PDA

Ver Versão Completa : Matéria especial: 15 anos do lançamento de The Simpsons!

01/01/2005, 00:41
Matéria especial: 15 anos do lançamento de The Simpsons!

Atendendo a centenas :-D de pedidos dos leitores Retrospace, resolvi criar um tópico e homenagear um dos grandes arcades lançados pela Konami. Desnecessário descrever o famoso desenho criado por Matt Groening, que originou este conhecido jogo de fliperama.

The Simpsons estreou nos arcades em 1991, e chamou a atenção pela abertura – similar a do desenho – e por ser muito divertido, de uma criatividade que só o pessoal da Konami sabia ( e ainda sabe) fazer. É claro que, na elaboração do roteiro do jogo, foram deixadas as cenas, os comentários ácidos e politicamente incorretos do desenho passado na tv, deixando que a estória do game se desenvolvesse de uma forma que agradasse o público mais jovem. Assim o game se tornou mais acessível às famílias que iam aos shoppings nos fins de semana se entreter com jogos eletrônicos sem maiores constrangimentos. Foram utilizados gráficos simples, mas muito cativantes e coloridos. A riqueza dos detalhes apresentados não somente nos personagens principais mas também nos inimigos, cenários etc., contribuiu para que o jogo se mostrasse o mais vivo e atraente possível. Naquela época, os jogos de fliperama deviam apresentar imperativamente características marcantes, e com The Simpsons não foi diferente. O jogo fez bastante sucesso!

Os combates contra alguns chefes eram memoráveis! Principalmente contra o urso na floresta, e também com a assustadora bola de boliche! É isso mesmo, ela aparecia na fase dos sonhos (dreamland), quando um dos personagens jogáveis, durante o curso do jogo, caía na cachoeira e desmaiava. A fase dos sonhos era totalmente non sense (sem sentido), mas simplesmente hilário.

O jogo.
Acontece um roubo numa joalheria de Springfield. Os Simpsons passeiam tranqüilamente quando são surpreendidos pelo ladrão (Smitters, o assistente de Burns) fugindo do local. Com o choque, um valioso diamante voa pelos ares e acaba caindo na... boca da Maggie! (“Suck! Suck!”).O ladrão, todo afobado, acaba raptando Maggie junto com o diamante, para desespero de Homer e Marge. A aventura então começa... e você pode escolher entre quatro personagens jogáveis, da esquerda para a direita: Marge, Homer, Bart e Lisa. Suas características de ataque e defesa são semelhantes, variam muito pouco de um para outro. O que é mais interessante na jogabilidade é a possibilidade de realizar junto com seu companheiro de jogo uma combinação de ataque especial, que age temporariamente e de forma eficaz contra os oponentes. Combine por exemplo Bart e Homer ou Lisa e Bart para ver o que acontece.

Os controles eram bem simples, os golpes eram o típico padrão Konami: Um botão para golpes físicos (socos e chutes), um botão para saltos e a alavanca para locomover os personagens na tela. A combinação de movimentos resultava em novos golpes, como voadoras.

O jogo era dividido nas seguintes fases:
- Downtown Springfield: o jogo começava na cidade, na frente da joalheria onde ocorreu o rapto de Maggie. O chefe de fase era um engraçado “wrestler”, que às vezes deixava seu calção cair... Bonus Stage: aqui o objetivo é encher seu balão apertando rapidamente os dois botões;
- Amusement Park: aqui no parque de diversões aparecia Milhouse, o amiguinho de Bart que carregava um poderoso martelo, uma ótima arma para enfrentar o boss dessa fase;
- The Cemetery: Bart podia utilizar crânios e até um estilingue para derrubar seus oponentes. O destaque ficava por conta da coreografia estilo “Michael Jackson’s Thriller” dos mortos- vivos. Os chefes dessa fase eram os irmãos cara- de- pau, que guardavam uma das portas da Moe’s Tavern;
- Moe’s Tavern: a ação se passava dentro da Taverna do Moe. No seu balcão havia uma torta para repor as energias. Na sala de jogos tinha mais um estilingue e também uma bola de bilhar para usar como arma. Costumava reparar nos jogos de fliperama. Também dava uma paradinha na frente do palco das dançarinas para curtir! O bêbado era outro chefe hilário do jogo! Ele literalmente tava de fogo!
- Springfield Butte: era a conhecida fase da floresta, onde enfrentávamos o urso que havia escapado no parque de diversões. Páreo duro! Aqui Bart tenta salvar Maggie, que está boiando na água do rio, mas ela é raptada novamente pelo assistente de Burns. Bart acaba sendo levado pela correnteza e jogado no leito de uma cachoeira. Começa uma das fases mais legais do game...
- Dreamland: Rosquinhas ambulantes, diabinhos em forma de Bart, saxofones voadores e fantasmas usando uniformes anti- radiação. Todos os elementos presentes na vida da família Simpson estavam aqui, na forma de um pesadelo. O chefe dessa fase era aquela assustadora bola de boliche que tomava variadas formas. Era um dos chefes mais desafiantes do jogo. Bônus Stage: a tarefa aqui era fazer Bart acordar do pesadelo, dando tapas no seu rosto. Aqui segue- se uma animação onde Bart flagra o helicóptero descendo num dos estúdios do Canal 6;
- Channel 6: aqui a ação se desenrolava dentro dos estúdios de tv, e passava para o cenário de aliens, onde os Simpsons enfrentavam um robô (sub- chefe). O cenário seguinte era o palco de teatro Kabuki, onde enfrentávamos ninjas e um forte guerreiro japonês armado com uma lança;
- Springfield Nuclear Power Plant: os confrontos finais contra Smitters e com o dono da usina nuclear, Mr. Burns.

