PDA

Ver Versão Completa : Lançado: Ubuntu 9.10 - Karmic Koala!

Dudu.exe
29/10/2009, 12:25
Saiu a mais nova versão do Ubuntu, o karmic Koala, que esta muito mais rapida que a anterior!

e quem tem pcs com placas Intel, vai ter uma bela surpresa!

Torrents pra baixar
Versão AMD64 (http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/karmic/ubuntu-9.10-desktop-amd64.iso.torrent)

Versão i386 (http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/karmic/ubuntu-9.10-desktop-i386.iso.torrent)

* Lembrando que o Ubuntu e sistema operacional gratuito! então o torrent não quebra as regras do forum, o Ubuntu pode ser livremente distribuído!

Impressões:

Teste o ubuntu desde a versão 7.10, e nota-se que a cada versão lançado a evolução enorme, A Canonical ( quem faz o ubuntu) tem prestado muita atenção na comunidade, fazendo com o que a experiencia de uso do Ubuntu seja cada vez mais facil para todos os usuarios, leigos ou acostumados com linux!

Sempre gostei muito do Ubuntu, ele consegue fazer tudo o que eu preciso em um computador sem dificuldades, inclusive jogar ( sim da pra jogar jogo de windows no linux usando wine, mais esse não é o ponto deste tópico)

Alem da interface que vem facilitando muito a vida do usuário a cada versão! o desempenho tem se tornado um dos focos da canonical, que esta prometendo Boots e desligamentos cada vez mais rapidos, uma das principais torturas do linux, hoje o boot e o desligamento do ubuntu se assemelha bastante com o tempo de bood do windows xp por exemplo. o que é uma beleza para usuários de Laptops, isso poupa bastante bateria!

Minha Maquina

Dell Latitude 110l
Celeron 1.2ghz
256 ram
VGA Intel 915mobile

E muito pouco para os padrões de hoje em dia, por isso acabava sempre sendo obrigado a usar uma versão bem lite do windows xp com tudo desligado, sem efeitos visuais e etc.

O mesmo acontecia até a versão 9.4 do ubuntu, mas agora com a versão Karmic (9.10) novos drivers da Intel foram adicionados ao sistema que deixaram o desempenho do computador um absurdo de rápido, realmente parece que houve um upgrade na máquina! e isso sem precisar desligar os efeitos visuais do desktop!

faço tudo que fazia no windows xp bem melhor no ubuntu 9.10! inclusive estou postando do ubuntu agora!

Umas screenshots do meu desktop

Desktop 3d e Janelas 3d

http://img267.imageshack.us/img267/8337/37685220.png

Alt + Tab

http://img137.imageshack.us/img137/7821/37679480.png

Botão windows(super) + Tab

http://img260.imageshack.us/img260/7779/37680864.png

Parede de Desktops

http://img689.imageshack.us/img689/9452/capturadetela.png

è claro que isso tudo ficar bem melhor vendo animado!

Muaddib-RJ
29/10/2009, 12:37
qual a surpresa ?

Nicko
29/10/2009, 12:44
Estou curioso quanto ao Ubunto....

Quero testa-lo...mas ainda não chegou o momento..

Dudu.exe
29/10/2009, 13:10
qual a surpresa ?

ganha uma bala!

brincadeira. o ubuntu ta usando um novo metodo de aceleração de video para placas intel que ta fazendo milagres!

laggedHero
29/10/2009, 13:13
ganha uma bala!

brincadeira. o ubuntu ta usando um novo metodo de aceleração de video para placas intel que ta fazendo milagres!

Eu estava lendo sobre isso.

Será fruto do projeto Moblin da Intel?

Todo caso, vou ter q ver isso de perto dps.

<# Link_2@@X #>
29/10/2009, 13:36
Mais novidades além dessa melhora para GPU Intel?

Qnd testei a 9.04 fiquei decepcionado pq rodou em máquina virtual mais lento que o Win 7 BETA.

E pelo menos para mim esses efeitos de desktop cubo e etc. são bem dispensáveis.

Vou dar uma ajeitada aqui e liberar o meu HD miudo para instalar o Ubuntu, alguém sabe a manha para instalar ele sem que ele mexa no setor do boot do windows? Quero que a escolha do SO seja feita manualmente escolhendo o HD que quero dar boot, e não ver a tela do GRUB.

E da moh preguiça de abrir o PC e desconectar da MB o HD com o windows =P

arestrash
29/10/2009, 13:58
9.04 foi uma falha miserável do pessoal do ubuntu, problema no som que tinha que configurar 1000 coisas para por o skype para funcionar, um monte de coisa que travava, etc.

9.10 tá lindo demais, o bagulho liga muito rápido, é muito leve, o som funciona perfeitamente e você pode ajustar o som dos programas individualmente (mesmo se o programa não tiver recurso de som, você pode abaixar o som do firefox se abrir algum site com som indesligável e continuar ouvindo sua música susa).

Única coisa que eu reclamo ainda é ter uma 6100 e ainda dar uns lags se eu animo muito o desktop, agora que ví o cara usando cubo numa intel fiquei com mais raiva ainda... maldita nvidia que não otimiza as coisas. Por outro lado na 8600 do meu irmão o bagulho ficou MUITO foda, acho que vou ter é que trocar de vga...

SuperGrêmio1995
29/10/2009, 14:57
À noite atualizarei o meu. Lembrando que o pessoal que já usa o 9.04, pode atualizar para o 9.10 diretamente pelo Gerenciador de Atualizações!

Sobre o 9.04, não tive problemas com ele, ao contrário, muitas alegrias. Só tenho o Windows tb por causa do melhor suporte (por enqto) a video HD. Mas, de resto, só Ubuntu.

cml
29/10/2009, 17:29
Eu to com uma versão anterior do Ubunto no pc de casa, é a 10.09 ou 10.07 nem sei direito.

Pergunta, tenho que formatar pra reinstalar ???

Obs. é a versão netbook remix XD.

Gray-fox
29/10/2009, 19:06
eu nunca tinha testado linux, ai a uns 6 meses instalei o ubuntu e nunca quero saber de windows, se o 9.04 é super foda imagine 9.10, testei o RC e achei MUITO melhor, mais rápido, mais leve, e mais bonito.

recomendo a todos.

Trendkill
29/10/2009, 19:14
Eu ainda uso a 8.04.

Essa aí já é LTS ?? Se for eu mudo.

Pergunta besta:

Será que vou ter como atualizar minha versão 8.04 pra próxima LTS sem precisar formatar a máquina?

m45t3r
29/10/2009, 20:50
Vou testar no notebook, queria usar o Kubuntu (prefiro o KDE), mas o o trabalho da Canonical com o Kubuntu é uma piada.

Dudu.exe
30/10/2009, 19:44
Eu ainda uso a 8.04.

Essa aí já é LTS ?? Se for eu mudo.

Pergunta besta:

Será que vou ter como atualizar minha versão 8.04 pra próxima LTS sem precisar formatar a máquina?

as versções LTS são sempre as .04 as .10 não são mais tem um tempo consideravel de suporte!

o 9.10 é estupidamente melhor que o 9.04! pode ter certeza. recomendo a mudança! o suporte a hardware ta cada vez melhor, sem contar que um sistema mais leve e sempre bem vindo!

vc pode upgrade pelo sistema sem precisar formar

de alt-f2 pra abrir a janela de comando e digite isso "update-manager -d" isso deve abrir uma janela do update manager mostrando a distribuição mais atual, vc aceita e espera =p

Dudu.exe
30/10/2009, 19:47
Vou testar no notebook, queria usar o Kubuntu (prefiro o KDE), mas o o trabalho da Canonical com o Kubuntu é uma piada.

o Kubuntu na verdade e outra equipe! eu particularmente acho muito ruim o kde a vantagem que tinha era ser mais leve que o gnome, mais aconteceu o mesmo erro do vista na minha opinião encheram de fru fru e esqueceram do desempenho!

eu realmente recomendo a ficar com o gnome mesmo!

m45t3r
30/10/2009, 20:04
o Kubuntu na verdade e outra equipe! eu particularmente acho muito ruim o kde a vantagem que tinha era ser mais leve que o gnome, mais aconteceu o mesmo erro do vista na minha opinião encheram de fru fru e esqueceram do desempenho!

eu realmente recomendo a ficar com o gnome mesmo!
GNOME pra mim é ultrapassado demais, não consigo mais usar um OS sem search (um dos motivos de eu achar o Vista muito superior ao XP).

