Ver Versão Completa : Sou discípulo do professor Zago!
Wayne Gretzky
16/04/2010, 03:06
O zagueiro Manoel, do Atlético-PR, acusou Danilo, do Palmeiras, de tê-lo chamado de "macaco" durante a vitória da equipe paulista por 1 a 0 nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil, no Palestra Itália. A direção do Atlético-PR entrou com uma queixa-crime após o ocorrido, que rendeu um inquérito de injúria qualificada com emprego de racismo contra o palmeirense.
"O Danilo cuspiu em mim e me chamou de macaco. Ser chamado de macaco é a pior coisa que tem", disse o zagueiro atleticano depois da partida.
No primeiro tempo, os dois jogadores discutiram e trocaram agressões num lance na área do Palmeiras. Em meio à confusão, Danilo deu uma cusparada no rosto de Manoel após levar uma cabeçada do rival.
“Foi um lance normal de trombada e depois ele falou: ‘levanta macaco’. Todo mundo ali ouviu. O Marcos até pediu para não falar nada, mas estou falando para que isso não aconteça novamente. Agora vamos tomar as atitudes necessárias, porque isso foi racismo. O grupo todo veio falar comigo no vestiário e por isso vou para a delegacia”, completou o zagueiro antes de deixar o estádio.
As provocações seguiram na segunda etapa, e Manoel admitiu que pisou propositalmente em Danilo, quando este se encontrava caído, no campo de defesa palmeirense.
"Realmente pisei nele porque estava muito chateado e faria novamente. Confesso que pisei porque ele me chamou de macaco", disse o zagueiro.
O diretor de futebol do clube paranaense, Ocimar Bolicenho, censurou o camisa 23 do Palmeiras e reiterou que não poderia deixar o episódio passar em branco.
"É uma coisa absurda. Vamos à delegacia fazer uma queixa-crime contra o Danilo, que cuspiu na cara do Manoel e o chamou de macaco. Vamos levar isto à Justiça até o momento final. Ele já foi violento em outros jogos do Atlético", comentou.
Após a queixa, o caso foi enquadrado como injúria racial, que pode render de um a três anos de detenção para o acusado. Apesar disso, a expectativa é que ambas as partes entrem em acordo, mesmo com a promessa da diretoria atleticana de levar a queixa até o fim.
Pelo lado do Palmeiras, o diretor Savério Orlandi disse que Danilo negou a ofensa. O defensor, por sua vez, saiu escoltado do estádio e preferiu não comentar a acusação.
“Conversei com o Danilo e ele me garantiu que não falou. Mas é claro que vamos ao tribunal se formos convocados para defendê-lo. A cusparada ele realmente admitiu que aconteceu, mas logo em seguida pediu desculpas. Não temos porque acreditar que o Danilo falou aquilo”.
Questionado sobre o episódio, durante a entrevista coletiva, o técnico do Palmeiras, Antônio Carlos, afirmou que não tinha conhecimento do ocorrido.
"Às vezes, num momento quente da partida, um ou outro jogador toma algumas posições, mas são situações que ocorrem várias vezes no futebol. Eu não vi nada e tenho que me inteirar disso para depois tomar uma posição", comentou o treinador, que foi acusado do mesmo crime quando era jogador.
Danilo foi atleta do time rubro-negro antes de se transferir para o Palmeiras no início de 2008. A saída do zagueiro foi tumultuada. Ele abandonou a concentração antes de um jogo com Fluminense pelo Brasileiro e foi afastado do elenco pelo técnico Geninho. Posteriormente, se transferiu para Palestra Itália.
http://e.i.uol.com.br/esporte/futebol/2010/04/15/atleticano-manoel-presta-queixa-crime-contra-palmeirense-danilo-na-justica-1271383434259_615x300.jpg
aposto que amanhã aparece uma foto do Danilo beijando o Armero e falando que é amigo de infância do cara.
engraçado que se fosse na europa quem seria chamado de macaco era o danilo. o que uma fronteira não faz..
pessoas morenas viram brancas mas os negros continuam negros.
vtnc danilo
Masterick
16/04/2010, 05:08
Não entendo como tem pessoal racista aqui no Brasil, é uma mistureba do caralho
Fiquei triste ano passado quando Nazi Lopez não foi preso.
Torcendo pela prisão.
Wayne Gretzky
16/04/2010, 05:39
ariano brasileiro:
http://www.estadao.com.br/fotos/danilo292.jpg
Onde chamar de macaco é racismo ??????
