PDA

Ver Versão Completa : PS3 80 gigas: cooler a 100% + superaquecimento!

RAF1980AEL
03/09/2009, 18:57
Colegas, boa tarde!

Venho relatar o que ocorreu com o meu aparelho.

Adquiri o PS3 no dia 27/08, modelo 80 gigas, americano, fabricado em 04/2009. Me recordo que, já na segunda vez que o liguei para jogar GTA IV, após aproximadamente uma hora, o cooler disparou, gerando aquele barulho infernal, lembrando um secador de cabelo profissional no máximo. Em princípio, o cooler reduzia a velocidade sempre que o jogo caía em alguma 'CG', e voltava a disparar quando eu 'rodava' pela cidade. Certa vez, joguei quase quatro horas direto, com o cooler sempre oscilando e, ao desligar o console, o mesmo estava frio, e o disco sequer saía morno.

Porém, com o passar dos dias, o cooler atingia 100% cada vez mais depressa e não reduzia a velocidade em momento algum. Ontem, joguei GRID e desliguei o aparelho às 02:30 da manhã, e o religuei hoje às 12:30 horas. Qual foi a minha surpresa quando o cooler disparou direto para a rotação máxima com apenas três minutos de aparelho ligado! Como possuo uma garantia de 06 meses, liguei para o vendedor, e o mesmo me informou que, teoricamente, nada poderia ser feito, já que o console não esquentava (pelo menos exteriormente). Após isto, fui jogar GTA IV e, após vinte minutos, surge a mensagem de que o sistema superaqueceu, solicitando o desligamento imediato do aparelho. Novamente, console e discos não ficaram quentes.

Novamente liguei para o vendedor, explicando o ocorrido, e ficaram de me enviar um outro aparelho.

Ressalto que jogo com todas as janelas do apartamento abertas, e o PS3 não ficava embutido.

Alguém já passou por isto? Saberia explicar o que houve?

xpound
03/09/2009, 19:17
poxa, eu nunca ví isso não. Com certeza é defeito de fábrica, não é possível um negoço desse... Ainda bem que dá pra trocar ainda. Boa sorte aê!

o meu é de 80GB tb e comprado em junho desse ano, acho que ja joguei umas 10 horas seguidas e o ventilador continuava na mesma velocidade. Sem barulho nenhum. (jogo com ele no meio da sala em cima de uma pedra de mármore).

LORD_RIDDL
03/09/2009, 21:24
o meu tbm tava iniciando o coller na velocidade maxima em algumas horas, resolvi isso fazendo o test do fan, ou seja desligando na chave geral e lingando pelo botao inject, agora ele nao acelera mais o cooler na verdade agora quase não se ouve mais.. mais ele nunca deu mensagem de super aquecimento, meu console é do ano 11/8

ArcoVoador
04/09/2009, 00:00
Provavelmente é alguma cagada na aplicação da pasta térmica. O Cell e a RSX estão esquentando rápido demais, tem alguma coisa errada com o sistema de dissipação de calor...

Provavelmente abrindo o console, limpando a poeira, tirando e limpando os dissipadores e aplicando corretamente uma pasta térmica de qualidade resolveria o problema.

Mas, se está na garantia é melhor fazer uso dela mesmo.

RAF1980AEL
04/09/2009, 00:05
Caríssimos,

Mesmo sabendo que o aparelho é novo, zerado, e, portanto, não haveria poeira acumulada em seu interior, fiz o procedimento de ligá-lo pressionando o botão de 'eject' com a 'chave geral' do console desligada. Ele acionou o cooler a todo o vapor por alguns segundos. Após isto, voltei a jogar e o problema persistiu.

De fato, estou mais para acreditar que seja uma falha na montagem do aparelho, algo relacionado à pasta térmica ou o sensor de temperatura está descalibrado, haja visto que o console e os discos não esquentam.

acdc1910
18/12/2009, 23:46
Cara Isso è Problema De Lote Por QUe Oq Eu Saiba So Os Modelos De 40GB e Alguns De 60 Que Da Isso Mas Pode Ser Algum Lote Que Veio Cagado Da Sony Vai Atras Da Garantia
O Meu So Aciona O Cooler Quando Eu Passo Mais De 2 Horas Jogando E Mesmo Assim Nao È Tão Forte...Pode Ser Oq O Carinha Falow Problema Com A Pasta Termica....Mas Vá Atras Da Garantia

Lukalmeida
18/12/2009, 23:52
Qtos graus está na cidade onde vc mora? cerca de 27 a 30?

Em dias de calor acontece o mesmo comigo aqui, o meu é um 40 gb, e estou em SP, mas hj que deve estar uns 22 graus ele se manteve estável.
GRID e GTA são games pesados (é também por isso que odiei gta, ele sempre fazia meu ps3 funcionar a pico)

Eu imagino que moradores de regioes mais quentes vão ouvir por mais tempo o cooler a pico nesse verão, e irrita viu...

voulgahn
13/10/2011, 17:17
sou de Brasilia e de uns tempos pra ca estou tendo que jogar com um ventilador em cima do PS3 porque ele acelara o cooler em 3 velocidades e a 3ª velocidade parece que vai voar .. naos ei se pode ser algum problema de limpeza ou de superaquecimento .. mas to com medo do que possa vir acontecer ...