Pontos positivos do jogo:
- personagens bem caracterizados;
- ótimos gráficos;
- abertura similar à do desenho animado;
- ótima trilha sonora e efeitos de som;
- muito divertido, principalmente se jogado entre quatro jogadores;
- bom roteiro;
- The Simpsons agradava toda a família com um tema bem leve e não apelativo;
- os combates contra os chefes eram memoráveis.

Pontos negativos do jogo:
- não gostava daquela cor azul- claro do gabinete do arcade. Era horrível!
- o jogo poderia parecer tolo e infantil para alguns jogadores.

Curiosidade: as outras versões de The Simpsons, presented by Konami.

O arcade The Simpsons nunca teve uma versão exclusiva para nenhum sistema de consoles – para tristeza de muitos proprietários de um SuperNES, por exemplo. Por que será? A Konami tratou logo de lançar jogos alternativos com a marca “The Simpsons” tanto para a plataforma SuperNES quanto para o Gênesis Mega Drive, Game Boy e até para o já aclamado, mas defasado NES. Mas infelizmente a versão arcade tornou- se exclusiva dos fliperamas. Confira as outras versões:

Sistema NES (Nintendo Entertainment System):
para os proprietários do “nintendinho” 8- bit, a Konami lançou em 1990 “The Simpsons: Bart Vs. The Space Mutants”, um jogo de aventura do tipo plataforma, bem no estilo “ame ou odeie”. Motivos para amar o jogo: muitos desafios, lugares para fuçar e truques secretos. Motivos para odiar o jogo: gráficos e acabamento polêmicos - muitos acharam que a Konami tinha produzido “garranchos”, ao invés de gráficos decentes para esse jogo - e uma trilha sonora de qualidade duvidosa. Mesmo com toda essa polêmica, o jogo saiu- se relativamente bem. Mas rendeu uma versão meio pavorosa para o Master System, que saiu em 1991.
Ainda para o sistema NES, em 1991 a Konami lançou Bart Vs. World, um joguinho no mesmo estilo plataforma, sem grandes pretensões quanto a gráficos e som. O título também saiu para o Master System posteriormente. Os outros jogos da série:

Sistema SuperNES.
The Simpsons: Itchy & Scratchy
The Simpsons: Bart's Nightmare
The Simpsons in the Krusty's World
The Simpsons: Krusty's Super Fun House

Sistema Gênesis Mega Drive.
The Simpsons: Virtual Bart
The Simpsons: Bart's Nightmare
The Simpsons: The Itchy & Scratchy Game
The Simpsons: Bart vs. Space Mutants

Algumas fotos da versão arcade:
http://uploads.savefile.com/redir/77408.jpg

http://uploads.savefile.com/redir/77410.jpg

http://uploads.savefile.com/redir/77412.jpg

http://uploads.savefile.com/redir/77413.jpg

O arcade The Simpsons fez grande sucesso e possibilitou à Konami lançar uma série de jogos alternativos aos diferentes sistemas de vídeo- game. Com ótimos gráficos e som, The Simpsons ficou marcado como um dos grandes arcades lançados pela empresa.

Até mais! :D

01/01/2005, 01:11
caraca q tópico loko!!!!

nunca joguei esse ai mas tah na cara q deve ser loko!!!

bom não posso pedir o rom pelo fórum mas se entendeu neh??

passa ae!!!