Porra, que mimimi do cacete.....nem se pode mais chamar um macaco de macaco que eles logo querem falar que é racismo....que mundo é esse ? Cadê a liberdade de expressão ?
Preto do caralho. Só preto mesmo reclama quando é chamado de macaco !!!
Onde chamar de macaco é racismo ??????
Porra, que mimimi do cacete.....nem se pode mais chamar um macaco de macaco que eles logo querem falar que é racismo....que mundo é esse ? Cadê a liberdade de expressão ?
Preto do caralho. Só preto mesmo reclama quando é chamado de macaco !!!
aaaaaaaaaah perae lok
é ser muito inocente achar que foi só uma "forma de falar"
Wayne Gretzky
16/04/2010, 10:10
http://espnbrasil.terra.com.br/palmeiras/noticia/115436_VIDEO+E+AUDIO+ZAGUEIRO+DO+ATLETICO+PR+ACUSA +DANILO+DE+RACISMO+APOS+DERROTA
"seu macaco do caraio"
http://espnbrasil.terra.com.br/palmeiras/noticia/115436_VIDEO+E+AUDIO+ZAGUEIRO+DO+ATLETICO+PR+ACUSA +DANILO+DE+RACISMO+APOS+DERROTA
"seu macaco do caraio"
é lok, acho que... é... :hmm:
:bigode:
pior que aqui nem posso ouvir nada, se é que dá pra ouvir nesse vídeo
mas essa leitura labial..............
é um caso para o fantástico :bigode:
Snk-Brazil
16/04/2010, 10:55
mimimi me chamaram de macaco vo chamar a atencao agora
ariano brasileiro:
Hehueheuheueu, chega a ser cômico.
nossa.........e aqui a gente chama um amigo nosso de Macaco Louco.........isso pq os sobrinhos deles se chamam assim .................. é foda
Shao Khan
16/04/2010, 11:52
Se um negro chamasse um branco de "leite azedo", não daria repercussão. Patético.
TOPETE DUMAL
16/04/2010, 11:57
branco é branco e preto é preto
se pelo menos fosse para prender um argentino era valido
_paniko_
16/04/2010, 13:13
Falou o alemão.
A frase aí na assinatura do paniko resume muito bem o que vou dizer...
Não é por que vocês acham que é mimimi do cara, que chamar alguém de macaco não é racismo que ele tem de pensar do mesmo jeito; se ele se sentiu ofendido com isso ele tá mais que no direito dele de reclamar e fazer um B.O na polícia...
E sou outro que fica bobo de como pode ter racista por aqui; já não bastasse a zona étnica que há nesse país...
ZeH LuIs
16/04/2010, 13:23
Torcida do Atlético vai fazer blitz na Curitiba inteira semana que vem pra pegar o Danilo.
:ANYWORD:
Me pergunto o que é pior.
Chamar de fdp ou macaco.
TOPETE DUMAL
16/04/2010, 14:38
fdp dependendo da ocasiao é elogio
macaco nem sempre é racismo, galera do inter sabe disso
Guardian
16/04/2010, 14:45
O que é pior uma agressão racista verbal, ou uma agressão física, pisar no tornozelo do cara caído? Pra mim os dois tinham que se fuder, os dois estão errados igualmente.
Ahhh e o Danilo falou em outro lançe (fiz leitura labial, que é muito fácil em se tratando de palavrões :D): "Tissão filho da puta!"
fdp dependendo da ocasiao é elogio
macaco nem sempre é racismo, galera do inter sabe disso
claro, mas nessa ocasião claramente era racismo
um fdp desses tem que tomar umas pancadas
esse assunto é foda , um fica provocando o outro , e como o lincoln falou , toda açao tem uma reaçao , jogo quente , valendo vaga , acaba saindo ,
esse manuel nao é nenhum santo , alem da cabeçada , pisou no danilo no fim do jogo , e o danilo tambem nao é santo. errou sim , mas o manuel tambem errou
o engraçado pe o seguinte , se um negro ofende um branco, sei la , chama ele de gasparzinho , nao é nada , agora chama o negro de macaco ai é racismo , ou vale para os dois , ou pra nenhum , o que nao da é ficar nessa ladainha sempre que acontece isso no futebol
capitaotricolor
16/04/2010, 15:19
“Conversei com o Danilo e ele me garantiu que não falou. Mas é claro que vamos ao tribunal se formos convocados para defendê-lo. A cusparada ele realmente admitiu que aconteceu, mas logo em seguida pediu desculpas. Não temos porque acreditar que o Danilo falou aquilo”.
o q fode o Danilo é q tem a imagem leitural labial é a porra toda, mas qndo acabou o 1° tempo e o 2°, o Manuel tava calmo...
alem da leitura labial , tem tambem o audio
Guilherme_Rocker
16/04/2010, 15:41
Se a mídia continuar em cima disso vai ser condenado. A não ser que o Manuel mude de idéia.
