Ver Versão Completa : Google, Mozilla e Opera atacam a Microsoft
MP Colorado
09/11/2009, 21:44
Na Europa, Mozilla, Opera a Google atacam a proposta da Microsoft de oferecer um formulário para o usuário escolher seu browser no Windows.
A proposta da Microsoft foi uma resposta ao processo anti-monopólio iniciado em 2007 pela Opera. A empresa dinamarquesa alega que, por vir junto com o Windows, o Internet Explorer leva vantagem na competição contra outros browsers. A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, achou que a Opera tinha razão e exigiu mudanças no Windows. Google e Fundação Mozilla aproveitaram a oportunidade e também entraram na disputa contra a Microsoft.
Depois de algum impasse, a Microsoft propôs incluir, nas cópias do Windows vendidas na Europa, uma tela para o usuário escolher que browser quer instalar. Os cinco mais usados seriam listados com os nomes dos fabricantes em ordem alfabética. A turma das janelas argumenta que, assim, os navegadores poderiam competir em condições iguais. Mas não é o que dizem a Opera e seus aliados. Os rivais da Microsoft têm até amanhã para registrar objeções na Comissão Europeia. Segundo o jornal New York Times, a tática das três empresas será apresentar queixas separadamente.
A Mozilla tem abordado o assunto num dos seus blogs. Ainda que a blogueira Jenny Boriss diga que se trata de opinião pessoal, o que ela escreve parece refletir a posição da turma da raposa. Os raposinos não se conformam com o fato de o Safari aparecer em primeiro lugar na tela de escolha. Uma das propostas de Jenny é que Firefox, Chrome, Opera e Safari sejam listados em ordem decrescente de participação no mercado, o que, obviamente, colocaria o Firefox em primeiro lugar. Segundo essa proposta, o IE, apesar de ter a maior participação no mercado, iria para o fim da fila.
Tanto a Mozilla como a Opera reclamam, também, do fato de a página de escolha do navegador aparecer dentro do Internet Explorer. Dizem que isso pode influenciar o usuário para que selecione o IE. O Google mantém segredo sobra as objeções que vai apresentar à Comissão Europeia. O caso será avaliado por Neelie Kroes, comissária de competição da União Europeia. Ela deve deixar o cargo até o fim do ano. É provável que apresente alguma resposta antes disso. Muita gente aposta que ela vai dar a vitória à Opera e aos seus aliados, obrigando a Microsoft a redesenhar a tela de escolha do navegador.
por Mauricio Grego
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/windows-7/google-mozilla-e-opera-atacam-a-microsoft/
----------
Eu acho frescura demais isso. Na boa, aqui não vejo problemas em adquirir o Windows com o IE integrado. É tão simples baixar e instalar os outros navegadores... quem quer usa, quem não quer, usa outro. Simples.
Também acho viadagem, mas por um lado tem que ver que quem é leigo vai colocar o primeiro pra ser instalado, logo essa briguinha.
gelsoncroft
09/11/2009, 21:56
----------
Eu acho frescura demais isso. Na boa, aqui não vejo problemas em adquirir o Windows com o IE integrado. É tão simples baixar e instalar os outros navegadores... quem quer usa, quem não quer, usa outro. Simples.
Sim é justamente por isso , querem evitar esse processo e vc ja sair com o seu navegador favorito já instalado.
o usuario comum e leigo q na verdade é 99% de quem usa pc, nem sabe q existe mozila ou chrome, o cara liga o pc dele com o windows xp pirata, e entra na internet usando o internet explorer 6 cheio de toolbar e acha q ta uma maravilha.
pessoal acha q todo mundo sabe q existe mozila com adblock e afins, e o chrome super rapido, opera e safari....
Muita viadagem mesmo. Eles nunca vao estar satisfeitos! Ja conseguiram tirar o IE do windows na Europa e agora essa da lista decrescente
rpacciulli
09/11/2009, 22:55
A proposta da Microsoft foi uma resposta ao processo anti-monopólio iniciado em 2007 pela Opera. A empresa dinamarquesa alega que, por vir junto com o Windows, o Internet Explorer leva vantagem na competição contra outros browsers.
porra, quanto mimimi...
todo mundo sabe que o i.e é uma bosta e só os iniciantes no pc usam essa bomba por um tempo até descobrirem as maravilhas de um firefox, opera, ou chrome da vida.
porra, quanto mimimi...
todo mundo sabe que o i.e é uma bosta e só os iniciantes no pc usam essa bomba por um tempo até descobrirem as maravilhas de um firefox, opera, ou chrome da vida.
Ou seja, a maioria absoluta das pessoas :p
Conheço MUITA gente que deixa de usar outro navegador por pura preguiça, do tipo "ah, já tá instalado esse ae, pra que outro?"
