PDA

Ver Versão Completa : Dificuldades com configuração de controle em mame

30/05/2006, 01:51
Bom, o caso é o seguinte:

Eu já sou um usuário considerávelmente avançado no mame, mas infelizmente estou sofrendo de um ataque de 'panus brancus na testa' (burrice mesmo :-( ), quanto à configuração de controles em certos tipos de jogos.

Então vou começar:

Em jogos do estílo 'Ikari Warriors' (TNK3/Ikari 3/Victory Road), o controle arcade permite ser girado em 360º para melhor controle do personagem principal, e nos mame anteriores a versão 0.95, vc poderia configurar esse efeito (no caso do meu é um controle formato PSX, de entrada USB, marca Foston), nos botões 'L' e 'R'. Infelizmente, hoje isso não pode ser feito à contento. Se vc configura, ele fica rodando feito louco, e se vc configura usando o analógico, aí sim, que ele fica doido de vez.

Em jogos do estilo Arkanoid/Breakout, eu era acostumado a usar o mouse, mas depois da versão 0.95 o mouse não obedece, ficando em posições diferenciadas e não respondendo aos comandos suavemente. Usando o analógico, geralmente ou fica travado nos cantos, ou volta pro meio, não obedecendo a pressão exercida.

E, pra terminar esse pedido, em jogos do estilo pistola (Operation Wolf/Lethal Enforces/Terminator 2 - The arcade game/Area 51), usando o mouse, quando vc leva a mira ao ponto desejado, automáticamente ele retorna ao seu 'ponto zero' ou não fica no local desejado, vibrando e indo inversamente ao local desejado, não permitindo calibragem. Mais uma vez, usando o analógico, os problemas se repetem como nos jogos do estílo Arkanoid de ser: Fica 'birrento', não indo pra onde vc quer, não aceita o índice de pressão que vc usa no controle movendo-se bruscamente em apenas 6 posições na tela e voltando automáticamente ao seu ponto zero, tbm não permitindo calibragem.

Em jogos de corrida (Out Run/Slipstream/Cisco Heat), os problemas são apenas de configuração simples. Antigamente vc podia usar os botões pra aceleração/freio de seu bólido. Hoje isso já não é mais permitido? E se for, como fazer pra configurar?

E então, alguem poderia dar uma aula ensinando a configurar o controle nesses casos?

Estou usando a versão 0.106u2 com 15 G's de roms atualizadas (ou seja, full set de roms do mameplus SEM as CHD's), meu controle é o modelo dual (dois controles em uma porta USB) da FOSTON, e meu PC até que roda à contento (ATHLON XP 2400+, 512 MB Ram, Placa video ATI RADEON 9200 SE, HD 40.0 G's, mobo ASUS A7V8X-X)

30/05/2006, 12:04
Tem tempo que eu não atualizo a minha versão do MAME. Pra você ter uma idéia eu parei no MAME 0.7 alguma coisa. Desses jogos que você citou eu só tenho o Operation Wolf que eu jogo normalmente com o mouse. Fiz uma pesquisa rápida na internet e encontrei em um forum gringo um cara reclamando do mesmo problema que você ao jogar o Operation Wolf, só que na versão 0.104u8. Aconselharam ele a usar a 0.104u7, pois na u8 fizeram umas alterações em relação ao uso do mouse que estava dando problema, que eu não sei se persistiu nas versões seguintes.
Uma outra sugestão que eu te dou, se é que você já não tentou, é apagar o arquivo .cfg do jogo que está dando problema e configurar de novo o controle para ele. Estou assumindo que ainda existe este tipo de arquivo na versão atual da MAME. Como eu disse lá no início, faz bastante tempo que eu não troco a versão do meu MAME.

31/05/2006, 22:07
Grandpa, meu velho! Valeu a ajuda. Consegui alguns avanços graças à vc!

Vamos às explicações:

Depois que eu fiz o que vc me sugeriu, eu comecei a fuçar de novo na área 'Default game options/Controller Mapping'.

Nessa área, eu fiz o seguinte:

No quadro 'paddle device' = mouse
'dial device' = joystick
'trackball device' = mouse
'pedal device' = joystick
'lightgun device' = mouse

No jogo Ikari Warriors, eu redefiní as teclas dial pra 'L' e 'R', o que deixou ele girando rápido demais.

Corrigí isso, regulando nas opções de controle analógico dentro do jogo (usando TAB pra entrar na área designada. Depois posto os valores exatos)

Nos jogos tipo Arkanoid, eles foram de boa, aceitando o mouse pra controle (já os botões, eram os do joystick. Tenho que fuçar mais pra ver o que acontece)

Enquanto que, nos jogos de pistola, apenas o Operation Thunderbolt embirrou, não querendo movimantar o cursor.

Valeu a ajuda e espero mais comentários a respeito pra melhorarmos o controle nesse emulador!!! :lol