Mas o OpenSUSE 11.2 tá quase aí anyway, com um KDE4 que só eles sabem fazer.

ÔmΣga Frøst
30/10/2009, 20:07
Baixando para conferir, parece muito bem polido pelas fotos, pena que provavelmente nao vai dar pra ligar os efeitos dentro do VMWare

m45t3r
30/10/2009, 20:14
Baixando para conferir, parece muito bem polido pelas fotos, pena que provavelmente nao vai dar pra ligar os efeitos dentro do VMWare
Achei a interface dele meio tosca, essa ideia de dar uma cara de "show" no Ubuntu não ficou legal, prefiro uma interface mais clean.

Mas tá muito rápido, aqui ele deu um shutown em dois segundos:o.

Dudu.exe
30/10/2009, 20:20
GNOME pra mim é ultrapassado demais, não consigo mais usar um OS sem search (um dos motivos de eu achar o Vista muito superior ao XP).

Mas o OpenSUSE 11.2 tá quase aí anyway, com um KDE4 que só eles sabem fazer.

acho que resposta a sua nescidade é o GNOMEDO

ÔmΣga Frøst
30/10/2009, 20:23
Achei a interface dele meio tosca, essa ideia de dar uma cara de "show" no Ubuntu não ficou legal, prefiro uma interface mais clean.

Não entendi o que você quis dizer com "show"...

Eu sempre achei a interface do Ubuntu bem limpa, meu maior problema foi que eu nunca consegui deixar o mouse igual ao do Windows.

Dudu.exe
30/10/2009, 20:32
veja se este topico te ajuda ( esta em ingles )

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=77694

Gray-fox
30/10/2009, 20:34

Isso realmente me impressionou, o boot ta bem mais rápido, mas a velocidade pra ele desligar está insana, eu pensei q tinha faltado luz de tão rápido q foi.

diego.la
30/10/2009, 20:43
Poxa, acabei de instalar a versão 9.04 e eles me lançam essa nova... aí fica difícil....
Só uma coisa, alguém sabe me dizer se esse tem boa compatibilidade com as Wireless da Atheros(as que vem nos acer one), pq tiver suar pra fazer funcionar no 9.04 e não queria passar pelo mesmo trabalho.

m45t3r
30/10/2009, 20:45
Não entendi o que você quis dizer com "show"...

Eu sempre achei a interface do Ubuntu bem limpa, meu maior problema foi que eu nunca consegui deixar o mouse igual ao do Windows.
Essas cores misturado com efeitos de sombra, pra dar a ideia que o Ubuntu está no meio de um palco. É frescura demais, prefiro um esquema de cores mais simples.

Dudu.exe
30/10/2009, 20:53
tambem não estou entendo do que você esta falando! so sei que a cor de coco que eu odiava foi mudada finalmente =]

Jr-Yoki-rJ
30/10/2009, 21:02
ae, pra instalar é que nem nas outrs versões, que ja poe o grub (ou algo assim, que mostra as opções de boot) e não apaga nada do micro né ??

to gravando no dvd aqui, vo instalar pra ver como é

Dudu.exe
30/10/2009, 21:10
sim vc pode intalar junto com o sistema que ja tem no seu sistema!

bughead
30/10/2009, 21:11
Vou instalar no Virtualbox para ver como está ...

Já já posto impressões!

Jr-Yoki-rJ
30/10/2009, 21:19
to esperando o particionador carregar aqui e ja to instalando

edit: duvida

na escolha no particionador, a unica opção que poderia é avançado, pois a que escolhe a quantidade de gbs n aparece, e a outra coloca o ubuntu em todo o hd

é seguro isso ?

ÔmΣga Frøst
30/10/2009, 21:39
Caramba o bagulho é rápido mesmo pqp [karrepio]

no mais, o design dele ta bem limpo como sempre foi, infelizmente nao da pra ligar os efeitos por conta do VMWare [kong]

na escolha no particionador, a unica opção que poderia é avançado, pois a que escolhe a quantidade de gbs n aparece, e a outra coloca o ubuntu em todo o hd

é seguro isso ?

Que eu saiba se der o boot no CD pelo windows mesmo e instalar ele faz tudo sozinho sem comprometer nada...

Semente da Discórdia
30/10/2009, 22:02
Usei o Ubuntu a uns 2-3 anos atrás, não lembro ao certo e nem lembro qual versão era. Tinha gostado de umas coisas e odiado outras (configurações e talz) e tive sério problemas para mexer com videos e acabei largando mão.

Queria saber hoje, qual é o principal trunfo desse Ubuntu 9.10 sobre o Windows 7 ?

Jr-Yoki-rJ
30/10/2009, 22:08
Caramba o bagulho é rápido mesmo pqp [karrepio]

no mais, o design dele ta bem limpo como sempre foi, infelizmente nao da pra ligar os efeitos por conta do VMWare [kong]

Que eu saiba se der o boot no CD pelo windows mesmo e instalar ele faz tudo sozinho sem comprometer nada...

n sei por que, na primeira vez que executei ele foi normalmente, consegui escolher o espaço e o particionador deu erro. na segunda n dava mais pra escolher essa opção

o.O

Dudu.exe
30/10/2009, 22:24

é seguro isso ?

tem uma opção na instalação ( padrão se nao me engano ) que vc pode particionar o espaço vazio do hd deslizando a barrinha

Dudu.exe
30/10/2009, 22:33

é seguro isso ?

não havia visto esse post antes desculpe, o avançado e so se você entende de particionamento, vc tem que fazer tudo na munheca, escolher tamanhos etcs. se deu erro na intalação anterior, tente rodar o cd em teste (live) e faça backup dos seus dados, ai instale a versão que formata!

creio que o erro ocorreu por que a informação do MBR com a inicialização do windows se perdeu!

o seu windows ainda inicia?

se não tem como corrigir usando o cd do windows dando boot nele, escolha a opção console de restauração ai da o comando fix mbr

Jr-Yoki-rJ
30/10/2009, 22:52
ja instalei o ubuntu normalmente

iniciei o windows e abri o cd, e coloquei a opção de instalar. aqui ta normal

vlw pelo help

Semente da Discórdia
30/10/2009, 23:03
Ninguém?

m45t3r
30/10/2009, 23:04
Incrível, simplesmente funciona da maneira que eu sempre sonhei em ver um Linux, além de ser rápido.

Putz, adorei mesmo, muito bom.

bughead
30/10/2009, 23:07
Rodando perfeitamente no Virtualbox! Mas sem 3D porque minha placa não aguenta dois sistemas usando recursos 3D (é uma GMA 950).

http://img20.imageshack.us/img20/5870/capturadetela20091030s2.th.png (http://img20.imageshack.us/i/capturadetela20091030s2.png/)

Dudu.exe
30/10/2009, 23:54
Usei o Ubuntu a uns 2-3 anos atrás, não lembro ao certo e nem lembro qual versão era. Tinha gostado de umas coisas e odiado outras (configurações e talz) e tive sério problemas para mexer com videos e acabei largando mão.

