PDA

Ver Versão Completa : [Resolvido, de certa forma] Video driver stopped responding (Ainda não tá 100%)

RenanDCS
21/01/2010, 14:54
Solução: Googleando por ai notei que várias pessoas tem problemas desse tipo, que o driver para de funcionar o tempo todo, no Vista e no Seven, tanto pra ATi como NVIDIA. Econtrei um site dando algumas possives soluções e eu resolvi testar uma delas que eu não havia tentado antes, usar apenas um pente de memória ram. Felizmente e infelizmente, quando eu tirei meu pente de 1gb o problema simplesmente acabou! Joguei Fallout de boa e Avatar também, sem nenhuma travada. Só que agora só to com 2gb de ram, enquanto não me fizer falta e não tiver algum fix pra isso, vai ficar assim.

Atualizando de novo: Agora virou loteria, tem hora que eu rodo Avatar normal por um tempão e não roda Fallout de jeito nenhum, ou então eu rodo Fallout super bem e o Avatar fica travando. Tirei a placa do PC e limpei os contatos, aproveitei pra limpar os das memórias também e troquei a pasta térmica que veio com a placa, que tava uma bosta por sinal. Agora as temperaturas baixaram pra 55 em idle e 67 full (e creio que meu gabinete esteja com algum problema de circulação de ar, porque quando fecho a tampa (que tem um cooler de 120mm Akasa) a temp sobe invés de abaixar).

--

Atualizando: Depois de formatar o PC e atualizar o driver do chipset, eu consegui rodar Fallout 3 por um bom tempo sem problemas. Só que hoje fui tentar rodar o Avatar e travou no menu! O que será que pode ser?

Alguém pode me passar um link pra baixar o Direct X 10.1? Só pra garantir que ele tá bem instalado.

--

Opa, to com uma XFX HD4870 aqui, chegou hoje, instalei tudo certinho, Catalyst mais atual e tal. Comecei com SF4, tá rodando super bem, cravado nos 60, só que todo inicio de partida o jogo trava e o Windows avisa que o driver da placa deu pau e teve que ser reiniciado. Isso acontecia antes com o driver da minha placa on board, e eu acha que fosse pau dela, mas creio que não seja...

Bom, depois do SF4, liguei Fallout 3, novo jogo e tal, depois de um tempo (quando fiz 19), o driver teve o mesmo problema e agora eu não to conseguindo passar disso.

Alguém ai sabe o que deve ser? Eu pensei em temperaturas, a minha é a XFX básica com aquele cooler meio zuado, mas eu tenho um Akasa 120mm jogando ar nela e outro 80mm tirando ar do PC, ou seja, pelo menos está bem refrigerado. Em idle tá dando 57 e em full chega a no máááximo 70...

Por favor, me dem uma luz =) Valeu

educardoso
21/01/2010, 15:19
Se o problema ocorria com sua placa On-Board, não creio que o problema seja aquecimento.

Diz a marca e modelo da sua placa mãe, talvez possa te ajudar, esse tipo de problema costuma acontecer com placas mãe de PC-Chips.

RenanDCS
21/01/2010, 15:57
É uma Asus M2N68-AM SE2

dytaocavaco
21/01/2010, 21:42
Tira o over do processador e tenta de novo.
Depois testa com um jogo bem pesadão pra VGA (Crysis ou Crysis Warhead).

Se der pau novamente com tudo em default, faz um teste na VGA com o OCCT.

Não me lembro bem mas acho que a 4850 (XFX) que tive dava esse mesmo problema e provei na loja que ela tava zuada fazendo esse teste na frente dos caras (que queriam que eu levasse ela de volta porque não acharam nada de errado...).

Não precisa ser muito tempo não (até pq esse aí leva as temps ao extremo), se passar de 30 minutos as chances de defeito na VGA se tornam bem pequenas.

Flw.

dytaocavaco
21/01/2010, 21:52
Tira o over do processador e tenta de novo.
Depois testa com um jogo bem pesadão pra VGA (Crysis ou Crysis Warhead).

Se der pau novamente com tudo em default, faz um teste na VGA com o OCCT.

Não me lembro bem mas acho que a 4850 (XFX) que tive dava esse mesmo problema e provei na loja que ela tava zuada fazendo esse teste na frente dos caras (que queriam que eu levasse ela de volta porque não acharam nada de errado...).

Não precisa ser muito tempo não (até pq esse aí leva as temps ao extremo), se passar de 30 minutos as chances de defeito na VGA se tornam bem pequenas.

Flw.

RenanDCS
22/01/2010, 00:34
o over eu já tirei e também fixei o over do PCI-E no 100, antes tava no automatico e devia tá subindo um pouco.

O que melhorou as travadas foi trocar pra um driver mais antigo (o que veio com a placa) e diminuir os gráficos, mas esse é um jogo que a HD 4870 devia segurar de boa, certo? Tava 1440x900 Ultra High

To pensando que pode ser alguma incompatibilidade com chipset nVidia ou com a placa... Não sei, tá estranho o bagui.

Se for a placa com defeito é má sorte, porque ela já é trocada, eu tinha pego uma HIS antes que nem conseguia instalar o driver...

Eu não acho que seja da VGA por que acontecia a mesma coisa com a 7025 da mobo jogando World of Goo...

E o que eu mais temia que eram as temperaturas estão ótimas! Não vi chegar a 70 durante o jogo, acho que o maximo foi 67...

