continua evoluindo até hoje, permitindo que filmes em Full HD (o famoso 1080p) sejam também compactados no formato. A popularidade do formato DivX teve seu início por volta do ano de 2002, com uma qualidade melhor de vídeo e quando os gravadores de CD, já muito populares, estavam gradativamente sendo substituídos pelos gravadores de DVD e os usuários, com PCs mais “capazes” iam se familiarizando com a idéia de que um computador era mais do que somente uma ferramenta de pesquisa, envio de mensagens, edição de textos e planilhas e jogos como paciência e “mata-mata, estripa e puxa”.
Hoje existe no mercado uma sorte de aparelhos tocadores de DVD que reproduzem discos com filmes compactados em DivX, que permitem que um filme inteiro seja armazenado dentro de um CD ou vários filmes possam ser gravados dentro um único DVD (com perda de qualidade da imagem e som).

O Windows Vista, já possui suporte nativo para DVDs e vem com o Media Center integrado (software ou “instância”, que permite que vídeos, fotos, músicas e os mais variados conteúdos multimídia sejam geridos através do mesmo), nas mais diversão versões do sistema operacional.

Sistemas sonoros multi amplificados

Os sistemas sonoros (vamos assim chamar) estão evoluindo também. Temos aparelhos que reproduzem sons mixados em até 8 canais diferentes, o tal do 7.1, que é composto por 7 caixas acústicas dispostas nas posições Central (1 caixa), Frontal (2 caixas), lateral (2 caixas), traseiro (2 caixas) e Subgraves (ou Sub-Woofer). Quando somados os sons, o sistema proporciona uma experiência de imersão sonora realista, dando a impressão de que o espectador está no meio de uma cena de um filme ou no melhor acento de uma apresentação ao vivo do seu artista favorito. O popular sistema 5.1 já permite uma excelente audição, com caixas igualmente disposta como no sistema 7.1, excluindo as caixas laterais. Faço uma ressalva aqui quanto à qualidade das caixas de som vendidas no mercado, que tem nas mais populares a característica de serem barulhentas e de péssima qualidade (vale um post somente sobre isso), portando em meio ao tsunami de ofertas do mercado, quem tem cuidado e critério na escolha, encontra caixas de som surpreendentemente boas para os mais variados orçamentos.

Hoje a maioria dos PCs tem a capacidade de reproduzir áudio em 7.1 canais.

Interlúdio

Com a evolução dos processadores, memórias, placas de vídeo com mais recursos, tínhamos já em mãos uma ferramenta conectada à grande rede que era capaz de armazenar e processar muitos dados simultaneamente e softwares que geriam e reproduziam todo este conteúdo em nossos pesados monitores CRT de 14 polegadas (não deixa saudade) e nas pequenas (e de terrível qualidade) caixinhas de som (faço uma ressalva em favor da Compaq, que vendia alguns modelos com um par de caixas da JBL, de qualidade invejável até hoje – que eu ainda uso em conjunto com um grande sistema de som, meus vizinhos “gostam” muito).

http://tecnogeeks2.890m.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/02/lcd.jpg
http://tecnogeeks2.890m.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/02/alienware-arc-monitor.jpg

A evolução para o passo seguinte está ocorrendo diante dos nossos olhos e ouvidos, os televisores estão cada dia maiores, mais finos, com imagem e som melhores e conexões de alta definição que atualmente são subutilizadas pela maior parte dos usuários.

Hoje temos telas de computadores de cristal líquido, o LCD, que transformou a forma de vermos o computador, consumindo menos energia e ocupando menos espaço, permitindo que inclusive os móveis utilizados para “abrigar” nossos PCs fossem redesenhados, otimizando nossa “área de trabalho” (como perdão do trocadalho). Um display LCD de 22 polegadas hoje pode facilmente ser encontrado nos principais mercados pelo Brasil por menos de R$700,00 (O formato da imagem também mudou, mas isso é assunto para outro post). Temos Televisores que utilizam a mesma tecnologia LCD com mais de 40 polegas, a preços accessíveis para boa parte dos consumidores.

HTPC vantagens:

1. Pode ser reparado e construída pelo proprietário
2. Saídas de áudio analógico para velhos receptores
3. Melhor Upscaling - HTPC's têm feito isso há anos
4. Posso jogar em Extrema HD níveis - e pelo ultra alta taxas de refrescamento
5. DVD-A
6. catálogos, etc arquivos de mídia.
7. Assista HDTV programação e sobre alguns - e gravar canais via cabo FireWire (não tem certeza se Directtv inclui uma porta FireWire).
8. Atualizável pelo usuário.
9. Carrega vezes mais rápido do que o PS3 em um HTPC qualidade.
10. Controle Controlavel
11. Armazenamento de Espaço maior.
12. Posso jogar jogos exclusivos do PC (mas não pode jogar os jogos do Xbox 360 e PS3)
13. Posso usar BD, HD-DVD, WMV-HD, DivX, DivX HD, e descarregar os conteúdos
14. Home segurança e sistema de acompanhamento.

HTPC desvantagens

1. Não há suporte para SACD - mas também a Sony e todos os proprietários do PS3 não são capazes
de usar o SACD.
2. Geralmente custa mais (só para PS3 40 giga se tiver uma versão 80 giga eu poderia construir um HTPC por menos que isso seria mais rápido).
3. Não posso jogar os exclusivos do PS3 e Xbox 360.
4. Necessidades de software- (eu não tinha problemas com o WinDVD 9 Plus BD ainda - felizmente tem jogado cada BD eu próprio).
.
Resumo da ópera:

http://tecnogeeks2.890m.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/02/mozart.jpg

Recapitulando, hoje temos poderosos computadores, conexões à internet cada dia mais velozes, sistemas de som realistas e televisores com telas grandes e com alta definição já em nossos lares. Faltava-nos a convergência para utilizarmos toda essa tecnologia para nosso lazer e entretenimento.

avitima
28/07/2009, 00:43
vi alguns na net. mais o bixo ainda tem muito que evoluir. acho qque ofuturo mesmo vai ser o tal de onlive

Dark Crysis
28/07/2009, 02:01
vi alguns na net. mais o bixo ainda tem muito que evoluir. acho qque ofuturo mesmo vai ser o tal de onlive

Onlive que se cuide, pois já tem um rival o Gaikai.

kanizawa
28/07/2009, 03:26
eu uso um note como HTCP no quarto.

Zagaia
28/07/2009, 03:46
Computadores de mesa não estão perto do fim e nem vão virar HTPC.

HTPC é um media center que tem como base um hardware de PC comum, só issso. Nada impede de eu pegar um HTPC, instalar um ofice nele e usa-lo pra fazer textos e panilhas.

Dudu.exe
28/07/2009, 04:05
o meu ja virou htpc faz tempo! meu laptop, meu celular, e meus videogames suprem muito bem a falta de um pc de mesa!

NintendoGuy
28/07/2009, 04:07
O HTPC daqui uns anos vai virar o DVD Player de hoje em dia, mas o PC de Mesa vai continuar existindo, é o que eu acho