Davidorff
10/11/2009, 00:00
O povo é acomodado, tanto é que a quantidade de PC rodando o internet explorer 6 por ai não ta escrito... Mesmo renderizando as paginas mais novas totalmente errado o pessoal não quer aber de trocar de browser, só forçando mesmo.
o usuario comum e leigo q na verdade é 99% de quem usa pc, nem sabe q existe mozila ou chrome, o cara liga o pc dele com o windows xp pirata, e entra na internet usando o internet explorer 6 cheio de toolbar e acha q ta uma maravilha.
pessoal acha q todo mundo sabe q existe mozila com adblock e afins, e o chrome super rapido, opera e safari....
verdade, estava comentando com um amigo do ABP(que conheci recentemente) e entrou outro no meio que nem sabia direito o que era firefox... achava chato ter que instalar e tal, e terminou dizendo:
-Faz a mesma coisa.
The Soulforged
10/11/2009, 00:47
Todo mundo sabe como foi a "dark age" que foi o período de domínio do IE6. Internet estagnada e falta de padronização. O esforço é para que isso não aconteça de novo...
Slyferot
10/11/2009, 00:55
e muita frescura e cada 1 kerendo leva 1 vantagemzinha primero reclamam pq o ie ja vem instalado depois reclaman pq kerem fikar na frente na lista =x
arestrash
10/11/2009, 01:31
Por mais que acho muita frescura e concordo que uma empresa deva poder vender o produto que quiser, nesse caso em particular eu sustento um ódio mortal pelo IE e todo fdp que nunca testou outro browser, logo mete o seletor e boa, foda-se a MS.
Gera a posição dos browser na lista randomicamente.
Pronto.
Ao longo desses anos brigaram muito pra desassociar o IE do Windows e conseguiram. E agora mais essa. Daqui a pouco vao querer o que? Embutir seus browsers no windows?
Dudu.exe
10/11/2009, 02:28
se fosse a microsoft chutava o pau da barraca e mandava sem navegar. colocava so um link pra baixar e intalar o explorar. assim como ela faz com o msn!
(ainda ficaria mais facil fazer o mesmo com as outras empresas.)
pra mim se é para fazer no windows. tem que fazer o mesmo no google, que tem o monopolio no sistema de buscas! ele teria que fazer propaganda tambem dos outros navegadores, e de outros buscadores
Eu sou obrigado a usar o lixo do IE no serviço, se viesse algum outro instalado(exceto o safari), daria pulos de alegria.
Acho viadagem isso,mesmo pq é tao simples baixar e usar o navegador que quiser.
aposto que mesmo assim a maioria dos nubs vai escolher o IE ou o primeiro navegador da lista
É para rir né?Não querem a lista porque ela não coloca o FF na frente do Safari ou porque o site abre no IE?Ah vão arranjar o que fazer, já tá virando patético esse choro contra o IEca.
Eu sou obrigado a usar o lixo do IE no serviço, se viesse algum outro instalado(exceto o safari), daria pulos de alegria.
Como se fizesse diferença.IE normalmente sempre é o escolhido porque não se pode alterar absolutamente nada nele e é fácil de bloquear as coisas nele.O mesmo não dá para dizer de um Chrome ou FF.
Todo mundo sabe como foi a "dark age" que foi o período de domínio do IE6. Internet estagnada e falta de padronização. O esforço é para que isso não aconteça de novo...
O pessoal do FF, Opera e Chrome tá é pouco se lixando para a padronização, eles querem é que o pessoal use o Browser deles.Como não tinham a força de mercado do IE, a padronização acabou sendo uma necessidade para evitar que só existisse páginas feitas para o mesmo, mas aposto tudo que tenho que se o FF ou o Opera pudesse implementar uma linguagem própria de scripts que dominasse o mercado e fudesse com os outros eles fariam na mesma hora.
A Mozilla tem abordado o assunto num dos seus blogs. Ainda que a blogueira Jenny Boriss diga que se trata de opinião pessoal, o que ela escreve parece refletir a posição da turma da raposa. Os raposinos não se conformam com o fato de o Safari aparecer em primeiro lugar na tela de escolha. Uma das propostas de Jenny é que Firefox, Chrome, Opera e Safari sejam listados em ordem decrescente de participação no mercado, o que, obviamente, colocaria o Firefox em primeiro lugar. Segundo essa proposta, o IE, apesar de ter a maior participação no mercado, iria para o fim da fila.
Tanto a Mozilla como a Opera reclamam, também, do fato de a página de escolha do navegador aparecer dentro do Internet Explorer. Dizem que isso pode influenciar o usuário para que selecione o IE. O Google mantém segredo sobra as objeções que vai apresentar à Comissão Europeia. O caso será avaliado por Neelie Kroes, comissária de competição da União Europeia. Ela deve deixar o cargo até o fim do ano. É provável que apresente alguma resposta antes disso. Muita gente aposta que ela vai dar a vitória à Opera e aos seus aliados, obrigando a Microsoft a redesenhar a tela de escolha do navegador.
Que mentira, se faz como a Mozilla reclama, o Firefox ficaria em penúltimo, já que é o segundo do mercado.