Teve o caso do Grafite, que um gringo passou a noite preso, acho errado uma pessoa ofender a raça da outra, mas um cara que é chamado de GRAFITE por todo mundo acusar de racismo é até engraçado.
Se a mídia continuar em cima disso vai ser condenado. A não ser que o Manuel mude de idéia.
Teve o caso do Grafite, que um gringo passou a noite preso, acho errado uma pessoa ofender a raça da outra, mas um cara que é chamado de GRAFITE por todo mundo acusar de racismo é até engraçado.
porra grafite é uma coisa, mas MACACO é outra completamente diferente
quem você não conhece qualquer um se ofende com isso
eu já me sentiria ofendido, imagina um preto mesmo
esse assunto é foda , um fica provocando o outro , e como o lincoln falou , toda açao tem uma reaçao , jogo quente , valendo vaga , acaba saindo ,
esse manuel nao é nenhum santo , alem da cabeçada , pisou no danilo no fim do jogo , e o danilo tambem nao é santo. errou sim , mas o manuel tambem errou
o engraçado pe o seguinte , se um negro ofende um branco, sei la , chama ele de gasparzinho , nao é nada , agora chama o negro de macaco ai é racismo , ou vale para os dois , ou pra nenhum , o que nao da é ficar nessa ladainha sempre que acontece isso no futebol
po mas tipo, ó a comparação :hmm:
gasparzinho pra mim nem é ofensa
mas macaco,
Jujuba, o cão idealista
16/04/2010, 16:36
Professor ZALGO?
Vei pescador
16/04/2010, 17:15
Algum dos que tá achando que "macaco" não é nada demais, é negro ?
TOPETE DUMAL
16/04/2010, 17:27
É que graffite é cinza, entao nao é negro
Daniel Schmerz
16/04/2010, 17:29
Não vai dar nada em relação ao racismo.
O que pode acontecer é a punição dos dois: um pela cusparada e o outro pelo pisão e cabeçada.
TOPETE DUMAL
16/04/2010, 17:36
Eu sou negro, tem algum problema ???
Pois é, pensei a mesma coisa.
Acho essa comparação que o pessoal tá fazendo inválida. Sou branco, e não me sentiria ofendido ao ser chamado de "branquelo", "gasparzinho" ou coisas do tipo. E acredito que a maior parte dos brancos não se ofenda com isso.
Mas o caso dos negros é diferente. Pode ser ofensivo pra eles pq existe toda uma história de séculos de racismo por trás.
Racismo não é só com preto, assim como a gente chama qualquer amarelo de chinês ou asiático é racismo.
Não tem essa de ter pesos diferentes. Pra todos ou pra nenhum.
Fast_Furious
16/04/2010, 17:45
Quem fala que ser chamado de macaco não é nada demais, é pq com certeza nunca passou por uma situação parecida. E não me refiro só à questão racial, mas qualquer outra em que alguém tenta te diminuir dessa forma.
Já fui chamado de preto desgraçado.
Assim como já chinguei de branquelo, papel, e etcs..
Existe de tudo velhobigode
Vei pescador
16/04/2010, 18:06
Eu sou negro, tem algum problema ???
http://capricho.abril.com.br/blogs/tvmania/files/2010/01/sergio-bbb.jpg
TOPETE DUMAL
16/04/2010, 18:12
http://capricho.abril.com.br/blogs/tvmania/files/2010/01/sergio-bbb.jpg
:-d:-d:-d:-d:-d
vsf
Pessoal que acha normal, ou 'bixisse", são os mesmos que estão chamando negro de preto.
Complicado
mas macaco,
eu nao é essa besta essa comparaçao nao
o xingamentos sao igual, so que historicamente a raça negra ja tem esse problema do racismo , quando acontece o inverso ninguem liga
Já fui chamado de preto desgraçado.
Assim como já chinguei de branquelo, papel, e etcs..
