PDA

Ver Versão Completa : Karate Champ: o divertido jogo de caratê da Data East!

01/01/2005, 00:43
Karate Champ: o divertido e inesquecível jogo de caratê da Data East!

http://uploads.savefile.com/redir/77418.jpg

Perfil do jogo.
Nome: Karate Champ
Ano de lançamento: 1984
Fabricante: Data East
Tamanho: +-2 megas de dados
Cores: 256
Sistema: fliperamas.

A vida é uma luta constante contra os desafios que aparecem em nosso caminho. Karate Champ mostra de uma maneira simples, bonita, divertida e inocente, a luta do homem contra esses desafios. É mostrado no game o aprendizado de um karateka. Seu desafio é aprender os segredos das artes marciais, exibindo suas técnicas de luta, enfrentando seus oponentes no dôjo e em torneios transmitidos ao vivo pela tv.

O jogo.
A primeira parte do jogo é a chamada Beginner, ou o treinamento. Aqui o jogador tem a oportunidade de aprender alguns golpes de caratê, que serão utilizados na primeira luta contra o oponente de kimono vermelho. Karate Champ chama a atenção porque no jogo de fliperama não era preciso apertar nenhum botão. Haviam dois manches, um para cada mão, onde suas combinações resultavam em um golpe diferente dado pelo jogador. O manche da esquerda cuidava da movimentação enquanto que o manche da direita cuidava dos golpes simples, como socos e chutes.

O objetivo da luta é ganhar dois ippons ou quatro kokás contra o oponente. A maioria dos golpes oferece koká (meio ponto). Alguns golpes especiais oferecem um ippon (dois kokás ou um ponto completo), isso se o jogador for certeiro no golpe contra o corpo do adversário. É preciso treino. Cada luta dura trinta segundos. Se houver empate, os juízes decidirão quem será o vencedor. Os golpes presentes em Karate Champ são os seguintes:

- Chute alto (High Kick): chute na cabeça e pescoço do oponente;
- Chute baixo (Low Kick): chute na canela do oponente;
- Soco forte (Lunge Punch): um potente golpe desferido direto no peito do oponente;
- Giro do corpo com chute (Back Round Kick);
- Chute frontal (Front Kick): forte patada contra o estômago do oponente;
- Rasteira (Foot Sweep): é o popular “rodo” no adversário;
- Chute para trás (Back Kick): pega o inimigo de surpresa;
- Salto e chute para trás (Jumping Back Kick): técnica de giro e chute por trás do oponente;
- Salto e chute (Jumping Side Kick): golpe mortal, similar à voadora. Se bem executado, o jogador ganha um ippon;
- Soco simples (Reverse Punch): soco no estômago do oponente;

Se bem sucedido, o karateka é convidado a mostrar suas técnicas de destreza, saltando e desviando de objetos que são jogados contra ele, numa espécie de bônus stage. Depois, há mais uma seqüência de luta antes de sair do dôjo e partir para a classe Intermediate.

Aqui o jogador experimenta o gostinho da fama ao ser convocado para lutar no ginásio lotado. A transmissão é feita pela tv e tem um grande público aplaudindo os momentos altos da luta. O adversário está mais forte e preparado para enfrentá- lo. Cuide para que a presença dos espectadores e as câmeras de televisão não influenciem sua concentração...

As partes hilárias de Karate Champ: lute contra um touro!!!

Esse singelo joguinho da década de 80 é um barato porque mostra algumas cenas muito engraçadas, marcas da criatividade dos produtores de Karate Champ. Veja alguns exemplos:
- em determinada parte do game, o jogador é convidado a ir à praia para enfrentar... um touro! Aqui o objetivo é tentar pará- lo com um golpe certeiro de caratê! Vai encarar?
- Nas cenas de exibição, se o jogador fizer besteira e errar nos golpes, o adversário vai alargar o rosto e mostrar um enorme sorriso de escárnio!

O jogador passa para a fase Advanced somente se ele conseguir derrotar o touro.

Alguns departamentos técnicos do jogo.

Gráficos – os gráficos de Karate Champ são simples para os padrões atuais. Porém, naquela época o game era show. É preciso focar atenção em alguns aspectos:
- criatividade: na época em que precisava– se tirar leite de pedra, os programadores do jogo conseguiram criar diferentes ambientes de jogo, como o ótimo desenho do dôjo, o karateka indo para o ginásio, a luta contra o touro na praia, os “bonus stage” com as maçãs, o pote de água, as tábuas de madeira...
- detalhes: não somente no que se refere aos desenhos de cenário, mas principalmente na composição dos golpes de caratê e feições dos personagens. Todos eles foram muito bem elaborados graficamente, o que enriqueceu o jogo no quesito gráfico e diversão também.
Por isso em matéria de gráficos, Karate Champ merece nota 9. Provavelmente foi um dos melhores e mais completos jogos de 1984 para os arcades em matéria de gráficos.

Som – o que mais toca em Karate Champ não é a qualidade das suas músicas, mas sim a sua melodia, desde a música de abertura até o nostálgico Game Over. Outro ponto que chama a atenção são as vozes dos lutadores realizando os golpes. Nota 8.