Queria saber hoje, qual é o principal trunfo desse Ubuntu 9.10 sobre o Windows 7 ?

que tal preço? que tal ser bem mais leve?

e dificil dizer exatamente, vc tem que estar disposto a abandonar umas coisas no windows e ganha outras no linux. e dificil pra mim voltar por windows. mesmo sacrificando os jogos, por isso hj em dia invisto em videogames e nao em pc, alem de sair mais barato no fim das coisas!

infelizmente a cada update os windows vão ficado cada vez mais pesados. e o linux a não ser que caguem algo, tem ficado cada vez mais rapido!

e muito bom poder usar meu laptop velho hj em dia como se fosse novo! coisa que o windows não me deixa.

unica coisa que eu te digo é experimente. o 9.10 tem compatibilidade de hardware muito maior que a 9.04 inclusive!!!

experimente. afinal e de graça! não gostou vc não gastou nenhum dim dim!

a principal dificuldade de quem acabou de pegar e mesmo saber o que fazer, e normal, tem um video mostrando uns guris que cresceram usando linux por causa dos pais, e se batem quando pegam um pc com windows. parece comédia!

eu realmente recomendo esse site para iniciantes

www.ubuntudicas.com.br

ensina um monte de coisa. como instalar codecs por exemplo.

Dudu.exe
30/10/2009, 23:58
Rodando perfeitamente no Virtualbox! Mas sem 3D porque minha placa não aguenta dos sistemas usando recursos 3D (é uma GMA 950).

http://img20.imageshack.us/img20/5870/capturadetela20091030s2.th.png (http://img20.imageshack.us/i/capturadetela20091030s2.png/)

poise. o ubuntu ta evoluindo muito rapido. eu realmente recomendo instalar mesmo no sistema! eu mal posso esperar pela Lucid Lynx!!!!

Semente da Discórdia
30/10/2009, 23:59
que tal preço? que tal ser bem mais leve?

e dificil dizer exatamente, vc tem que estar disposto a abandonar umas coisas no windows e ganha outras no linux. e dificil pra mim voltar por windows. mesmo sacrificando os jogos, por isso hj em dia invisto em videogames e nao em pc, alem de sair mais barato no fim das coisas!

infelizmente a cada update os windows vão ficado cada vez mais pesados. e o linux a não ser que caguem algo, tem ficado cada vez mais rapido!

e muito bom poder usar meu laptop velho hj em dia como se fosse novo! coisa que o windows não me deixa.

unica coisa que eu te digo é experimente. o 9.10 tem compatibilidade de hardware muito maior que a 9.04 inclusive!!!

experimente. afinal e de graça! não gostou vc não gastou nenhum dim dim!
Eu to baixando ele aqui para testar.
Me referia a vantagens no usar mesmo.
Vou estranhar pra caramba voltar para barra de ferramentas normal :lol (Edited: Pela screen ali acho que tá igual a do Windows 7 não?)
Testando só por curiosidade mesmo.
Outra coisa, é possivel customizar bem o visual dele? Porque para mim o visual também é importante.

Gray-fox
31/10/2009, 00:42
Eu to baixando ele aqui para testar.
Me referia a vantagens no usar mesmo.
Vou estranhar pra caramba voltar para barra de ferramentas normal :lol (Edited: Pela screen ali acho que tá igual a do Windows 7 não?)
Testando só por curiosidade mesmo.
Outra coisa, é possivel customizar bem o visual dele? Porque para mim o visual também é importante.

Po se ta zuando né? se é possivel customizar o visual do Linux? cara vc pode customizar TUDO, absolutamente TUDO, desde o tamanho das barras, como q tipo de barra, onde ela fica, visual dela, skin dela, enfim n tem nem como falar aqui.

o Linux é tão foda q vc pode deixar o visual dele igual do windows ou igual o do mac ou outro totalmente diferente

Semente da Discórdia
31/10/2009, 10:20
Pow, rola algum tuto de como deixar ela com a cara do snow leopard?!

ÔmΣga Frøst
31/10/2009, 11:36
Alguem sabe como faz pra instalar o tema do WIndows 7 com Aero e tudo? http://img19.imageshack.us/img19/7408/successaparelho.png

thiago_rariz
31/10/2009, 12:23
pessoal, baixei o 9.10 UNR (netbook remix) e instalei no acer one..

em comapração a versão anterior está muito ,mas muito mais rapido mesmo. Tanto para carregar, qto para abrir os programas...além, o visual esta bem mais refinado.

vale a pena...

Dudu.exe
01/11/2009, 07:00
Pow, rola algum tuto de como deixar ela com a cara do snow leopard?!

acho que é isso que procuras

http://lifehacker.com/399281/give-your-ubuntu-desktop-the-complete-mac-look

Acredito que nessa versão vc pode pular os passos
gksu gedit /etc/apt/sources.list
deb http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main

Dudu.exe
01/11/2009, 07:15
Alguem sabe como faz pra instalar o tema do WIndows 7 com Aero e tudo? http://img19.imageshack.us/img19/7408/successaparelho.png

Vou ensinar como mimetizar o glass!

Primeiro um efeito simples de transparência das barras, ( e so o que eu uso, o blur é pesado demais pro meu lap)

http://img101.imageshack.us/img101/1269/capturadetelad.png
Efeito de transparencias das barras usando apenas metacity (efeitador de janelas padrão do ubuntu)

1) Aperte ALT+F2 e digite gconf-editor

http://img692.imageshack.us/img692/1770/capturadetelaexecutarap.png

2) abra a pasta APPS, depois a pasta gwd e copie essas configurações ( o blurtype e opcional e funciona junto com o compiz, que eu vou explicar mais a baixo como ativar, as opções são ALL para toda a janela Titlebar, e None para nenhum blur )

http://img513.imageshack.us/img513/9924/capturadetelaeditordeco.png

---

isso ja deve garantir o efeito de transparencia do glass. mais sem o blur!

o blur vc vai precisar de um configurador de compiz ( sudo apt-ger install compizconfig-settings-manager )

na jenela escoha ative o filtro Desfocar janelas, e brinque com as configurações até achar um blur que vc goste, nao posso ajudar com isso pois meu ruimtop não permite!

consegui tirar uma screen com um leve blur aplicado!

http://img62.imageshack.us/img62/3638/capturadetela1s.png

Isso provavelmente não é o melhor metodo! e so um exemplo de como fazer que fui testando pra conseguir fazer por que o colega ai pediu!

com certeza devem haver turorais mais decentes com efeitos mais interessantes!

ÔmΣga Frøst
01/11/2009, 10:22
Então, eu vi um pacote pronto que usa o Emerald pros temas, instalei pelo gerenciador de aplicativos do ubuntu (aplicativo genial!!) só que ele não ativa o tema, de novo, não sei se é por causa da maquina virtual [kzangado], mesmo com a opção no VMware para acelerar graficos...... directx [kong]

Algo me diz que eu vou ter que instalar o preciso no HD mesmo... mas os torresmos não deixam...

GnOmAuM
01/11/2009, 10:29
Atualizei direto do 9.4 no Note do meu irmão ontem... vamos ver o que ele vai achar. Ele estava com alguns problemas com bibliotecas no 9.4, espero que se resolvam agora.

Dudu.exe
01/11/2009, 11:18
conseguir fazer um efeito mais legal de glass usando o plugin do compiz e tema do vista para o metacity (nada contra o emerald,mais prefiro leveza a beleza)

consegui colocar com bom desempenho um desfoque na transparencia! e consegui inclusive o efeito de reflexão do glass ativando o plugin de reflexão do compiz! usando é claro essa imagem

http://img263.imageshack.us/img263/2703/vistac.jpg

olha como ficou

http://img204.imageshack.us/img204/6333/capturadetelaxv.png

ÔmΣga Frøst
01/11/2009, 12:11
Que bonitenhow, vou abrir um espaço pra colocar o Ubuntu no HD e configurar esses efeitos.

Só algumas perguntas:

1. O Emerald é assim tão lerdo?
2. O que ser aquele plugin do Wave no seu FF?

Semente da Discórdia
01/11/2009, 13:02
Que bonitenhow, vou abrir um espaço pra colocar o Ubuntu no HD e configurar esses efeitos.

Só algumas perguntas:

1. O Emerald é assim tão lerdo?
2. O que ser aquele plugin do Wave no seu FF?

Acredito que aquele Wave não seja um plugin e sim um atalho para o site.

