PDA

Ver Versão Completa : Microsoft reconhece bug do Windows que existe há 17 anos

Sonymaster
22/01/2010, 00:26
Isso que é procrastinação! Ou melhor, ignorância sobre uma falha básica do próprio sistema operacional por quase duas décadas: um engenheiro do Google descobriu recentemente uma vulnerabilidade no kernel 32-bit do Windows — vulnerabilidade que existe desde 1993.

É um pouco engraçado ver que isso existe há tanto tempo que já quase poderia ter tirado carteira de motorista, mas perde a graça porque expõe a ataques de hackers todas as versões 32-bit do OS desde o Windows NT, incluindo o XP, Vista e 7 (versões 64-bit não são afetadas). O subsistema atingido era a Máquina Virtual de DOS (VDM) do Windows, e o potencial de estrago é sério, de acordo com a Microsoft:

O que um hacker poderia fazer usando essa vulnerabilidade?

Um hacker que consiga explorar com sucesso esta vulnerabilidade pode rodar código arbitrário em modo kernel.

http://www.maximumpc.com/files/u69/Windows_7_Memory_Bug.png

Um hacker poderia então instalar programas; ver, mudar ou deletar dados; ou criar novas contas com direitos completos de usuários.

Você pode desativar a VDM seguindo estas instruções no site da Microsoft; mas você não poderá mais rodar programas antigos em 16-bit.

Que má notícia! Não se preocupe, eles vão consertar isso. Mas se preocupe, porque pode haver outros bugs adolescentes por aí que nignuém viu ainda, e a Microsoft não está agindo rápido: este bug foi reportado à Microsoft faz sete meses.

Fonte: Computerworld

Sgt. Kowalski
22/01/2010, 00:28
O que esquecem de dizer é que pra exploitar esse bug, vc tem que ter ACESSO LOCAL À MAQUINA.

Well, look at the vulnerability. It's in the Virtual DOS Machine. That means you have to get 16-bit code onto the system and then make Windows execute it. So, in order to exploit the vulnerability, you've already got to have local access. No wonder Microsoft is dragging their feet. It's only exploitable in cases where you can already gain access to the system. If you're not logged on, I don't see any way to exploit this. It's not like you could even put 16-bit code in a buffer overrun and expect the kernel to execute it. It's got to be run through the NT Virtual Dos Machine or Windows-on-Windows, or it's not executable code.

[kviraolho]

FarinhaLoss
22/01/2010, 00:36
O que esquecem de dizer é que pra exploitar esse bug, vc tem que ter ACESSO LOCAL À MAQUINA.

[kviraolho]

exatamente... já usei esse bug pra criar conta de com privilégio de administrador numa máquina em q a pessoa q trabalhava nela antes agiu de má fé e trocou as senhas antes de ir embora... muita coisa ia se perder se ñ fosse por esse bug hauahua

UT_Killer
22/01/2010, 00:39
Bem, hoje fui ajudar uma colega de trabalho com uns problemas de impressão. Era aquele velho problema de Spool, que você manda cancelar a impressão e o arquivo fica eternamente com o status "excluindo - imprimindo" na lista de trabalhos de impressão.

Vi que um amigo meu que usa Win7 também já teve esse probleminha, que existe desde o Win95...

dlanceloth
22/01/2010, 00:56
Bem, hoje fui ajudar uma colega de trabalho com uns problemas de impressão. Era aquele velho problema de Spool, que você manda cancelar a impressão e o arquivo fica eternamente com o status "excluindo - imprimindo" na lista de trabalhos de impressão.

Vi que um amigo meu que usa Win7 também já teve esse probleminha, que existe desde o Win95...

esse problema é um saco, e eu nunca sei como resolver. Ele simplismente desaparece RRAGE RRAGE RRAGE

Siegfried
22/01/2010, 01:14

esse problema é um saco, e eu nunca sei como resolver. Ele simplismente desaparece RRAGE RRAGE RRAGE

Esse sim é o bug mais irritante do windows. Vc lá tendo que imprimir uma merda, com um monte de download aberto, jogo, programa, dá o bug e a unica opção é resetar. Dá um ódio mortal [kong]

The_Crokster
22/01/2010, 01:20
Esse sim é o bug mais irritante do windows. Vc lá tendo que imprimir uma merda, com um monte de download aberto, jogo, programa, dá o bug e a unica opção é resetar. Dá um ódio mortal [kong]

Bom, do XP em diante não precisa mais resetar.

É só você ir em "Serviços", desativar o "Spooler de impressão" e reativar logo em seguida. Tudo que tava travado na fila de impressão vai sumir.

cachorro-comediante
22/01/2010, 07:04
Bom, do XP em diante não precisa mais resetar.

É só você ir em "Serviços", desativar o "Spooler de impressão" e reativar logo em seguida. Tudo que tava travado na fila de impressão vai sumir.

Complementando... voce pode excluir as impressoes com o serviço de spooler parado na pasta \windows\system32\spool\ e depois reativar o serviço

Pachuco
22/01/2010, 10:23
Ou vá no cmd e digite net stop spooler e em seguida net start spooler. :p

Minotauro!=Centauro
22/01/2010, 10:39

Bug mais escroto ever, sempre me ferro com ele.

Thie
22/01/2010, 10:58
e depois de 17 anos ...

Xhunter
22/01/2010, 13:51

Isso é um bug do windows?Achei que acontecia só comigo :lol

PCdubaum
22/01/2010, 13:56
Essa do spool de impressão é clássica, mas é tão bobo como resolver que chega a ser engraçado^^

rodcapella
22/01/2010, 14:17
Essa do spool de impressão é clássica, mas é tão bobo como resolver que chega a ser engraçado^^

Mas mesmo assim tem sempre alguém que não conhece a resolução...

Nicko
22/01/2010, 14:57
Mas mesmo assim tem sempre alguém que não conhece a resolução...

eu não conhecia hehehe

unixtux
22/01/2010, 15:00
Por isso uso Linux :D

Sgt. Kowalski
22/01/2010, 15:09
Por isso uso Linux :D

Não seja por isso, tem bugs do Linux com mais de 8 anos de idade. (http://archives.neohapsis.com/archives/fulldisclosure/2009-08/0174.html)

The Watcher
22/01/2010, 15:18
O cara que escreveu a reportagem deve ter aprendido a palavra procrastinação recentemente e quis encaixá-la de qualquer jeito na reportagem, eheheh

Bom, vlw pelas dicas a respeito da impressão. Quando dá esse problema aqui eu desligo e ligo a impressora conjuntamente com o cancelamento das impressões pendentes, mas nem sempre funciona.

UT_Killer
23/01/2010, 16:54

O pior é que muita gente não sabe desse bug, e acha que é problema com a impressora.

Engraçado mesmo, é um bug tão fácil de resolver mas tá presente desde o Windows 95 até o Windows Seven. :-D

Arkarker
23/01/2010, 17:24

Trabalho no suporte de impressoras da HP. Posso dizer que esse é um problema universal.

chillypi
23/01/2010, 19:15

Eu sei... [coolface]

Desliga a impressora ou tira ela da usb... simples assim... mas que é um saco é... ¬¬'

@fraid2
26/01/2010, 04:48
Bom tópico.