RenanDCS
22/01/2010, 16:02
Já tentei reinstalar o driver umas vezes, nada, sempre acontece a mesma coisa. Até que eu to conseguindo jogar agora, só que as vezes o jogo trava do nada e fecha.

Será que vou ter que formatar o PC pra fazer uma instalação limpa?

dytaocavaco
22/01/2010, 16:59
Já tentei reinstalar o driver umas vezes, nada, sempre acontece a mesma coisa. Até que eu to conseguindo jogar agora, só que as vezes o jogo trava do nada e fecha.

Será que vou ter que formatar o PC pra fazer uma instalação limpa?
Mas antes você usava outra VGA aí? Pq se for então passa um "limpador" de driver de VGA, não me lembro o nome de nehum agora, pesquisa aê....

Ou baixa o OCCT e testa ela pq em jogo, por mais pesado que seja, existe variação do uso da VGA. Nesse teste é 100% até o fim, o que vai acusar erro rápido.

Flw

educardoso
22/01/2010, 18:07
Isso está me parecendo algum tipo de incompatibilidade da placa de vídeo com a placa mãe.

Já testou a placa em outro micro pra ver se acontece o mesmo problema ?
Tente formatar o pc pra ver se resolve !!!

RenanDCS
22/01/2010, 18:08
A "VGA" era on board, uma nVidia 7025 podrona. Eu passei o Driver Sweeper antes de fazer a instalação.

Formatei o PC, vou tentar jogar daqui a pouco e ver o que dá.

Vou usar esse OCCT depois. Valeu.

henrique_rp
22/01/2010, 21:05
Também estou com esse mesmo problema "O driver de vídeo parou de funcionar e recuperou".

Aparece em TODOS os jogos que rodam em DirectX10. A minha placa é uma Sapphire 5850 com menos de uma semana de uso. E já é a segunda placa de vídeo.

Vou tentar trocar com o vendedor porque não dá para jogar nada. Testei uma 5870 do meu cunhado e roda tudo lisinho, o que significa que a placa de vídeo está com problema.

RenanDCS
22/01/2010, 21:45
henrique_rp o meu problema eu acho que não é com a placa porque acontecia a mesma coisa com a 7025.

To ficando muito puto e to quase largando o Windows 7 e voltando pro XP pra ver se resolve...

Eu consigo jogar por um tempo e do nada trava tudo, dai fica travando. Depende do lugar.

henrique_rp
22/01/2010, 22:12
henrique_rp o meu problema eu acho que não é com a placa porque acontecia a mesma coisa com a 7025.

To ficando muito puto e to quase largando o Windows 7 e voltando pro XP pra ver se resolve...

Eu consigo jogar por um tempo e do nada trava tudo, dai fica travando. Depende do lugar.

Ah entendi... no meu caso eu entro em QUALQUER jogo que esteja rodando em directx 10 e ele trava na hora. Eu gravei um vídeo disso. Vou postar depois.

Marcio_Bianco
22/01/2010, 22:25
cara, o Catalyst 9.12 ta com uns problemas bizarros... o 9.11 tbm... recomendo vc limpar tudo ai com programas pra limpar registro e drivers e instalar o Catalyst 9.10.... foi o ultimo que nao dava pau...

RenanDCS
23/01/2010, 04:51
Então, agora parece que tá funcionando. Atualizei os drivers do chipset também. Consegui jogar por 5h seguidas sem travar, rodando lisinho.

Tô começando a ficar felizão com a minha placa =) ainda mais pelas temperaturas que estão ótimas pra um modelo tão mal falado. Max de 70 em full load =))

Bom, vamos ver amanhã como vai ser, mas até agora acho que o problema foi resolvido com a atualização do driver do chipset.

Masterick
23/01/2010, 05:04
Ia falar pra tu dar uma olhada nos clocks da placa de vídeo mas parece que já resolveu.

Aqui quando comprei a minha 4870 dava esse tipo de problema toda hora, depois lembrei que era um modelo com overclock(750 para 800), quando diminuí para 765 nunca mais tive problemas. Nunca reclamei já que eu tinha comprado um modelo normal e me mandaram um com cooler melhor [ksafado]

RenanDCS
23/01/2010, 14:12
Masterick falando em clock, meu CCC tá estranho, no Overdrive lá tá no 750, mas embaixo em Current Values ele mostra 600 o tempo todo, mas no GPU-Z tá mostrando 750 normal... Tá bugadão.

Marcio_Bianco
23/01/2010, 14:54
Masterick falando em clock, meu CCC tá estranho, no Overdrive lá tá no 750, mas embaixo em Current Values ele mostra 600 o tempo todo, mas no GPU-Z tá mostrando 750 normal... Tá bugadão.

a placa abaixa os clocks no ambiente do windows... nao tem pq usar todo o poder dela no desktop hehehehe

mas em jogos ela aumenta automaticamente...

Masterick
23/01/2010, 15:03
Marcio foi mais rápido :P

Aqui ela baixa pra 500MHz

RenanDCS
25/01/2010, 18:51
Eu imaginei que fosse algum sistema desse tipo mesmo...

RenanDCS
25/01/2010, 19:05
Vou tentar a sugestão do Marco Bianco, Catalyst 9.10

RenanDCS
25/01/2010, 22:49
O Catalyst não fez diferença, mas deixar apenas um pente de RAM deu certo!

@fraid2
26/01/2010, 04:39
Bom tópico.

RenanDCS
26/01/2010, 12:05
Estou aqui pensando, será um bug qualquer ou meu pente de RAM foi pro saco? Como eu posso testar ele pra ter certeza?