01/01/2005, 03:01
caraca q tópico loko!!!!

nunca joguei esse ai mas tah na cara q deve ser loko!!!

bom não posso pedir o rom pelo fórum mas se entendeu neh??

passa ae!!!

hehe.. não posso...

Obrigado pela força! ;)

01/01/2005, 12:28
Este jogo é realmente muito legal. Parece até que estamos assistindo um desenho dos Simpsons, tamanha a perfeição dos gráficos. O que eu nunca entendi neste jogo é o que a gente ganha por ser o primeiro a encher os balões gigantes (vide primeira tela neste tópico). Eu sempre ganhava das CPU, mas aparentemente nada acontecia de importante.

03/01/2005, 01:02
O Simpsons do NES não foi feito pela Aklaim, não?

03/01/2005, 01:19
É vero, a Konami so lançou a versão arcade, os demais games dos Simpsons foram lançados pela Acclaim.

Será que não foi por esse motivo que a Konami não lançou uma versão nos consoles? A Acclaim teria a licença exclusiva da serie nos consoles?

03/01/2005, 21:04
É vero, a Konami so lançou a versão arcade, os demais games dos Simpsons foram lançados pela Acclaim.

Será que não foi por esse motivo que a Konami não lançou uma versão nos consoles? A Acclaim teria a licença exclusiva da serie nos consoles?

Verdade, esqueci desse pequeno detalhe da Acclaim, que vergonha... :o :P 8-S

04/01/2005, 09:47
Cara, esse jogo é muito louco. Me diverti muito nele! Valeu ae Veterano, e parabéns! ;)
O mais legal era o bônus de encher o balão huahuahuahua

08/01/2005, 16:18
Posso estar engando, mas esse foi um dos primeiros arcades para 4 players a desembarcar aqui no Brasil. Uma puta novidade na época :D

Não tinha ninguém que jogasse arcade que não fazia fila pra jogar esse game.

25/01/2005, 16:09
Beat my Shorts, men.

A primeira vez que vi esse game foi na Playland.
O jogo para NES era fodão demais..clássico.

27/01/2005, 22:03
puts jogava esse ai no arcade que tinha a mó cara em um shopping de são paulo
mó loko, a melhor era a marge com aspirador de pó se não me engano dava até pra suga os bandido XD
também joguei bart's nightmare no super nes era mó loco também só que era muito foda pra fecha

27/01/2005, 22:08
Posso estar engando, mas esse foi um dos primeiros arcades para 4 players a desembarcar aqui no Brasil. Uma puta novidade na época :D

Está.
Karate Blazers e Tartarugas Ninja já existiam, eram com 4 pessoas e ambos eram da Konami.

27/01/2005, 22:40
Já tive o The Simpsons: Bart's Nightmare pro Super NES quando eu era criança, sinceramente achei ele uma porcaria

Achava ele mal feito e ainda era muito difícil

Até hoje eu odeio esse jogo, realmente ele é um pesadelo

29/01/2005, 01:31
:rox :rox :rox :rox :rox :rox :rox
parabens cara !!! esse jogo me fez gastar muiitooooo dinheiro !!!!

perdi muito tempo (bem gastos por sinal) jogando esse fliper !!!

sempre escolhia o Bart ... eheheh adorava ele no skt ..
eu lembro q esse jogo era super dificil ..nunca zerei ele ....

nota 10 pro topico e pro jogo !

;D

29/01/2005, 19:13
Jogava esse jogo no PC mesmo e gostava muito.Já joguei no Arcade mas a maioria das vezes joguei no PC mesmo

E o que é Freeware não vai me banir:

Aqui (http://www2.uol.com.br/fliperama/materias/3/0601-0700/642/642_01.html)

OBS: O jogo fica meio lerdo em Windows XP

31/01/2005, 10:47
Otimo jogo e belissimo tópico. Parabens!

02/02/2005, 15:25
Só não concordo que o jogo do NES tinha som ruim. Afinal era o nintendinho oras bolas!

Infelizmente, os demeis jogos sobre The Simpsons teve o mesmo destino de Star Wars.

Bem que alguém poderia lançar um jogo decente para esta geração.

01/05/2005, 16:37
EU CHEGAVA NO BÊBADO COM UMA FICHA, E POR FALAR NA VERSÃO PRA PC, EU ACHEI ELA MUITO TOSCA, É MELHOR JOGÁ-LO NO MAME.