Jogabilidade – um dos grandes baratos de Karate Champ está no modo como se joga o game. Nada de botões, apenas combinações das duas alavancas. Isso pode ter estranhado alguns jogadores, mas ajudou Karate Champ a se tornar único em seu gênero. Nota 10.

Fator diversão: nota 10.

Conclusão.
Karate Champ foi um dos jogos de karatê mais originais de seu tempo. Vale a pena conhecer ou conferir de novo!
Fotos do jogo:
http://uploads.savefile.com/redir/77415.jpg

http://uploads.savefile.com/redir/77416.jpg

http://uploads.savefile.com/redir/77420.jpg

http://uploads.savefile.com/redir/77421.jpg

Curiosidade: Karate Champ apareceu até no filme O Grande Dragão Branco (1987), na cena onde Jean Claude Van Damme é desafiado por um dos hóspedes do hotel, numa partida de fliperama. Aparecem nas cenas a luta no dôjo e os controles sendo movimentados com ambas as mãos. Van Damme acabou ganhando não só a luta mas também a amizade e confiança de seu rival.

Até mais!

02/01/2005, 00:07
Cara, esse jogo era demais. Nunca joguei muuuito ele, mas me divertia pacas. E eu também não era lá essas coisas no jogo não. Raramente passava da luta do cara do kimono vermelho! Hehe, de qualquer jeito, parabéns pelo tópico.

03/01/2005, 14:02
Realmente! Esse jogo é muito divertido, até joguei a compilação para o Nes.

Inclusive, Vetera, no filme ele usa o golpe no Chong-li que ele deu no jogo (acho que é um golpe que ele dá quando você movimenta as alavancas para "dentro") -> <-

03/01/2005, 21:01
Realmente! Esse jogo é muito divertido, até joguei a compilação para o Nes.

Inclusive, Vetera, no filme ele usa o golpe no Chong-li que ele deu no jogo (acho que é um golpe que ele dá quando você movimenta as alavancas para "dentro") -> <-

Não sabia disso, valeu pela dica! Na próxima vez que for ver o filme, vou prestar atenção a esse detalhe. ;)

03/01/2005, 22:01
Clássico...Volpone... :D

Da hora demais...lembro dele no Ùltimo Dragão Branco...nunca fui de jogar a versão arcade, mas joguei muito a versão oito bits.
Inesquecível a cena do soco na lata do touro.
Bem lembrado, veterano. :rox

26/01/2005, 17:36
Quando eu era pivete sempre via esse jogo nos arcades, mas o meu pai nnca me dava dinheiro para jogar, só fui jogar nos dias atuais graças ao Mame.

Realmente o jogo é muito divertido, e o desafio é intenso, um golpe aplicado no tempo errado pode dar a vitória ao seu adversário...

T+

31/01/2005, 10:58
esse jogo é realmente muito bom...
de vez em qndo jogo ele no MAME

e no fliper aehuaeh
era totalmente diferente na época... não existia botões e eram duas manetes que combinadas geravam um golpe

bela lembrança! :rox

16/06/2005, 12:13
Karate Champ é inovador no quesito controle, pois exigia de vc uma perfeita coordenação motora nas alavancas. O golpe que eu mais amava era a voadora na lata do red, era pura emoção quando vc acertava, poucos jogos transmitem a sensação de se lutar num campeonato de karatê, quanto esse.
Talvez inspirada no Grande Dragão Branco, a Data East lançou um champion edition desse jogo, onde vc ia de país em país e ficava com uma garota se vencesse, mas pela foto, rolava era pedofilia, pois como disse o baú de jogos, olha o tamanho da mulher! Mas o legal dessa versão era jogar duas pessoas.
Eis aqui também uma foto da versão nes e do Arcade original.

http://images.webmagic.com/klov.com/screens/K/xKarate_Champ_-_Player_Vs_Player.png

http://images.webmagic.com/klov.com/images/K/cKarate_Champ_-_Player_Vs_Player.jpg

http://www.consoleclassix.com/info_img/Karate_Champ_NES_ScreenShot2.jpg

16/06/2005, 17:25
Salve MEgaman Zero!
Interessante essas suas fotos, no KArate Champ do arcade eu nunca consegui chegar no final. A versão do NES eu joguei apenas como curiosidade, achei um pouco difícil (naõ tive muita paciência para jogá- lo... ;D ).

16/06/2005, 17:48
Salve MEgaman Zero!
Interessante essas suas fotos, no KArate Champ do arcade eu nunca consegui chegar no final. A versão do NES eu joguei apenas como curiosidade, achei um pouco difícil (naõ tive muita paciência para jogá- lo... ;D ).
Salve veterano! Não sei se percebeu mas estamos reformulando o Retrospace dando uma força nesse excelente forum. Reuní diversos links para tuas análises no Indice, quando for contribuir com mais análises espero adicionar ao indice caso você não se importe.
Abraços

16/06/2005, 20:18
:rox Tem 100% do meu consentimento, pois quem não é visto, não é lembrado. ;)