E acho o mais correto mesmo, as pessoas olhariam os menos conhecidos antes.
Sou a favor disso porque anda pro caminho da igualdade de condições. Quem não deve ficar feliz é a Apple, que pode se ver obrigada a fazer equivalente.
Dudu.exe
10/11/2009, 11:27
Acho viadagem isso,mesmo pq é tao simples baixar e usar o navegador que quiser.
o problema e que muita gente nem mesmo sabe usar internet praticamente
o cara acessa via o link que alguem colocou na barra de links pra ele! e ele acha que foi instalado! o cara nem sabe usar a barra de endereço!
http://img132.imageshack.us/img132/6696/buroooooo.jpg
o problema do Monopolio é esse! grande parte da massa não tem capacidade de sair da bolha por si só!
um caso que aconteceu no brasil! e o da Kolynos! se lembra daquela pasta de dente? era uma bosta, mais era dona de 99% do mercado! não por ser boa! mais simplesmente por que o povo achava que só tinha aquilo!
por isso foram obrigados a mudar o nome! e colocaram sorriso! perceberam como o Sorriso não é mais a marca pricipal do mercado, simplesmente por que não era uma questão de qualidade, com a mudança do nome as pessoas descobriram que haviam outras marcas, e que elas eram muito melhores, que fez inclusive que o próprio sorriso melhorasse!
vc pode ver a melhora do explorer por causa da ameaçã do firefox, coisa que não acontecia significativamente desde da época do netscape!
muita gente não sabe que existem alternativas. e muita gente precisa de esclarecimento! infelizmente!
para 90% da população a internet não é tão natural quanto é para nós!
The_Merovigian
10/11/2009, 11:28
1 - Eu odeio o Explorer.
2 - O Windows é da Microsoft e ela pode pôr no sistema o navegador que ela quiser.
falomermo. :p
Panina Manina
10/11/2009, 11:49
1 - Eu odeio o Explorer.
2 - O Windows é da Microsoft e ela pode pôr no sistema o navegador que ela quiser.
O problema é que ele comercializa um Sistema Operacional, mas junto, estava colocando programas próprios para outras tarefas constituindo uma venda casada.
Acho que resolveria se ela vendesse como uma "Suite Microsoft".
Como adoram procurar pelo em ovo... esses militantes anti-ms são chorões demais...
Como adoram procurar pelo em ovo... esses militantes anti-ms são chorões demais...
Militante anti-ms?
Só pode ser ignorância.
Mozilla e Opera ganham dinheiro com o uso de seus browsers.
Não é só uma questão de ideologia, processaram por dinheiro mesmo.
masterdx
10/11/2009, 20:34
frescura da porra.
o sistema é dos caras eles colocam os programas q kizerem kem n gostar vai atras de outro...
se é assim o chrome OS tem q vir com esses opoes, o linux e leopard tem q vim com essa opção aê.
Gray-fox
10/11/2009, 21:06
eu n gosto da microsoft, mas em primeiro lugar acho esse lance ridiculo, po o sistema é dela e o IE vem integrado ao sistema DELA, nd mais lógico, pq se for assim daqui a pouco os programas de "bloco de notas", e-mail, gerenciador de janelas,players, enfim, tudo deveria ser escolhido pelo usuário.
acho q uma pequena coisa pode ser feita contra os "preguiçosos" é colocar os icones dos navegadores espalhados pela tela aleatoriamente e clicar em um para escolher, isso forçaria o usuário comum a procurar por um browser especifico e n apenas dar "avançar" no primeiro q ele ver pela frente.
Nossa, quanta frescura :lol.
Eu não vejo problema nenhum na Microsoft deixar o IE integrado no Windows. Ta no total direito dela, ainda mais pelo que se cobra do Windows, se não viesse um navegador já instalado, aposto que muitos reclamariam.
E acho completamente nada a ver o Windows te perguntar qual navegador *concorrente* você quer instalar. Se for assim, daqui alguns anos vão exigir que o Windows venha "pelado", pois a babaquice certamente vai se expandir para os tocadores de mídia, editores de texto, gerenciadores de e-mail, programas de chat e etc...
E a propósito, o melhor navegador ever é o Safari. [:king]
1 - Eu odeio o Explorer.
Acho essa briga uma bobeira,, !
Concordo com você The_Merovigian O Windows é da Microsoft e ela pode pôr no sistema o navegador que ela quiser.
Porém poderia colocar anuncio de outros navegadores , como Opera, firefox , chrome entres outros , e os links para os downloads! Pelomenos assim poderia evitar essa confuzão!
The Watcher
13/11/2009, 12:51
Frescura o kct.
A esmagadora maioria dos usuários tem noção mínima de computador, então quanto mais fácil, melhor. Simplesmente não se importam com esses "detalhes".
A idéia de listar os browsers alfabeticamente é boa e a de apresentar uma página descaracterizada onde se pode escolher qual baixar também é boa.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.