Semente da Discórdia
01/11/2009, 17:38
Tá loco, instalei aqui, deu o primeiro boot, não mexi em nada, simplesmente desliguei para verificar os arquivos do windows (tava com medo de ter formatado sem meu concentimento) e quando fui tentar bootar de novo já deu pau e não entra mais... ¬¬

Dudu.exe
01/11/2009, 17:54
nao e que é lerdo e que meu laptop que é ruim mesmo, no primeiro post tem a config dele!

a extensão do wave me avisa quando uma wave foi atualizada, só isso!

joe perry.
01/11/2009, 19:43
eu instalei o ubuntu sem nunca ter contato com linux e gostei em partes
da muito trabalho assim q vc instala pq tem q arrumar codecs e reaprender sobre como mexer em um sistema operacional nao windows
achei lento mas acho q e pq tenho pouca memoria - 512
atualizei para esta ultima versao - 9.10 - e pouco mudou
alias nem gostei dela pq corta o suporte a programas q tinha na versao anterior q eu gostava

Mais novidades além dessa melhora para GPU Intel?
Qnd testei a 9.04 fiquei decepcionado pq rodou em máquina virtual mais lento que o Win 7 BETA.

E pelo menos para mim esses efeitos de desktop cubo e etc. são bem dispensáveis.

Vou dar uma ajeitada aqui e liberar o meu HD miudo para instalar o Ubuntu, alguém sabe a manha para instalar ele sem que ele mexa no setor do boot do windows? Quero que a escolha do SO seja feita manualmente escolhendo o HD que quero dar boot, e não ver a tela do GRUB.

E da moh preguiça de abrir o PC e desconectar da MB o HD com o windows =P
tem certeza q da para fazer isto sem utilizar o grub??
sobre ser lento pode ser pouca memoria na sua maquina

Tá loco, instalei aqui, deu o primeiro boot, não mexi em nada, simplesmente desliguei para verificar os arquivos do windows (tava com medo de ter formatado sem meu concentimento) e quando fui tentar bootar de novo já deu pau e não entra mais... ¬¬

ja li relatos sobre isto
acho q tem q por o cd do windows para recuperar
parece q fudeu o boot

Dudu.exe
01/11/2009, 20:07
se vc tem o windows ainda no hd! basta rodar o cd do windows, entrar no menu de recuperação vai aparecer uma tela tipo DOS e é so dar o fixmbr!

ele remove o grub e arruma o mbr para bootar somente o windows!

joe perry.
01/11/2009, 20:20
para deletar a partição do linux tb e a melhor forma com o cd do windows??
se for, e melhor fazer o q primeiro: remover o grud ou o ubuntu??

vou testar o biglinux ou outra distro para maquinas velhas como a minha

ÔmΣga Frøst
02/11/2009, 10:30
Não aguentei usar o tema do Windows 7 :lol

E como ativa (ou pelo menos configura) o cubo, o super tab e outras decorações?

Dudu.exe
02/11/2009, 10:45
Gravei um video do efeito como ficou no ubuntu :Kongdu:

http://www.youtube.com/watch?v=pGW1HEaINZ0
pGW1HEaINZ0

para deletar a partição do linux tb e a melhor forma com o cd do windows??
se for, e melhor fazer o q primeiro: remover o grud ou o ubuntu??

vou testar o biglinux ou outra distro para maquinas velhas como a minha

depois que corrigir o fimbr o grub some, ai so precisa se livrar a das partições do linux, vc pode usar um bom particionador para windows ou o cd live do ubuntu que se não me engano vem com particionador!

Não aguentei usar o tema do Windows 7 :lol

E como ativa (ou pelo menos configura) o cubo, o super tab e outras decorações?

Você precisa instalar o configurador do compiz

o nome é compiz-config-settings-manager ou ccsm para os intimos

ÔmΣga Frøst
02/11/2009, 10:52
Eu instalei, eu consegui deixar o Super Tab com um efeito 3d de giro, mas longe de ser o MacOS like que nem o seu

EDIT: Consegui ligar o Super Tab! Que meigow!

E eu tambem nao sei o atalho para cair no Muro de areas de trabalho lol

bughead
02/11/2009, 10:54
Não lembrava mais do efeito "gelatina" ... legal!

Aqui nenhum efeito rodou no Virtualbox.

Panina Manina
02/11/2009, 12:11
Depois de 3 anos uma distro grande volta a funcionar no meu PC.
Continua acusando o mesmo erro "Ata3", mas ele desiste se segue com a inicialização.
Aproveitei para ver o estado dos discos.

A tela ficou péssima, apertada e não consegui acertar o monitor.
Mas quem sabe eu não consiga limpar um espaço no HD para instalar pelo wubi e ver se o driver da Nvidia resolve isso?

Aloocs
02/11/2009, 12:53
Meu Amarok tá sem som. :o
Eu coloco pra tocar as rádios, e não sai som nenhum.
MP3 ele nem abre, mesmo com o codec instalado.
O que pode ser? [karrepio]

ÔmΣga Frøst
02/11/2009, 13:45
Meu Amarok tá sem som. :o
Eu coloco pra tocar as rádios, e não sai som nenhum.
MP3 ele nem abre, mesmo com o codec instalado.
O que pode ser? [karrepio]

Vai no Som do Ubuntu e veja se ta selecionado o dispositivo de saida certo (se vc tiver mais que um) ou se não ta mudo

Aloocs
02/11/2009, 13:50
Vai no Som do Ubuntu e veja se ta selecionado o dispositivo de saida certo (se vc tiver mais que um) ou se não ta mudo

Acho que tá certo, pq o som do flash funciona normal, e no player de música que vem no Ubuntu tbm...
Mas eu acabei desinstalando aqui...
O PC que eu tava usando pra testar é meio antigo. :lol

<# Link_2@@X #>
02/11/2009, 14:00
tem certeza q da para fazer isto sem utilizar o grub??
sobre ser lento pode ser pouca memoria na sua maquina

Cada HD tem sua própria partição de boot, o que eu quero saber é se da para escolher em qual ele vai gravar o GRUB, por padrão ele sobrescreve o do Windows e eu não quero isso.

E como eu disse, rodei em máquina virtual, não instalei no HD nem nada. E rodou mais lento que o Win7 tbm em máquina virtual.

No mais comecei o download aqui, vamos ver no que da =P

Davidorff
02/11/2009, 14:09
Essas janelas 3d eu uso desde 2005, isso não é novidade, vou continuar com o bom e velho SuSE na maquina de casa, talvez se pegar um notebook eu instale ubuntu.

SuperGrêmio1995
02/11/2009, 14:21
Agora sim! Está aí o que faltava para eu ficar somente com o Ubuntu!

Já usava o 9.04 x64, e tinha alguns problemas com videos HD e rmvb. Pelo Gerenciador de Atualizações, peguei o 9.10... E testei um video rmvb. Não rodou, pediu plugin (que já foi achado na hora pelo sistema, baixado e instalado). E não é que funcionou perfeitamente, sem travar, nem nada? Testei um .mkv e funcionou simplesmente perfeito.

É isso, W7 agora só nas máquinas secundárias! o/

arestrash
02/11/2009, 16:52
Achei a primeira merda do 9.10, tem vez que você liga ele e o samba não liga sozinho (aka, não dá para ver seu computador na rede), já ta marcado correção assim que possível nas próximos dias, mas enquanto não corrigirem, é só dar o comando:
sudo service samba restart
Que ele reinicia o samba (ou inicia se não tiver iniciado), ai é esperar uns 10s que seu micro já vai estar na rede.

Fiquei meio puto que levei umas meia hora para ver que o fato da rede não funcionar sempre era isso...

Ponfick
02/11/2009, 16:59
Fui atualizar, depois de 8 horas baixando o update o Linux travou, e já era o linux.

fui no recovery, depois resetei, é nada, ele carrega normal ate a tela de boot, mas depois disso ele fica na tela e não funciona.

