PDA

Ver Versão Completa : Dúvida: Voltagem de memória DDR3 pode danificar o processador [+i7]

henrique_rp
28/07/2009, 00:38
Olá pessoal,

Um amigo meu está querendo dar um up no pc dele. Ele está querendo montar um i7 a todo custo.

Ele já comprou as memórias (OCZ Gold Edition 1600MHz). Essas memórias funcionam entre 1,9 e 1,95V. Entretanto, ele está querendo uma placa mãe intel modelo DX58SO. Na própria descrição dessa placa mãe no site da Waz (onde ele está querendo comprar tudo) há uma inscrição informando que voltagens maiores que 1,6V podem danificar permanentemente o processador.

A minhas perguntas são:

1) Essa informação procede?

2) Há mesmo esse risco da memória operar em sua voltagem normal e mesmo assim danificar o processador da linha i7?

3) Ele fez besteira de ter comprado esse módulo de memória antecipadamente?

4) Existe outra placa mãe que ele possa comprar para utilizar os três pentes de 2GB que ele comprou?

5) Se ele montar os módulos de memória nessa placa mãe em questão eles funcionarão mais lentamente em 1,6V ou eles puxarão 1,9V da placa mãe com o risco de danificar o processador?

Agradeço a qualquer ajuda.

Grande abraço!!! ;D

Ero_Seenin
28/07/2009, 00:45
mas essa voltagem de 1.6, não seria o Vcore do processador? Quero dizer, o processador não poderia passar de 1.6V (1.6 já é uma voltagem enorme para um chip de 45 nn)

henrique_rp
28/07/2009, 00:56
Olá Ero,

Obrigado pela resposta rápida. Na descrição do módulo de memória (http://www.waz.com.br/_produtos/?p=92388) consta apenas a inscrição: Voltagem 1,9 - 1,95V. Pelo que li na wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/DDR3_SDRAM) trata-se mesmo da voltagem que será fornecida para o módulo de memória.

Entretanto, no site da waz, na descrição da placa mãe (https://www.waz.com.br/_produtos/?p=93893) encontramos a informação: "De acordo com a Intel, módulos de memória DDR3 com mais de 1,65V poderão danificar permanentemente o processador."

Foi essa informação que deixou meu amigo ressabiado, pois ele está com medo de comprar essa placa mãe e de repente danificar o seu processador. Achei a informação estranha, pois nunca tinha ouvido falar que uma memória fabricada e utilizada dentro de suas especificações pudesse danificar um processador, mas com essa família i7 algumas coisas ficaram tão malucas que não estou entendendo mais nada.

Será que essa informação procede mesmo?

f0rg0tten
28/07/2009, 00:56
mas essa voltagem de 1.6, não seria o Vcore do processador? Quero dizer, o processador não poderia passar de 1.6V (1.6 já é uma voltagem enorme para um chip de 45 nn)

É das memorias mesmo, algumas placas da intel tem isso...

PCdubaum
28/07/2009, 01:26
Resumindo: As fabricas não conseguem criar memórias DDR3 com os 1.5v das especificações.

O Core i7 tem nada de errado, ele está dentro de todas as especificações... começo de geração sempre tem esses problemas com memorias. Ainda lembro das DDR2 de 2.5v, zzzzz...

.Toco.
28/07/2009, 01:50
porra, aí fode

então se eu quero um core i7 920 eu não posso usar DDR3 1600MHz+ só abaixo ou nenhuma DDR3?
comofas

PCdubaum
28/07/2009, 05:56
porra, aí fode

então se eu quero um core i7 920 eu não posso usar DDR3 1600MHz+ só abaixo ou nenhuma DDR3?
comofas

Só usar memoria de 1.5v:lol:lol:lol:lol

.Toco.
28/07/2009, 08:53
Só usar memoria de 1.5v:lol:lol:lol:lol

é verdade (obviamente :lol
mas tava vendo no ML e acho que só deve ter de 1600MHz pra baixo 1,5v e olhe lá