Existe de tudo velhobigode
papel eh boa rs
diego pk
16/04/2010, 21:27
ter q ver essa discussão norte-americanizada + uma vez eh foda, ja viro cliche
BassHero
16/04/2010, 21:29
certo ele
TOPETE DUMAL
16/04/2010, 21:42
para mim atletico pr quis tirar o foco da derrota, pq na hora já nao chamou a policia e mandou prender o branquelo ?????
Leitoso é foda
Outro Eu Mesmo
16/04/2010, 21:50
Nenhum dos 2 é santo, e os 2 erraram.Quanto ao racismo,se fosse dito,sei lá,em um restaurante ou shopping,beleza,tinha que ir atrás e prender o Danilo mesmo,mas foi dito num campo de futebol,durante um jogo,todo mundo de cabeça quente,querendo ganhar,querendo a vaga.Sei lá, acho que tudo que é dito no campo deve ficar no campo.Quantos jogadores do mesmo time já não se pegaram durante um jogo e são amigos?
Guilherme_Rocker
16/04/2010, 23:55
quem você não conhece qualquer um se ofende com isso
eu já me sentiria ofendido, imagina um preto mesmo
mas macaco,
"imagina um preto mesmo".
Isso é meio ofensivo, não? [kdesconfia]
Sharrakor_FO
17/04/2010, 00:34
Não dá pra simplesmente querer equalizar situações distintas quando o contexto histórico é completamente diferente. Ninguém nunca foi discriminado por ser branco. Se eu for xingado de branquelo é capaz até de eu rir...
Agora também tem muita gente que usa disso como muleta e se fazem de coitados e outros que extrapolam o problema como nos casos das cotas e das camisas 100% negro, por exemplo.
No mais no aguardo da punição.
Gabriel_HS
17/04/2010, 00:41
Pois é, pensei a mesma coisa.
Acho essa comparação que o pessoal tá fazendo inválida. Sou branco, e não me sentiria ofendido ao ser chamado de "branquelo", "gasparzinho" ou coisas do tipo. E acredito que a maior parte dos brancos não se ofenda com isso.
Mas o caso dos negros é diferente. Pode ser ofensivo pra eles pq existe toda uma história de séculos de racismo por trás.
Não dá pra simplesmente querer equalizar situações distintas quando o contexto histórico é completamente diferente. Ninguém nunca foi discriminado por ser branco. Se eu for xingado de branquelo é capaz até de eu rir...
Agora também tem muita gente que usa disso como muleta e se fazem de coitados e outros que extrapolam o problema como nos casos das cotas e das camisas 100% negro, por exemplo.
Disseram tudo.
High_Voltage
17/04/2010, 00:47
Err.. não :p
Na verdade, concordo com a Dama do Orienti.
Mas acho que o caso tem que ser bem averiguardo.
O jogador do Falso-PR tb usou o racismo de plano de fundo pra suas açoes impensadas.
esse exemplo das cotas é ridiculo
Pessoal que acha normal, ou 'bixisse", são os mesmos que estão chamando negro de preto.
Complicado
porra, preto já não é ofensa
aí é se doer demais
eles são o que? brancos?
Gabriel_HS
17/04/2010, 12:39
aí é se doer demais
eles são o que? brancos?
Se continuar chamando de branco vou denunciar. Caucasiano, por favor :lol
mestradosmagos
17/04/2010, 12:44
ariano brasileiro:
:-D:-D
Acho "macaco" ofensivo pra caralho.
Tanto, que nem chamo os torcedores do co-irmão por esse apelido.. vale qualquer coisa "colorado fdp", "desgraçado" mas nada que envolva cor.
Cansei de ver jogo de futebol com outras pessoas, e cada erro que um jogador negro fazia já ouvia "pqp!! esse negro é podre! que negro ruim" é blá, blá... Nem é preciso dizer que quando outros erravam, nenhum xingamento envolvia cor da pele.
Sharrakor_FO
17/04/2010, 14:09
Cansei de ver jogo de futebol com outras pessoas, e cada erro que um jogador negro fazia já ouvia "pqp!! esse negro é podre! que negro ruim" é blá, blá... Nem é preciso dizer que quando outros erravam, nenhum xingamento envolvia cor da pele.
Mas isso era pela cor mesmo? Eu por exemplo chamo todo mundo, independente da cor, de "nego".
Tipo: "Esse nego é ruim demais!"
Guilherme_Rocker
17/04/2010, 16:58
Err.. não :p
aí é se doer demais
eles são o que? brancos?
Por acaso vocês são negros pra saber?
Chega pra alguém que é negro dizendo "o seu preto", aposto que não vai levar na boa.