Acho que vou voltar para o windows.

m4sk4rinha
02/11/2009, 19:41
Essa versão nova dá pra instalar numa maquina com raid0?Já tem os drivers nativos? Chipset ich10R.

Dudu.exe
02/11/2009, 23:20
so testando. o kernel e bem recente e suporte a hardware é algo que ta sendo muito elogiado

Dudu.exe
03/11/2009, 00:28
corrida de boot

quem é mais rapido do boot até abrir o navegador.

88aal60AqBs

Aloocs
03/11/2009, 00:31
Uma vez uma professora do meu curso técnico comentou que viviam tendo problemas com o Ubuntu lá, pois estava instalado através via wubi.

Pelo jeito o sistema realmente se torna instável quando instalado dessa forma.
Com pouco tempo de uso, tive que reinstalar o Ubuntu, pois estava com erro ao efetuar login.

O sistema é bom, mas toda hora acaba emperrando em alguma coisa que no Windows seria muito mais simples...

Dudu.exe
03/11/2009, 03:06
wubi e uma solução mais para testar sem mexer nas configurações atuais, ja que o live cd é lerdo não da para fazer um teste efetivo!

o Ubunto não é mais complicado que o windows. você e que ta mais acostumado com o Windows. so isso!

quem sempre usou linux quando pega o windows tambem o acha estupidamente complicado!

veja essa matéria no olhar digital
http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9634

o video mostra dois garotos que cresceram mexendo no linux, e mostra os garotos se aventurando no windows! e claro que as dificuldades logo pintaram!

O Linux tem fama de dificil por que o usuário comum é um puta de um preguiçoso! que em vez de dar uma busca rapida do no google, que com certeza vai resolver seu problema rapidamente, prefere pedir praquele amigo ou familiar que com certeza ja viu aquele problema antes!

No linux. como ele não tem que apentelhar, tem que ir atras da solução por ele mesmo! e isso pra ele e dificil! por que ajuda na internet não falta em foruns e sites. mais não ter quem faça pelo cara e que mata!

pode notar! se vc se negar a resolver o problema simples do pc de um amigo ou familiar, ou ele envia para um tenico ou fica com aquele problema daquele jeito mesmo e fouda-se, procurar no google raramente

ÔmΣga Frøst
03/11/2009, 06:35
Eu gostei dele, reconheceu de primeira o meu AudioHub da Logitek e o player dele, ao contrario do Windows Media Player, acha os Codecs :-D

E agora que eu me ajeitei com o mouse to 100% :rox

Dudu.exe
03/11/2009, 09:24
se tu tiver um pc bom, pode intalar wine e jogar uma carrada de jogos!

pra facilitar o processo vai nesse site http://www.playonlinux.com/en/

que facilita em muito a configuração do wine!

bughead
03/11/2009, 13:47
quem é mais rapido do boot até abrir o navegador.

Faltou o Snow Leopard aí! ;)

Para quem não sabe, é possível instalar o Ubuntu no Mac nativamente também! ;)

Dudu.exe
03/11/2009, 14:05
yep! o ubuntu pode ser instalado no ps3 tambem, so pra contstar =] (versão PowerPC)

Fabu
03/11/2009, 17:18
Sempre tive vontade de usar Ubuntu, e agora deu vontade de instalar em um Notebook TravelMate 2410 que eu tenho,será que irá funcionar sem problemas?

Sgt. Kowalski
03/11/2009, 17:24
O Linux tem fama de dificil por que o usuário comum é um puta de um preguiçoso! que em vez de dar uma busca rapida do no google, que com certeza vai resolver seu problema rapidamente, prefere pedir praquele amigo ou familiar que com certeza ja viu aquele problema antes!

Por mais que eu simpatize com o linux, é foda mandar um usuário que só quer acessar outra pasta em outro micro pra uma página dessas.

https://help.ubuntu.com/community/SettingUpSamba

O cara desiste em exatos 5 minutos.

Panina Manina
03/11/2009, 17:31
Por mais que eu simpatize com o linux, é foda mandar um usuário que só quer acessar outra pasta em outro micro pra uma página dessas.

Por curiosidade eu inseri o Live CD aqui no pc do trabalho e ele detectou todo a rede do meu trabalho, tudo, absolutamente tudo.
Apenas basta clickar no ícone de "Rede" e fazer o que quiser.

Trendkill
03/11/2009, 17:31

Mas dá pra instalar o Samba pelo modo gráfico.

Dudu.exe
03/11/2009, 17:39

aqui o ubuntu acessa todos os pcs da rede windows sem trabalho algum, sem configurar nada, e so escolher a pasta e pronto!

já compartilhar uma pasta no pc com linux vc vai precisar de instalar o servidor do samba!

mais isso ta bem automatico pelo nautilus, e so vc selecionar a pasta que vc quer compartilher e ele instala tudo pra vc. isso de instalação via terminal e coisa velha pra kct! basta pesquisar no google!

a propia rede do windows e muito confusa, quantas vezes não configurei uma rede windows que mesmo tudo certinha os pcs não se viam? inumeras! ai vc vai desfas as configs, faz tudo igualzinho denovo e funciona, vai explicar isso pro user comum.

Nao digo no linux em geral, mas pelo menos no Ubuntu, você so precisa do terminal SE quiser customizar o sistema. o ununtu ja é uma experiencia completamente funcional para o usuario como, sem precisar de configurações mais complicadas.

Panina Manina
03/11/2009, 18:18
Alguém pode aproveitar e me dar uma ajuda em uma rede Windows?

Sabem, que os computadores na rede tem um "Grupo".
Bem, o que eu quero fazer é definir quais grupos um computador ou grupo pode enxergar ou ter acesso.

Exemplo:
Grupos, "A" e "B".
Grupo A, enxerga computadores do grupo "A" e do "B".
Grupo B, somente enxerga computadores do grupo "B".

Como faço?

bughead
03/11/2009, 18:21
Que desgraça ... não consigo mudar o tamanho de uma partição aqui no Mac. Rodei o 9.10 live aqui e rodou que um sabão! :D

Vou instalar ele direto, sem virtualizar e fazer aquele teste do boot :D :D

joe perry.
03/11/2009, 19:33
criei coragem e troquei o ambiente grafico do gnome para o xfce
q e dito mais leve
percebi q e sim mais rapido mas minha maquina ta pedindo arrego
so tenho 512
vou testar o lfce, o mais leve de todos
o problema e q buga um monte de programas qdo se muda o ambiente
melhor formatar e ja instalar um com o abiente desde o inicio

Sempre tive vontade de usar Ubuntu, e agora deu vontade de instalar em um Notebook TravelMate 2410 que eu tenho,será que irá funcionar sem problemas?

melhor usar um ubuntu proprio para netbooks

Knives
03/11/2009, 20:24
q e dito mais leve
so tenho 512

Ubuntu é excelente, mas não pensa em quem tem maquina mais antiga.

Tenta o Debian que não é muito diferente, e mesmo no Gnome rodará mais rápido que o Ubuntu com XFCE.

Explica que tipo de bug você tem percebido no uso do XFCE, comigo ele roda tão tranqüilo quanto o Gnome.

Dudu.exe
03/11/2009, 21:10
q e dito mais leve
so tenho 512

tenho 256 de ram e uso o gnome mesmo! cheque no Sistema > Administração > Drivers de Hardware

se não tem um driver para sua placa de vídeo, que derrepente pode ser isso!

o gnome em si não me da problemas, rodo inclusice com efeitos visuais. o problema e rodar mais de um programa pesado ao mesmo tempo!

firefox com duas ou tres abas e emesene ok?

firefox com guimp o meu pczim pede arrego =p

ps: o emesne(cliente de msn), versão mais atual da SVN, aqui pelo menos, ta usando menos de 10 megas de ram! bem melhor que os 60 ~ 80 megas do cliente oficial!

m45t3r
03/11/2009, 21:36

Apesar de ter facilitado muito no Seven, configurar rede no Windows também não é algo que um leigo faria. Se for configurar do jeito certo mesmo, sem usar o Grupo Doméstico, aí se fu porque precisa de um conhecimento razoável.

