Ver Versão Completa : Função Cool n' Quiet das Asus / Amd: Cmo fas?
Galera, fuçando na Net, descobri que a minha mobo Asus tem a função Cool n' Quiet, que economiza energia quando o PC está realizando operações de baixo desempenho.
1) Isso funciona mesmo? Ou seja, a economia é real?
2) É só ativar o recurso na BIOS que já está ativado ou precisa fazer mais alguma coisa?
Desde já valeu!
IcE_WiNd
22/12/2009, 21:34
Acho que no Win XP tem que fazer mais alguma coisa, fica nas opções de energia. Mas não me lembro.
Eu deixo desligado, gosto de ficar com o máximo clock o tempo todo.
Acho que no Win XP tem que fazer mais alguma coisa, fica nas opções de energia. Mas não me lembro.
Eu deixo desligado, gosto de ficar com o máximo clock o tempo todo.
Aí me vem outra dúvida, ativando esse recurso ele afeta de alguma maneira o desempenho geral do PC ou só quando ele está realmente de "bobeira"?
Ele funciona sim, e a economia é real, mas não espere milagres (afinal, somente o processador vai ficar mais econômico, o resto continua igual). Mas não afeta o desempenho do PC em nenhuma maneira, pelo menos nenhuma que você consiga sentir.
No Windows Vista/Seven o recurso é ativado automaticamente em qualquer plano de energia que você não tenha desativado o gerenciamento do processador (dos planos padrões o único que traz isso desativado é o Alto desempenho). No Windows XP, você tem que instalar o driver do Cool n' Quiet (disponível no site da AMD) e selecionar o plano de energia "Gerenciamento mínimo de energia" (e só funciona com esse plano, e o Notebook se você usar um).
Para ver se está funcionando, abra o CPU-Z e veja se o clock do CPU começa a variar. Se variar é que está funcionando.
1) Isso funciona mesmo? Ou seja, a economia é real?
2) É só ativar o recurso na BIOS que já está ativado ou precisa fazer mais alguma coisa?
3) Ele afeta de alguma maneira o desempenho geral do PC ou só quando ele está realmente de "bobeira"?
1) Resposta: A economia é real por baixar tanto o clock da CPU quanto a tensão Vcore..
2) Resposta: Além de ativar na BIOS tens que ir na área de controle de energia do Windows e selecionar "Gerenciamento Mínimo de Energia"
3) Resposta: Não afeta o desempenho do PC pois ao sentir carga sobre a CPU chaveia de estado em curtíssimo tempo. Dizer que vai ficar igual ao caso em que não existe esse chaveamento é mentira, mas a queda de desempenho, pela necessidade do chaveamento, talvez não passe de 0,2%... Imperceptível mesmo fazendo medidas...
Veja ai como exemplo meu humilde PC a vazio e com carga na CPU.. Repara Vcore e Core Speed
http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/AMDCoolQuiet.jpg
Abraço...
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.