A palavra em outro contexto não é um xingamento, mas ao se dirigir a uma pessoa negra se torna uma palavra pejorativa.
Gabriel_HS
17/04/2010, 17:02
Chega pra alguém que é negro dizendo "o seu preto", aposto que não vai levar na boa.
A palavra em outro contexto não é um xingamento, mas ao se dirigir a uma pessoa negra se torna uma palavra pejorativa.
Mas pera ai né, "o seu preto" é bem diferente de perguntarem qual a cor de fulano e dizer que ele é preto.
mestradosmagos
17/04/2010, 17:13
Mas isso era pela cor mesmo? Eu por exemplo chamo todo mundo, independente da cor, de "nego".
Tipo: "Esse nego é ruim demais!"
Yes. Pela cor mesmo.
Até porque falam "esse negRo é ruim demais", "esse negRo, fdp, não joga nada".. etc. E quando era um jogador branco ou mestiço é só: esse cara é podre, fdp, etc...
Se um negro chamasse um branco de "leite azedo", não daria repercussão. Patético.
É patético se você não tiver um mínimo razoável de compreensão sobre a história do seu país.
Patético é um comentário como o seu :gatz
High_Voltage
17/04/2010, 17:57
Nesse contexto aí qualquer palavra q vc colocar no lugar de "preto" vai soar ofensiva.
Yes. Pela cor mesmo.
Até porque falam "esse negRo é ruim demais", "esse negRo, fdp, não joga nada".. etc. E quando era um jogador branco ou mestiço é só: esse cara é podre, fdp, etc...
Ninguém fala "esse branco fdp" pq a maioria das pessoas q a gente vê no dia a dia é branca (pelo menos no meu dia a dia é), e geralmente quando vamos xingar pegamos uma característica q se destaca. Chamamos de gordo fdp, cabeludo fdp, magrelo fdp, etc. Não q todo mundo seja santo, mas chamar de negro e xingar, pra mim, em muitos casos ainda não é racismo, apesar de q obviamente é melhor evitar falar assim. Racismo claro é falar por exemplo "tinha q ser preto" quando o cara erra.
Guilherme_Rocker
17/04/2010, 19:35
Nesse contexto aí qualquer palavra q vc colocar no lugar de "preto" vai soar ofensiva.
Ah ok, qualquer um se ofende se falarem "o seu branco". Nossa ia ser o maior quebra-pau... :lol
High_Voltage
17/04/2010, 20:09
Ah ok, qualquer um se ofende se falarem "o seu branco". Nossa ia ser o maior quebra-pau... :lol
Hehe, me expressei mal. Quis dizer qualquer sinônimo de negro vai soar ofensivo.
aí é se doer demais
eles são o que? brancos?
Negro - Raça
Preto - Cor
Se chamar de preto, será ofensa mesmo.
Até pelo passado.
E o "eles são o que?" não cola.
Chama um virgem de virgem na frente de outras pessoas, ou um aleijado de torto, um gordo de bola numa praça de alimentação lotada ou um nerd de bitolado.
Eles não deixam de ser, e nestes casos nem ofensa seria muito menos racismo, porém não deixariam de se sentir ofendidos e constrangidos.
Negro - Raça
Preto - Cor
Até pelo passado.
Chama um virgem de virgem na frente de outras pessoas, ou um aleijado de torto, um gordo de bola numa praça de alimentação lotada ou um nerd de bitolado.
Eles não deixam de ser, e nestes casos nem ofensa seria muito menos racismo, porém não deixariam de se sentir ofendidos e constrangidos.
:king
Manja muito.
Chamar uma pessoa do que é, por mais que ela seja, pode ser ofensa... E isso não é tão estranho de se compreender.
Snk-Brazil
17/04/2010, 21:02
engracado que black, negro, nero schwarz sao modos dirigidos aos "negros e nao é ofensivo somente no brasil o termo "preto" trata-se de uma ofensa
High_Voltage
17/04/2010, 21:43
Negro - Raça
Preto - Cor
Até pelo passado.
Não achei a comparação válida. Ser gordo, aleijado e virgem (esse nem tanto) são realmente defeitos, são coisas q a maioria tenta se livrar. Vc vê com bons olhos gordos q fazem redução de estômago e aleijados q fazem tratamentos por exemplo, mas um negro tentando ser branco não vai ser bem visto (Michael Jackson? :p)
Gabriel_HS
17/04/2010, 21:46
Negro - Raça
Preto - Cor
Até pelo passado.