Dudu.exe
03/11/2009, 22:22
saca só meu laptop da xuxa

http://img215.imageshack.us/img215/9901/capturadetelamonitordosc.png

joe perry.
03/11/2009, 22:28
Ubuntu é excelente, mas não pensa em quem tem maquina mais antiga.

Tenta o Debian que não é muito diferente, e mesmo no Gnome rodará mais rápido que o Ubuntu com XFCE.

Explica que tipo de bug você tem percebido no uso do XFCE, comigo ele roda tão tranqüilo quanto o Gnome.
mas o ubuntu nao e baseado em debian?
os bugs sao qdo eu tento executar algum programa da erro ou entao
chega a abrir mas trava e tehno q força a saida para fecha-lo
estes erros nem me preocupam, pois ja li q algumas coisas dao problema
qdo vc muda o ambiente grafico
tenho 256 de ram e uso o gnome mesmo! cheque no Sistema > Administração > Drivers de Hardware

se não tem um driver para sua placa de vídeo, que derrepente pode ser isso!

o gnome em si não me da problemas, rodo inclusice com efeitos visuais. o problema e rodar mais de um programa pesado ao mesmo tempo!

firefox com duas ou tres abas e emesene ok?

firefox com guimp o meu pczim pede arrego =p

ps: o emesne(cliente de msn), versão mais atual da SVN, aqui pelo menos, ta usando menos de 10 megas de ram! bem melhor que os 60 ~ 80 megas do cliente oficial!
o driver da nvidia esta instalado
e habilitei os recursos visuais no medio
acho q o sistema esta lento pq fiz o update do 9.0 para este mais atual
e ainda mantive alguns programas do anterior
nao consegui desintalar o linux com o cd do xp
a nao ser q eu formate tudo
na opcao de recovery nao achei a opcao de alterar o mbr :p
enfim, vou dar uma pesquisada a mais

talvez teste o big linux ou o xubuntu(instalado do zero, desta vez)

saca só meu laptop da xuxa
http://img215.imageshack.us/img215/9901/capturadetelamonitordosc.png

como pode :o
tu mexeu muito no sistema para rodar bem? ou e alguma distro especifica para netbook/?

Warlocker
03/11/2009, 23:16
Eu suspeito (veja bem sou leigo nessa area) q seja o driver da nvidia msmo...

Ubuntu 7.algumacoisa ficou excessivamente lento aqui comigo com processador de dois nucleos e 2gb ddr800...

Panina Manina
03/11/2009, 23:19
Alguém pode aproveitar e me dar uma ajuda em uma rede Windows?

Sabem, que os computadores na rede tem um "Grupo".
Bem, o que eu quero fazer é definir quais grupos um computador ou grupo pode enxergar ou ter acesso.

Exemplo:
Grupos, "A" e "B".
Grupo A, enxerga computadores do grupo "A" e do "B".
Grupo B, somente enxerga computadores do grupo "B".

Como faço?

Ninguém sabe me orientar?
Por favor?

odemarkenson
03/11/2009, 23:38
Show de bola.

O 9.04 ficou uma bosta no meu note (VGA intel).

Vou pegar o Coala Cármico com gosto!

Knives
03/11/2009, 23:58
mas o ubuntu nao e baseado em debian?
os bugs sao qdo eu tento executar algum programa da erro ou entao
chega a abrir mas trava e tehno q força a saida para fecha-lo
estes erros nem me preocupam, pois ja li q algumas coisas dao problema
qdo vc muda o ambiente grafico

É baseado, mas não é a mesma coisa. Debian é muito mais leve.

Acho estranhos esses erros nos programas, porque uso XFCE e Openbox e em ambos roda tudo tranqüilo. Só que não uso ubuntu.

Única coisa que não sei configurar é que no openbox não funcionam algumas integrações, como por exemplo mandar abrir a pasta aonde foi feito um down no google-chrome, e não acontecer nada.

Dudu.exe
03/11/2009, 23:59
como pode :o
tu mexeu muito no sistema para rodar bem? ou e alguma distro especifica para netbook/?

que nada uso o Ubuntu Desktop mesmo! por incrivel que parereça a versão de netbook fica uma bosta no meu lap, por que é para hardwares mais especificos. o que fode todo meu sistema!

olha ai os visuais ativados ( no máximo e ainda com coisas extras para simular o aero glass do vista ( sistema que nunca rodaria nesse pc )

http://www.youtube.com/watch?v=pGW1HEaINZ0

por isso que eu digo, se o seu sistema tá lento, não e por causa da memoria nem do gnome!!! talvez seja algumas configurações que ficaram do Jaunty mesmo!

QUEM TEM PROBLEMAS COM PLACAS NVIDIA OU ATI EXPERIMENTE O PROGRAMINHA ENVYNG

ele detectua sua placa, baixa os drivers atualizados e faz as configurações para você!

http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html

bughead
04/11/2009, 00:06
Depois de consertar a "cagada" (desfragmentador + falta de energia elétrica), vamos instalar o Ubuntu nativamente no Mac.

Se eu não voltar em uma semana já sabem ...

Dudu.exe
04/11/2009, 00:16
http://img9.imageshack.us/img9/2813/capturadetelasr.png

olha que beleza firefox com duas abas abertas e menos de 40 megas de ram! e emesene com apenas 6 megas de ram =]

e ainda tem 50% da minha ram livre!

uma dica para firefox

em about:config encontre a opção browser.sessionhistory.max_total_viewers e mude de -1 para 0

o que isso faz? isso mantem um certo número de paginas na memoria para uso do Voltar e do Avançar, eu acho desnecessário, prefiro rebaixar o site do que ficar com ele na memoria! isso libera muita ram!

o -1 significa que o firefox escolhera o numero de paginas guardadas na ram de acordo com sua maquina, ou seja. se vc tem mais ram ele reservará mais para esse proposito!

Panina Manina
04/11/2009, 00:29
uma dica para firefox

em about:config encontre a opção browser.sessionhistory.max_total_viewers e mude de -1 para 0

o que isso faz? isso mantem um certo número de paginas na memoria para uso do Voltar e do Avançar, eu acho desnecessário, prefiro rebaixar o site do que ficar com ele na memoria! isso libera muita ram!

o -1 significa que o firefox escolhera o numero de paginas guardadas na ram de acordo com sua maquina, ou seja. se vc tem mais ram ele reservará mais para esse proposito!

Queria saber como configurar o mesmo no Opera.

Aloocs
04/11/2009, 00:44
wubi e uma solução mais para testar sem mexer nas configurações atuais, ja que o live cd é lerdo não da para fazer um teste efetivo!

o Ubunto não é mais complicado que o windows. você e que ta mais acostumado com o Windows. so isso!

quem sempre usou linux quando pega o windows tambem o acha estupidamente complicado!

veja essa matéria no olhar digital
http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9634

o video mostra dois garotos que cresceram mexendo no linux, e mostra os garotos se aventurando no windows! e claro que as dificuldades logo pintaram!

No linux. como ele não tem que apentelhar, tem que ir atras da solução por ele mesmo! e isso pra ele e dificil! por que ajuda na internet não falta em foruns e sites. mais não ter quem faça pelo cara e que mata!

pode notar! se vc se negar a resolver o problema simples do pc de um amigo ou familiar, ou ele envia para um tenico ou fica com aquele problema daquele jeito mesmo e fouda-se, procurar no google raramente

É, no Ubuntu é realmente essencial pesquisar nas comunidades por aí.
Eu usava ele na época do 7.10, que na época nem tinha wubi. Na época eu pesquisava bastante e tal. Depois eu aprendi a mexer no modo texto no curso técnico, mas ainda acho chato depender de tutoriais para algumas coisas que poderiam ser mais fáceis. Mas a minha reclamação é mais pelo fato de ter encontrado alguns bugs, como o Mercury Messenger que instala, mas não inicializa e o som do Amarok que simplesmente não funcionava.

Também houve melhorias desde a época que eu usei. O gerenciador de instalações foi melhorado, não foi mais preciso reconfigurar o Firefox para obter boa velocidade, e o Wine parece estar bem mais simples, entre outras coisas.

O sistema vale a pena pela segurança e estabilidade, então vou ver se instalo o Ubuntu no meu PC (tive que testar em um outro, pq a placa de vídeo do meu foi para manutenção :-(), aí poderei instalar sem wubi e conferir as melhorias. ;D

bughead
04/11/2009, 00:55
Feito!!!!!

http://img442.imageshack.us/img442/827/capturadetelah.png

9.10 rodando nativo no Mac mini ... e devo dizer que está rodando que é um sabão!

http://img22.imageshack.us/img22/415/capturadetelamonitordos.png

joe perry.
04/11/2009, 01:54
valeu pelas dicas :rox
mas ja formatei
agora vou pesquisar qual outra distro usar
ou ate a mesma :D

SPIDER-MAN
04/11/2009, 10:35
Eu fui no site do ubuntu e diz que o som nao funfa no macbook. Ai desencanei

gopf
04/11/2009, 12:03
Po sempre gostei de linux, mas meu problema que sempre que instalo no meu notebook a placa de som e wiriless não pega =/ alguem sabe como resolver isso ?
meu notebook é uma aspire acer 5050.

da pra usar corel e photoshop com o wine ?

bughead
04/11/2009, 13:17
Eu fui no site do ubuntu e diz que o som nao funfa no macbook. Ai desencanei

Cara, baixa o CD e testa ele em live!

Aqui eu fiz assim ...

SPIDER-MAN
04/11/2009, 14:04
Cara, baixa o CD e testa ele em live!

Aqui eu fiz assim ...

A versão Live CD e boota por ele e depois instalar por ele ? Pois eu peguei a versao i386 e tentei pelo parallels mas precisa ativar o programa primeiro.

Blz, vou tentar.

Vc instalou por cima do leopard ou dual boot ?

bughead
04/11/2009, 15:35
A versão Live CD e boota por ele e depois instalar por ele ? Pois eu peguei a versao i386 e tentei pelo parallels mas precisa ativar o programa primeiro.

Blz, vou tentar.

Vc instalou por cima do leopard ou dual boot ?

Dual Boot

Bem, como rodei ele aqui em modo LiveCD (ao ligar o Mac, fica segurando a tecla C) e funcionou todo o hardware, parti para o processo de instalação.

Como instalei ele só para dar uma mexida mesmo, sem ser para produção, fiz o seguinte:

Desfragmentei o HD do Mac com o Drive Genius (deu burro, pois no meio do processo acabou a luz e acabou com meu sistema);
No utilitário de disco, reduzi a partição principal e fiz outra, de 10Gb ... formatada em FAT;
Dei boot com o CD do Ubuntu 9.10 x64;
Iniciei a instalação a partir do menu principal mesmo;
Tudo normal até a parte do particionamento, onde escolhi que o mesmo fosse feito de maneira manual;
Removi a partição FAT e criei duas, uma Swap de 1Gb e uma ext4 de 9Gb;
E terminei a instalação;
Agora, ao dar boot pressionando a tecla option (alt), ele deixa eu escolher a partir de qual partição inicializar.

É uma barbadinha!

Videozinho dele dando boot!

jd5bqVu6PKg

SPIDER-MAN
04/11/2009, 16:00
Valeu cara !

Dudu.exe
04/11/2009, 17:12
Po sempre gostei de linux, mas meu problema que sempre que instalo no meu notebook a placa de som e wiriless não pega =/ alguem sabe como resolver isso ?

sim vc pode rodar o photoshop com wine, quanto ao wireless, teste com o live cd. ai vc saberá se o seu sistema rodara bem ou não, sem precisar intalar nada!

GnOmAuM
04/11/2009, 19:10
Será que roda tranquilo num MacBook? É muito difícil de instalar em Mac?
Meu irmão tá pensando em comprar um MacBook dum colega dele, mas precisa de Linux para seus trabalhos...

Dudu.exe
04/11/2009, 19:23
Será que roda tranquilo num MacBook? É muito difícil de instalar em Mac?
Meu irmão tá pensando em comprar um MacBook dum colega dele, mas precisa de Linux para seus trabalhos...

teste pelo live cd

PCdubaum
04/11/2009, 22:40
depois de muito tempo estou de volta com linux, e que não dê bug!

Dudu.exe
05/11/2009, 13:10
o ubuntu me salvou de trocar de laptop! ele parece que recebeu um upgrade! esta muito usavel. era orrivel o xp que funcionava bem. mais qualquer coisa travava por causa do hd bixado dele!

agora posso esperar juntar um pouco mais de grana e comprar uma maquina melhor

knOx_DF
05/11/2009, 15:56
Alguém tá usando o Empathy para IM? Como eu faço para ele não salvar o histórico das conversas? Não tô achando a opção que desabilita isso.

Nicko
05/11/2009, 16:05
to testando agora o live CD do ubunto....bem bacana...curti

joe perry.
05/11/2009, 17:10

o wireless acho q resolve fazendo update para a versao 9.1
se esta nao for a sua
a placa de som tem q saber qual e a sua
alguns casos e apenas o som baixo
q foi o meu caso

Dual Boot

Bem, como rodei ele aqui em modo LiveCD (ao ligar o Mac, fica segurando a tecla C) e funcionou todo o hardware, parti para o processo de instalação.

Como instalei ele só para dar uma mexida mesmo, sem ser para produção, fiz o seguinte:

[LIST=1]
[
Removi a partição FAT e criei duas, uma Swap de 1Gb e uma ext4 de 9Gb;

É uma barbadinha!
Videozinho dele dando boot!

estao dizendo para nao usar o sistema ext4 pq ta bugado
tem q ver isso ae

Ponfick
05/11/2009, 17:17
Revivi meu ubuntu.

Mas notei uma coisa, o meu ubuntu era 8.04 mandei ele actualizar e foi para 8.10, e agora esta pedindo para eu actualizar para 9.04.

Tem como actualizar directo para 9.10???

Panina Manina
05/11/2009, 17:20
estao dizendo para nao usar o sistema ext4 pq ta bugado
tem q ver isso ae

Foi na versão anterior.
Agora já parece estável, várias distros estão usando como padrão e dando crédito para usar.

Dudu.exe
05/11/2009, 20:08
traduzi o programa gPodder para Portugúes ( a tradução atual é portugues de portugal e so esta 22% )

agora o gPodder esta 100% pt_BR!!!

traduzi por que esse é o meu aplicativo favorito para baixar e enviar meus podcasts para o meu celular!

http://img198.imageshack.us/img198/6813/gpodder.png

infelizmente não sei quando a tradução entrará no repositorio!

mais quem quiser pode usar via git http://repo.or.cz/w/gpodder.git

mais isso e versão de desenvolvimento!
quem quiser usar recomendo o seguinte passo ( pra deixar em pt_br)

Baixe a copia master do git, descompacte, dentro da pasta descompactada, digite "sudo make install" depois instale a versão do repositorio "sudo apt-get install gpodder" e pronto vc vai ter a versão do repositorio em 100% na versão estavel!

MagusX
05/11/2009, 23:43
E qnto aos GAMES ???? Consigo jogar o q há no mercado ????

:D

The Great Devil B.M.
05/11/2009, 23:56
Cara, no meu note o 9.04 era meio estranho, pesado, mas com o 9.10 tá uma bala! Só demorou pra dar o primeiro boot, mas agora é um tiro!! Tá tudo muito rápido, muito bom!! Mas tem alguns outros problemas como o emesene que ainda não funciona.
Fora isso, tá bom demais!

Fabu
06/11/2009, 14:22
Instalei no meu note o Ubuntu e estou acessando a internet por ele agora, ainda não consegui acessar a rede Wireless, alguem sabe o que pode ser?
E existe algum "emulador" de DOS para Ubuntu?