Comparar aleijado com negro, só podia ser gremista mesmo [klingua]
:linguinha:
Mas falando sério, depende muito da situação, do tom e de com quem voce esta falando pra "preto"ser uma ofensa ou não.
Não comparei negro com aleijados. Comparei as ofensas. Fiz questão de destacar que dói sendo que nem racismo é nestes casos.
E pra quem tá falando que ser chamado de papel, leite azedo etc não pega nada, e cita isto como exemplo, está errado
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/11/560949-advogado+chama+pm+de+branquela+e+recebe+voz+de+pri sao.html
A diferença que os branquinhos fofinhos do fórum não tiveram parente nenhum tomando chicotaço nas costas, ou sofreram alguma discriminação, por mais 'fraca' que seja, em shoping, trabalho ou escola. Então nem se preocupam muito com isto, mas não deixa de ser discriminatório também.
Já imaginou tu querendo namorar uma guria, e o pai dela te olhando com duvida, cheio de desconfiança, só pq tu é negro? Querendo assumir que pretende negar o namoro só por causa da tua cor?
Lamentável, mas é bem comum. Aliás, muitos que conheço não aceitariam o namoro acontecer, sendo que não se consideram racistas. E ainda diriam "Minha filhinha queria namorar um preto xexelento destes! Só o que me faltava"
TOPETE DUMAL
17/04/2010, 22:12
Uma coisa que fico pensando comigo:
- Se preto é preto e branco é branco, pq saiu corintiano nessa mistura ?
Interessante.
O mesmo babaca torcedor hipócrita que se "ofende" ao falarem macaco no campo é o mesmo inutil que chama Richarlyson de viado.
Ele é quem decide quem se ofende mais?
Na boa, torcida lixo essa do atlético com essa campanha mimimi agora.
Crianções lixos que querem encobrir a patética atuação do time e tentar aparecer na mídia.
No aguardo de prender o dirigente que que chamou ele de viado e a torcida ridícula que canta isso em campo.
Gabriel_HS
17/04/2010, 23:26
Não comparei negro com aleijados. Comparei as ofensas. Fiz questão de destacar que dói sendo que nem racismo é nestes casos.
E pra quem tá falando que ser chamado de papel, leite azedo etc não pega nada, e cita isto como exemplo, está errado
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/11/560949-advogado+chama+pm+de+branquela+e+recebe+voz+de+pri sao.html
A diferença que os branquinhos fofinhos do fórum não tiveram parente nenhum tomando chicotaço nas costas, ou sofreram alguma discriminação, por mais 'fraca' que seja, em shoping, trabalho ou escola. Então nem se preocupam muito com isto, mas não deixa de ser discriminatório também.
Já imaginou tu querendo namorar uma guria, e o pai dela te olhando com duvida, cheio de desconfiança, só pq tu é negro? Querendo assumir que pretende negar o namoro só por causa da tua cor?
Lamentável, mas é bem comum. Aliás, muitos que conheço não aceitariam o namoro acontecer, sendo que não se consideram racistas. E ainda diriam "Minha filhinha queria namorar um preto xexelento destes! Só o que me faltava"
Eu sei que não quis comparar dessa forma, foi uma brincadeira (":linguinha:")
Sobre o resto, eu pelo menos não disse nada contra isso. Não estou dizendo que chamar um cara de macaco ou outro de papel (:lol) é a mesmo coisa, pelo contrário, concordo que pela situação histórica são coisas completamente diferentes. Só disse que usar a palavra "preto" para a cor de alguem nem sempre é uma ofensa, depende muito de como foi.
Ah, olha o Dani ariano fazendo protesto :eek: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/neonazistas-fazem-protesto-contra-imigracao-ilegal-em-los-angeles.html
:facepalm:
High_Voltage
17/04/2010, 23:58
Concordo com tudo
Negro - Raça
Preto - Cor
Até pelo passado.
ah foda-se sério mesmo maha
preto é a cor, e eles são o que? azul?
claro que eu não vou chamar gente que eu não conheça de preto, porque se ofendem fácil, mas por ex amigo meu, é comum
tudo depende da forma que você falar
se eu falo "seu aleijado", eu tô sendo pejorativo, quanto mais falar "ô seu torto"
como se eu falar pra qualquer um "ô seu preto", isso já é ofensivo
mas a palavra preto por si só não configura merda nenhuma
Cacete, acharam que eu falei sério....
Cacete, acharam que eu falei sério....
:hmm:
você também não deixou claro né
:hmm:
você também não deixou claro né
Pq eu sou escuro !
lol
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.