Abraços!

knOx_DF
06/11/2009, 14:27
Instalei no meu note o Ubuntu e estou acessando a internet por ele agora, ainda não consegui acessar a rede Wireless, alguem sabe o que pode ser?

Abraços!

DosBOX. Excelente!

Dudu.exe
06/11/2009, 14:44
E qnto aos GAMES ???? Consigo jogar o q há no mercado ????

:D

com o wine consegue sim!

Dudu.exe
06/11/2009, 14:47
Cara, no meu note o 9.04 era meio estranho, pesado, mas com o 9.10 tá uma bala! Só demorou pra dar o primeiro boot, mas agora é um tiro!! Tá tudo muito rápido, muito bom!! Mas tem alguns outros problemas como o emesene que ainda não funciona.
Fora isso, tá bom demais!

baixa o 1.5.1 do bebian ( a canonical nao colocou ainda no repositorio )

http://packages.debian.org/sid/emesene

essa e a versão mais atual. e tem a versão de deselvolvimento! se quiser explicação mais detalhjada de como usar a versão de desenvolvimento manda uma mp!

knOx_DF
06/11/2009, 14:50
com o wine consegue sim!

Além do Wine, tem o Cedega, mas este é pago. Nada que os manjadores de Windows "alternativo" não consigam resolver.

Fabu
06/11/2009, 14:51
DosBOX. Excelente!

Valeu amigo!
Não sabia que o DosBOX funciona no Ubuntu também.
Agora só falta a rede wireless que não to conseguindo acessar.:-(

Dudu.exe
06/11/2009, 14:56

Abraços!

tem o DOSbox

Dudu.exe
06/11/2009, 14:57
Valeu amigo!
Não sabia que o DosBOX funciona no Ubuntu também.
Agora só falta a rede wireless que não to conseguindo acessar.:-(

tente instalar um pacote chamado madwfifi e um pacote com suporte a dispositivos wireless menos usados!

se vc der mais informações sobre seu dispositivo wifi, e mais facil conseguir ajuda!

Fabu
06/11/2009, 15:27
tente instalar um pacote chamado madwfifi e um pacote com suporte a dispositivos wireless menos usados!

se vc der mais informações sobre seu dispositivo wifi, e mais facil conseguir ajuda!

Meu horario de almoço terminou e então só vo poder ver isso mais tarde, mas já vou pesquisando sobre esse pacote, obrigadão!

player zero
06/11/2009, 20:53
pra quem usa o ubuntu 9.10 + windows 7 , principalmente pra quem instalou o windows primeiro:

dá pra fazer o dual boot de boa , no bom e velho estilo " e so instalar o ubuntu la que o grub já arruma tudo pra vc e pronto" ? ou precisa mexer em algo depois ?

( na versão anterior do ubuntu tinha que mexer nos arquivos do grub, pq ele nao reconhecia o boot do windows 7 )

Dudu.exe
07/11/2009, 00:34
se vc quer dual boot o processo e sempre esse, instale o windows primeiro depois o ubuntu. ele configura o grub com o windows pra vc!

acho que vc não prestou atenção na instalação! eu vejo a intalação do ubuntu preparando o dualboot desde o Intrepid!! ( nao lembro das anteriores )

Dudu.exe
07/11/2009, 01:05
a IBM lançou um comercial sobre Linux

http://www.youtube.com/watch?v=7BOCfzkXJOc
7BOCfzkXJOc

PCdubaum
07/11/2009, 01:41
pra quem usa o ubuntu 9.10 + windows 7 , principalmente pra quem instalou o windows primeiro:

dá pra fazer o dual boot de boa , no bom e velho estilo " e so instalar o ubuntu la que o grub já arruma tudo pra vc e pronto" ? ou precisa mexer em algo depois ?

( na versão anterior do ubuntu tinha que mexer nos arquivos do grub, pq ele nao reconhecia o boot do windows 7 )

Reconhece de Bobs, na própria tela de Instalação ja aparece a partição do Win7.

a IBM lançou um comercial sobre Linux

http://www.youtube.com/watch?v=7BOCfzkXJOc
7BOCfzkXJOc

O Conhecimento sempre foi livre, basta pegar um livro de física e aprenderá o básico, você pode até pagar pelas páginas e pela tinta. A minha unica critica é que a maioria das pessoas no mundo da computação, acham que todos tem a obrigação de ser usuário avançado, que pegará um programa de PC e o modificará(como o video sugere) e não é bem assim. Me passa a idéia de que todo doente tem a obrigação de ser médico e curar a própria doença.

Sacou a idéia(tô sem interrogação)

Dudu.exe
07/11/2009, 01:57
o video me passou uma ideia completamente diferente. e sim que o linux é novo mais ta crescendo rapido e aprendendo, aprendendo com sues erros, com seus concorrentes!

vale lembrar que o comercial da ibm e voltado para servidores e solulçoes empresariais. que é onde o linux brilha atualmente!

a ideia do comercial e justamente a de uma comunidade inteira das mais variadas possoas, não só uma empresa, estão por traz do desenvolvimento desse produto!

arestrash
07/11/2009, 02:18
Porra, esse vídeo é quase tão "creepy" quanto aquelas propagandas do PS3, o comercial que passou hoje na FX do windows 7 foi bem mais rápido, eficiente e não dá medo... Esses comerciais como o do mulequinho só é bom para quem gosta de coisas estranhas undergrounds obscuras...

Vq9vHFKZHLE

Dudu.exe
07/11/2009, 08:36
Porra, esse vídeo é quase tão "creepy" quanto aquelas propagandas do PS3, o comercial que passou hoje na FX do windows 7 foi bem mais rápido, eficiente e não dá medo... Esses comerciais como o do mulequinho só é bom para quem gosta de coisas estranhas undergrounds obscuras...

Vq9vHFKZHLE

mostrei o comercial por que foi o primeiro que da para julgar decente! uma coisa que o linux nunca teve (decente pelo menos não)

SuperGrêmio1995
07/11/2009, 12:35
o video me passou uma ideia completamente diferente. e sim que o linux é novo mais ta crescendo rapido e aprendendo, aprendendo com sues erros, com seus concorrentes!

vale lembrar que o comercial da ibm e voltado para servidores e solulçoes empresariais. que é onde o linux brilha atualmente!

a ideia do comercial e justamente a de uma comunidade inteira das mais variadas possoas, não só uma empresa, estão por traz do desenvolvimento desse produto!
Já tem um bom tempo que este comercial existe. Desde a primeira vez que eu vi, gostei muito, pois me passou uma idéia parecida com a tua. Além de que mostrava que os mais variados tipos de pessoas poderiam contribuir para o seu desenvolvimento, dando uma idéia de comunidade mesmo...
Achei de muito bom gosto.:kongpositivo:

bughead
07/11/2009, 14:13
Achei que, a qualquer momento, alguém iria dar um tabefe no moleque hehhe

SuperGrêmio1995
07/11/2009, 21:02
:lol
E o pior é q o guri me lembra um cara lá de Santo Ângelo (cidade onde eu cresci), idêntico, :lol

GnOmAuM
19/11/2009, 11:02
Galera, instalei o Ubuntu 9.10 num note vaio aqui com placa de vídeo Nvidia GT230M e depois de instalar o driver proprietário da Nvidia ao reiniciar a tela fica preta e daí só pelo modo recovery dá pra fazer alguma coisa.
Catei vários tutoriais na net pra instalar o driver de variadas maneiras, mas nenhum deu certo. Reinstalei o Ubuntu algumas vezes tentando fazer funcionar esse driver e nada de dar certo.
Minha última opção é pedir ajuda de vocês para resolver esse problema. O Ubuntu logo depois de instalado nem tem um arquivo xorg.conf, por exemplo.... não sei mais por onde começar a procurar o erro que tá dando.

Peço a vocês uma luz, agradeço desde já.